Biologia celular

Biologia celular

(Parte 7 de 7)

Q.E. 16) Com todas essas moléculas orgânicas, a célula pode realizar o seu metabolismo. O que é para você o metabolismo? Escreva a sua definição no caderno e depois leia:

Resumindo, o metabolismo celular é o conjunto de todas as reações químicas ocorridas nas células dos seres vivos, é o que lhes permite crescer, manter a sua identidade e se reproduzir.

Depois de tudo o que temos estudado juntos, e relembrando o diário de viagem onde visitamos a “cidadela” (uma célula) por dentro, responda:

1) De onde vem o nome célula?

Pude perceber, com extraordinária clareza que ele (o pedaço de cortiça) era todo perfurado e poroso, assemelhando-se muito, quanto a isto, a um favo de mel (...) Além disso, esses poros, ou células, não eram muito fundos e sim constituídos de um grande número de pequenas caixas (...)

Descrição feita em 1665 por Robert Hooke ao observar ao microscópio cortes muito finos de cortiça. Sua descrição enfatiza que o material era formado por inúmeras e pequenas caixas ou células ocas.

1) Por que a Teoria Celular é uma idéia unificadora dentro da Biologia?

Porque ela permitiu vislumbrar um princípio básico em meio a toda a diversidade dos seres vivos: apesar de variarem em uma série de aspectos, TODOS os seres vivos são formados por células. A Teoria Celular foi estabelecida entre os anos de 1938 e 1939 por dois pesquisadores Matthias Schleiden e Theodor Schwann, baseados nas próprias observações e na de vários outros cientistas: “Todos os seres vivos – animais, vegetais ou protozoários – são compostos por células e por produtos dessas células”.

Assinale a alternativa correta sobre os ácidos nucléicos (I e I) cujos resultados da análise estão mostrados na tabela a seguir.

I I Tipo de açúcarDesoxirriboseRibose

Tipo de baseAdeninaAdenina nitrogenada Timina Uracila

Citosina Citosina Guanina Guanina a) trata-se de DNA em ambos os casos. b) trata-se de RNA em ambos os casos. c) o ácido nucléico I é DNA e o I, RNA. d) o ácido nucléico é RNA e o I, DNA.

Se pararmos um pouco e pensarmos, a vida na terra está toda interconectada.

Pense na seguinte questão: Será possível que um átomo de carbono pertencente a um extinto Tiranossauro faça parte de alguma molécula orgânica das minhas células?

Q.E. 17) Explique o que você pensa ao respeito do que acabou de ler. Não é fantástico?

Boa viagem e Bons estudos!

Bibliografia

Amabis, J.M e Martho, G. (2001). Conceitos de Biologia. Vol. 1. Origem da vida, citologia, histologia e embriologia. Editora Moderna, São Paulo, SP.

Martho, G. e Amabis, J.M. (1988). A Ciência da Biologia. Editora Moderna, São Paulo, SP.

Todo o texto deste fascículo foi uma adaptação de textos encontrados nos dois livros acima citados, com a devida autorização dos autores. As figuras são cópias xerográficas dos dois livros citados.

Anotações Anotações

Anotações Anotações

Anotações Anotações

Anotações Anotações

(Parte 7 de 7)

Comentários