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São Paulo 1ª Edição - 2005

UM ALERTA AO EMPREENDEDOR7
PARA NÃO FRACASSAR8
SOBRE OPORTUNIDADE10
PLANO DE NEGÓCIO: O QUE É? COMO ELABORAR?1
O QUE CONSIDERAR NUM PLANO DE NEGÓCIO (PN)?12
GASTOS: INVESTIMENTO INICIAL, CUSTOS E DESPESAS15
INVESTIMENTO INICIAL16
CUSTOS18
PREÇO DE VENDA24
LUCRO É O QUE SOBRA26
PONTO DE EQUILÍBRIO E MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO27
PONTO DE EQUILÍBRIO29
ATRAÇÃO DE CLIENTES32
RETORNO DO INVESTIMENTO35
FLUXO DE CAIXA39
APURAÇÃO DE RESULTADOS42
ATIVIDADE DESENVOLVIDA46
AS FORMAS DE ATUAÇÃO NESTE RAMO DE ATIVIDADE46
EMPRESÁRIO E SOCIEDADE EMPRESÁRIA47
IDADE MÍNIMA PARA SER EMPRESÁRIO49
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR49
A ESCOLHA DO PONTO PARA ABERTURA DA EMPRESA51
CORPO DE BOMBEIROS - VISTORIA DO IMÓVEL52
CONTRATO DE LOCAÇÃO COMERCIAL53
PROCESSO DE ABERTURA DE EMPRESA54
CONTRATAÇÃO DE EMPREGADO61
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS63

ÍNDICE TRIBUTAÇÃO E ENCARGOS SOCIAIS ........................................................... 64

ENCERRAMENTO DA EMPRESA70
A IMPORTÂNCIA DO CONTABILISTA71
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES72

A leitura deste manual indica, muito provavelmente, que você está em vias de abrir seu próprio negócio. Indica também que você começa certo, pesquisando e obtendo conhecimentos que serão decisivos em todas as etapas daqui para frente. Nós do Sebrae queremos ajudar você nesta empreitada.

Neste manual apresentaremos um esboço do que você precisa saber e praticar para melhorar suas chances de sucesso. Portanto, não é possível, nem é o propósito desta publicação apresentar uma receita completa para exploração de “Agência de Serviços de Telemarketing”. Afinal, esta receita não existe. Mas chamaremos sua atenção para os aspectos fundamentais que você precisa saber e para as habilidades que precisará desenvolver ao atuar com este tipo de negócio. Considere todas estas informações como ponto de partida, e busque, começando por este manual, o conhecimento necessário para uma exploração competente deste negócio.

Não é exagero dizer que este manual é diferente, pois seu objetivo é clarear as coisas que precisa saber para ter chances reais de sucesso. Acreditamos que se você souber o que tem de fazer você encontrará um meio de fazer o que precisa ser feito. Nosso objetivo é desafia-lo para obter domínio sobre os aspectos importantes deste negócio. Portanto, neste manual você encontrará desafios relacionados com os aspectos de gestão que precisa entender e aprender, já que resposta padrão de como explorar o negócio “Agência de Serviços de Telemarketing” e ter sucesso simplesmente não existe.

Muitos são os caminhos que levam ao sucesso destas empreitadas. Contudo, também são muitas as possibilidades de falhas. Assim, procure identificar o maior número possível de empresas que atuam neste ramo de negócio e descubra tudo sobre a forma de como operam.

Veja a seguir quais aspectos são realmente relevantes para o seu projeto de uma “Agência de Serviços de Telemarketing”.

Em pesquisa de 2003, o Sebrae-SP constatou que 31% das empresas fracassam no primeiro ano de operação, e 60% não conseguem chegar a 5 anos de vida.

Em comum, estas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: planejamento prévio ou estruturação do negócio e gestão.

São aspectos para os quais você realmente precisa se desafiar. Todo esforço que fizer para aprender, tanto com as empresas que alcançaram sucesso ou com as empresas que fracassaram, será o seu mais importante investimento, o que realmente sustentará a viabilidade de seu negócio. Queremos dizer que é necessário conhecer o melhor possível este ramo de negócio.

Se você já atuou no ramo de “Agência de Serviços de Telemarketing” como empresário ou como empregado, não pense que sabe tudo. Visite o maior número possível de Agências, converse com os proprietários e empregados, faça amizade com o maior número possível de empresários, troque idéias, confira as diferentes percepções sobre o mercado, sobre as dificuldades etc.

Agora, se não for do ramo, terá de aprender muito e o melhor caminho é pesquisar, conversar com as pessoas do ramo e questionar até entender o melhor possível como se ganha dinheiro com “Agência de Serviços de Telemarketing”. O objetivo é este mesmo, aprender como se ganha dinheiro com a exploração empresarial de “Agência de Serviços de Telemarketing”.

É normal pensar que fazer amizades ou interagir com empresários do ramo é difícil, pois estes não darão informações sobre as características do negócio para um “futuro concorrente”. Não é verdade! As pessoas gostam de trocar idéias e falar das dificuldades; basta ser franco na conversa, se apresentando e explicando sua situação. Para começar busque empresas em bairros distantes ou até mesmo em cidades vizinhas pois assim ninguém se sentirá ameaçado.

O resultado desta fase de aprendizado e pesquisas é você formar idéias e estar convicto sobre o projeto de sua empresa e como será sua “Agência de Serviços de Telemarketing”. Ao contatar outras empresas você deve buscar elementos para responder as seguintes questões:

•Onde será localizada sua “Agência de Serviços de Telemarketing”? •Como será o processo de “Venda”, isto é, como conseguir clientes na quantidade necessária?

•Como será o processo para ocupação do espaço no mercado com clientes, concorrentes e fornecedores?

•Como será a operação da Agência de Serviços de Telemarketing de forma a satisfazer e surpreender os clientes? •Como será sua equipe de funcionários?

•Como será seu formato de gestão? (Isto inclui fixar metas, elaborar planejamento para realizá-las, apurar resultados, corrigir rumo, obter a colaboração da equipe de funcionários e desenvolver capacidade para aproveitar as oportunidades do dia-a-dia).

•Quando sua Agência de Serviços de Telemarketing estiver funcionando você pretende ter férias regulares? Quem cuidará do negócio neste período? Você ficará tranqüilo durante as férias? •Você pretende montar outros negócios? Outras empresas?

•Este realmente é um bom negócio para o tipo de pessoa que você é?

Em resumo, responder a estas questões permitirá a você um mínimo de domínio sobre este negócio e o ajudará a ter chances reais de viabilidade. Com pesquisas, estudo e identificação da prática do diaa-dia você construirá suas próprias respostas.

Este realmente é um bom negócio? O primeiro ponto sobre o qual você precisa ter certeza, é quanto à oportunidade de negócio que identificou. Será que você realmente tem uma oportunidade de negócio nas mãos ou apenas uma idéia na cabeça?

De maneira bem simples e direta, podemos dizer que se existe alguém querendo comprar os serviços de uma “Agência de Serviços de Telemarketing”, existe então uma oportunidade de negócio.

Afinal de contas podemos resumir a atividade de “Agência de Serviços de Telemarketing” numa ação de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender os serviços da “Agência de Serviços de Telemarketing que pretende montar” e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio.

Note bem, vender e lucrar. Não basta somente vender. O que realmente é determinante de uma boa oportunidade é a quantidade de lucro. Não serve qualquer lucro. Mas somente um montante que compense toda a empreitada, isto é, que supere em ganhos o que poderia ser obtido em outros negócios e investimentos. Assim, uma questão puxa a outra.

•Para começar, você precisa confirmar a existência de interessados em comprar os serviços que pretende oferecer na “Agência de Serviços de Telemarketing”. •Por um preço que compense todos os seus custos e dê lucro.

•Em quantidade que acumule no final de um período de tempo um montante de lucro que compense a empreitada.

•E que estas condições durem por tempo que compense a montagem do negócio. Isto é, dê o retorno que você deseja.

•E ainda, que você realmente esteja disposto a enfrentar e comandar o dia-a-dia desta operação, significa que você e sua família adaptarão o estilo de vida às condições que este negócio necessitar, caso esteja no comando da operação da Agência de Serviços de Telemarketing.

Identificar estas questões, refletir sobre elas, obter resposta para cada uma delas e conseguir as condições necessárias para realizá-las é o que chamamos de planejamento prévio do negócio.

Então, o próximo passo que recomendamos, após a leitura deste manual, é que você inicie a preparação de um “Plano de Negócio”.

O “Plano de Negócio” do seu empreendimento equivale a um projeto de sua empresa, no qual cada uma das questões anteriores deve ser esmiuçada, estudada, compreendida e dominada para que você seja hábil o suficiente para tomar decisões corretas como empresário do ramo de “Agência de Serviços de Telemarketing”.

Um Plano de Negócio pode ser entendido, então, como um conjunto de respostas que define os serviços que serão oferecidos, o formato de “Agência de Serviços de Telemarketing” mais adequado, o modelo de operação da “Agência de Serviços de Telemarketing” que viabilize a disponibilização destes serviços e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pela “Agência de Serviços de Telemarketing” deverão possuir e desenvolver.

Perguntas que devem ser respondidas com Plano de Negócio

Quais serviços a “Agência de Serviços de Telemarketing” vai oferecer?

Como serão prestados estes serviços?

O que de melhor será oferecido?

Quem é e onde está o cliente?

Definições que devem ser feitas por você

Esta é a primeira definição. Ela é a mais importante, pois condicionará todas as demais. O fundamento aqui é que os serviços devem atender necessidades de pessoas ou empresas. No caso dos serviços que você pensa em oferecer, como descobrir se existe interesse de pessoas ou de empresas? O estudo do mercado, ou seja, da concorrência, dos fornecedores e dos clientes em potencial será a parte principal do seu projeto de empresa, do seu Plano de Negócios.

É necessário garantir o domínio tecnológico, contar com especialistas nos serviços que oferecer, especialistas com habilitação profissional, licenciados para tal, conforme a legislação exigir. Já dispõe destes profissionais? São os próprios sócios? São empregados? São prestadores de serviços? Qual formato é mais adequado à sua Agência de Serviços de Telemarketing? Como agem seus futuros concorrentes?

Os trunfos da concorrência devem ser identificados. O que deve ser oferecido aos clientes que seja um diferencial, que seja mais atrativo do que a concorrência já oferece? Qual vantagem será oferecida aos clientes que supere a concorrência? E quanto aos novos concorrentes, existe a possibilidade de surgir novos de maior capacidade? Observe que sempre é possível ser melhor ou se igualar aos melhores concorrentes. Se o nível tecnológico igualar as empresas, supere em serviços agregados, isto é no atendimento ao cliente.

O mercado comprador deve ser estimado. Deve ser conhecido. Quem freqüentará sua Agência de Serviços de Telemarketing? Por que freqüentará? Quantos serão estes clientes? Onde estão estes clientes? Como chegar até eles? Como influenciar na decisão de freqüentar sua Agência de Serviços de Telemarketing? Como será sustentada a quantidade de clientes necessária para viabilizar a Agência de Serviços de Telemarketing?

Veja quantas perguntas, quantas dúvidas aparecem no projeto de sua empresa. E isto é apenas uma amostra. Com certeza, ao se aprofundar no estudo das características do negócio “Agência de Serviços de Telemarketing”, muitas outras questões surgirão. Elaborar um plano de negócio é o passo mais importante que você pode dar. Existem muitos cursos no mercado que ensinam como

Quais aspectos de localização devem ser considerados para facilitar a atração de clientes? Estacionamento para clientes é relevante? Existem restrições legais para instalação deste tipo de empresa na localidade escolhida?

Que nível de conhecimento técnico é necessário para comandar uma “Agência de Serviços de Telemarketing”? Quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas? Como adquirir experiência neste ramo de negócio (se já não possuir)? Qual deve ser o perfil de empresário neste ramo de negócio? Como desenvolver este perfil?

Para este tipo de negócio que estrutura de operação adotar? Quais responsabilidades de cada um? O que será exigido de cada funcionário?. Como estes serão treinados para cada função? Para a administração geral do negócio? Para a função comercial? Para prestação dos serviços? Para a gestão financeira? Como sistematizar estas funções para se integrarem num processo de gestão ágil e econômico para uma “Agência de Serviços de Telemarketing”?

Qual a necessidade de faturamento que a empresa projetada terá ? Quais serão seus custos? Quais serão suas possibilidades de preço? Quais preços a concorrência pratica? Como superar os preços da concorrência? É importante superar os preços da concorrência? Qual lucro pode ser gerado?

O formato de empresa projetado gerará lucro? Compensará o investimento? Que outras alternativas de formato de “Agência de Serviços de Telemarketing” podem ser adotadas?

Qual previsão de gasto inicial? E nos primeiros meses de funcionamento? Já tem disponibilidade financeira? Necessitará de crédito adicional? Sócio é a opção escolhida para aumentar o capital? Qual o perfil do sócio ideal? Qual o papel de cada sócio?

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