Apostila De Auto Cad Engenharia Eletrica

Apostila De Auto Cad Engenharia Eletrica

(Parte 4 de 10)

Veremos agora um comando com o qual movemos a folha do desenho. Quando falamos em mover a folha, não significa mover o desenho. É como se fosse pegar uma folha na prancheta e movê-la, para melhor entendermos. No AutoCAD movemos a área gráfica através do comando PAN. Veja-o:

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

Comando Ícone Menu Teclado

PAN View – Pan P

Pan - Move a área gráfica para qualquer lado. O Pan, assim como o zoom realtime, é realizado em tempo real. Para utilizá-lo clicamos e seguramos no botão de seleção do mouse e arrastamos a área gráfica. Para desativar o pan, damos um enter no teclado ou um esc. Se dermos um enter no mouse aparecera uma nova barra de comandos que mostra a saída do comando (exit). Podemos ativar o Pan através do botão “rolante” do Wheel Mouse, bastando clicar e arrastar o botão.

EXERCÍCIO 5

1. Visualizar o projeto dado pelo professor e aplicar os comandos ZOOM e PAN para a sua visualização.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

14Comandos de Construção

Os comandos de construção são aqueles que constroem entidades a partir de outras já existentes. Veremos agora quais são os comandos de construção que vamos ver em nosso curso.

14.1. Criando Cópias (Comando COPY)

Comando Ícone Menu Teclado

COPY Modify - Copy CO

COPY - Muito cuidado para este comando não ser confundido com o Copy Clip (“Ctrl C”). Ele copia qualquer entidade dentro do AutoCAD. Ao ser acionado, nos pede a seleção de objetos. Ao selecionar damos um ponto de origem (Base Point) e posteriormente um ponto final da entidade em relação ao ponto inicial.

14.2. Criando Entidades Paralelas (Comando OFFSET)

Comando Ícone Menu Teclado

OFFSET Modify - Offset O

OFFSET - Este comando cria cópias paralelas de linhas, polilinhas, splines (neste caso, seguindo sempre a tangente de uma aresta ou curva). Para criá-las, selecionamos uma entidade, digitamos o valor de distância paralela (pedida no prompt de comando) e clicamos para o lado da entidade selecionada a qual desejamos criar a cópia. O comando fica ativo (criando cópias) ate clicarmos Enter.

14.3. Comando TRIM Comando Ícone Menu Teclado

TRIM Modify – Trim TR

TRIM - A operação do comando TRIM será muito utilizada em qualquer desenho. Ela consiste em cortar (apagar) uma ou mais partes de um objeto em relação a uma ou mais facas cortantes (entidades selecionadas para cortar) quando estas estão se cruzando. Veja a figura abaixo: ela é um exemplo. Quando acionamos o comando TRIM ele nos pede para selecionar facas cortantes. No exemplo abaixo a faca cortante foi o quadrado direito construído com o comando RECTANG.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

Após selecionarmos o quadrado direito, o comando nos pede o que será trimado (cortado e apagado). Ao clicar na parte interna do quadrado esquerdo , foi trimada a parte dele que estava entre a faca cortante e esta foi apagada. Se clicássemos na parte externa do retângulo esquerdo, esta seria apagada. Se ao acionarmos o comando não selecionarmos nenhuma faca cortante, e darmos Enter com o botão direito, será trimada toda entidade que estiver dentro de qualquer intersecção mais próxima.

14.4. Construindo Chanfros (Comando CHAMFER)

Comando Ícone Menu Teclado

CHAMFER Modify - Chamfer CHA

Este comando constrói chanfros em cantos-vivos (aresta) de linhas e polilinhas. Existem alguns métodos de criação de chanfros, que veremos a seguir:

• Polyline - Constrói chanfro em todos os cantos vivos de uma polilinha em um único comando;

• Distance - Ajusta as dimensões de um chanfro. Um chanfro que possui um ângulo de 45o, deverá possuir valores iguais de distância (tente enxergar). Se não, daremos uma primeira distância, que será usada no primeiro clique quando construímos o chanfro e uma segunda distância usada no segundo clique;

• Angle - Pede-nos primeiro a distância do chanfro e posteriormente o ângulo deste;

• Trim - Liga ou desliga a opção de trimar (cortar, apagar) a linha de canto vivo, que servirá de base para construção do chanfro;

• Method - Ativa o método de construção distance ou angle.

Para construirmos um chanfro, após ajustarmos as distância deste, somente clicamos na primeira linha e depois na outra para formação do chanfro. Para formação do chanfro não é necessário que as linhas estejam em série (grudadas uma atrás da outra). Elas podem estar separadas, e se a distância do chanfro for ajustada como 0 (zero), o comando formará com essas linhas um cantovivo, ou seja, neste caso, CHAMFER terá uma função parecida com Extend, mas não igual.

Para construirmos um chanfro em polilinhas basta selecionar a opção polyline e clicar nela.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

EXERCÍCIO 6

A partir de agora iniciaremos o projeto de uma casa de padrão popular, que se encontra no anexo desta apostila. Assim, aplicaremos os comandos aprendidos a cada lição para desenhar esta casa.

1. Desenhar as faces externas das paredes (use o comando LINE); 2. Desenhar as paredes internas usando o comando OFFSET. Lembre-se de sempre digitar a distância de espaçamento entre as linhas; 3. Faça os acertos dos cantos com o comando TRIM; 4. Apagar as linhas excedentes com o comando ERASE; 5. Com o comando CHAMFER, faça os cantos das paredes. Não esqueça de ajustar a distância do chanfro para [0,0], que representa a quina viva; 6. Desenhe o local das portas. Considere a distância das “bonecas” igual a 10 cm e os portais com 5 cm de espessura; 7. Ao final do exercício, seu desenho ficará como o da figura abaixo. 8. Salvar o arquivo como Exercício6.dwg.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

14.5. Criando Entidades Espelhadas (Comando MIRROR)

Comando Ícone Menu Teclado

MIRROR Modify - Mirror MI

MIRROR - A palavra mirror em português significa espelho, e é exatamente o que vamos fazer com as entidades. Ao acionarmos o comando, vamos selecionar a(s) entidade(s) e depois criar uma linha de espelho, que na verdade é a linha onde vamos espelhar a(s) entidade(s). Normalmente trabalha-se com o ortho ligado. Fazendo o espelho, vamos escolher se preservamos a entidade espelhada ou se vamos apagá-la.

14.6. Criando Múltiplas Cópias (Comando ARRAY)

Comando Ícone Menu Teclado

ARRAY Modify - Array AR

ARRAY - O comando ARRAY cria múltiplas cópias de uma ou mais entidades. Ao ativarmos o comando veremos a seguinte janela de diálogos:

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

O botão Select Objetcts habilita a tela para seleção das entidades a serem multiplicas.

O comando array se subdivide em dois modos, que se caracterizam pelo formato de multiplicação. São eles:

Rectangular Array - Cria múltiplas cópias em fileiras: linha e colunas

(Parte 4 de 10)

Comentários