Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Tomadas de decisão em grupo, Notas de estudo de Administração Empresarial

MATERIAL PARA ESTUDO

Tipologia: Notas de estudo

2010
Em oferta
30 Pontos
Discount

Oferta por tempo limitado


Compartilhado em 24/06/2010

Michelle87
Michelle87 🇧🇷

4.6

(21)

95 documentos

1 / 5

Discount

Em oferta

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Tomadas de decisão em grupo e outras Notas de estudo em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! Traduzido e adaptado de Teaching Tips, no âmbito da parceria com o Centre for Teaching Excellence, University of Waterloo (Waterloo, Ontario, Canada). 1 Tomada de Decisões em Grupo Visto que o desempenho de um grupo implica ter em consideração as necessidades e opiniões de cada membro do grupo, ser capaz de chegar a uma decisão imparcial o mais eficientemente possível é importante para o funcionamento do mesmo. Existem várias maneiras de tomar decisões enquanto grupo; o modelo de sete passos para a tomada de decisão apresentado a seguir fornece uma estrutura eficaz para a escolha do modo de actuação mais apropriado numa determinada tarefa ou projecto. Também poderá ser um método eficiente na abordagem de um problema ou conflito interpessoal que surja no seio do grupo. A seguir são realçados vários métodos apenas para a tomada de decisão. 1. Identificar a decisão a tomar. Antes de começar a recolher informação e enumerar as alternativas, é importante que enquanto grupo percebam exactamente o que estão a tentar decidir, de modo que possam direccionar a discussão para um determinado objectivo. Possíveis questões serão: Quais são os detalhes da tarefa atribuída? O que é que temos que fazer? Que conflito é que está a afectar a nossa eficiência enquanto grupo? Qual é barreira é que temos que ultrapassar para trabalharmos eficientemente enquanto grupo? 2. Analisar a questão alvo de discussão. Assim que tiverem definido o objectivo (i.e., a decisão a tomar ou o problema a ultrapassar), analisem os dados e os recursos que já têm e identifiquem a informação adicional que poderão precisar. Perguntem-se: O que é que está a causar o problema? Para quem é que é um problema? O que é que está errado na situação actual? Por que precisamos de lidar com esta questão/decisão? Aonde é que poderemos arranjar recursos? 3. Estabelecer critérios. Identifiquem os critérios ou condições que determinarão se uma determinada solução é ou não bem sucedida. Idealmente, uma solução seria praticável, faria o grupo progredir e iria ao encontro às necessidades de cada membro do grupo. Poderá ser útil ordenar os critérios por ordem de importância (i.e., as circunstâncias poderão fazer com nem todas as questões sejam totalmente resolvidas. Há critérios mais relevantes que outros?). Ponderem sobre as questões: O que é que tornaria uma solução/decisão bem sucedida? Que questões é que têm que ser abordadas dentro da solução? Quais os critérios que nos ajudarão a determinar se todos estão satisfeitos com a solução/decisão? 4. Encontrar possíveis soluções. Utilizem os recursos e a informação recolhida anteriormente e reflictam sobre possíveis soluções para o problema ou decisão identificado no passo 1. Isto requer a recolha do máximo de ideias possível. Nesta fase, as ideias não devem ser criticadas ou avaliadas. Algumas das questões incluem: Que soluções possíveis iriam ao encontro à maioria dos critérios estabelecidos? Existem opções que poderemos ter ignorado? O que é que poderíamos fazer se não houvessem limitações? 5. Avaliar as opções e seleccionar a melhor. Assim que tiverem uma lista de possíveis soluções, estão prontos para as avaliar e encontrar a melhor de acordo com os critérios estabelecidos no passo 3. Lembrem-se que poderão combinar ideias para encontrar uma solução. Idealmente, todos estariam de acordo relativamente à solução (consenso), mas nem todos poderão concordar. Neste caso, precisarão utilizar diferentes métodos de tomada de decisão (ver métodos na secção a seguir). Outras questões que devem ser colocadas ao avaliar as alternativas são: Quais são os prós/contras de cada opção? Qual é a Traduzido e adaptado de Teaching Tips, no âmbito da parceria com o Centre for Teaching Excellence, University of Waterloo (Waterloo, Ontario, Canada). 2 opção mais realista neste momento? Qual é opção que mais provavelmente resolverá o problema a longo prazo? 6. Implementar a solução. Este passo requer a identificação dos recursos necessários para implementar a decisão, assim como a identificação de possíveis obstáculos. Decidam: O que é que deve ser feito? Por quem? Quando? Qual a ordem em que deve ser feito? 7. Monitorizar e avaliar o resultado. Com base nos critérios estabelecidos no passo 3, avaliem se a decisão foi bem sucedida. Se não for, voltem ao passo 4 para avaliar outras opções ou encontrar novas ideias. Métodos de Tomada de Decisão De modo a passar de possíveis ideias para resolver um problema à implementação de soluções, os membros do grupo têm que tomar decisões. Existem vários métodos de tomada de decisão que um grupo pode utilizar. A seguir são resumidamente descritos alguns métodos, com as vantagens na coluna da esquerda e as desvantagens na da direita. Decisão por autoridade O grupo sugere ideias e realiza discussões, mas a decisão final cabe apenas a uma pessoa. Apropriado quando há claramente um especialista na questão em causa. Muito rápido. Não maximiza as aptidões dos indivíduos do grupo. O grupo poderá não se empenhar em implementar uma decisão tomada por uma pessoa. Decisão por maioria O grupo realiza uma votação acerca de uma determinada questão, a seguir a um período de discussão. A maioria ganha. Utiliza a participação democrática. Rápido. A decisão da maioria pode ofuscar as perspectivas das minorias, quem sabe encorajando a criação de facções. Decisão por minoria negativa O grupo realiza uma votação acerca da ideia mais impopular e elimina-a. Repetem este processo até só restar uma ideia. Democrático. Útil quando existem muitas ideias e poucos votantes. Os membros do grupo poderão ficar ressentidos por as suas ideias serem impopulares. Demorado. Decisão por ranking Os membros do grupo apontam individualmente as cinco (ou menos) ideias que gostam mais, depois ordenam-nas de 1 a 5, sendo a 5 a que gostam mais. É feita a contagem e soma dos votos. A ideia com pontuação mais alta é escolhida. Requer a realização de uma votação, e por isso dá a impressão que a decisão final representa a opinião de cada um. Não é adequado para questões. Demorado. Poderá resultar numa decisão que ninguém apoia na totalidade. Decisão por unanimidade
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved