APOSTILA engenharia de produção 2009

APOSTILA engenharia de produção 2009

(Parte 3 de 12)

Have food (= eat food) and drink I had steak but Paul just had a cup of tea.

Have a drink (= drink something) Let’s have a drink before dinner.

Have a bath / shower I always have a bath when I get up.

Have a party I’m having a party for my birthday.

Have a baby (= be pregnant or give birth) Mary is having a baby next month.

Have a (nice / great / terrible) time We had a very nice time in New York last year.

  1. THINGS WE TAKE:

Take an exam (also do an exam) I’m going to take four exams next month.

Take a photo She took lots of photos on holiday.

Take a decision (also make) I’m not very good at taking decisions.

Take a shower (also have) I’m just going to take a shower before lunch.

Take a bus / train / plane / taxi We were late, so we took a taxi to the airport.

8 - SUBJECTIVE AND OBJECTIVE PRONOUNS

- Subjective Pronouns - Só podem ocupar a posição de sujeito (são usados sempre antes do verbo)

Ex: Mary visited John yesterday.

(she)

- Objective Pronouns – Ocupam a posição de objeto direto e/ou indireto, além de serem usados depois de preposições.

Ex: Paul gave Jane (indirect object) a book (direct object) for her birthday.

He her it

SUBJECTIVE

OBJECTIVE

I I know Ann.

Ann knows me.

WE We know Ann.

Ann knows us.

YOU You know Ann.

Ann knows you.

HE He knows Ann.

Ann knows him.

SHE She knows Ann.

Ann knows her.

THEY They know Ann.

Ann knows them.

Exercise

1 – I don’t know those girls. Do you know ____________?

2 - I don’t know that man. Do you know _____________?

3 - I don’t know those people. Do you know ___________?

4 – I don’t know David’s wife. Do you know __________?

5 – I don’t know Mr Stevens. Do you know ___________?

6 – I don’t know Sarah’s parents. Dou you know _________?

9 – DEMONSTRATIVE PRONOUNS

SINGULAR

PLURAL

THIS

THESE

THAT

THOSE

10 – MONTE SUA CARTA

O raciocínio lógico e a coerência são fundamentais para a compreensão, por isso lembre-se sempre de percorrer todo o texto primeiro e, assim, você adquire melhores condições para inferir o contexto.

Leia a atividade a seguir e faça a melhor opção para que a sua mensagem tenha uma seqüência lógica. Não se esqueça de que você é o autor desta carta e que dependendo de sua escolha, você pode torná-la coerente, incoerente, engraçada ou até mesmo indelicada.

Você é o autor:

1-Você recebeu um presente de um primo pelo correio e precisa agradecê-lo por escrito. Escolha a melhor opção para que sua carta tenha coerência do início ao fim. Lembre-se de que você é o autor.

Dear Cousin,

Thanks for the

_______ projects.

_______ photographs.

_______ sneakers.

I got really

_______ depressed;

_______ satisfied;

_______ disappointed;

It is

_______ an unusual present;

_______ a delicate present;

_______ a spectacular present;

I’ll be the

_______ most happy person;

_______ envy of the office to have these projects;

_______ most elegant person;

I’m certain it / they will look perfect

_______ on me.

_______ in my business .

_______on the person you gave.

I plan to show it / them

_______ in my university;

_______ when I get nervous;

_______at the moment my friends return;

because I am

_______ not a ridiculous person.

_______ a person Who likes Carnival.

_______ an anxious person.

I hope to

_______ exchange it / them.

_______ have it / them forever.

_______ make it / them a present to someone.

Next time you send me a present make sure

_______ I’m not an adult.

_______ to visit me.

_______ I detest Carnival.

See you,

_______ Respect,

_______ Aversion,

_______ Love,

11 – READING STRATEGIES (ESTRATÉGIAS DE LEITURA)

Maior sucesso terá o leitor no estudo do texto se fizer uso de algumas estratégias de leitura, bem como todas as dicas que o próprio texto proporciona. Conheça a seguir alguns desses elementos.

1. Skimming: Estratégia que consiste em lançar os olhos rapidamente sobre o texto, numa breve leitura para captar o assunto geral.

2. Scanning: É uma estratégia de leitura não-linear em que o leitor busca objetivamente localizar as informações em que está interessado. Através do scanning o leitor é objetivo e seletivo e nem sempre precisa ler o texto todo.

3. Cognates: Muito comuns na língua inglesa, os cognatos são termos de procedência grega ou latina bastante parecidos como português tanto na forma escrita como no significado.

Os cognatos podem ser:

- idênticos: radio, piano, hospital, nuclear, social, etc.

- parecidos: gasoline, ifltion, intelligent, population, history, etc.

- pouco parecidos: electricity, responsable, explain, activity, etc.

4. Typography: As marcas tipográficas são elementos que , no texto, transmitem informações nem sempre representadas por palavras.

5. Repeated Words: Quando algumas palavras se repetem várias vezes no texto, mesmo com formas diferentes (exemplo: socialism, socialist, social, socialize...), normalmente são importantes para a compreensão. As palavras repetidas aparecem especialmente na forma de verbos, substantivos e adjetivos e nem sempre são cognatas.

6. Prediction: É uma atividade pela qual o aluno é levado a predizer, inferir o conteúdo de um texto através do título ou de outros elementos tipográficos, como ilustrações, por exemplo.

Pode ser chamada de pré-leitura.

7. Key words: As palavras chaves são aquelas que estão mais de perto associadas especificamente

ao assunto do texto, podendo aparecer repetidas e algumas vezes na forma de sinônimos. A identificação das Key words através do skimming leva-nos a ter uma visão geral do texto.

12 - Aspectos Lingüísticos

Afixos (Prefixos e sufixos)

Prefixos – sílaba ou sílabas que precedem a raiz de uma palavra, modificando seu sentido.

Ex: agree – disagree / known – unknown

Sufixos - sílaba ou letras que se pospõem às raízes das palavras para indicar sua flexão, ou torná-las derivadas.

Ex: live – lives / teach – teacher

Prefixes

1-oposto / não

un – uncertain / unusual non – non-smoking

in – incapable / incorrect dis – dislike

il / ir – illegal / irresponsable

2-errado / ruim / mal

mis – misunderstand mal – malnutrition

3-muito / acima / além de

over – oversleep (dormir em excesso)

(Parte 3 de 12)

Comentários