Apostila De Auto Cad Engenharia Eletrica

Apostila De Auto Cad Engenharia Eletrica

(Parte 6 de 10)

Veremos agora o significado de cada campo de janela de diálogos:

Type and Pattern – Através do campo de Type and Pattern podemos selecionar o tipo de hachura que vamos criar em nosso desenho. Clicando no botão pattern (...) ou na figura swatch, veremos a seguinte janela de diálogos:

Esta janela nos mostra os vários tipos de hachuras padrão AutoCAD. No AutoCAD também podemos criar outros tipos de hachuras, mas isto faz parte de um curso mais avançado .

Para selecionarmos algum tipo de hachura, basta clicar sobre o ícone ou sobre o nome dela.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

• Scale – Escala utilizada pelo comando HATCH, que define a densidade do tipo de hachura. Cada vez menor o número, maior será a densidade da hachura.

• Angle - Ângulo da hachura em relação ao formato original do ícone.

• Spacing – Para alguns tipos de hachuras este campo é ativado. O valor atribuído é a distancia numérica entre as linhas. Ligando o botão Double, criam-se linhas perpendiculares às originais.

• Add: Pick point - Clicamos na área gráfica um ponto dentro de uma região fechada (boundarie) o qual desejamos hachurar.

• Add: Select Objects - Selecionamos as entidades que formam um objeto fechado (polígono, circulo,etc) e esta área interna (boundarie) será hachurada.

• Remove Boundaries - Quando clicamos com o subcomando Pick Point em uma região fechada, que possui uma outra entidade em seu interior, o autoCad irá hachurar toda a região (caso A na figura abaixo). Se não necessitarmos hachurar no interior desta ilha, então deveremos removê-las do espaço de hachura com o subcomando Remove Boundaries (caso B).

Caso A

Caso B

• View Selection - Visualiza as entidades que foram selecionadas para hachurar.

• Inherit Properties - Com este botão selecionamos alguma hachura já existente no desenho, e após selecionadas, todas as propriedades desta aparecerão dentro de suas respectivas áreas, ou seja, poderemos construir uma nova hachura com as mesma propriedades da selecionada, sem precisar acertar todos seus parâmetros.

• Options – o campo options possui as seguintes opções de criação ou modificação de hachuras:

o Associative – cria uma hachura associada às entidades que a geraram (boundaries). Por exemplo, se esta entidade que em seu interior está hachurada for modificada em seu

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010 tamanho ou geometria, automaticamente a hachura acompanhará as novas dimensões, mas somente se esta opção estiver marcada; o Create separate hatches – cria uma entidade de hachura diferente para cada boundarie selecionada;

EXERCÍCIO 8 Continuemos o projeto da casa popular.

1. Abra o arquivo Exercício7.dwg; 2. Acesse o Menu Arquivo – Salvar Como e salve-o como Exercício8.dwg; 3. Ative o comando HATCH (H); 4. Na caixa de diálogos “Patterne”, escolha a hachura “LIS_LC_20”; 5. Ajuste a escala para “0.003”; 6. Clique em “Add: Pick points” e selecione a parte interna das paredes; 7. Depois marque a opção “Create separate hatches”, para que as mesmas sejam independentes; 8. Clique em “Preview” para verificar se está correto; 9. Clique em “OK”; 10. Repita os passos anteriores para hachurar o corte e a fachada do projeto. Para esquadrias e lajes, utilize a hachura “Solid”; 1. Para a fachada, utilize “AR-SAND” na escala “0.005”. Se necessário, utilize a opção

“Remove Boundaries” do modo como foi explicado acima; 12. Ao final do exercício, seu desenho ficará como o da figura abaixo.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

17Comando de Medição

Vamos ver agora alguns comandos de medição de entidades e status de desenhos. Os comandos de medição se encontram no menu Tools – Inquiry.

Comando Ícone Menu Teclado

DISTANCE Tools – Inquiry – Distance DI

DISTANCE – Mede a distância entre dois pontos selecionados. Os resultados são fornecidos na linha de comando. Este ponto pode ser, por exemplo, a distância entre duas extremidades de uma linha.

Comando Ícone Menu Teclado

AREA Tools – Inquiry –Area A

ÁREA – Mede a área e/ou o perímetro de uma região. Para medir a área de uma região possuímos as seguintes opções que nos aparecem na linha de comando:

• First PointNext Point... - é a opção mais comum onde clicamos pontos na área gráfica que

determinam a área e/ou o perímetro do polígono imaginário criado.

• Object - seleciona um objeto em forma de polyline ou um círculo ou elipse, e responde na linha de comando sua área e perímetro.

• Add - modo parecido com First PointNext Point..., que soma várias áreas formadas por

vários polígonos imaginários criado neste método.

• Subtract - após acionarmos o método Add e criarmos a uma área imaginária (polígono imaginário), podemos subtrair a próxima área criada com o subcomando Subtract.

Comando Ícone Menu Teclado

LIST Tools – Inquiry –List A

LIST – Lista as propriedades de uma ou mais entidades, e nos mostra através do AutoCAD Text Window.

Existem também outras funções menos usadas:

• Time - Além de mostrar a hora e a data atual, mostra a data de criação do desenho, da última modificação, o tempo total de edição e o horário do próximo AutoSave.

• Status - Mostra o status do desenho: tamanho do arquivo, memória utilizada e o restante, número de entidades existentes, entre outros.

Para treinar esses comandos, calcule as áreas dos cômodos da casa que estamos desenhando.

CURSO PRÁTICO DE AUTOCAD PARA ENGENHEIROS Profª Ana Carolina Paulino Correa – UnC 2010

18Criando Textos

- 32 - Comando Ícone Menu Teclado

TEXT Draw – Text – Multiline Text T

TEXT - O editor de textos do AutoCAD é similar a qualquer outro editor de textos encontrado no mercado. Ele pode ser ativado através do menu Draw Text, com o comando MULTILINE TEXT. Ao ativar, o comando nos pede para abrirmos uma área na área de desenho e então é ativada a seguinte barra de ferramentas:

Para editar um texto que já existe, basta acessar o Menu Modify – Text ou dar um clique duplo na entidade.

O AutoCad também permite que criemos nossos próprios estilos de texto. Dessa forma, não precisaremos editar um novo texto inserido a cada vez que ativamos o comando TEXT.

Para criar e formatar um novo estilo de texto, ativamos o comando TEXT STYLE, no Menu Format, o qual mostrará a seguinte janela de diálogos:

Justificação horizontal

Justificação vertical

MarcadoreInserir parâmetro

(Parte 6 de 10)

Comentários