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1ª EDIÇÃO ELETRÔNICA

Para Franqueadores e Franqueados

ROBERTO CINTRA LEITE Revisão: Tiny Machado de Campos

1ª EDIÇÃO ELETRÔNICA

SÃO PAULO CINTRA LEITE EDITORA – 2000

FRANCHISING Para Franqueadores e Franqueados

Em memória de meu pai Raul, ensaísta filosófico, grande amigo e professor, que não chegou a publicar suas obras.

À minha mãe Antonieta pela ajuda e incentivo que deu para escrever este livro.

À Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas EAESP-FGV -, instituição que formou a base sobre a qual pude desenvolver as minhas idéias de Gestão de Empresas de franchising.

Agradecimentos

Vários profissionais contribuíram de forma efetiva na realização deste livro, com suas opiniões, informações e incentivos aos quais agradeço penhoradamente. Agradecimento especial à minha associada Tiny Machado de Campos que colaborou brilhantemente na revisão dos capítulos deste livro e vem-me auxiliando, dedicadamente como minha assistente particular, em todos os cursos realizados na Escola de Administração de Empresas de SãoPaulo da Fundação Getuluio Vargas.

Pelo incentivo que me deu para escrever este livro e seus inestimáveis serviços, o meu agradecimento maior.

Prefácio

Este texto destina-se aos usuários do sistema de franchising, tanto frnqueadores quanto franqueados já estabelecidos ou iniciantes que pretendem informar-se para sua utilização futura.

O franchising vem sendo utilizado como mecanismo de aproveitamento de mão-de-obra e ajuste de economias centralizadas, em países cuja instabilidade sócio-política obrigou à privatização de empresas estatais ou nos casos em que crises econômicas exigiram enxuganiento dos recursos huma- nos nos empreendimentos privados. A disponibilidade de grande contingente de mão-deobra, que o mercado não consegue absorver de imediato, acaba levando à maior utilização desse Sistema.

Franchising na criação de novos negócios é um livro que pretende demonstrar a aplicação prática dos conceitos do sistema de franchising como uma alternativa para aqueles que possuam espírito empreendedor e queiram tomar-se independentes.

O livro servirá também como guia para empresários intra-empreendedores que desejam implantar em sua empresa um moderno sistema de distribuição de produtos e/ou serviços já existentes no mercado.

Escrito em linguagem simples, utilizada na imprensa, pretende, de forma didática, divulgar o Franchising a toda e qualquer pessoa que deseja iniciar o seu próprio negócio.

1. INTRODUÇÃO

O momento histórico pelo qual o Brasil passa hoje, com a onda de privatização de estatais e o conseqüente enxugamento nas empresas privadas, esta levando o governo e a iniciativa privada a dis- pensarem maciços contingentes de profissionais no mercado de trabalho, que estarão em busca de novas oportunidades.

O mecanismo de franchising descrito neste livro contribuirá não somente para aliviar as tensões sociais desse brusco movimento na economia do país, como também auxiliará a expansão de empreendimentos de sucesso já consagrados e. implantados no Brasil.

A responsabilidade por esse ônus social desencadeado pela nova mentalidade empresarial privatista certamente recairá sobre os ombros do governo federal e sobre o empresariado, que correrão o risco de serem taxados de protagonistas do desassossego da comunidade e responsáveis pela desestabili- zação da economia, dificultando ainda mais o convívio pacífico entre os brasileiros.

Se os responsáveis pela mudança de enfoque descobrirem que o mecanismo de franchising proposto neste livro é uma das soluções engenhosas para a adequada realocação da mão-de-obra no mercado e reativação do meio circulante do dinheiro entesourado, este Autor já estará satisfeito com a contribuição dada ao desenvolvimento harmônico da economia de mercado no Brasil.

O sistema de franchising destina-se a toda e qualquer pessoa que esteja interessada em utilizá-lo como consagração do espírito empreendedor, com o objetivo de criar uma alternativa de novos negócios.

De alguns anos para cá, vimos notando maior participação sócio-econômica da mulher brasileira. As inúmeras associações de mulheres empresárias e profissionais começaram a despontar com maior freqüência, demonstrando a capacidade de organização das mulheres em defesa de seus direitos de participar mais ativamente da economia do país.

Nesse sentido, o instrumental do sistema de franquia descrito neste livro será de grande ajuda, pois auxiliará a leitora a juntar o seu desejo de independência econômica e capacidade de empreender ao know-how desenvolvido pelas empresas já estabelecidas no mercado.

O espírito empreendedor, nato na mulher, facilmente reconhecido nas suas tarefas habituais de administração do lar, rapidamente será adaptado à administração de empresas.

Se refletirmos mais especificamente sobre as atuais atividades da maioria das mulheres no Brasil e no mundo, veremos que elas são capazes de administrar as finanças do casal, através de orçamentos apertados e recursos escassos, que também conseguem realizar compras, utilizando os conceitos de logística de suprirmntos e transportes, sem nunca terem ouvido falar em tal assunto. Além disso, as mulheres também administram treinamento aos seus filhos quando porventura têm percalços na escola, bem como gerem pequeno “restaurante” à mesa de sua casa, contratam recursos humanos para as auxiliarem em suas tarefas de serviços gerais de limpeza, subcontratam a manutenção de máquinas e equipamentos domésticos, negociam contratos de aluguéis de suas residências, defendem o seu património através de segurança arregimentada para tal fim, e ainda fazem um ótimo serviço de relações públicas para o marido.

Muitas dessas mulheres trabalham fora de casa em um emprego full time* e ainda encontram tempo e disposição para ajudar o marido a amealhar recursos financeiros e investi-los no bem-estar da família.

* Full Time ~ tempo integral.

Essa dupla jornada de trabalho da mulher moderna demonstra claramente o espírito empreendedor e a coragem da mulher deste novo século. Talvez lhes faltem apenas conhecimentos teóricos de ad- ministração de empresas que, por algum motivo, ainda não foram adquiridos, apesar do grande contingente de mulheres que hoje sentam em bancos universitários em busca dessa formação. Tais co- nhecimentos são absolutamente necessários para se lançar em seus próprios negócios.

A mulher será, sem dúvida, a grande beneficiaria do sistema de franquia, uma vez que irá facilmente aliar o seu espírito empreendedor às suas qualidades de administradora nata que possui pela prá- tica da vida. Aliás, temos estatísticas de que as mulheres adaptam-se melhor ao sistema de franchising do que os homens.

A necessidade de sobrevivência nesse mercado competitivo muito poderá auxiliá-las ao juntarem-se ao know-how de empresas já estabelecidas, que certamente as levará ao sucesso em seus novos negócios. Portanto, o desafio está lançado. Mulheres, aproveitem esta oportunidade, pois o franchising talvez seja a solução definitiva!

O sistema de franchising destina-se também aos jovens alunos em geral e, mais especificamente, aos homens de negócio, aos executivos que objetivam intra-empreender uma nova atividade em sua empresa, e até mesmo aos que não tenham conhecimento prévio de administração de empresas, mas desejam associar-se a uma rede franqueada formatada. Estes irão usufruir os benefícios de um su- porte técnico, administrativo, comercial, operacional e até econômico do franqueador, que irá garantir maior índice de sucesso em seu empreendimento.

As médias e grandes empresas, frequentemente de quase todos os setores da economia, desde que realizado o diagnóstico de franqueabilidade, também podem utilizar o Sistema. É condição, porém, que tenham em seus quadros intra-empreendedores que liderem o movimento de inovações, criando um novo negócio para a sua empresa.

Servirão, pois, tanto para o franqueador quanto para o franqueado os passos descritos, neste livro, encontrando aqui informações aprofundadas do Sistema de franquia formatada, ou seja, o Business Format Franchising e o Learning Networking Franchising..

Este livro foi elaborado segundo uma abordagem de integração sistêmica de administração de em- presas. É apresentado de forma bastante didática o seu conteúdo, servindo como Manual de Consulta na execução de um projeto de franchising, desde a sua concepção até a sua implantação final. O foco central do livro é dirigido para vendas no varejo de bens de consumo e/ou serviços com a utili- zação do Sistema de franquia formatada, não obstante outros tipos de franquia sejam aqui abordados mais resumidamente.

OBJETIVOS DESTE LIVRO Os objetivos principais são:

• transmitir informações básicas relacionadas com a prática da franquia para franqueadores e fran- queados; além disso, visa motivar o espírito de empreendedores e intra-empreendedores a utilizarem o sistema de franchising na criação de novos negócios;

• analisar oportunidades de utilização do Sistema de Franquia para a criação de novos negócios dentro da sua empresa, ou associando-se a terceiros;

• propiciar aos leitores condições para a auto-avaliação de seu espírito empreendedor, ou intraempreendedor como condição básica para iniciar o seu próprio negócio ou diversificar a sua empre- sa;

• criar condições através de informações e instrumentos de gestão básicos, para o desenvolvimento de projeto de franchising em etapa posterior;

• assessorar o desenvolvimento de programas de expansão de negócios, oferecendo orientação e informações, as quais consideramos essenciais para a execução de um projeto de franchising.

Último Objetivo

Como último objetivo, mas não menos importante do que os outros, este livro visa esclarecer e divulgar o sistema de franquia formatada, com o intuito de aperfeiçoar o sistema que na prática já vem sendo implantado no Brasil. Salientamos que, não obstante muitas franquias existentes não atenderem aos princípios de administração geralmente aceitos, os conceitos aqui emitidos são próprios do Autor, que, baseado em sua experiência, procurou adaptar o sistema de franquia às peculia- ridades brasileiras e ao momento da história econômica que o país atravessa.

A seriedade de propósitos levou o Autor a indicar quais são os melhores caminhos para a obtenção do sucesso nos novos empreendimentos franqueados, tentando preservar o que o sistema tem de bom e inovar no que tem de prático, nos usos e costumes do nosso povo. As experiências vividas de vários colaboradores individuais para a consecução deste estudo inicial foram muito significativas à medida que buscaram adaptar os conceitos e idéias aqui ventilados à prática comercial no país, e ajudaram a comprovar o sucesso do franchising como moderno sistema de distribuição.

Alerta ao leitor

Todo e qualquer empreendedor deverá tomar cuidados especiais quando decidir lançar-se em seu próprio negócio, ou expandir a sua empresa através do sistema de franchising.

Alertamos os usuários deste livro para o fato de que, no Brasil, o sistema de franchising é bastante novo e constantes aperfeiçoamentos durante a sua implantação dependerão muito do seu espírito de empresário e da realidade do nosso mercado. Ao propormos um investimento de seus preciosos recursos financeiros, de seu tempo e de sua garra em um novo negócio, todo cuidado ainda será pouco.

Pesquisas de campo no mercado, com base nas questões aqui levantadas, são altamente recomendáveis. O sucesso do projeto dependerá da implantação das sugestões descritas neste livro.

Deixamos propositadamente em separata, uma coletânea de artigos do autor sobre as características essenciais para a auto-avaliação do espírito empreendedor, que é fundamental para a decisão de implantação de um projeto de franchising, mesmo porque não é esse o objeto principal deste livro.

Antes, pretendemos introduzi-lo diretamente no processo evolutivo do sistema de franchising, para reforçarmos as intenções iniciais do leitor. Propusemo-nos aqui, além de conceituar o sistema, transmitir informações na linguagem mais simplificada possível, utilizando terminologia adequada às técnicas de administração de empresas e procurando não exagerar na erudição do conhecimento.

2. A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO FRANCHISING

Pelo que se conhece da história econômica universal, a evolução do que chamamos hoje de franchi- sing sofreu transformações durante muitos anos até chegar ao conceito moderno The state of the art * do Business Format Franchising ** que, em interpretação livre, optamos por chamá-lo de Sistema de Franquia Formatada.ou sistema de Negócio Formatado.

Os Ternos

Antes de definirmos o que é franchising, necessário se faz padronizar os termos utilizados daqui para a frente, e interpretá-los adequadamente para melhorar o entendimento do leitor em geral.

Franchising

Genericamente, signfflca o ato de franquear ou, se quiserem uma tradução literal, adotem franqueamento. Preferimos utilizar este termo em inglês, pois a tradução não revela a idéia e não tem a so- noridade desejada, podendo levar a um entendimento diverso daquele que queremos dar neste contexto.

Franqueador

O conceito exato de franqueador indica aquele que outorga, ou que concede o direito de uso de sua marca a outrem.

* The state of the art - a última palavra sobre o assunto. ** Business Format Franchising – Franquia de Negócio Formatado

Franqueado

O conceito de franqueado indica aquele que recebe a outorga, ou melhor dizendo, aquele que recebe a licença ou a concessão do direito de uso da marca.

Franquia

Denomina o sistema como um todo. Utilizamos franquia para designar a tipologia adotada como um sistema de distribuição avançado.

Todo o conceito moderno de franchising está baseado em uma palavra principal, para a qual chamamos a atenção do leitor. Esta palavra-chave é SISTEMA, pois a franquia terá sido previamente formatada segundo técnicas e métodos utilizados, integrando operacionalmente todas as atividades de uma empresa.

A sistematização da Franquia Empresarial é o que a distingue das outras formas ou modalidades, pela padronização das técnicas e dos métodos utilizados que dão a formatação do negócio. Isto quer dizer que quanto mais bem organizada for a empresa do franqueados, melhor e mais fácil será a implantação desse mesmo Sistema nas unidades franqueadas.

O sistema de franchising se baseia no princípio de que o franqueado paga uma taxa sobre o percentual das suas vendas ao franqueador, pelos serviços prestados de assistência técnica, ao ceder sua marca e seu know-how administrativo comercial opreacional para a venda de seus produtos e/ou serviços a serem distribuídos através da rede de franqueados.

A esse processo de distribuição, forçado pela rnodernidade e adaptado mais adequadamente aos tempos de hoje, deu-se o nome de Franquia.

O início do processo de evolução do sistema deu-se através da concessão do direito de uso da marca pelo seu proprietário-concedente. Este permite, através de um acordo, a utilização da sua marca registrada, para a comercialização de seus produtos e/ou serviços em seu nome, mas por conta e risco próprios do novo negócio dado em concessão.

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