Apostila Instrumentação Industrial

Apostila Instrumentação Industrial

(Parte 4 de 4)

Página 49 de 119

Onde: h: altura Ca coluna de fluido em [m] P: pressão imposta ao sistema em [N/m2] ρ = massa específica [kg/m3] g = aceleração da gravidade [m/s2]

BORBULHAMENTO PARA RECIPIENTES FECHADOS: este método é indicado para recipientes fechados e o nível de fluído pode ser determinado em função das diferenças da massa específica entre os dois fluidos e a relação entre as alturas “h1 e h2” mostrado na figura abaixo.

Figura 36 – Medição Através do Processo de Borbulhamento (RF) A obtenção do nível para esse tipo de sistema pode ser expressa por:

(Equação 15)

Onde:

CAIXA DE DIAFRÁGMA: Analisando a figura abaixo, podemos observar que a membrana flexível está sujeita a uma pressão externa dada por “ρgh”. Esta pressão causará um deslocamento da membrana comprimindo o ar no interior da caixa. Quando a pressão interna da caixa se igualar à pressão externa cessará o movimento da membrana. A pressão interna da caixa é transmitida a um manômetro, calibrado para

Instrumentação Industrial Sensores e Transdutores

Página 50 de 119 leitura de h, por meio de um tubo capilar. Utiliza-se o tubo capilar para que a variação de volume seja desprezível.

É um tipo simples e econômico de medida de nível, mas serve somente para tanques abertos e sua resposta se torna mais lenta, à medida que o comprimento do capilar cresce, é utilizado para medidas de nível até 40 m de altura com capilar de 1/8 de polegada de diâmetro externo.

Figura 37 – Medição Através do Processo de Borbulhamento Utilizando Caixa de Diafragma

A obtenção do nível pode ser obtida através do conceito de pressão hidrostática utilizando a “Equação 14”.

CORPO IMERSO: Consiste simplesmente de um flutuador comprido colocado dentro do líquido e acoplado a um tubo de torção. O flutuador praticamente não se move. Em função do nível, o empuxo que o líquido exerce sobre o flutuador acoplado a um tubo de torção é transformado em movimento rotativo. Este movimento pode ser empregado para indicar, regular ou transmitir a posição do nível.

Figura 38 – Medição Através do Processo de Corpo Imerso

(Parte 4 de 4)

Comentários