Formulário Medicina Esportiva

Formulário Medicina Esportiva

(Parte 2 de 9)

Ação : Fornece ao organismo os componentes que formam a creatina-fosfato (CP). Essa formulação é um produto de excepcional performance para as modalidades de força explosiva e de alta potência, cuja duração seja bastante limitada ( segundos, minuto ), como, por exemplo levantamento básico, levantamento olímpico, aeróbica de competição, etc. Poderá ser usado, também com grande propriedade, numa grande variedade de modalidades esportivas, para melhoria da performance, com a vantagem, também, além do ganho de potência muscular, de reduzir a fadiga muscular , já que, no Sistema Anaeróbico Alático ( Sistema ATP-CP), não ocorre a formação de Ácido láctico, o principal responsável pela fadiga muscular.

Uso : O produto deverá ser tomado, com o estômago semi-vazio, deglutido com água. Não tomar com proteínas, ou outros suplementos à base de aminoácidos, no mesmo horário. Tomar 10 cápsulas de uma só vez cerca de 1 a 2 horas antes do treino.

Fórmula no 10

L-Carnitina 500 mg

Coenzima Q10 5 mg

Indicação : Melhora da performance física.

Ação : Atua no transporte de gorduras para o interior das mitocôndrias, aumenta a resistência e diminui a fadiga, anti-radicais livres.

Uso : Tomar 1 cápsula 2 ou 3 vezes ao dia.

Fórmula no 11

L-Leucina 198 mg

L-Isoleucina 70mg

L-Valina 100 mg

L-Lisina 60 mg

L-Alanina 80 mg

L-Glutamina 80 mg

Ácido L-Aspártico 50 mg

Vitamina B6 13 mg

Pantotenato de cálcio 13 mg

Niacina 5 mg

Biotina 100 mcg

Indicação : Suplemento para atletas.

Ação : Supre o atleta com 3 aminoácidos essenciais de Cadeia Ramificada , de maior incidência e significância na construção muscular, em proporção bem balanceada, e aditivado das vitaminas mais importantes para otimizar a anabólise protéica, visando a hipertrofia da massa muscular. Essa suplementação é importante devido à incidência maciça na composição do músculo, o atleta não consegue suprimento suficiente através da alimentação normal. É muito importante que o usuário o consuma juntamente com uma refeição, ou lanche, bem protéico. Isto para suplementar a L-Leucina , L-Isoleucina e L-Valina , com os demais aminoácidos que juntos perfazem a composição completa da proteína muscular.

Uso : Tomar 3 cápsulas com a refeição anterior ao treino ( cerca de 1 a 2 horas antes do treino ); e de 5 a 10 cápsulas com a refeição posterior ao treino de uma só vez, e só nos dias de treino, já que os aminoácidos não aproveitados imediatamente, são rapidamente eliminados através da urina, havendo portanto, desperdício do produto, quando este é tomado fora do dia de treino.

Fórmula no 12

Hipófise 5 mg

GABA 200 mg

Pata de Vaca 50 mg

Smilax officinalis 100 mg

Cromo (DG) 25 mcg

Boro ( complex ) 0,3 mg

Testículo pó 100 mg

Yoimbina 1 mg

Indicação : Hipertrofia muscular.

Ação : Fórmula contendo três estimuladores anabólicos, formando um composto bastante balanceado visando a hipertrofia muscular. Tem a vantagem de não manifestar nenhum dos efeitos colaterais relacionados coma utilização direta dos agentes específicos de que são liberadores ( a própria testosterona, o Hormônio de Crescimento e a insulina , que manifestam efeitos colaterais consideráveis ). Dentre os recursos usados, há o da opoterapia, com o uso de lisados de órgãos ( hipófise e testículo pó). O dos liberadores de humores específicos : o GABA como liberador de GH; a Pata de Vaca, o Cromo e o Boro, como liberadores de Insulina; o Smilax e a Yoimbina como liberadores da Testosterona.

Uso : Tomar 4 cápsulas com a refeição anterior ao treino e 6 cápsulas antes de se deitar, com o estômago semi-vazio.

Fórmula no 13

Hipófise 5mg

GABA 200mg

Clorpropamida 30mg

Smilax officinalis 100 mg

Cromo (DG) 25mcg

Boro ( complex ) 0,3 mg

Testículo pó 100 mg

Yoimbina 1 mg

Indicação : Hipertrofia muscular.

Ação : Liberador do Hormônio do Crescimento, insulina e testosterona, sem os efeitos colaterais relacionados com a utilização direta dos agentes específicos de que são liberadores. A Clorpropamida, o cromo e o boro atuam como liberadores de insulina.

Uso : Tomar 4 cápsulas com a refeição anterior ao treino, 6 cápsulas antes de deitar-se, com o estômago semi-vazio.

Fórmula no 14

L-Alanina 14,4 mg

L-Arginina 8,4 mg

L-Asparagina 6 mg

Ácido L-Glutâmico 53,6 mg

L-Cistina 0,8 mg

Ácido L-Aspártico 22 mg

L-Glutamina 15,5 mg

L-Histidina 7,2 mg

L-Leucina 60,4 mg

L-Isoleucina 36,8 mg

L-Lisina 21,6 mg

DL-Metionina 11,2 mg

L-Fenilalanina 10,4 mg

L-Prolina 34,8 mg

L-Serina 22,8 mg

L-Treonina 14,4 mg

L-Tirosina 5,2 mg

L-Valina 50,8 mg

Indicação : Aumento da massa muscular.

Essa formulação contém todos os 19 aminoácidos componentes do tecido muscular em perfeita proporção e harmonia, prontos para aumentar a massa muscular do atleta. Na biotransformação destes aminoácidos em musculatura, há participação de vitaminas e oligoelementos, ingredientes estes não cobertos pela fórmula. Isto é, essa formulação , a despeito da sua perfeição em termos de suplementação de aminoácidos pressupõe complementação com outros produtos. Essa formulação pode ser complementada com as duas sugestões de fórmulas ( 17 e 11 ) , ou seja pelo suplemento vitamino-mineral-oligoelementos ou com o suplemento de aminoácidos de cadeia ramificada para antes do treino e reforço para a fase de construção muscular, no repouso após o treino. Isto porque há a necessidade de uma concentração sérica alta de aminoácidos de cadeia ramificada quando do treino, como fonte de energia para o músculo. Não havendo esta oferta no sangue, para o treino, implica na queima destes aminoácidos da própria musculatura. Isto é, o atleta pode definhar, ao invés de ganhar massa muscular.

Portanto a forma ideal de consumo destes 3 suplementos citados seria :

- Tomar 2 cápsulas de aminoácidos de cadeia ramificada 30 minutos a 1 hora antes do treino, e só nos dias de treinos ( fórmula no 11 ).

- Tomar 6 a 10 cápsulas da fórmula no 12 , 30 minutos a 1 hora antes do treino. E só nos dias de treino.

- Tomar 1 a 2 cápsulas a cada refeição ( num mínimo de 5 refeições diárias ) da fórmula no 17, independente de dia e de treino.

Caso a opção seja pelo uso simples dessa fórmula ( no 14 ), tomar 6 a 10 cápsulas, cerca de 1 a 1:30 horas após o treino.

Fórmula no 15

Garcinia extract 500 mg

Indicação : Hipertrofia muscular.

Ação : Efeito anabólico, em função da maior pressão no sentido de formação da L-Acetil-Carnitina, agente este diretamente envolvido no processo de hipertrofia muscular.

Uso : Tomar 1 ou 2 cápsulas, 3 vezes ao dia, nas 3 refeições principais. Todos os dias, independente de treino.

Fórmula no 16

Selênio ( Complex ) 50 mcg

Cromo (DG ) 50 mcg

Zinco ( Glicina ) 150 mg

Manganês ( Glicerofosfato ) 1,5 mg

Cobre ( Chelazone ) 1,5 mg

Boro ( Complex 2 mg

Vitamina E 250 mg

Indicação : Antioxidante, suplemento para atletas.

Ação : É uma composição de oligoelementos na forma de quelatos ( de maior biodisponibilidade em relação aos mesmos elementos, na forma inorgânica ), que alia ao seu efeito de combate aos radicais livres, também o fornecimento de microelementos altamente estratégicos para a otimização do processo anabólico e do metabolismo bioenergético, propriedades estas atribuídas ao Cromo, Boro e Zinco. Importante também na desintoxicação do organismo após o uso de substâncias para o aumento da performance atlética.

Uso : Tomar 2 cápsulas com a refeição anterior ao treino.

Fórmula no 17

Glicose 4 g

Frutose 8 g

Maltodextrina 20g

Aspartato de potássio 0,08 g

Aspartato de magnésio 0,08 g

Cloreto de potássio 2 g

Fosfato tricálcico 1,2 g

Ácido cítrico 2 g

Bicarbonato de sódio 1,6 g

Vitamina C 1,2 g

Pantotenato de cálcio 2 mg

Niacina 2 mg

Vitamina B1 1,2 mg

Vitamina B2 0,8 mg

Vitamina B6 4 mg

L-Alanina 0,24 g

L-Arginina 0,16 g

L-Ornitina 0,08 g

L-Citrulina 0,12 g

L-Glicina 0,2 g

L-Serina 0,08 g

L-Tirosina 0,24 g

L-Leucina 0,2 g

L-Isoleucina 0,08 g

L-Valina 0,12 g

L-Carnitina 0,2 g

Inosina 0,2 g

Aspartame 0,26 g

Aroma de Laranja 0,25 g

Corante amarelo Crepúsculo 1 mg

Cada dose ( 1 dose = 40g do pó ) equivale a 150 calorias.

Indicação : Otimização da performance metabólica.

Ação : Formulação moderna, que uma vez introduzida no organismo, interage de maneira total com os nossos processos metabólicos, e exatamente na hora de maior exigência física; portanto naquela situação mais atípica de toda a rotina diária, onde as necessidades orgânicas são as mais prementes e urgentes, e que no entanto em função da inconveniência da sobrecarga digestiva, como também, a possibilidade de acabar por favorecer a desidratação celular, a tendência é de se evitar o consumo de suplementos alimentares durante as atividades físicas. Nessa formulação os aminoácidos componentes foram selecionados visando principalmente os seguintes efeitos :

- Maior oferta energética : L-Alanina, L-Glicina, L-Aspartato, Inosina, L-Carnitina, L- Serina,

- Efeito anti-catabólico : L-Leucina, L-Isoleucina, L-Valina, L-Glutamina,

- Melhor resistência à fadiga : L-Tirosina, L-Aspartato, L-Carnitina,

- Liberação de Hormônio do Crescimento : L-Arginina, L-Ornitina, L-Tirosina,

- Remoção do excesso de amônia : L-Glutamina, L-Arginina , L-Ornitina, L-Citrulina,

- Carboidratos : Maltodextrina, Glicose e Frutose.

- Vitaminas e minerais importantes durante a atividade física.

Po : Cada envelope dose única contém 40 g do pó. Esta quantidade deve ser dissolvida em água potável, de preferência gelada, em volume não inferior a 500 ml. Volumes menores são contra-indicados, porque concentrações muito altas do produto, elevam a osmolaridade da solução, podendo induzir a uma desidratação das células, na ingestão do produto em concentração maior. Volumes superiores a 500 ml não causam problema nenhum. O consumo do produto não deve impedir também o consumo abundante de água durante o treino.

Tomar a dose recomendada ao longo da atividade física.

Caso a farmácia não queira utilizar envelopes ( cada envelope dose única contém 40g do pó ) , pode-se embalar em potes de 700 g e a posologia é de 3 colheres de sopa para cada 500 ml de água potável.

Fórmula no 18

Vitamina A 240 UI

Vitamina D3 8 UI

Vitamina E 30 UI

Vitamina C 160 mg

Vitamina B1 4 mg

Vitamina B2 3 mg

Nicotinamida 5 mg

Vitamina B6 3 mg

Vitamina B12 10 mcg

Biotina 100 mcg

Rutina 5 mg

Inositol 40 mg

Ácido Fólico 0,2 mg

Pantotenato de cálcio 20 mg

PABA 4 mg

Manganês 1,6 mg

Cálcio ( gluconato ) 30 mg

Cobre (chelazone ) 0,1 mg

Ferro (chelazone) 1,2 mg

Iodeto de potássio 0,4 mg

Magnésio (Aspartato ) 30 mg

Fósforo ( Fosfato ) 24 mg

Potássio ( Aspartato ) 20 mg

Selênio ( Complex ) 2 mcg

Zinco ( Gluconato ) 1,7 mg

Cromo (DG) 16 mcg

Sais biliares 5 mg

Boro ( Complex ) 0,5 mg

Colina ( Bitartarato ) 40 mg

Metionina DL 20 mg

Indicação : Formulação balanceada, abrangendo uma grande gama de nutrientes, para suprir as necessidades nutricionais exacerbadas do Culturista.

Ação : Essa formulação cobre as necessidades nutricionais do atleta na :

- Suplementação vitamínica plena, na forma cristalina,

- Suplementação com oligoelementos relevantes para catálise da biotransformação dos aminoácidos, visando a hipertrofia muscular. Inclui o boro e o cromo, dois dos oligoelementos mais específicos para a otimização do metabolismo bioenergético,

- Suplementação mineral plena,

- Lipotrópicos e auxiliares hepáticos, para aguçar a performance metabólica do fígado, fomentando a desintoxicação sistêmica e a reserva energética para o trabalho muscular e combatendo as deposições adiposas.

Para otimizar a performance, podemos associar algumas formulações :

- Fórmula no 17 ( suplemento polivitamíno-mineral e de oligoelementos ),

- Fórmula no 12 ( suplemento com os 19 aminoácidos necessários à construção muscular, todos na forma livre ),

- Fórmula no 11 ( suplemento com os aminoácidos de cadeia ramificada ).

Essas três formulações dariam uma boa base de suplementação para os culturistas, desde os iniciantes até os mais competitivos.

(Parte 2 de 9)

Comentários