Apostila De Auto Cad Engenharia Eletrica

Apostila De Auto Cad Engenharia Eletrica

(Parte 5 de 10)

Nesta opção temos os seguintes parâmetros: • Rows - número de linhas;

• Colums – número de colunas;

• Row Offset – distância entre linhas;

• Column Offset – distância entre colunas;

• Angle to Array – ângulo de multiplicação

Polar Array - Cria múltiplas cópias de maneira circular.

Nesta opção temos os seguintes parâmetros: • Center Point – centro de rotação do array polar;

• Total Number of Items – número de itens a serem multiplicados;

• Angle to Fill – ângulo total a ser preenchido pelo array;

3 ROWS (LINHAS) 9 COLUMS (COLUNAS)

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

• Angle between items – ângulo entre itens multiplicados

14.7. Arredondando Canto Vivos (Comando FILLET) Comando Ícone Menu Teclado

FILLET Modify - Fillet F

Este comando cria cantos arredondados em linhas e polilinhas. Existem alguns métodos de criação de cantos arredondados, veremo-os agora:

• Polyline - Constrói cantos arredondados em todos os cantos vivos (aresta) de polilinhas. • Radius - Ajusta o raio de arredondamentos do comando fillet.

• Trim - Liga ou desliga a opção de trimar (cortar, apagar) a linha de canto vivo que servirá de base para a construção do canto arredondado.

Para criarmos um canto arredondado, após selecionarmos o raio, clicamos na primeira linha e posteriormente na segunda. Se o raio de arredondamento igual a 0(zero), então o comando formará um canto vivo. Para formação do chanfro não e necessário que as linhas estejam em série (grudadas uma atrás da outra). Elas podem estar separadas.

Para criarmos um canto arredondado em uma polilinha, após selecionarmos o raio, basta clicar sobre ela.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

15Modificando Entidades

Veremos agora como modificar entidades dentro de um desenho. Todas entidades criadas pelo AutoCAD podem ser alteradas de alguma forma, acessando o MENU MODIFY. Um deles nós já estudamos no inicio do curso: é o comando ERASE, e já sabemos bem como utilizá-lo. Mas no AutoCAD não precisamos apagar uma entidade para criar outra diferente, podendo modificar sua estrutura através dos seguintes comandos:

15.1. Movendo Entidades (Comando Move)

Comando Ícone Menu Teclado

MOVE Modify - Move M

MOVE - Este comando move uma ou mais entidades de uma posição para outra, podendo, assim como qualquer outro comando de modificação que veremos em seguida, utilizar-se dos comandos de precisão (menu Osnap) ou de coordenadas. Ao acionarmos o comando ele nos pede para selecionarmos entidades, depois pede um ponto de origem que e o ponto referencia para mover a entidade e um ponto de destino que é a distancia movida em relação ao ponto de origem.

15.2. Rotacionando Entidades (Comando Rotate)

Comando Ícone Menu Teclado

ROTATE Modify – Rotate RO

ROTATE - Este comando rotaciona uma ou mais entidades em torno de eixo pré-especificado. Ao acionarmos o comando, ele nos pede para selecionarmos entidades, após selecionarmos clicamos num ponto de área gráfica que e o eixo de rotação. Podemos rotacionar visualmente com o mouse ou digitar um ângulo absoluto em relação ao circulo trigonométrico. Podemos também rotacionar por “reference”, que é um ângulo relativo ao circulo trigonométrico.

15.3. Escalando Entidades (Comando Scale)

Comando Ícone Menu Teclado

SCALE Modify – Scale SC

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

SCALE - Este comando aumenta ou diminui o valor numérico da escala de uma ou mais unidades. Para escalar uma ou mais entidade, selecionando e clicamos num ponto de base que a partir de onde o objeto tende a crescer ou diminuir e clicamos na tela no tamanho desejado. Podemos também, precisamente, digitar uma escala no formato W ou W/Y. No formato W digitamos um numero que pode aumentar ou diminuir a escala do objeto, por exemplo: 2 (dobra o tamanho do objeto), 0.5 (divide o valor numérico do objeto por 2.). No formato W/Y digitamos uma escala inicial qualquer e uma escala final que aumenta ou diminui o objeto.

15.4. Estendendo uma Entidade até Outra (Comando Extend)

Comando Ícone Menu Teclado

EXTEND Modify – Extend EX

EXTEND - Podemos estender linhas em direção a qualquer outra entidade (qualquer uma). Ao acionarmos este comando, selecionaremos a(s) entidade(s) “parede”, ou seja, é a entidade até onde outras posteriormente selecionadas serão estendidas. Após selecionarmos a entidade parede clicaremos nas outras entidades que vamos estender, se esta intersectar a primeira entidade. Veja a figura abaixo para ter uma idéia: se a entidade parede é o círculo e estendermos a linha, com um clique, ela estenderá até a primeira interseção com o círculo, mas dermos mais um clique, ela estenderá até a segunda interseção com o círculo.

DICA: Pode-se alternar entre os comandos TRIM e EXTEND segurando a tecla Shift com um dos comandos ativos.

15.5. Explodindo Entidades (Comando Explode) Comando Ícone Menu Teclado

EXPLODE Modify – Explode X

EXPLODE - As entidades criadas com o comando POLYLINE, RECTANG, MULTILINE e POLYGON podem ser explodidas. A ação de explodir consiste em transformar estas entidades únicas (várias linhas formam uma entidade) em várias entidades (cada linha tornará uma entidade única). Para desfazer a ação do comando EXPLODE, podemos utilizar o comando UNDO.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

EXERCÍCIO 7 Continuemos o projeto da casa popular.

1. Abra o arquivo Exercício6.dwg; 2. Acesse o Menu Arquivo – Salvar Como e salve-o como Exercício7.dwg; 3. Crie as janelas da planta baixa da casa. Use os comandos: a. REC (RETANGLE); b. X (EXPLODE); c. L (LINE); d. O (OFFSET); e. E (ERASE). 4. Posicione as janelas. Use os comandos COPY (CO), MOVE (M) e ROTATE (RO); 5. Desenha a fachada e corte da casa; 6. Ao final do exercício, seu desenho ficará como o da figura abaixo.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

16Criando e Modificando Hachuras

- 28 - Comando Ícone Menu Teclado

HATCH Draw - Hatch H

Vamos agora ver mais uma ferramenta de criação de desenho do AutoCAD: o comando HATCH, para a criação de hachuras nos desenhos.

Quando acionamos o comando Hatch no menu de barras Draw ou através do ícone de comando, vamos defrontar com a seguinte janela de diálogos:

(Parte 5 de 10)

Comentários