Apostila De Auto Cad Engenharia Eletrica

Apostila De Auto Cad Engenharia Eletrica

(Parte 2 de 10)

• EXPORT – Exporta desenhos do AutoCAD (DWG) para outras extensões, entre elas: (WMF, STL, EPS, BMP, 3DS, etc.);

• EXIT – Sai do desenho e do AutoCAD. Pode ser executado através do teclado com o comando QUIT.

9Começando um Desenho

Primeiramente, veremos os comandos de tabulação da área de trabalho que, em geral, são utilizados por principiantes no AutoCAD ou em casos específicos onde suas funções possam automatizar drasticamente a tarefa de desenhar. Os comandos de tabulação se encontram no Menu Tools e no Menu Format.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

Comando Ícone Menu Teclado DRAWING LIMITS -- Format – Drawing Limits --

DRAWING LIMITS – Localizado no Menu Format, este comando configura as dimensões do espaço de trabalho, ou seja, o tamanho da folha em que iremos trabalhar. O DRAWING LIMITS pede uma coordenada inicial, que normalmente é 0,0 (X,Y) e uma final que é o tamanho área de trabalho. Não é obrigatório acertar o DRAWING LIMITS para se desenhar, a não ser que se use o GRID, que é uma grade de tabelas, como ponto de referência.

Comando Ícone Menu Teclado DRAFTING SETTINGS -- Tools – Drafting Settings --

DRAFTING SETTINGS – Localizado no Menu Tools, o Drafting Settings se divide em quatro partes: Snap and Grid, Polar Tacking, Object Snap e Dinamic Input.

• Grid – Cria uma grade de pontos dentro do DRAWING LIMITS ajustado. Acerte seu espaçamento nas guias X e Y Spacing. Podemos ligá-lo e desligá-lo mais rapidamente através da tecla F7.

• Snap – Tabula o cursor de tela na dimensão selecionada para que possamos desenhar com um pouco a mais de precisão. Pode ser trabalhado em qualquer dimensão escolhida. Ajuste o Snap através dos guias Snap X e Snap Y Spacing. Os guias Angle, X Base e Y Base são utilizados para se trabalhar em um plano isométrico.

9.1. Visualizando a área de trabalho

Para visualizar toda a área de trabalho utilizamos o comando ZOOM ALL.

Comando Ícone Menu Teclado

ZOOM ALL View – Zoom - All Z

Os demais comandos de visualização do comando ZOOM serão estudados posteriormente. 9.2. Desenhando Linhas

Depois acertados todos os parâmetros iniciais, vamos começar a desenhar.

Comando Ícone Menu Teclado

LINE Draw - Line L

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

LINE – Constrói linhas, propriamente ditas, clicando na área de trabalho ou dando uma dimensão via teclado (veremos este método posteriormente). Este comando pede um ponto inicial e um ponto final da linha.

o Para finalizar o comando, aperte a tecla ENTER ou SPACE. o Pode-se fechar um “polígono de linhas” digitando C (Close) na Linha de Comando. o Pode-se também voltar (apagar) a última linha sem sair do comando através do comando UNDO utilizado dentro do comando LINE. Basta digitar U.

EXERCÍCIO 1

1. Abrir um novo arquivo do AutoCad; 2. Salvar o arquivo como Exercício1.dwg; 3. Definir os limites de trabalho de (0,0) a (100,100); 4. Ajustar GRID e SNAP para 10 unidades; 5. Visualizar toda a área de trabalho; 6. Fazer o desenho abaixo.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

Com o comando LINE, cada linha desenhada representa uma entidade. Se quisermos que várias num mesmo elemento, usamos o comando POLYLINE.

Comando Ícone Menu Teclado

POLYLINE Draw - Polyline PL

POLYLINE – Constrói várias linhas em série formando uma só entidade. Este estilo de linha pode fazer arcos, splines (linhas com cantos arredondados), criar espessuras, etc. O comando POLYLINE também pode ser “explodido” e transformado em várias entidades.

Para apagar entidades, usamos o comando ERASE. Comando Ícone Menu Teclado

ERASE Edit - Clear E

ERASE – Apaga todas as entidades selecionadas por qualquer método de seleção. Todas as entidades podem ser recuperadas (até certo ponto) depois de apagadas pelo comando UNDO, digitando-se U com o ERASE ativo ou inativo.

IMPORTANTE: Para selecionarmos um objeto, podemos utilizar uma das alternativas abaixo:

o Clicando sobre o objetivo a qual queremos apagar; o Abrindo-se uma janela da direta para a esquerda (seleção pontilhada), conseguimos apagar os objetos que se localizarem dentro da janela ou ainda aqueles que se cruzarem com a janela ativa (Crossing); o Abrindo-se uma janela da esquerda para a direita (seleção cheia), conseguimos apagar tudo que está dentro da janela ativa (Window).

EXERCÍCIO 2

1. Abrir o arquivo Exercício1.dwg; 2. Salvar o arquivo como Exercício2.dwg; 3. Apagar os elementos do Exercício 1; 4. Refazer o Exercício 1 usando o comando POLYLINE;

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

10Cordenadas

Agora começaremos a desenhar com um pouco mais de precisão. Utilizaremos coordenadas como pontos de referência para construir nossas entidades.

Lembrando um pouco a nossa matemática trigonométrica do segundo grau, vamos ver quais são os tipos de coordenadas existentes e como utilizá-las no AutoCAD:

• Coordenada Absoluta – Seu formato é X,Y. Refere-se ao ponto 0 (zero) da área de trabalho, aquele ajustado com o comando DRAWING LIMITS. Ele é o “Lower Left Corner” deste comando, lembra-se?! O formato X,Y indica a distância primeiro no eixo X e depois no eixo Y; tudo em relação ao ponto 0,0. Este tipo de coordenada é usada em casos específicos; raramente.

• Coordenada Relativa Cartesiana – Seu formato é @X,Y ou W. No formato @X,Y é dada uma distância em relação ao último ponto de um comando clicado na área de trabalho, ou seja, é a distância em relação a um outro ponto já existente. O formato W é dado à uma distância em relação ao ponto inicial. O ângulo de W e definido pela posição do cursor de tela na área gráfica. Normalmente utiliza-se este método com os auxiliares Ortho e/ou Polar para construção de entidades ortogonais.

• Coordenada Relativa Polar – Seu formato é @W<Φ. A coordenada polar pede-nos uma distância relativa W e um ângulo direcional Φ. O círculo trigonométrico que será utilizado que será utilizado durante nosso curso é mostrado na figura abaixo, mas ele pode ser alterado através do Menu Format com o comando UNITS, no botão Direction.

EXERCÍCIO 3

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

1. Fazer o desenho abaixo utilizando as coordenadas polares. 2. Salvar o arquivo como Exercício3.dwg.

Após concluído, confira com as coordenadas abaixo.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

1Comandos de Precisão OSNAP

Veremos agora uma parte muito importante do nosso curso: o menu OSNAP. Este nome é dado ao menu de comando de precisão do AutoCAD, que são comandos que reconhecem pontos importantes de entidades; qualquer que ela seja.

Os comandos de precisão serão, a partir de agora utilizados com bastante freqüência. Para desenhos que exigem precisão é muito importante a utilização desses comandos, pois somente a partir deles você conseguirá um projeto confiável.

Vamos agora conhecer os principais comandos de precisão:

EndPoint - Seleciona o ponto final de uma linha, não importando como ela foi formada (pelos comandos Polyline, Line, Rectangle, Polygon, etc). Nenhum influi na captação deste ponto, nem de qualquer outro mencionado abaixo.

(Parte 2 de 10)

Comentários