(Parte 2 de 2)

•Autocompensadores de rolos

Metalurgia e Materiais

Rolamentos para carga combinada – Produzidos especialmente para suportar cargas combinadas (esforços simultâneos de cargas axiais e radiais).

Tipos de rolamentos utilizados •Axiais de esfera de contato angular

•De esfera de contato angular

•De rolos cônicos

•Axiais autocompensadores de rolos

Metalurgia e Materiais

Tipos de rolamentos Rolamentos Rígidos de Esferas – O mais popular de todos os rolamentos. Possuem as seguintes características: •Construção simples

•Não é separável

•Adequado para trabalhar em altas rotações

•Requer, em geral, pouca atenção em serviço

•Suporta cargas axiais e radiais ou ambos os sentidos

•Podem ter placa de proteção (sem contato) um ou dois lados (Z - 2Z)

•Podem ter placas de vedação (com contato) idem (RS1 – 2RS1)

•Não oscilam lateralmente

•Não podem ser montados em caixas independentes (blocos separados)

Os rolamentos 2Z ou 2RS1 já vem lubrificados adequadamente com graxa e são usados na faixa de temperatura de 30 a 110 0C.

Metalurgia e Materiais

Rolamentos autocompensadores de esfera – Significa que o rolamento tem capacidade de oscilar lateralmente para compensar desalinhamento entre o eixo e o suporte podendo ser montado em caixas independentes sem problema, suportando cargas axiais e, em menor grau cargas radiais

Podem ser montados diretamente no eixo ou com auxílio de bucha de fixação que não necessita de ressaltos, roscas, porcas e nem arruelas de travas porém a montagem precisa de atenção dobrada para que não ocorra apertos excessivos.

Metalurgia e Materiais

Rolamento de esferas de contato angular – Tem a capacidade de suportar elevadas cargas axiais graças à disposição angular de suas pistas. A carga axial somente pode ser aplicada em um sentido pois no sentido contrário os anéis simplesmente se desmontam.

Para suportar cargas em ambos os sentidos, devem ser sempre usados dois rolamentos deste tipo no mesmo eixo. Um para suportar carga em um sentido e outro no sentido oposto.

Metalurgia e Materiais

Rolamentos de rolos cilíndricos – Os rolos são guiados por flanges incorporados em um dos anéis de rolamento. Um anel com rolo e gaiola montado entre dois flanges formam um conjunto que pode ser separado do outro anel. Esta característica simplifica a operação de montagem e permite livre movimentação no sentido axial

Rolamentos autocompensadores de rolos – Mesmo princípio de aplicação ao dos autocompensadores de esfera. Somente pelo fato de ser equipado com rolos possui capacidade de carga muito superior àqueles.

Metalurgia e Materiais

Rolamentos de rolos cônicos – Suportam cargas axiais ( num só sentido) elevadas Devem sempre ser montados em pares a fim de suportar carga nos dois sentidos.

O anel interno, gaiola e rolos formam um conjunto (cone) e o anel externo é independente (capa). A capacidade de carga axial e radial dos rolamentos de rolos cônicos variam bastante em função do ângulo de contato de seus rolos e pistas. Quanto maior esse ângulo, maior a capacidade de carga axial e menor a radial.

Metalurgia e Materiais

Rolamentos axiais de esfera – Podem ser de escora simples e de escora dupla Rolamentos axiais de esfera de escora

simples – São adequados para suportar cargas axiais em um sentido e podem fixar o eixo neste sentido. Não podem ficar sujeitas a cargas radiais. Podem ser: •Com anéis de caixa planos os quais não podem absorver qualquer desalinhamento angular entre o eixo e a caixa. •Com anéis de caixa esféricos geralmente acompanhados de contraplacas esféricas que permitem a compensação de desalinhamento angulares do eixo em relação a superfície de apoio da caixa

Metalurgia e Materiais EBM

Rolamento axiais de esfera de escora dupla podem suportar cargas em ambos os sentidos sendo utilizados para fixar eixos em ambos os sentidos. Não devem ficar sujeitos a cargas radiais

Ajuste deslizante

Em equipamentos sujeitos a reversões constantes, costumam-se colocar molas sob anéis de caixa, isto para garantir que os anéis permaneçam unidos e centrados durante as mudanças de sentido de carga

Metalurgia e Materiais

Rolamentos axiais de rolos cilíndricos – Proporcionam arranjos rígidos os quais requerem um mínimo de espaço axial. Suportam altas carga apenas em um sentido e são usados onde os similares de esfera são insuficientes.

Rolamentos Autocompensadores de rolos abaulados - Possuem extraordinária capacidade de carga axial e, contrariamente aos outros tipos de rolamentos axiais, podem suportar cargas axiais relativamente altas. Seus rolos abaulados podem acomodar-se á posição do eixo. Usados em motores verticais de grande porte, etc.

(Parte 2 de 2)

Comentários