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Guias e Dicas
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Ponto dos Concursos Portugues Solon, Provas de Física

Ponto dos Concursos Portugues

Tipologia: Provas

2010

Compartilhado em 06/07/2010

solon-oliveira-8
solon-oliveira-8 🇧🇷

4.7

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Baixe Ponto dos Concursos Portugues Solon e outras Provas em PDF para Física, somente na Docsity! CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 1 AULA 0: CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL Todos os assuntos do curso, inclusive este, serão cobrados conjuntamente na última lição. Lá o candidato terá uma bateria muito grande e boa de testes, em que os pontos se misturam, num excelente e imprescindível adestramento. É o fecho das nossas aulas, que também têm muitos exercícios. Procure, então, aprender o máximo possível em cada lição, preparando-se para o treinamento maior. CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância entre o verbo e seu sujeito. 1) Regra geral O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex.: O carro parou. Os carros pararam. Eu estudei. Nós estudamos. CASOS PARTICULARES 1) Sujeito composto leva o verbo ao plural. Ex.: Pedro e Joana estudam para concursos. Observações a) Se o sujeito composto estiver após o verbo, pode haver a concordância atrativa, ou seja, com o núcleo mais próximo. Ex.: Estudam para concursos Pedro e Joana. (concordância gramatical ou lógica) Estuda para concursos Pedro e Joana. (concordância atrativa) b) Sujeito formado por sinônimos leva o verbo ao singular. Ex.: A ira e a raiva fará dele um infeliz. 2) Verbo haver, significando existir, não admite plural. Trata-se de um verbo impessoal, ou seja, não tem sujeito. Ex.: Havia muitos riscos. (Existiam muitos riscos) Houve inúmeras dificuldades. (Existiram inúmeras dificuldades) Como se vê pelos exemplos, o verbo existir vai normalmente ao plural, para concordar com seu sujeito. No caso do verbo haver, não há sujeito, e o termo que se liga a ele é seu objeto direto. Veja abaixo. Haverá muitas dificuldades. obj. direto Existirão muitas dificuldades. sujeito CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 2 Obs.: Se o verbo haver for o principal de uma locução verbal, seu auxiliar também ficará no singular. Ex.: Deve haver reclamações. (Devem existir reclamações) Estude muito essa regra de concordância. Ela é excessivamente cobrada por todas as bancas, principalmente pela Esaf. Você precisa e pode garantir o ponto da questão. 3) Verbos haver e fazer, indicando tempo, não admitem plural. São verbos impessoais. Ex.: Faz dois meses que não jogo futebol. Deve fazer dois meses que não jogo futebol. Há muitos dias que não saio. Deve haver muitos dias que não saio. 4) Concordância em frases com a palavra SE. a) Partícula apassivadora (ou pronome apassivador). A palavra significa alguém, e o verbo é sempre transitivo direto. Ex.: Espera-se um bom resultado. Observe, meu amigo, o seguinte. É algo que vai ajudá-lo bastante. • Alguém espera um bom resultado, mas não se sabe quem. • Pode-se trocar: um bom resultado é esperado. Dessa forma, o se é uma partícula apassivadora, e o sujeito é um bom resultado. Agora, veja abaixo como a frase fica no plural. Esperam-se bons resultados. Por quê? Porque o sujeito é bons resultados, no plural, e o verbo deve concordar com o sujeito. b) Símbolo ( ou índice) de indeterminação do sujeito. A palavra significa alguém, e o verbo não é transitivo direto. Ex.: Precisa-se de computadores. (verbo transitivo indireto) Estuda-se muito. (verbo intransitivo) Ficou-se feliz. (verbo de ligação) Cuidado para não confundir com a letra a. O sujeito, nas três frases, está indeterminado. Nenhuma palavra poderia atuar como sujeito. A que mais pode confundir é a primeira. Acontece que de computadores é um termo introduzido por preposição, e sujeito nunca pode ser preposicionado. Trata-se, realmente, de um objeto indireto. Obs.: Às vezes um verbo transitivo direto apresenta um objeto direto preposicionado. O se, no caso, é símbolo de indeterminação do sujeito, e o verbo fica na terceira pessoa do singular. Ex.: Comeu-se dos bolos. (dos bolos não pode ser sujeito, pois tem preposição) CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 5 d) Os pronomes interrogativos que e quem levam o verbo a concordar com o predicativo. Ex.: Quem são vocês? Que eram, afinal, os problemas? e) O verbo ser sempre concorda com a pessoa ou o pronome pessoal, não importando a ordem da frase. Ex.: Carlos era as alegrias da família. As alegrias da família era Carlos. Nós éramos as alegrias da família. As alegrias da família éramos nós. 13) Verbo parecer. Ex.: Parecem brincar as crianças. Parece brincarem as crianças. No primeiro caso, temos uma locução verbal, cujo verbo auxiliar é parecem, concordando com o sujeito as crianças. No segundo, há duas orações, sendo a oração do infinitivo sujeito da primeira. Pode-se escrever, também: "Parece que brincam as crianças", sendo a segunda o sujeito da primeira. Observações a) Fica errado colocar os dois no plural. Ex.: Parecem brincarem as crianças. b) Tome cuidado com as inversões, pois a frase continua correta. Ex.: As crianças parece brincarem. As crianças parece que brincam. EXERCÍCIOS 1) Assinale a frase com erro de concordância verbal. a) Houve diversas alterações. b) Ainda existem dificuldades. c) Não haveriam, temos certeza, tantas decepções. d) Ainda haverá problemas. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 6 2) Indique a opção que apresenta uma concordância verbal indevida. a) Poderá haver demissões. b) Não costuma haver reprovações. c) Deve existir ali pessoas sensatas. d) Existe um erro e um acerto. 3) Assinale o erro de concordância verbal. a) Há de haver falhas. b) Hão de existir melhores condições de trabalho. c) Já faz dois dias que não durmo. d) Espero que hajam novas oportunidades. 4) Assinale o erro de concordância verbal. a) Perdeu-se todo o lote. b) Faz-se chaves. c) Acharam-se os documentos. d) Necessita-se de ajudantes. 5) Assinale o erro de concordância verbal. a) Compram-se jornais velhos. b) Já não se lê revistas como antigamente. c) Já não se lê como antigamente. d) Escreviam-se belas cartas. 6) Assinale a frase perfeita quanto à concordância verbal. a) Que se coloque os cartazes agora mesmo b) Pede-se explicações. c) Levantar-se-á as paredes. d) Aqui se obedece às leis. 7) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância verbal. a) Sou eu que pergunto. b) Sou eu quem pergunta. c) Fazem cinco anos os garotinhos. d) Inúmeros problemas estão havendo aqui. 8) Está errada a concordância verbal em: a) O sino da matriz bateu cinco horas. b) Trabalharei eu, tu e ele. c) Voltastes tu e eu. d) No relógio da praça, já bateram dez horas. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 7 9) Assinale o erro de concordância verbal. a) Trabalhava a menina e eu. b) Têm-se contado boas histórias. c) Eram eles quem discursaria. d) Os Lusíadas, grande obra de Camões, pertence à literatura universal. 10) Assinale a frase que não está de acordo com a língua padrão. a) Quais de vós sereis promovidos? b) Qual dentre nós será aproveitado? c) Cada um deles disse isso. d) Algum deles, apesar das dificuldades encontradas e de todos os problemas não resolvidos, vieram cedo. 11) Assinale a frase cujo verbo poderia estar também no plural. a) Jamais haverá discussões. b) O povo aplaudia. c) Luta-se por dias melhores. d) Um e outro artista gostaria de assinar tal trabalho. 12) Só está correta a concordância da frase: a) Aquilo seriam novidades. b) As esperanças são sempre ele. c) Já são uma hora e cinqüenta minutos. d) Duzentos reais são muito pouco. 13) Marque o erro de concordância verbal. a) Encontraram-se as respostas. b) A maior parte dos vizinhos colaboraram. c) Faltam poucos dias para a prova. d) A presença de tantos policiais armados provam que existe perigo. 14) Assinale a frase que não admite a variação colocada nos parênteses. a) Os Corumbas, de Amando Fontes, contam a dor dos retirantes. (O livro Os Corumbas, de Amando Fontes, conta a dor dos retirantes.) b) Existem um fato e uma idéia. (Existe um fato e uma idéia.) c) Soaram oito horas. (Soou oito horas no relógio da praça.) d) Espera-se a maioria dos convidados. (Esperam-se a maioria dos convidados.) CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 10 inversão da frase (objeto direto antes do verbo) confunde um pouco, porém o que se deve notar é o sentido de haver (existir), caso em que a locução verbal não pode estar no plural. 8) Na letra a, o verbo bater concorda com o sujeito (O sino da matriz), o mesmo ocorrendo na letra d, cujo sujeito é dez horas. Na letra c, houve uma concordância atrativa com a palavra eu, núcleo do sujeito mais próximo do verbo. O erro está na letra c, pois voltastes é plural (vós). A concordância gramatical seria voltamos, e a atrativa, voltaste (tu). 9) Na letra a, ocorreu uma concordância atrativa (poderia ser "trabalhamos"). Na b, o se é partícula apassivadora, e o verbo concorda normalmente com o sujeito (boas histórias). Na c, a palavra quem está levando o verbo à terceira pessoa, mas poderia ser discursariam. A resposta é a letra d, porque o verbo deve concordar com o artigo que integra o nome do livro; o certo é pertencem. 10) A questão se baseia na regra do emprego de dois pronomes. Na letra a, que está correta, também se poderia dizer serão, concordando com quais. Nas outras três opções, o primeiro pronome está no singular (qual, cada um e algum), o que deixa o verbo obrigatoriamente no singular. Por isso o gabarito é d. O afastamento do sujeito e do verbo pode ser um problema em prova. O que interessa é que o primeiro pronome é singular (algum). Portanto, o correto é veio. 11) As quatro frases, evidentemente, estão corretas, mas uma delas admite a variação de plural. Na primeira, temos o verbo haver impessoal, que não admite o plural. Na segunda, o sujeito, embora um coletivo, é singular. Na terceira, a palavra se é empregada com um verbo que pede preposição: é um símbolo de indeterminação do sujeito. Na letra d, que é a resposta, a expressão um e outro admite tanto o singular quanto o plural; assim, pode-se dizer também gostariam de assinar. 12) Emprego do verbo ser. A única frase correta é a da letra a, pois sendo o sujeito aquilo a concordância pode ocorrer com ele ou com o predicativo: seria ou seriam. Na b, a concordância tem de ser com o pronome pessoal. Na c, o verbo indica tempo, devendo concordar com o numeral uma. Na d, há uma idéia de quantidade, e o verbo ser não se flexiona; o certo é é muito pouco. 13) A resposta é a letra d, uma vez que o núcleo do sujeito é presença, singular. Corrija- se para mostra. O perigo é o tamanho da frase, com o afastamento que existe entre sujeito e verbo. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 11 14) A letra c é a resposta, porque na frase variante aparece no relógio da praça, adjunto adverbial de lugar. O verbo concorda com o sujeito, não com o adjunto. Se fosse O relógio da praça, teríamos soou. Na letra d, temos como sujeito a expressão a maioria dos candidatos, que pode levar o verbo ao singular (concordando com maioria), ou ao plural (concordando com candidatos). Observe que o se é partícula apassivadora. Pode- se dizer: "A maioria dos candidatos é esperada" ou "A maioria dos candidatos são esperados". 15) Na letra a, podem ser empregadas as duas, o mesmo se dando com a letra b. Na letra c, gabarito da questão, o verbo haver significa existir; seu auxiliar (há) deve ser usado apenas no singular. Na letra d, só podemos empregar a segunda palavra. 16) É uma questão bem difícil. O gabarito é a letra d, pois o sujeito do verbo ser é a oração do infinitivo. Se perguntarmos: "O que foi possível?", responderemos: "Encontrar inscrições latinas". Mas vamos escrever a frase numa outra ordem, mais lógica. Veja abaixo. Foi-nos possível encontrar inscrições latinas. Escrita dessa forma, a frase não apresenta risco algum.Então, mudando a ordem dos termos, podemos dizer: "Inscrições latinas que nos foi possível encontrar". É inadmissível foram possíveis, concordando com inscrições. 17) Uma questão tradicional da banca da Esaf. A letra d contém um erro de concordância verbal. O programa é o sujeito do verbo contou, por isso mesmo no singular, mas também é do verbo eram avaliados. O que está escrito é "O programa...eram avaliados". Claro que o correto é "O programa era avaliado". CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 12 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) Regra geral O substantivo concorda com as palavras que a ele se referem no texto. Ex.: O aluno. Os alunos. A aluna. As alunas. Meu livro. Meus livros. Minha pasta. Minhas pastas. Garoto alto. Garotos altos. Garota alta. Garotas altas. Primeiro filho. Primeiros filhos. Primeira filha. Primeiras filhas. CASOS PARTICULARES 1) Um adjetivo para mais de um substantivo. Ex.: Homem e menino altos. Homem e menino alto. Mulher e menina altas. Mulher e menina alta. Homem e mulher altos. Homem e mulher alta. Observações a) Quando o adjetivo concorda com todos os substantivos, há uma concordância gramatical ou lógica; quando concorda só com o mais próximo, concordância atrativa. b) Quando os substantivos são de gêneros diferentes, prevalece o masculino. Por isso, no último exemplo, diz-se altos. Da mesma forma, também se admite a concordância atrativa. c) Vindo antes do adjetivo, é mais freqüente a concordância atrativa, a menos que se trate de nome próprio ou de parentesco. Ex.: Má hora e lugar. Mau lugar e hora. Os inteligentes Pedro e Osvaldo. As alegres avó e neta. d) Se houver artigo entre o adjetivo e o substantivo, ambas as concordâncias podem ser feitas. Ex.: Chegaram animados a moça e o rapaz. Chegou animada a moça e o rapaz. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 15 13) Palavra meio: variável ou invariável. Ex.: Ele trouxe meia melancia. (numeral, acompanha substantivo) Ela estava meio chateada. (advérbio, liga-se ao adjetivo). Cuidado! Para alguns gramáticos importantes, o advérbio meio pode flexionar-se. É uma situação polêmica. Não se precipite. Se a banca do concurso colocar a frase "Ela estava meia chateada", verifique as outras opções; ela pode ter considerado correta a frase. Ou seja: faça por eliminação. 14) Palavra todo: variável ou invariável. Ex.: Ela chegou todo machucada. Ela chegou toda machucada. Observações a) A palavra todo, nas duas frases, é advérbio de intensidade, pois modifica adjetivo, equivalendo a totalmente. Na segunda, há uma flexão por influência do adjetivo machucada. É, pois, um advérbio que pode flexionar-se. b) Em todo-poderoso, todo é invariável. Ex.: O todo-poderoso. Os todo-poderosos A todo-poderosa. As todo-poderosas. 15) Plural das cores Ex.: blusas brancas. (brancas é adjetivo) blusas laranja. (laranja é substantivo: invariável ao indicar cor) blusas verde-amarelas. (dois adjetivos: só o segundo se flexiona) blusas verde-abacate. (adjetivo mais substantivo: composto invariável) blusas cinza-claro. (substantivo mais adjetivo: composto invariável) Observações a) Na palavra composta, o primeiro nome que indica cor não vai ao plural. b) Azul-marinho e azul-celeste são, no português atual, invariáveis. Ex.: Blusas azul-marinho. Blusas azul-celeste. c) Se o composto for usado como substantivo, os dois elementos se flexionarão. Ex.: O azul-claro. Os azuis-claros. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 16 EXERCÍCIOS 1) Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal. a) livro e revista velhos b) aliança e anel bonito c) rio e floresta antiga d) homem, mulher e criança distraídas 2) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância nominal. a) Falou bastantes verdades. b) Já estou quites com o colégio. c) Nós continuávamos alerta. d) Haverá menos dificuldades na prova. 3) Há erro de concordância nominal na frase: a) Nenhuns motivos me fariam ir. b) Estavam bastante fracos. c) − Muito obrigada, disse a mulher. d) Foi um crime de lesa-cristianismo. 4) Está correta quanto à concordância nominal a frase: a) Levou camisa, calça e bermuda velhos. b) As crianças mesmo consertariam tudo. c) Trabalhava esperançoso o rapaz e a moça. d) Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair. 5) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em: a) Anexas seguirão as fotocópias. b) Em anexo estou mandando dois documentos. c) Estão anexos a certidão e o requerimento. d) Anexo seguiu uma foto. 6) Há erro de concordância nominal na seguinte frase: a) Vós próprios podereis conferir. b) Desenvolvia atividades o mais interessantes possíveis. c) Anexo ao requerimento a documentação solicitada. d) Ele já estava quite e tinha bastantes possibilidades de vitória. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 17 7) Assinale o erro de concordância nominal. a) Maçã é ótimo para isso. b) É necessário atenção. c) Não será permitida interferência de ninguém. d) Música é sempre bom. 8) Assinale a frase imperfeita quanto à concordância nominal. a) O artista andava por longes terras. b) Realizava uma tarefa monstro. c) Os garotos eram tal qual o avô. d) Aquela é a todo-poderosa. 9) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parênteses pode ser usada na lacuna? a) Estudei música e literatura............................ ( francesa / francesas ) b) Histórias quanto.............................. tristes. ( possível / possíveis ) c) Nem um nem outro......................... fugiu. ( animal / animais ) d) Só respondia com .......................palavras. ( meio / meias ) 10) Marque o erro de concordância. a) Os alunos ficaram sós na sala. b) Já era meio-dia e meio. c) Os alunos ficaram só na sala. d) Márcia está meio vermelha. 11) Assinale a opção em que o nome da cor apresenta erro de concordância. a) Tem duas blusas verde-musgos. b) Usava sapatos creme. c) Comprou faixas verde-azuladas. d) Trouxe gravatas azul-celeste. 12) Aponte o erro de concordância. a) Vi homem e mulher animados. b) Era uma pseuda-esfera. c) Encontramos rio e lagoa suja. d) Regina ficou a sós. 13) Marque a frase com palavra mal flexionada. a) Comprou camisas vermelho-sangue. b) Assuntos nenhum lhe agravavam. c) Não há quaisquer perspectivas. d) Elas não se abrem por si sós. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 20 7) As quatro frases apresentam substantivo sem artigo: maçã, atenção, interferência e música. Nesse caso, o adjetivo deve ficar no masculino singular. Na letra c, isso não ocorreu, tendo o adjetivo se flexionado indevidamente; corrija-se para "Não será permitido interferência de ninguém" ou "Não será permitida a interferência de ninguém". 8) Na letra a, temos o adjetivo longe, no plural para concordar com terras; geralmente, longe é advérbio, não se flexionando, mas na frase ele acompanha um substantivo, portanto deve concordar com ele. A palavra monstro é um substantivo empregado no lugar de um adjetivo (monstruosa); sempre que isso ocorre, a palavra não varia, qualquer palavra, não apenas monstro. A resposta é a letra c, pois tal qual é variável; o correto é tais qual. E o todo da palavra todo-poderoso é invariável. 9) Observe bem o enunciado. Na letra a, a segunda palavra pode ser empregada, mas também a primeira. Quanto leva a palavra possível ao singular. Nem um nem outro exige substantivo no singular. O erro está na letra d, porquanto a palavra meio deve concordar com o substantivo palavras. 10) A palavra sós da letra a quer dizer sozinhos, e a da letra c, somente. Na expressão meio-dia e meio, meio é numeral e se refere a hora, oculta; assim, devemos corrigir para meio-dia e meia. Na letra d, o advérbio meio foi usado como invariável, o que é mais aconselhável atualmente. Não se esqueça do que foi dito sobre a possível e polêmica flexão do advérbio meio. 11) O erro está na letra a porque a palavra que indica cor, quando representada por substantivo, é invariável; musgo é um substantivo, devendo-se dizer blusas verde- musgo. Creme é substantivo, portanto invariável. Em verde-azuladas, temos um adjetivo composto, flexionando-se a segunda palavra. Azul-celeste é um composto invariável, da mesma forma que azul-marinho. 12) O que poderia enganar nesta questão é a palavra pseuda-esfera, isso porque pseudo não é uma palavra, e sim um prefixo, e prefixo é elemento invariável: não existe pseuda; por isso, o gabarito é a letra b. 13) A palavra vermelho-sangue é invariável, pois apresenta como um de seus componentes o substantivo sangue. Nenhum é palavra variável, estando errada então a opção b; corrija-se para Assuntos nenhuns. Qualquer é pronome adjetivo indefinido e concorda com o seu substantivo, mas sua flexão se faz no meio. A palavra sós refere-se a elas. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 21 14) Nas letras a e b, houve concordância atrativa, respectivamente com terra e filho. Na letra c, o adjetivo concorda com os dois substantivos, portanto masculino plural. A opção d é a resposta, pois não se justifica o feminino plural se a palavra filho está presente. Na letra e, o adjetivo está no masculino plural, já que se refere a um masculino e um feminino. 15) Questão difícil. Na letra a, clara concorda com posição. Na b, claros concorda com pontos de vista. Na c, clara concorda por atração com posição. Na d, claras concorda com posição e argumentação, duas palavras femininas. O gabarito é a letra e, porque o adjetivo claros está se referindo a toda uma oração: serem estes meus argumentos sobre o assunto; quando isso ocorre, o adjetivo não pode flexionar-se; o certo é "Quero tornar claro para o leitor serem estes meus argumentos sobre o assunto". 16) Na letra a, o adjetivo anexo deve concordar com formulários: anexos. Na b, o adjetivo caro deve concordar com camisa: ela está muito cara. Na c, a palavra bastante é um advérbio de intensidade, pois se liga ao adjetivo; não pode ir ao plural. O gabarito é a letra d, porque sós é adjetivo, equivalendo a sozinhas. Na letra e, o adjetivo pronto tem de concordar com o substantivo preparativos. Corrija-se: "Estando prontos os preparativos..." CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 1 Instruções ao aluno Bem-vindo ao nosso curso de Português. É um prazer tê-lo conosco neste trabalho. Observe, por favor, o que segue. 1. As doze primeiras lições trazem exercícios gerais de fixação da matéria, com gabarito comentado. 2. Estude bem cada lição. Resolva os exercícios e, mesmo tendo acertado, leia com atenção os comentários. Isso é estudar verdadeiramente. 3. Ao chegar à 13ª lição, você terá a base necessária para resolver as questões propostas, de altíssimo nível, dos principais concursos do país. 4. Da 3ª lição em diante, haverá um certo encadeamento. Por exemplo: as classes gramaticais remetem à concordância; a análise sintática, à pontuação e à colocação pronominal. 5. Estude com afinco e paciência, sobretudo com alegria. O progresso virá os poucos, mas com segurança. Felicidades! Renato Aquino. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 4 II) Casos especiais: regras de acentuação que não dependem do tipo da palavra. 1) Ditongos abertos éi, éu, ói Ex.: assembléia, chapéu, herói. Obs.: Em papeizinhos, como já vimos, não há acento, apesar de o ditongo ter som aberto. Acontece que a sílaba tônica é zi, e não pei. 2) Hiatos ôo e êe. Ex.: vôo, enjôo, perdôo; crêem, lêem, vêem (v. ver), dêem, relêem, descrêem. 3) Letras i e u, formando hiatos. Ex.: saúde, ruído, caíste, balaústre. sairmos, juiz, caiu, paul Observações a) Como se vê pelos exemplos, a letra (i ou u) deve ser acentuada quando for a segunda vogal do hiato, tônica, sozinha na sílaba ou formando sílaba com s. As palavras da segunda linha não são acentuadas porque i e u formam sílabas com outra letra, que não s. b) Se na sílaba seguinte houver nh, não haverá acento; da mesma forma, se a vogal for repetida. Ex.: rainha, moinho; xiita, urucuuba c) Se a palavra pertencer a outra regra de acentuação, terá de ser acentuada, em qualquer circunstância. Ex.: Aírton → paroxítona terminada em n seriíssimo → proparoxítona 4) Verbos ter e vir (e derivados), na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: acento circunflexo. Ex.: eles têm, eles vêm, eles contêm, eles advêm Obs.: O singular segue a regra geral. Ex.: ele tem (monossílabo tônico): sem acento ele mantém (oxítona terminada em em): com acento agudo 5) Trema: nos grupos gue, gui, que, qui, quando o u é pronunciado e átono. Ex.: enxagüei, pingüim, seqüência, tranqüilo CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 5 Observações a) Não há trema antes de a e o, pois o u é sempre pronunciado. Ex.: oblíquo, língua b) Se o u for tônico e pronunciado, levará acento agudo. Isso ocorre com os verbos apaziguar, averiguar, obliquar, argüir. Os três primeiros, no presente do subjuntivo; o último, no presente do indicativo. Ex.: apazigúe, averigúem, obliqúes, argúi, argúis. 6) Acento diferencial de intensidade Alguns substantivos e verbos são acentuados para diferençarem-se das preposições ou contrações de preposições. Os mais importantes são pôr (v.), pára (v.), pêlo (s.), pêra (s.), pélo, pélas, péla (v.), pôlo (s.), pólo (s.), côa (v. e s.). Observações a) O substantivo pêra perde o acento no plural. Ex.: pêra − peras b) A palavra pôde (pret. perf. de poder) também leva acento diferencial, porém de timbre (som aberto / som fechado), por causa do presente pode, sem acento. Ex.: Ele não pôde sair. Ele não pode sair. PALAVRAS DE PRONÚNCIA DUVIDOSA 1) São oxítonas: condor obus mister recém novel refém Nobel ureter 2) São paroxítonas: alcácer decano índex algaravia dúplex látex avaro filantropo maquinaria aziago fluido (flui-do) misantropo CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 6 barbaria fortuito (tui) necropsia batavo gratuito (tui) opimo caracteres gúmex pudico celtibero ibero quiromancia 3) São proparoxítonas: ádvena azáfama ínterim ágape bátega lêvedo álacre bávaro monólito alcíone bímano ômega álibi biótipo ômicron amálgama cáfila périplo antífrase cotilédone pródromo areópago crisântemo protótipo aríete éolo quadrúmano arquétipo ímprobo zênite Observações a) Palavras com ditongo crescente, que gramáticos antigos incluem entre as proparoxítonas: barbárie, boêmia, estratégia, homonímia, sinonímia, paronímia. É mais apropriado considerá-las paroxítonas terminadas em ditongo. b) Têm dupla prosódia: acrobata ou acróbata alopata ou alópata anidrido ou anídrido hieróglifo ou hieroglifo nefelibata ou nefelíbata Oceania ou Oceânia ortoépia ou ortoepia projétil ou projetil réptil ou reptil sóror ou soror xerox ou xérox zangão ou zângão CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 9 eqüidistante, eqüidistância, antiqüíssimo, delinqüir, exeqüível, inexeqüível, ubiqüidade, obliqüidade, qüingentésimo, iniqüidade, eqüitativo, qüiproquó. b) Facultativo: antigüidade, eqüivalente, eqüidade, retorqüir, séqüito, líqüido, liqüidar, liqüidação, liqüidificar, liqüidificador, sangüíneo, sangüinário, sangüinolento. c) Sem trema: questão, querela, guelra, adquirir, perquirir, distinguir, extinguir, conseguinte. EXERCÍCIOS 1) Assinale a palavra com erro de acentuação gráfica. a) vatapá b) jiló c) ipê d) garí 2) Indique o erro de acentuação. a) neném b) através c) pajé d) apos 3) Assinale a forma verbal com erro de acentuação gráfica. a) vencê-la b) pedí-lo-íamos c) repô-lo-emos d) mandá-lo-ás 4) Há erro de acentuação somente em: a) fértil b) rede c) júri d) ítem 5) Em que alternativa se cometeu erro de acentuação? a) médium b) lápis CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 10 c) latex d) nêutron 6) Só está correta quanto à acentuação a palavra: a) Patricia b) pêssego c) gráu d) le 7) Só está devidamente acentuada a palavra: a) estrêla b) fossil c) mês d) mêses 8) Não há erro de acentuação somente em: a) bíceps, patio b) virus, éden c) benígno, décimo d) vê-lo, historia 9) Marque a alternativa que apresenta erro de acentuação gráfica. a) biscoito, dispnéia b) fariseu, fogaréu c) proteína, construírmos d) baú, recaíste 10) Há erro de acentuação gráfica em: a) relêem, abençôo b) Lisbôa, vôos c) eles obtêm, eles convêm d) ela tem, ela mantém 11) Assinale a palavra que se acentua pelo mesmo motivo de GELÉIA. a) lá b) bóia c) lírio d) pônei 12) Assinale a palavra cuja acentuação no plural se baseia em regra diferente da do singular. a) éter b) jóia CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 11 c) enjôo d) inocência 13) Indique a opção em que todas as palavras estão corretas quanto ao uso do trema. a) ambigüidade, qüingentésimo, distingüir, aguerrido b) freqüente, adqüirir, eqüestre, líqüido c) qüinqüênio, qüiproquó, sagüi, argüição d) equilíbrio, por consegüinte, eqüino, extinguir 14) Marque a opção em que se cometeu erro de acentuação gráfica. a) tênis− abençoa − rede b) pára − para − Pará c) moinho − próximo − gratuíto d) eles convêm − ritmo− substituí-lo-emos 15) Assinale a alternativa em que a sílaba tônica está devidamente sublinhada (os acentos foram retirados para efeito de teste.). a) ruim − zenite − prototipo b) filantropo − quadrumano − ureter c) bavaro − necropsia − alcione d) ibero − condor − projetil 16) Assinale a alternativa em que todas as palavras têm dupla prosódia. a) álibi − hieroglifo − anidrido b) Oceania − acrobata − ínterim c) sóror − projétil − nefelibata d) réptil − sutil − ruim e) índex − xérox − zangão 17) Marque o erro de acentuação gráfica. a) Atrás da porta, havia um boné e um rádio. b) Raspou o pêlo do animal e fê-lo tomar banho. c) Aquele ítem ainda não fora estudado. d) Estudou a língua tupi com seus avós. e) Eles não crêem que eu perca o vôo das sete horas. 18) (TJ-RJ) Que par de palavras abaixo não tem sua acentuação gráfica justificada com base na mesma regra? a) súditos – fábrica b) denúncia – consciência c) está – já CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 14 Observações a) Se já houver s no radical, essa letra se conserva. Ex.: pesquisar – de pesquisa analisar – de análise b) Catequese dá origem a catequizar, com a redução do radical. Se a palavra fosse catequesar, seria, evidentemente, com s. 8) Escrevem-se com s os sufixos OSE e OSO. Ex.: psicose, hematose, formoso, carinhoso 9) Os derivados do verbo TER formam palavras com ç. Ex.: deter – detenção reter – retenção 10) Grafam-se com ss as palavras derivadas de verbos terminados em tir, quando essa terminação desaparece. Ex.: emitir – emissão omitir – omissão 11) Palavras derivadas de verbos, quando mantêm a vogal temática deles, grafam-se com ç. Ex.: salvar – salvação partir – partição 12) Palavra que se deriva de outra com t no radical grafa-se com ç. Ex.: cantar – canção optar – opção 13) Quando o radical do verbo termina por nd, rg ou rt, suas derivadas se grafam com s. Ex.: compreender – compreensão aspergir – aspersão converter – conversão 14) Quando o radical do verbo termina em ced, gred, prim ou met, suas derivadas se grafam com ss. Ex.: conceder – concessão regredir – regressão comprimir – compressão CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 15 remeter – remessa Observações a) Cuidado especial com as palavras derivadas que seguem. tórax – torácico (e não toráxico) fêmur – femoral (e não femural) estender – extensão (e não estensão) discreto – discrição (e não discreção) b) Em português há muitas formas variantes legítimas, às vezes quase desconhecidas. Veja algumas importantes. aluguel ou aluguer assobiar ou assoviar bêbado ou bêbedo cãibra ou câimbra champanha ou champanhe chimpanzé ou chipanzé quociente ou cociente coisa ou cousa flauta ou frauta flecha ou frecha floco ou froco germe ou gérmen louro ou loiro marimbondo ou maribondo neblina ou nebrina percentagem ou porcentagem quatorze ou catorze quota ou cota quotidiano ou cotidiano rastro ou rasto registrar ou registar taberna ou taverna c) Veja a grafia correta de determinadas palavras. Não se trata de formas variantes. abóbora e não abobra bicarbonato e não bicabornato berinjela e não brinjela CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 16 braguilha e não barriguilha caramanchão e não carramanchão disenteria e não desinteria empecilho e não impecilho estrambótico e não estrambólico lagartixa e não largatixa mendigo e não mendingo meteorologia e não metereologia mortadela e não mortandela muçulmano e não mulçumano privilégio e não previlégio EXERCÍCIOS 22) Assinale o erro de ortografia. a) cristalizar b) pesquizar c) utilizar d) concretizar 23) Marque o erro de ortografia. a) limpeza b) grandeza c) princeza d) riqueza 24) Marque o erro de ortografia. a) discussão b) concessão c) emissão d) excessão 25) Assinale o erro de ortografia. a) suspensão b) escansão c) detensão d) pretensão 26) Marque o erro de ortografia. a) expontâneo b) exterior CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 19 c) chingar d) inchação 41) Há erro e ortografia em: a) assessoria b) bazar c) chuchu d) mensão 42) (TALCRIM) ...e cônscio de que a Câmara e o Senado... A palavra cônscio se grafa com SC; a alternativa que tem a palavra com sua grafia incorreta porque não deveria ser grafada com essas duas consoantes é: a) suscinta b) piscina c) fascismo d) incandescente e) florescer 43) (MAG.EST.MUN.-RJ) A palavra que não se escreve com h inicial é: a) ___ervanário b) ___eureca c) ___esitar d) ___ angar e) ___ indu 44) (A.FAZ.-AM) A alternativa em que as palavras são escritas com consoantes diferentes, apesar de pertencerem à mesma família, é: a) estender / e__tensão b) vaso / va__ilhame c) margem / mar__ear d) brejo / bre eiro e) vez / reve ar 45) (ESC. NAV.) Assinale o vocábulo transcrito corretamente. a) desinteria b) erbívoro c) boeiro d) artimanha e) irriquieto CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 20 46) (A.CART.−CORREGEDORIA) ...e na forma de currículo interdisciplinar,...; como se pode ver a palavra interdisciplinar apresenta o grupo consonantal SC em sua forma gráfica. O item que apresenta erro na grafia de uma das palavras exatamente pela presença indevida desse mesmo grupo é: a) piscina − crescimento b) adolescente − descida c) suscitar − fascismo d) ascensão − indescente e) fluorescente − consciente 47) (AFRF) Identifique o segmento com total adequação ortográfica. a) Opções paliativas têm lançado milhões de nordestinos ao êxodo, enxotando-os de seus lares e expulsando-os de seu chão de nascimento. b) A CODEVASF tem atribuído a interrupção de obras à falta de recursos orçamentários, solicitados em tempo hábil, mas não atendidos com imprecindível presteza pelos poderes competentes. c) Os recursos destinados ao Nordeste não podem continuar minguando, por conta de uma burocracia inciente, de administrações ineptas e de cortes orçamentários indiscriminados. d) O Nordeste brasileiro, flajelado por secas cíclicas, ostenta hoje um colossal canteiro de obras inacabadas, abandonadas ou interrompidas. e) Estima-se que quarenta projetos de irrigação estejam paralizados ou semi-paralizados no sertão nordestino GABARITO 22 B 31 B 40 C 23 C 32 B 41 D 24 D 33 D 42 A 25 C 34 A 43 A 26 A 35 D 44 A 27 A 36 B 45 D 28 C 37 B 46 D 29 B 38 D 47 A 30 B 39 C CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 21 COMENTÁRIOS 1) Letra D As palavras vatapá, jiló e ipê são acentuadas pela regra das oxítonas: a, e, o, em, ens. Gari, sendo oxítona terminada em i, não pode ter acento. 2) Letra D As palavras neném, através e pajé acentuam-se pela regra das oxítonas. No caso de através, convém lembrar que a letra s não influi na acentuação, quando está unida a uma vogal. Por isso mesmo, após deve ser acentuada: oxítona terminada em o, seguida de s. 3) Letra B Aqui temos uma questão com verbos que apresentam pronomes átonos enclíticos ou mesoclíticos. Em vencê-la, tira-se o pronome la e aplica-se a regra para a forma verbal, vencê, que é oxítona terminada em e. Em se tratando de mesóclise, consideram-se isoladamente as duas partes do verbo, aplicando-se as regras de acentuação. Dessa forma, a letra b contém erro, pois pedi é oxítona terminada em i, não devendo, pois, ser acentuada. A terminação íamos, proparoxítona, está correta. 4) Letra D São quatro palavras paroxítonas. Fértil e júri, terminando em l e i, estão de acordo com a regra. Rede tem uma terminação da regra das oxítonas, não devendo ser acentuada. O erro está na palavra ítem, que não pode levar acento gráfico, por ser paroxítona com a terminação em, das oxítonas. 5) Letra C Na letra c, a palavra látex termina em x, sendo, por isso, acentuada. Cuidado com a pronúncia das palavras! Ela é paroxítona, não a pronuncie “latéx”. As outra palavras, igualmente, pertencem à regra das paroxítonas. 6) Letra B Pêssego é proparoxítono, não poderia ficar sem acento. Convém lembrar que nome próprio segue rega ortográfica, podendo cair em concursos, como já ocorreu inúmeras vezes; Patrícia é paroxítona terminada em ditongo, daí o acento. 7) Letra C A palavra mês é um monossílabo tônico terminado em e, seguido de s. As outras palavras são paroxítonas e não estão seguindo a regra. 8) Letra D CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 24 24) Letra D A palavra exceção deve ser escrita com ç pois se deriva de exceto, que apresenta t no radical. Da mesma forma: opção (de optar), projeção (de projetar) etc. 25) Letra C Suspensão, escansão e pretensão têm origem em verbos com nd no radical: suspender, escandir e pretender. Já detenção deve ser grafada com ç porque vem do verbo deter, derivado de ter, que exige ç nas derivadas. 26) Letra A Em português, existem as sílabas iniciais ex e es. A palavra certa é espontâneo. 27) Letra A A palavra errada é ojerisa, que se grafa com z: ojeriza. Na letra b, temos a regra do sufixo izar, que aparece em todas. Na opção c, a regra do ditongo: depois de ditongo usa-se x, ç e s. Na alternativa d, encontramos palavras derivadas, que mantêm as letras s, j e s de suas primitivas: camisa, loja e lápis. 28) Letra C Cuidado com a palavra hesitar, que não tem nenhuma relação com êxito. Misto vem de misturar, portanto não pode ser com x, como se vê por aí. A palavra paçoca é com ç. 29) Letra B Tigela escreve-se com g. Berinjela é nome de alimento, que geralmente se escreve com j; não é uma regra, mas pode ajudar em certas circunstâncias. Atrasado vem de atrás, que é com s. Enxugar tem a sílaba inicial en, que pede x. 30) Letra B Soçobrar se escreve com ç, e não com ss. 31) Letra B O verbo paralisar escreve-se com s, pois não possui o sufixo izar. Observe que a terminação não pode ser retirada, porque teríamos paral. Da mesma forma, suas derivadas: paralisação, paralisia etc. 32) Letra B A palavra reprisar vem de reprise, que é com s. 33) Letra D Jenipapo grafa-se com j, e não com g. Atente para a palavra rijeza, com o sufixo eza. Ela vem de rijo, adjetivo. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 25 34) Letra A A palavra lasanha é escrita com s, e não com z. Quanto a guizo, trata-se do substantivo. Existe guiso, com s, flexão de guisar. 35) Letra D Piche se escreve com ch. Mexilhão é com x por causa da sílaba inicial me. Hachurar é uma palavra pouco usada e está grafada com perfeição. Mecha é uma das exceções da regra do me inicial, que pede x. 36) Letra B Outra questão sobre as sílabas iniciais ex e es. O correto é explanar, única a ser grafada com x. 37) Letra B O inverso da questão anterior. O verbo estender se escreve com s. Não custa lembrar que a derivada extensão é com x. 38) Letra D O emprego de o e u costuma confundir. Procure gravar as palavras deste exercício, está bem? A palavra femoral, embora venha de fêmur, escreve-se com o. 39) Letra C Agora temos a alternância i / e, igualmente problemática. Também é interessante que você memorize as palavras da questão. O correto é digladiar (di = dois; glad = espada). O verbo significa, originalmente, “lutar com espadas”, ou seja, duas espadas, uma com cada lutador. 40) Letra C O correto é xingar, com x. Neusa e faisão se escrevem com s por causa dos ditongos eu e ai. Inchação vem de inchar, tendo conservado a vogal temática a; por isso, é com ç. 41) Letra D A palavra certa é menção, com ç. A palavra assessor (e derivadas: assessorar, assessoria etc.) não pode ser confundida com acessório, com c na segunda sílaba. 42) A Sucinta não tem o dígrafo sc. Essa palavra vem aparecendo constantemente em concursos públicos. Grave-a logo. 43) Letra A CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 26 As palavras derivadas de erva escritas com b recebem o h inicial: herbívoro, herbicida etc. Se o v se mantiver, não aparecerá o h. É o caso de ervanário. Não confunda hindu com indiano, esta sim, sem h. 44) Letra A Já falamos destas duas palavras: estender e extensão, uma com s, outra com x. 45) Letra D A palavra artimanha se grafa com i, e não com e. Corrigindo as outras, temos: disenteria, herbívoro (veja os comentários da questão 43), bueiro e irrequieto. 46) Letra D Outra questão envolvendo o dígrafo sc. A palavra correta é indecente, sem o s. 47) Letra A As questões de ortografia elaboradas pela Esaf normalmente se baseiam em frases, quase sempre longas. A alternativa a não apresenta erro, sendo o gabarito. Na letra b, o erro está na palavra imprecindível, na qual foi eliminado o s; ela apresenta o dígrafo sc: imprescindível. Na letra c, o erro se encontra na palavra inciente, da qual foi retirado o s; ela também tem o dígrafo sc: insciente. Na letra d, o erro está em flajelado, que se escreve com g: flagelado Na letra e, paralizados está errado: o certo é paralisados; também está errado semi-paralizados. Corrija-se para semiparalisados. CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 3 5. Separam-se as letras r e s dos prefixos quando a palavra a que eles se ligam começa por vogal. Ex.: su-pe-ra-bun-dan-te, bi-sa-vô Mas: su-per-mer-ca-do, bis-ne-to 6) Separa-se a letra b do prefixo sub quando a palavra a que ele se liga começa por vogal. Ex.: su-ba-é-reo, su-bo-fi-ci-al Mas: sub-se-ção, sub-te-nen-te Observações a) Na palavra sublinhar, sub está seguido da consoante l. Há uma tendência a pronunciar bl, tendência essa que leva a pessoa a não separar o grupo, o que é errado, pois l é consoante. Veja a separação: sub-li-nhar. b) Em sublime (e derivados) sub não é prefixo, pertence ao radical da palavra. Veja a separação: su-bli-me, su-bli-mar etc. 7) A palavra abrupto (e derivados) deveria ter hífen, pela regra ortográfica: ab-rupto. Se assim fosse, o hífen se manteria na divisão silábica. Em virtude dessa anomalia, o falante passou a pronunciar bru, o que leva a erro de divisão silábica. Veja a separação da palavra: ab-rup-to. Sendo essa, na realidade, a pronúncia adequada. 8) Quando a palavra termina em fonemas vocálicos, temos várias possibilidades. I) Um ditongo Ex.: se-cre-tá-ria II) Um hiato Ex.: se-cre-ra-ri-a Observações a) Nos grupos do tipo ia, io, ua, uo etc. (primeiro o i ou o u), se um dos elementos vocálicos for tônico, separa-se, pois se trata de hiato; caso contrário, temos ditongo, que é inseparável. É o caso de secretária e secretaria. CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 4 b) Em outras situações, siga normalmente a pronúncia. Ex.: fo-ga-réu, de-grau III) Um ditongo seguido de vogal. Ex.: rai-o, vei-a IV) Um tritongo. Ex.: U-ru-guai V) Dois hiatos simultâneos. Ex. Cons-tru-í-a 9) Não há sílaba sem vogal. Portanto, os grupos consonantais no início da palavra não podem ser separados. Ex.: pneu-má-ti-co, psi-có-lo-go EXERCÍCIOS 48) Aponte o erro de divisão silábica. a) hi-pe-ra-que-ci-do, ji-bói-a b) Zo-o-tec-ni-a, car-ri-nho c) tungs-tê-nio, a-brup-to d) tran-sa-tlân-ti-co, ru-í-do 49) Marque o erro de divisão silábica. a) co-o-pe-rás-se-mos b) ad-je-ti-vo c) ac-ne d) car-naú-ba 50) Há erro de divisão silábica em: a) pá-tria b) ra-io c) ta-i-nha d) pi-au-i-en-se CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 5 51) Aponte a divisão silábica perfeita. a) co-ad-ju-van-te b) su-per-a-li-men-ta-do c) a-mné-sia d) a-pto 52) Assinale o erro de divisão silábica. a) su-bo-fi-ci-al b) sub-li-nhar c) sub-li-te-ra-tu-ra d) sub-i-tem 53) Marque a alternativa em que todas as palavras estão com as sílabas corretamente separadas. a) his-tó-ria, i-gua-is, pa-ul b) ad-vo-ca-ci-a, fel-ds-pa-to, ca-no-a c) tran-sal-pi-no, cor-ri-da, cha-vei-ro d) ób-vio, ru-a, a-má-ve-is 54) Há erro de divisão silábica em: a) pas-sa-ri-nho b) pla-té-ia c) gno-mo d) su-ba-li-men-ta-do 55) Marque o erro de divisão silábica. a) com-pre-en-são b) es-pé-cie c) mai-o-ne-se d) pa-i-sa-gem 56) Há erro de divisão silábica em: a) ad-mis-sí-vel b) des-en-la-ce c) con-ve-ni-ên-cia d) a-per-fei-ço-ar CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 8 69) (SMA-RIO) Na apresentação de uma carta somos obrigados, muitas vezes, a separar sílabas ao final de linha; qual das separações silábicas a seguir está correta? a) trans-a-tlân-ti-co b) sub-li-nhar c) pra-ia d) as-sem-bléia e) p-si-co-lo-gi-a GABARITO 48 C 55 D 62 A 49 D 56 B 63 B 50 B 57 C 64 D 51 A 58 C 65 B 52 D 59 C 66 E 53 C 60 D 67 E 54 B 61 A 68 E 69 B EMPREGO DO HÍFEN O hífen é um sinal gráfico cujo emprego requer cuidado. Já enganou muita gente, e eu não gostaria que isso ocorresse com você. Atente, então, para o que segue. I) Emprega-se o hífen em formas verbais com pronome átono enclítico ou mesoclítico. Ex.: admiti-lo, depô-los, levá-la-ei, pedi-las-á II) Usa-se o hífen em substantivos ou adjetivos compostos. Ex.: guarda-roupa, amor-perfeito, surdo-mudo III) Usa-se o hífen em palavras formadas por prefixação. Veja as regras seguintes. CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 9 1. pseudo, semi, infra, contra, auto, neo, extra, proto, intra, ultra, supra: antes de H, R, S, ou VOGAL. Ex.: proto-história, neo-romântico, pseudo-sábio, semi-árido Observações a) As iniciais desses prefixos, na ordem apresentada, formam a palavra imaginária PSICANÉPIUS. b) A exceção é a palavra extraordinário. 2. ante, anti, arqui, sobre: antes de H, R ou S. Ex.: sobre-humano, anti-rábico, ante-socrático Observações a) São exceções: sobressair (e flexões), sobressaltar (e flexões), sobressalto. b) Veja a diferença: sobre-saia (substantivo) − sobressaia (verbo) 3. super, inter, hiper: antes de H ou R. Ex.: super-homem, inter-relacionamento 4. mal, pan, circum: antes de H ou VOGAL. Ex.: mal-educado, pan-helenismo, circum-hospitalar 5. ab, ad, ob, sob, sub: antes de R. Ex.: ab-rogar, ad-rogar, ob-repção, sob-roda, sub-rogar Obs.: Com o prefixo sub, também antes de B. Ex.: sub-bairro 6. pré, pró, pós, além, aquém, recém: sempre com hífen. Ex.: pré-militar, pós-guerra, além-túmulo, aquém-mar, recém-casado Observações a) Se os prefixos pré, pró e pós não forem acentuados, não haverá hífen. Ex.: preexistente, prorrogar, pospor. CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 10 b) São exceções as palavras alentejo, alentejano, aquentejo, aquentejano. 7. bem, sem: sempre com hífen. Ex.: bem-aventurança, sem-teto. Observações a) Veja se são realmente prefixos. Ex.: Fizeram tudo sem vergonha (destituídos de vergonha) Meu vizinho é um sem-vergonha. b) São exceções as palavras benfeitor, benfeitoria, benquisto, benfazejo. 8. vice, ex (significando “o que não é mais”): sempre com hífen. Ex.: vice-presidente, ex-deputado 9. sota, soto: sempre com hífen. Ex.: sota-piloto, soto-mestre Obs.: Excetuam-se as palavras sotavento e sotopor 10. bi, di, tri, poli, re, uni, macro, micro, mini: sempre sem hífen. Ex.: bicampeão, polissílabo, redistribuir, macroeconomia, minissaia. Observações finais a) A relação do item 10 é apenas um resumo. Na realidade, não estando o prefixo nos grupos anteriores, normalmente não pedirá hífen. Ex.: desfazer, pentacampeonato, megassismo b) Existem expressões em que se pode usar o hífen ou não, dependendo do sentido. Ocorrerá o hífen se se tratar de um nome composto. Veja uma pequena relação. Ele é bem-educado. Ele foi bem educado pelos pais. O ar-condicionado está com defeito. Não me sinto bem no ar condicionado. CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 13 74) Há erro no emprego do hífen na seguinte opção: a) inter-resistente b) supersônico c) super-mercado d) intercontinental 75) Há erro de hífen em: a) circumpolar b) pan-germanismo c) mal-educado d) circum-adjacente 76) Assinale a única palavra grafada corretamente. a) semi-vogal b) anti-ofídico c) ultrassom d) interestadual 77) Assinale a alternativa em que as duas palavras estão corretamente grafadas. a) pós-datar, além-mar b) subliteratura, bi-secular c) ex-diretor, sub-solo d) pré-vestibular, sob-estar 78) Marque a opção em que as duas palavras estão erradas quanto ao hífen. a) pseudo-esfera, intra-abdominal b) micro-computador, trineto c) super-requintado, seminovo d) panamericano, infra-vermelho 79) Há erro de hífen apenas em: a) bem-humorado b) infra-temporal c) interlinear d) malformado 80) Só está correta quanto ao hífen a palavra: a) pré-estabelecer b) soto-capitão CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 14 c) neo-poesia d) hiper-tensão 81) Marque a frase com erro no emprego do hífen. a) O sem-terra estava sem razão. b) Comeu um pé-de-moleque e um bom-bocado. c) Respeitemos, em nosso dia-a-dia, o meio-ambiente. d) A dona-de-casa tinha forte dor de dente. 82) Aponte a frase com erro de hífen. a) Use o recurso da mala direta. b) Tomou um chá de erva-cidreira. c) Ela adora uma cadeira de balanço. d) Comprou uma importante obra-de-arte. 83) Marque a frase correta quanto ao hífen. a) Agiu com muito bom-senso. b) Deixei o carro no edifício-garagem. c) Leve meu cartão-de-crédito. d) Sempre usou com dignidade seu livre arbítrio. 84) (ESCR.-RJ) Com um vizinho como este do texto, era melhor ter um “ex-vizinho”. A palavra abaixo cujo hífen está usado incorretamente é: a) ultra-sônico b) extra-escolar c) anti-magnético d) super-realista e) ante-histórico GABARITO 70 B 78 D 71 D 79 B 72 B 80 B 73 D 81 C 74 C 82 A 75 B 83 B 76 D 84 C CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 15 77 A EMPREGO DE MAIÚSCULAS Emprego das iniciais maiúsculas 1. Nos substantivos próprios de um modo geral. Ex.: Antônio, Helena, Bolívia, Paraná, Silva. 2. Nos nomes de vias públicas. Ex.: Trabalho na Avenida Rio Branco. Estava na Praça Mauá. Morávamos na Rua Dias da Cruz. Observações a) Também com inicial maiúscula, na abreviatura. Ex.: Nós nos encontramos na Av. Passos. b) Usadas isoladamente, são escritas com inicial minúscula. Ex.: Preciso ir àquela rua. 3. No início dos períodos. Ex.: A moça pediu ajuda. 4. No início de uma citação direta. Ex.: Disse o filósofo: “Só sei que nada sei.” 5. Nos nomes de épocas notáveis e eras históricas. Ex.: Antigüidade Clássica, Renascimento, Era Atômica. 6. Nos pronomes e expressões de tratamento, exceto você. Ex.: Vossa Excelência será convidado. Ao Excelentíssimo Senhor... Observações CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 18 EXERCÍCIOS 85) Há erro no emprego da inicial maiúscula ou minúscula em: a) Naquele outono, encontramos nossos amigos da escola. b) Trabalhava no Jornal do Brasil. c) Na rua Camerino, há poucos camelôs. d) Ele mora no Nordeste. 86) Só está errada quanto às iniciais maiúsculas ou minúsculas a frase. a) Conheço um bar chamado Nossa Lisboa. b) Naquele ano a Páscoa foi diferente. c) Estudei tudo o que pude sobre o dia das Mães. d) Sempre teve boas notas em Lingüística. 87) Marque a frase com erro no emprego das iniciais. a) Era especialista na Queda da Bastilha. b) Nosso planeta fica na via-láctea. c) Participamos da festa junina. d) Li, quando criança, O Guarani, de José de Alencar. 88) Qual palavra a seguir poderia ser grafada com inicial maiúscula? a) itu b) pitu c) sagu d) anu 89) Assinale a alternativa em que a frase variante apresenta erro. a) Voltei à terra natal. Gostamos muito do Natal. b) Deixei o lixo na rua. Irei à Rua da Assembléia. c) Ela completou quinze primaveras. Casimiro escreveu o livro as Primaveras. d) Sua filha nasceu em maio. Comemoraremos o Primeiro de Maio. 90) Em qual frase a palavra terra deveria ser escrita com maiúscula? CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 19 a) Ele procurou a terra de seus avós. b) Era uma terra especial. c) O cometa chegará à terra em 2010. d) Os marinheiros já foram a terra. 91) Há erro no emprego das iniciais em: a) Quem pintou a Santa Ceia? b) Ele pescava no Rio Amazonas. c) Presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito. d) Não gosto de carnaval. 92) Só está correta quanto ao emprego das iniciais a frase: a) A votação ocorrerá primeiro na câmara dos Deputados. b) A encomenda viajou de Sul a Norte. c) Observava constantemente a constelação de órion. d) Queria ingressar na Academia Brasileira de Letras. 93) Marque o erro no emprego das iniciais. a) Desculpe, meritíssimo, mas não compreendi. b) Disse Jesus: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” c) Conto muito com V. Sª. d) Comprou O Dia para saber um pouco mais. 94) Assinale o erro no emprego das iniciais. a) A tragédia aconteceu na Idade Média. b) Aquela Lei ainda não foi publicada. c) Na exposição, pude conhecer a Mona Lisa. d) Ele só fala português. GABARITO 85 C 90 C 86 C 91 B 87 B 92 D 88 A 93 A 89 C 94 B CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 20 COMENTÁRIOS 48) Letra C A palavra abrupto (e derivadas) engana muita gente. Ab é um prefixo seguido de r. Em tal situação, o comum em português é que haja um hífen (ab-rogar). Sem o hífen, as pessoas passaram a pronunciar a-brup-to, o que leva a erro na divisão silábica. Assim, para ficar com a língua culta, pronuncie e separe ab-rup-to. 49) Letra d A palavra carnaúba apresenta o hiato a-u. Hiato é a união de duas vogais em sílabas separadas. É só pronunciar calmamente a palavra, que se percebe. Lembra-se da regra de acentuação das letras i e u formando hiatos? É o caso de carnaúba, baú, caímos, Luís etc. 50) Letra B Em português, não existe vogal seguida de ditongo crescente (ia, ua, io, uo). É o caso de raio, que, na realidade, é vocábulo formado por um ditongo (ai) e uma vogal (o). Sua separação só pode ser rai-o. Da mesma forma, palavras como meio, idéia, vaia, ceia, jóia etc. A palavra piauiense é interessante: é constituída de, respectivamente, vogal, ditongo, vogal, vogal; obviamente, as duas últimas formando um hiato. Ainda aqui cabe dizer que a pronúncia adequada da palavra resolve o problema da divisão de sílabas. 51) Letra A A palavra coadjuvante é formada pelo hiato o-a e o grupo consonantal impróprio dj, devendo ambos ser separados. Por isso está errada a divisão das palavras amnésia e apto. Separação correta: am-né-sia e ap-to. O problema de superalimentado é que o r do prefixo deve passar para o lado da vogal: su-pe-ra-li-men-ta-do. 52) Letra D Trata-se de palavras com o prefixo sub. Ele se mantém inteiro, quando seguido de consoante; divide-se, se seguido de vogal. A divisão correta na letra d é su-bi-tem. 53) Letra C Na letra a, a segunda palavra está mal dividida, pois apresenta um tritongo; divisão correta: i-guais. Na b, também a segunda está errada, pois não há sílaba sem vogal; divisão correta: felds-pa-to. Na d, a terceira palavra está errada, pois seu ditongo foi dividido; divisão correta: a-má-veis. 54) Letra B CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 23 75) Letra B Os prefixos pan, mal e circun pedem hífen antes de vogal e h. Por isso está errada a letra b. Correção: pangermanismo. 76) Letra D O prefixo inter não pede hífen antes de vogal, mas antes de h e r. Corrigindo as demais, temos: semivogal, antiofídico, ultra-som. 77) Letra A Os prefixos acentuados pré, pró, pós, além, recém, aquém exigem hífen (veja as poucas exceções, na regra dada); por isso, está correta a letra a. Na letra b, o erro está em bi-secular, pois o prefixo bi não admite o hífen; correção: bissecular. O prefixo ex exige hífen, estando correto ex-diretor; mas sub-solo está errado, porque sub pede hífen apenas antes de r e b; correção: subsolo. Na letra d, o erro está em sob-estar, porque o prefixo sob pede hífen apenas antes de r; correção: sobestar. 78) Letra D As duas palavras da alternativa a estão corretas. Na b, está errada a primeira, pois micro nunca pede hífen; correção: microcomputador. Na alternativa c, as duas palavras estão corretas. Corrigindo as palavras da opção d, temos pan-americano e infravermelho. 79) Letra B Infra pede hífen antes de h, r, s, vogal. Corrigindo, temos: infratemporal. Com exceção de algumas poucas palavras, o prefixo bem exige hífen. Veja só: bem-me- quer, malmequer. 80) Letra B Os prefixos soto e sota pedem hífen em qualquer situação. Verifique, na regra, as poucas exceções. 81) Letra C O correto é meio ambiente. Cuidado, porque muita gente anda por aí escrevendo com hífen. 82) Letra A Mala-direta tem hífen. Um bom dicionário comprova isso. 83) Letra B CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 24 Corrigindo as demais, temos: bom senso, cartão de crédito (cuidado, pois cartão- postal tem hífen) e livre arbítrio. 84) Letra C O prefixo anti pede hífen antes de h, r, s. Anti-magnético está errado, porque ao prefixo segue um m. Corrija-se para antimagnético. 85) Letra C Na letra a, outono, a palavra que poderia suscitar dúvida, é nome de uma estação do ano e, por isso mesmo, deve ser grafada com inicial minúscula. Jornal do Brasil é nome de uma empresa, portanto próprio, com iniciais maiúsculas. A palavra rua, na letra c, que é o gabarito, deve ser com maiúscula, porque acompanha o nome do logradouro; o certo é Rua Camerino. Nordeste é com maiúscula, uma vez que se trata de uma região específica. 86) Letra C Nossa Lisboa é nome de empresa. Páscoa é festa religiosa. Lingüística é nome de uma disciplina. O erro está na opção c, porque dia deve ser grafada com maiúscula. Escreva-se Dia das mães, nome de uma festa, uma comemoração, funcionando como nome próprio. 87) Letra B Queda da Bastilha é um acontecimento histórico, ligado à Revolução Francesa. O erro está na opção b, pois os nomes dos planetas, das constelações, dos cometas, das galáxias devem ser escritos com maiúscula; são nomes próprios. A festa junina é um tipo de festa, de características próprias, que ocorre em vários dias de junho; não há motivo para usar iniciais maiúsculas. O Guarani é nome de uma obra literária. 88) Letra A Uma questão diferente. A palavra itu existe como nome comum, da mesma forma que pitu, sagu e anu. O enunciado fala em “poderia ser grafada com inicial maiúscula”. Isso só se enquadra ao vocábulo itu, que pode ser Itu, nome de uma cidade paulista. As outras três são sempre nome comuns. 89) Letra C As Primaveras é nome de um livro do poeta brasileiro Casimiro de Abreu. Então, o artigo que acompanha o substantivo também deve ser com letra maiúscula. 90) Letra C Na opção c, a palavra Terra é o nome do planeta, portanto deve ser escrita com inicial maiúscula. Igualmente: Vênus, Mercúrio, Urano, Plutão etc. CURSOS ON-LINE – LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA DE MINAS GERAIS PROFESSORES FLÁVIA RIBEIRO E ANDRÉ DABÉS www.pontodosconcursos.com.br 25 91) Letra B Santa Ceia é nome de uma obra artística. Comissão Parlamentar de Inquérito é nome de um órgão, com funções definidas, que funciona no Congresso Nacional. O vocábulo carnaval é nome de uma festa pagã. O erro está na opção b, porque as palavras que designam os acidentes geográficos, como baía, rio, lagoa etc., são grafadas com inicial minúscula. Corrija-se para rio Amazonas. 92) Letra D Na alternativa a, o correto é Câmara dos Deputados. Na b, de sul a norte; na c, constelação de Órion. A Academia Brasileira de Letras é uma instituição literária, por isso grafada com as iniciais maiúsculas. 93) Letra A As fórmulas de tratamento devem ser escritas com iniciais maiúsculas; o correto, na opção a, é Meritíssimo. 94) Letra B Idade Média é nome de uma era histórica. Mona Lisa é nome de uma obra artística, famoso quadro de Leonardo Da Vinci; é o mesmo que Gioconda. O vocábulo português, na frase, designa o idioma em si, e não a disciplina, que teria letra maiúscula. A palavra Lei não está acompanhada do número, por isso deve ser escrita com inicial minúscula. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 3 4) Primitivo: que não se forma de nenhum outro. Ex.: flor, mulher Derivado: que provém de outro, geralmente por meio de prefixos e sufixos. Ex.: florista, supermulher 5) Simples: com um só radical. Ex.: chuva, mar Composto: com dois ou mais radicais. Ex.: Guarda-chuva, quebra-mar Estudaremos a flexão do substantivo, bem como das demais classes, na lição seguinte: Flexão Nominal e Flexão Verbal. ADJETIVO Palavra que dá qualidade, estado, característica ou aspecto ao substantivo ou pronome substantivo. Ex.: homem inteligente menino doente pessoa interessante céu azul O adjetivo é uma classe gramatical variável que depende, como vimos na introdução deste ponto, de um substantivo. Localize, então, os substantivos da frase, que os adjetivos aparecerão normalmente. Não é difícil, como você verá adiante, nos exercícios. Antes disso, eu quero que você leia a frase abaixo e destaque os adjetivos. Só leia a resposta que virá logo a seguir depois de resolver o exercício, está bem? Naquela noite quente, alguns funcionários experientes e preparados apareceram para consertar o aparelho danificado. Todos ficaram felizes com a rápida providência que a empresa responsável tomou. Anote a resposta e confira. São adjetivos: quente, experientes, preparados, danificado, felizes, rápida e responsável. Locução adjetiva Grupo de palavras com valor de um adjetivo. Ex.: dia de festa = festivo amor de mãe = materno água da chuva = pluvial formato de círculo = circular CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 4 Observações a) Muitas vezes, o adjetivo correspondente difere bastante do substantivo que compõe a locução adjetiva. Eis alguns desse tipo: murino (de rato), hialino (de vidro), argênteo (de prata), vulpino (de raposa), setentrional ou boreal (do norte), meridional ou austral (do sul), glacial (do gelo), hirundino (de andorinha), plúmbeo (de chumbo), ebúrneo (de marfim) etc. b) Em alguns concursos, encontramos a expressão palavra de valor adjetivo. Não entenda, aqui, adjetivo como a classe gramatical que acabamos de estudar. Ter valor adjetivo é, simplesmente, acompanhar substantivo. Ex.: O animal. Meu livro. Segunda prestação. Bom menino. As quatro palavras destacadas têm valor adjetivo, porque acompanham substantivos. Porém só bom é adjetivo. As outras são, respectivamente, artigo, pronome, numeral. ARTIGO Palavra que acompanha substantivo para defini-lo ou indefini-lo. Por isso mesmo, os artigos podem ser: 1) definidos: o, a, os, as 2) indefinidos: um, um, uns, umas. Ex.: O rapaz pediu uma solução. Observe que a anteposição do O à palavra rapaz nos passa uma idéia de pessoa conhecida; o artigo se diz definido. Já a palavra uma transmite a idéia de algo impreciso, ou seja, uma solução qualquer. NUMERAL Palavra que designa os números de modo geral. Ex.: Tenho dois casacos. Há quatro tipos de numerais. 1) Cardinais: indicam a quantidade exata de seres. Ex.: um, três, vinte, mil CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 5 2) Ordinais: estabelecem uma ordem. Ex.: primeiro, terceiro, vigésimo, milésimo 3) Multiplicativos: indicam multiplicação. Ex.: duplo, tríplice 4) Fracionários: indicam um fração. Ex.: meio, terço Observações a) Não confunda o numeral um (e flexões) com o artigo indefinido um (e flexões) Ex.: Um funcionário te chama. (Algum funcionário te chama; um funcionário qualquer: artigo) Comprei um quilo de arroz. (a quantidade de arroz: numeral) b) Quando se diz um terço, temos dois numerais: um, cardinal, e terço, fracionário. O mesmo para um quarto, dois terços, dois quartos etc. PRONOME É a palavra que substitui ou acompanha um substantivo, tomado como pessoa do discurso. Seu estudo é importantíssimo para vários assuntos que virão, como concordância e regência. Antes de mais nada, você precisa aprender o que segue. 1) Pronome adjetivo: é aquele que acompanha um substantivo na frase. Ele é sempre um adjunto adnominal, como se vê na análise sintática. Ex.: Tua prima chegou ontem. A palavra tua é um pronome que acompanha o substantivo prima. Por isso, chama-se pronome adjetivo. 2) Pronome substantivo: é o que substitui um substantivo na frase. Ele tem as mesmas funções sintáticas do substantivo. Ex.: Alguém pediu socorro. A palavra Alguém está no lugar de um substantivo. Por isso se chama pronome substantivo. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 8 4) Indefinidos I) Variáveis: algum, nenhum, muito, pouco, todo, certo, bastante etc. Ex.: Algum dia lhe contarei. Tive muitas oportunidades. Obs.: Na parte dos advérbios, veremos que várias palavras, como muito e bastante, podem ser advérbios de intensidade ou pronomes indefinidos, dependendo da frase. II) Invariáveis: alguém, ninguém, tudo, nada, outrem, cada etc. Ex.: Encontrei alguém naquela casa. Tudo já foi esquecido. 5) Relativos Fundamentais para quem faz concursos públicos. São pronomes que têm um antecedente (normalmente substantivo ou pronome substantivo), que eles substituem em sua oração. I) São sempre relativos: o qual (e flexões) e cujo (e flexões). Ex.: Meu pai, o qual me ensinou muito, é meu grande amigo. O livro cujo autor conheci ontem está esgotado. II) Podem ser relativos (quando equivalem a o qual e flexões): que, quem, onde, como, quando e quanto. Ex.: Perdi o caderno que me deste. (o qual me deste) A rua onde nos conhecemos é arborizada. (na qual nos conhecemos) A pessoa a quem pedi ajuda seguiu adiante.(à qual pedi juda) Obs.: No terceiro exemplo, aparece, antes do quem, a preposição a, exigida pelo verbo pedi. É um problema de regência, o qual estudaremos na lição correspondente. 6) Interrogativos: quem?, que? (ou o que?), qual?, quanto? Qual foi o resultado? Não sei qual foi o resultado. Na primeira frase, temos uma interrogação direta (com o ponto de interrogação presente); na segunda, uma interrogação indireta. Note que o qual é o mesmo, apenas, na segunda, apareceu antes dele um verbo, o que tornou a frase uma afirmação. Nas duas situações, qual é considerado pronome interrogativo. Locução pronominal Duas ou mais palavras com valor de pronome. Ex.: Cada um fará sua parte. Pedirei a cada qual uma opinião. Nos dois exemplos, temos locuções pronominais indefinidas. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 9 ADVÉRBIO O advérbio é uma classe gramatical que se liga, geralmente, ao verbo. Advérbio quer dizer “junto do verbo”. No entanto, em algumas situações, ele também modifica um adjetivo ou um advérbio, o que normalmente ocorre com o de intensidade. São sete os advérbios em português: 1) De lugar: aqui, aí, lá, acolá, aquém etc. Ex.: O cachorro está ali. 2) De tempo: ontem, agora, cedo, tarde, nunca, jamais etc. Ex.: Ontem houve uma prova. 3) De modo: assim, depressa, bem, calmamente etc. Ex.: Todos saíram depressa. 4) De intensidade: muito, pouco, bastante, tanto, bem etc. Ex.: Meu irmão estuda muito. (ligado ao verbo estuda) Ela é muito alta. (ligado ao adjetivo alta) Seu colega escreve muito bem. (ligado ao advérbio bem) 5) De afirmação: sim, realmente, certamente etc. Ex.: Iremos realmente. 6) De negação: não. Ex.: Não participarei da reunião. 7) Dúvida: talvez, provavelmente, possivelmente etc. Ex.: Talvez ele acerte tudo. Advérbios interrogativos 1) De lugar: onde? Ex.: Onde está o material? Ignoro onde está o material. 2) De tempo: quando? Ex.: Quando virá o cientista? Não sei quando virá o cientista. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 10 3) De modo: como? Ex.: Como aconteceu o acidente? Desconhecemos como aconteceu o acidente. 4) De preço ou valor: quanto? Ex.: Quanto custa o aparelho? Não me disseram quanto custa o aparelho. 5) De causa: por que? Por que ele faltou? Explique-me por que ele faltou. Observações a) Nos quatro exemplos, aparecem interrogações diretas e indiretas. Veja o que foi dito no item “pronomes interrogativos”. b) Por que, na realidade, é uma locução adverbial de causa. Locução adverbial Duas ou mais palavras com valor de um advérbio. Os sete advérbios estudados podem vir em forma de locução. Ex.: Estudaram à noite. (locução adverbial de tempo) Ficaram atrás da porta. (locução adverbial de lugar) Mas existem locuções que nunca se expressam por um único advérbio. Vejamos as mais importantes. 1) De causa Ex.: Tremia de frio. 2) De meio Ex.: Iremos de navio. 3) De instrumento Ex.: Cortou-se com a lâmina. 4) De condição Ex.: As feras não vivem sem carne. 5) De concessão Ex.: Foi à praia apesar do temporal. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 13 c) acontecer, ocorrer, doer, prazer: só possuem a 3ª pessoa, tanto do singular como do plural, em todos os tempos, inclusive no presente do subjuntivo. Ex.: dói, doem; doía, doíam; doesse, doessem; doa, doam 4) Abundante: o que possui duas ou mais formas equivalente, quase sempre no particípio. São abundantes: a) No particípio acender − acendido e aceso fritar − fritado e frito expulsar − expulsado e expulso matar − matado e morto pagar – pagado e pago aceitar − aceitado, aceito e aceite ganhar − ganhado e ganho b) No presente do indicativo haver − havemos (ou hemos), haveis (ou heis) construir (e destruir) − construis (ou constróis), construi (ou constrói), construem (ou constroem) entupir (e desentupir) − entupes (ou entopes), entupe (ou entope), entupem (ou entopem) 5) Anômalo: verbo formado por mais de um radical; só há dois verbos anômalos: ser e ir. Ex.: ser: sou, és, fui ir: vou, fui Formas nominais São o infinitivo, o gerúndio e o particípio. Recebem esse nome porque equivalem, em certas circunstâncias, respectivamente, ao substantivo, ao advérbio e ao adjetivo. Ex.: Formas nominais de cantar: infinitivo − cantar gerúndio − cantando particípio − cantado Formas rizotônica e arrizotônica 1) Rizotônica: quando a vogal tônica está no radical. Ex.: choro, precisas, gritam CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 14 2) Arrizotônica: quando a vogal tônica está fora do radical. Ex.: lutamos, chegassem, corrermos Conjugações São três as conjugações, dependendo da vogal do infinitivo, chamada temática. 1) Primeira conjugação: quando a vogal temática é a. Ex.: louvar 2) Segunda conjugação: quando a vogal temática é e. Ex.: chover 3) Terceira conjugação: quando a vogal temática é i. Ex.: sorrir Obs.: O verbo pôr (e derivados) pertence á segunda conjugação, mas sua vogal temática não aparece no infinitivo; apresenta-se, como ocorre com todos os verbos, durante sua conjugação. Ex.: pões, pusesse, puser PREPOSIÇÃO É a palavra que liga duas outras na frase. Ex.: Preciso de ajuda. Preposições simples ou essenciais a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre e trás. Ex.: Ele foi até a fonte. Ficamos em Petrópolis. Estava sob o balcão. Observações a) A palavra a pode ser várias coisas. Ex.: A camisa está limpa. (artigo definido) Deixei-a ali. (pronome pessoal oblíquo átono) A que ele fez é bem melhor. (pronome demonstrativo) Referiu-se a ela. (preposição) CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 15 b) Trás parece em raras expressões. Ex.: Ano trás ano, continuava confiante. c) Algumas preposições podem se unir a outras palavras, constituindo combinações ou contrações. Ex.: Morava na casa da frente. na − preposição em mais artigo definido a. da − preposição de mais artigo definido a. Esqueceu-se do que fora fazer ali. do − preposição de mais pronome demonstrativo o. Donde vens? donde − preposição de mais advérbio onde. Naquela tarde, tudo estava calmo. naquela − preposição em mais pronome demonstrativo aquela. d) Algumas preposições podem introduzir orações reduzidas, que são aquelas que não apresentam conjunção e têm o verbo numa forma nominal. Ex.: Apresentou-se para trabalhar. Estava certo de ser aprovado. Preposições acidentais Palavras de outras classes que, em situações especiais, funcionam como preposições. Ex.: Tenho que sair. Outras preposições acidentais: durante, conforme, segundo, como, salvo, fora etc. Locuções prepositivas Grupos de palavras que funcionam como preposições. Terminam por uma preposição simples. Ex.: Estava à beira de um precipício. Outras locuções prepositivas: à frente de, à procura de, a respeito de, à mercê de, à sombra de, a par de, apesar de, graças a, de acordo com etc. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 18 EXERCÍCIOS 95) Vários homens assustados e trêmulos invadiram, naquela noite fria, a fazenda abandonada. A frase apresenta: a) 3 substantivos e 4 adjetivos b) 3 substantivos e 5 adjetivos c) 2 substantivos, 4 adjetivos e 1 advérbio d) 3 substantivos, 4 adjetivos e 2 pronomes 96) Assinale o erro na classificação do pronome. a) Comprei alguns livros. (pronome adjetivo indefinido) b) Traga minha pasta. (pronome adjetivo possessivo) c) Não esperava isso. (pronome adjetivo demonstrativo) d) A árvore que caiu era antiga. (pronome substantivo relativo) 97) Marque o erro na classificação da palavra A. a) Vamos a Porto Alegre. (preposição) b) Entreguei-a em casa. (pronome pessoal oblíquo átono) c) Veja a que eu fiz. (artigo definido) d) Quero a de cima. (pronome substantivo demonstrativo) 98) Relacione as duas colunas. 1) Paguei a terceira parcela ( ) advérbio. 2) Era uma pessoa sem medo. ( ) pronome interrogativo 3) Não chegaremos tarde. ( ) numeral 4) Não sei quem gritou. ( ) substantivo 5) Dê-me o controle. ( ) artigo definido ( ) preposição a) 3, 4, 1, −, 5, 2 b) 3, 5, 1, −, 4, 2 c) 3, 2, 4, −, 5, 1 d) 3, 1, 4, −, 5, 2 99) Assinale o erro na classificação do advérbio. a) Eles entraram depressa. (advérbio de modo) b) Possivelmente eu participarei. (advérbio de dúvida) c) Jamais vi algo igual. (advérbio de negação) d) Estava bem nervoso. (advérbio de intensidade) CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 19 100) Assinale o erro na classificação do advérbio. a) Além se acha uma fábrica. (advérbio de lugar) b) Ela fez mesmo a prova. (advérbio de intensidade) c) Não pedirei mais esse documento. (advérbio de tempo) d) Regressamos anteontem. (advérbio de tempo) 101) Na frase “Um homem lhe disse o que fazer, porém você nunca respondeu a ele.”, as palavras UM, O, NUNCA e ELE são, respectivamente: a) artigo indefinido, pronome demonstrativo, advérbio de tempo, pronome pessoal oblíquo. b) artigo indefinido, artigo definido, advérbio de tempo, pronome pessoal reto. c) numeral, artigo definido, advérbio de negação, pronome pessoal reto. d) numeral, pronome demonstrativo, advérbio de tempo, pronome pessoal oblíquo. 102) Assinale o erro na análise da classe gramatical. a) Fomos cedo para casa. (advérbio) b) Não a encontrei. (pronome) c) Carlos chegou cansado. (advérbio) d) Use sua inteligência. (substantivo) 103) Assinale a opção em que a palavra em destaque não é advérbio de intensidade, mas pronome adjetivo indefinido. a) Eles trabalham muito. b) Estava bastante triste com a situação. c) Encontrei-o bem perto daqui. d) Tenho mais livros que você. 104) Observe as palavras sublinhadas nas frases abaixo. Havia muito erro. Pediu-me que eu fosse à sua casa, mas não o fiz. Explicaram a mim que tudo estava correto. Logo tudo se ajeitará. Quanto à classe gramatical, elas são, respectivamente: a) advérbio de intensidade, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblíquo, advérbio de tempo b) pronome indefinido, pronome pessoal átono, pronome pessoal oblíquo, advérbio de negação CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 20 c) pronome indefinido, pronome pessoal átono, pronome pessoal reto, advérbio de tempo d) pronome indefinido, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblíquo, advérbio de tempo 105) Há erro na classificação gramatical em: a) O salão foi cuidadosamente lavado. (verbo no particípio) b) Agindo assim, você desagradará a todos. (advérbio de modo) c) Fez tanto barulho que o sobrinho acordou. (pronome adjetivo indefinido) d) Quem disse isso? (advérbio interrogativo) 106) Observe as frases seguintes. 1. O rio onde ele se lavou estava contaminado. 2. O que você disse não está certo. 3. Fiz um quarto do trabalho. 4. Peça isso a outrem. As classes gramaticais das palavras destacadas são, respectivamente: a) advérbio de lugar, pronome demonstrativo, numeral fracionário, pronome demonstrativo b) pronome relativo, pronome demonstrativo, numeral fracionário, pronome indefinido c) pronome relativo, artigo definido, numeral ordinal, pronome indefinido d) advérbio de lugar, pronome demonstrativo, numeral ordinal, pronome indefinido 107) Há muito trabalho interessante no escritório, mas faltam funcionários inteligentes e esforçados. Na frase acima, temos: a) 3 substantivos, 3 adjetivos, 1 advérbio b) 4 substantivos, 2 adjetivos, 1 pronome c) 3 substantivos, 4 adjetivos, 1 advérbio d) 3 substantivos, 3 adjetivos, 1 pronome 108) Relacione as duas colunas, levando em conta o valor dos advérbios. ( ) Já não penso nisso. 1. afirmação ( ) Ela anda rápido. 2. tempo ( ) Fiz mesmo o serviço. 3. intensidade ( ) Acolá se encontra minha casa. 4. dúvida ( ) Ele é bem esforçado. 5. modo ( ) Não quero café. 6. lugar ( ) Provavelmente, você será o escolhido. 7. negação CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 23 GABARITO 95 D 104 D 113 D 96 C 105 D 114 D 97 C 106 B 115 B 98 A 107 D 116 D 99 C 108 A 117 E 100 B 109 D 118 C 101 A 110 B 119 C 102 C 111 D 103 D 112 C COMENTÁRIOS 95) Letra D Os substantivos são homens, noite e fazenda. Qualificando-os, aparecem os adjetivos assustados, trêmulos, fria e abandonada. O que leva a resposta para a letra d é a presença de dois pronomes: vários e aquela (na contração naquela) 96) Letra C A palavra isso não acompanha substantivo na frase. Portanto, é um pronome substantivo demonstrativo. 97) Letra C O artigo é uma classe que sempre acompanha substantivo. Na opção c, a palavra a está diante do pronome relativo que. Significa aquela, classificando-se, então, como pronome demonstrativo. Note que o substantivo está oculto: a redação que eu fiz, a comida que eu fiz. O mesmo ocorre na opção d, que também apresenta um pronome demonstrativo. 98) Letra A A frase que poderia dar algum problema é a de número 4. Temos aí uma interrogação indireta. Retirando o “não sei”, encontramos uma pergunta: “quem gritou?” Sempre que isso ocorre, o quem é pronome interrogativo. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 24 99) Letra C Nunca e jamais são advérbios de tempo, e não de negação. Têm valor negativo, o que não nos autoriza a considerá-los de negação. Ninguém também é negativo e nem sequer é advérbio. Bem equivale a muito e modifica um adjetivo. 100) Letra B A palavra mesmo confirma a ação verbal e equivale a realmente. Sempre que isso ocorre, classifica-se como advérbio de afirmação. Na letra c, a palavra mais pode enganar. Ela não indica intensidade, como às vezes acontece. Ela equivale a já ou jamais: já não pedirei, não pedirei jamais. 101) Letra A Um equivale a algum: não pode ser numeral. O está diante de que e significa aquilo, portanto é demonstrativo. Nunca é sempre advérbio de tempo. Ele é pronome oblíquo porque funciona como complemento, não como sujeito, situação em que seria pronome reto. 102) Letra C Cansado é um adjetivo porque é palavra variável. Veja: Maria chegou cansada. Sempre que houver dúvida entre advérbio e adjetivo, flexione a frase. Se a palavra for ao feminino ou ao plural, será adjetivo, e não advérbio. Ex.: Ele é alto. (ela é alta, eles são altos) Ele fala alto. (ela fala alto, eles falam alto) Na primeira frase, alto é adjetivo; na segunda, advérbio de modo. 103) Letra D Advérbio modifica verbo, adjetivo ou outro advérbio. Se acompanhar substantivo, será pronome adjetivo indefinido. É o que ocorre na opção d, em que mais acompanha o substantivo livros. 104) Letra D Muito acompanha um substantivo; portanto, trata-se de pronome adjetivo indefinido, e não de advérbio de intensidade. O equivale a isso, e não a ele; dessa forma, é pronome demonstrativo. Mim é sempre pronome oblíquo tônico. Logo indica o momento em que tudo se ajeitará, sendo advérbio de tempo. 105) D As opções a e b não oferecem problemas. A palavra tanto acompanha o substantivo barulho; não poderia ser advérbio de intensidade, como parece. Quem é pessoa, portanto pronome interrogativo. O advérbio interrogativo indica lugar (onde?), tempo (quando?) etc. CURSOS ON-LINE – PORTUGUÊS – PROFESSOR RENATO AQUINO www.pontodosconcursos.com.br 25 106) Letra B A palavra onde, na frase, não é advérbio. Ela tem um antecedente (rio) e equivale a no qual. É, pois, um pronome relativo. 107) Letra D Os substantivos são trabalho, escritório e funcionários. Os adjetivos: interessante, inteligentes e esforçados. O que decide a questão é o fato de muito, acompanhante de um substantivo, ser pronome, e não advérbio. Estude bem isso, que é importante. 108) Letra A Questão simples, de reconhecimento de advérbios. Bem é advérbio de intensidade porque modifica o adjetivo esforçado, aumentando-lhe o valor. Bem também pode ser advérbio de modo. 109) Letra D O único pronome que acompanha substantivo é poucas. Os outro são pronomes substantivos. 110) Letra B As palavras seu, nossa e cada acompanham, respectivamente, os substantivos amigo, contribuição e pessoa. São, portanto, pronomes adjetivos. Ele substitui um substantivo: é pronome substantivo. Aliás, como vimos, os pessoais nunca são pronomes adjetivos. 111) Letra D A palavra isso é sempre pronome substantivo demonstrativo. Nunca aparece ligada a substantivo, que é a característica do pronome adjetivo. 112) Letra C O único pronome pessoal que funciona como sujeito da oração está na opção c. Portanto, ele, nessa frase, é um pronome pessoal reto. Os demais são pronomes pessoais oblíquos. 113) Letra D Os pronome tu, ela e nós atuam como sujeito de suas orações; são pronomes retos. Vós, precedido de preposição, é complemento do verbo será levado; é um pronome pessoal oblíquo. Não se esqueça de que apenas eu e tu são sempre retos. 114) Letra D Na alternativa a, que é o problema maior, temos a palavra durante, preposição acidental. Nas alternativas b e c, as preposições são perante e a. Na opção d, não há preposição.
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