Marketing Ambiental

Marketing Ambiental

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Alírio NogueiraAlírio Nogueira w.jotamarketing.blogspot.comw.jotamarketing.blogspot.comw.jotamarketing.blogspot.com

“Aprender significa modificar a conduta e não...

conhecimentos”

simplesmente, acumular

““Aprender significa Aprender significa modificar a conduta e não...modificar a conduta e não...

conhecimentosconhecimentos””

simplesmente, acumular simplesmente, acumular Tomás de VilanovaTomTomáás de Vilanovas de Vilanova

Hoje em dia existe um excesso de empresassimilares, empregando pessoas similares, que tiveram uma educação similar, exercendo funções similares, tendo idéias similares, produzindo coisas similares, com preços similarese qualidade similar.

Hoje em dia existe um excesso de Hoje em dia existe um excesso de empresasempresassimilaressimilares, empregando , empregando pessoas pessoas similaressimilares, que tiveram uma , que tiveram uma educaeducaçção ão similarsimilar, exercendo fun, exercendo funçções ões similaressimilares, tendo id, tendo idééias ias similaressimilares, , produzindo coisas produzindo coisas similaressimilares, com , com prepreçços os similaressimilarese qualidade e qualidade similarsimilar..

No futuro as empresas serão reconhecidas pelas suas atitudes. Mais até,

que comercializa

do que pelos produtos

No futuro as empresas No futuro as empresas serão reconhecidas pelas serão reconhecidas pelas suas atitudes. Mais atsuas atitudes. Mais atéé, , do que pelos produtos do que pelos produtos que comercializa. que comercializa.

Marketing Ambiental:Marketing Ambiental:

ÉÉtica, R. S. e tica, R. S. e

Competitividade nos Competitividade nos

NegNegóócioscios

Reinaldo DiasReinaldo Dias

Marketing Verde: Marketing Verde:

Desafios e Desafios e

Oportunidades para a Oportunidades para a

Nova Era do Marketing Nova Era do Marketing

JacquelynJacquelyn OttmanOttman

As questões ambientais, a sustentabilidade e o Marketing

As questões ambientais, As questões ambientais, a sustentabilidade e o a sustentabilidade e o MarketingMarketing

•Marketing Verde,Marketing Ecológico, ou Ecomarketing;

•Expressão criada pela AmericanMarketing

Association(AMA), nos anos 70, em um workshop para discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente.

•Marketing Verde,Marketing Ecológico, ou Ecomarketing;

•Expressão criada pela AmericanMarketing

Association(AMA), nos anos 70, em um workshop para discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente.

AMA w.marketingpower.com

“O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.”

“O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.”

História História Conceito Conceito

Marketing Verde surge como ferramenta de apoio e monitoramento, desde o processo de desenvolvimento, produção, entrega, atéo descarte do produto, buscando atender as necessidades e desejos dos consumidores e apresentando aos seus vários públicos a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental.

Marketing Verde surge como ferramenta de apoio e monitoramento, desde o processo de desenvolvimento, produção, entrega, atéo descarte do produto, buscando atender as necessidades e desejos dos consumidores e apresentando aos seus vários públicos a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental.

Trata-se de uma nova orientação.TrataTrata--se de uma nova orientase de uma nova orientaçção.ão. Portanto:Portanto:

• Consumidor consciente. • Organização responsável.

•Impacto ambiental reduzido.

•Produto com maior valor agregado.

•Controle de qualidade.

•• Consumidor consciente.Consumidor consciente. •• OrganizaOrganizaçção responsão responsáável.vel.

••Impacto ambiental reduzido.Impacto ambiental reduzido.

••Produto com maior valor agregado.Produto com maior valor agregado.

••Controle de qualidade.Controle de qualidade.

•Preocupação com o Meio Ambiente. • Regulamentação Governamental.

•Sistema de Gestão Ambiental.

•Selo Verde.

• Reciclagem.

•Diminuição de reservas (ex. petróleo).

••PreocupaPreocupaçção com o Meio Ambiente.ão com o Meio Ambiente. •• RegulamentaRegulamentaçção Governamental.ão Governamental.

••Sistema de Gestão Ambiental.Sistema de Gestão Ambiental.

••Selo Verde.Selo Verde.

•• Reciclagem.Reciclagem.

••DiminuiDiminuiçção de reservas (ex. petrão de reservas (ex. petróóleo).leo).

•Proteger o ambiente. •Encorajar a inovação industrial.

•Desenvolver a consciência ecológica.

•Incentivar o consumo consciente.

•Estimular a reciclagem.

•Diminuir barreiras de exportação.

••Proteger o ambiente.Proteger o ambiente. ••Encorajar a inovaEncorajar a inovaçção industrial.ão industrial.

••Desenvolver a consciência ecolDesenvolver a consciência ecolóógica.gica.

••Incentivar o consumo consciente.Incentivar o consumo consciente.

••Estimular a reciclagem.Estimular a reciclagem.

••Diminuir barreiras de exportaDiminuir barreiras de exportaçção.ão.

•Poluição resulta da ineficiência no processo produtivo.

•Todos são responsáveis pelos dejetos e sobras (ex. sacos plásticos).

•O custo de um produto vai além do valor contábil (ex. custo ecológico).

•O planeta Terra éa nossa casa, temos que preservá-lo.

••PoluiPoluiçção resulta da ineficiência no ão resulta da ineficiência no processo produtivo.processo produtivo.

••Todos são responsTodos são responsááveis pelos dejetos e veis pelos dejetos e sobras (ex. sacos plsobras (ex. sacos pláásticos).sticos).

••O custo de um produto vai alO custo de um produto vai aléém do m do valor contvalor contáábil (ex. custo ecolbil (ex. custo ecolóógico).gico).

••O planeta Terra O planeta Terra ééa nossa casa, temos a nossa casa, temos que preservque preserváá--lo.lo.

Por que adotar um Programa de Marketing Ambiental não étão simples quanto parece?

Por que adotar um Programa Por que adotar um Programa de Marketing Ambiental não de Marketing Ambiental não éétão simples quanto parece?tão simples quanto parece? não évoltado apenas para o produto; envolve todas as atividades; necessita da conscientização dos colaboradores; preservação da imagem; comportamento pró-ativo.

não não éévoltado apenas para o produto;voltado apenas para o produto; envolve todas as atividades;envolve todas as atividades; necessita da conscientizanecessita da conscientizaçção dos ão dos colaboradores;colaboradores; preservapreservaçção da imagem;ão da imagem; comportamento prcomportamento próó--ativo.ativo.

aquele que relaciona ao ato de comprar ou usar produtos com a possibilidade de colaborar com a preservação ambiental;

sabe que, recusando-se a comprar determinados produtos, pode desestimular a produção daquilo que agride o meio ambiente.

aquele que relaciona ao ato de comprar ou usar produtos com a possibilidade de colaborar com a preservação ambiental; sabe que, recusando-se a comprar determinados produtos, pode desestimular a produção daquilo que agride o meio ambiente.

Por isso, evita produtos que:Por isso, evita produtos que:

-representem um risco àsaúde; -prejudique o ambiente durante a produção, uso ou despejo final; -consuma muita energia;

-apresente excesso de embalagens;

-contenha ingredientes procedentes de habitatsou espécies ameaçadas; -no processo de produção tenha usado indevida ou cruelmente animais; -afete negativamente outros povos.

-representem um risco àsaúde; -prejudique o ambiente durante a produção, uso ou despejo final; -consuma muita energia;

-apresente excesso de embalagens;

-contenha ingredientes procedentes de habitatsou espécies ameaçadas; -no processo de produção tenha usado indevida ou cruelmente animais; -afete negativamente outros povos.

Ler o texto “A evolução do Marketing Ecológico”e discutir em grupo de até3 componentes, os seguintes tópicos abaixo:

1. Quais são os principais problemas ambientais enfrentados pelas empresas nos dias de hoje? 2. Como transformar os problemas ambientais causados pelas organizações em novos negócios?

Ler o texto Ler o texto ““A evoluA evoluçção do Marketing ão do Marketing EcolEcolóógicogico””e discutir em grupo de ate discutir em grupo de atéé3 3 componentes, os seguintes tcomponentes, os seguintes tóópicos abaixo:picos abaixo:

1. Quais são os principais problemas 1. Quais são os principais problemas ambientais enfrentados pelas ambientais enfrentados pelas empresas nos dias de hoje?empresas nos dias de hoje? 2. Como transformar os problemas 2. Como transformar os problemas ambientais causados pelas ambientais causados pelas organizaorganizaçções em novos negões em novos negóócios?cios?

A evolução do conceito de Marketing

A evoluA evoluçção do ão do conceito de conceito de MarketingMarketing

Éentender o marketing como limitado à...

...propaganda e a promoção

fidelizar o cliente.

...função final do marketing é

como limitado como limitado à

ÉÉentender o marketing entender o marketing

...propaganda e a promo...propaganda e a promoççãoão

fidelizar o cliente.fidelizar o cliente.

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uma simples atividadeuma simples atividade uma ferramentauma ferramenta um depto. organizacionalum depto. organizacional

mais brilhante e insensato homem de marketingmais brilhante e insensato homem de marketing insensatoinsensato

recusou-se a oferecer outra coisa que não um carro preto brilhantebrilhante

forjou o sistema de produção para atender as necessidades do mercado

Sua real genialidade era Marketing.

Sua real genialidade era Marketing.

Muitas pessoas celebram Ford pela razão errada: genialidade em produção.

Muitas pessoas celebram Ford pela razão errada: genialidade em produção.

Theodore Levitt

“A visão curta de muitas empresas as impede de definir adequadamente suas possibilidades de mercado”

““A visão curta de muitas A visão curta de muitas empresas as impede de empresas as impede de definir adequadamente suas definir adequadamente suas possibilidades de mercadopossibilidades de mercado””

vendas

planejamento

posicionamento negócios gestão

inteligência informações design propaganda controle relacionamento estratégia parcerias mídia

proporcionar às pessoas um padrão de vida superior.

proporcionar às pessoas um padrão de vida superior.

O papel do marketing

O papel do marketing deixar o Cliente pronto para comprar deixar o Cliente pronto para comprar

O objetivo do marketing

O objetivo do marketing

Marketing éuma ideologia para encantar o Cliente.

Marketing éuma ideologia para encantar o Cliente. Na empresa moderna

Na empresa moderna

Conceito social:Conceito social:

Conceito gerencial:Conceito gerencial: Conceito moderno:Conceito moderno:

“Marketing éum processo social e gerencial pelo qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.”

““Marketing Marketing ééum processo um processo social e gerencial pelo qual os social e gerencial pelo qual os indivindivííduos e grupos obtêm o duos e grupos obtêm o que necessitam e desejam que necessitam e desejam atravatravéés da crias da criaçção, oferta e ão, oferta e troca de produtos de valor troca de produtos de valor com os outros.com os outros.””

“Marketing éum processo de planejar e executar a concepção, apreçamento, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços que são trocados para satisfazer necessidades individuais e organizacionais.”

““Marketing Marketing ééum processo de planejar um processo de planejar e executar a concepe executar a concepçção, apreão, apreççamento, amento, promopromoçção e distribuião e distribuiçção de idão de idééias, ias, bens e servibens e serviçços que são trocados para os que são trocados para satisfazer necessidades individuais e satisfazer necessidades individuais e organizacionais.organizacionais.””

PhilipPhilip KotlerKotler

Marketing éa satisfação do cliente com sustentabilidade.

Marketing Marketing ééa satisfaa satisfaçção do ão do cliente com sustentabilidade.cliente com sustentabilidade.

⇨⇨⇨⇨Éuma avaliação e determinação de uma estratégia e posicionamento de empresa e de seus produtos no mercado, levando em conta as necessidades do cliente antes das do fabricante.

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Ricardo Ricardo SemlerSemler

a batalha pelos sonhos das PESSOAS.

a batalha pelos sonhos das PESSOAS.

Se a lapidação estiver pontuda a luz que incide irárefletir e sair pela lateral.

Se a lapidação estiver pontuda a luz que incide irárefletir e sair pela lateral.

Se a lapidação estiver rasa a luz que incide irárefratar e sair por baixo.

Se a lapidação estiver rasa a luz que incide irárefratar e sair por baixo.

A boa lapidação faz com que a necessidade do cliente circule pelo diamante e retorne como solução.

A boa lapidação faz com que a necessidade do cliente circule pelo diamante e retorne como solução.

“O mercado exige hoje do profissional de marketing a capacidade de equilibrar três aspectos que, apesar de muitas vezes conflitantes, não chegam a ser excludentes:

“O mercado exige hoje do profissional de marketing a capacidade de equilibrar três aspectos que, apesar de muitas vezes conflitantes, não chegam a ser excludentes:

Philip KotlerPhilip Kotler a) obter lucro para a empresa; b) a satisfação do consumidor e c) a preservação do interesse público.

a) obter lucro para a empresa; b) a satisfação do consumidor e c) a preservação do interesse público.

1º princípio: Valor do Cliente

1º princprincíípio:pio: Valor do ClienteValor do Cliente

2º princípio: Vantagem competitiva

2º princprincíípio:pio: VantagemVantagem competitivacompetitiva

3º princípio: Foco no foco do Cliente

3º princprincíípio:pio: Foco no focoFoco no foco do Clientedo Cliente a tarefa do marketing a tarefa do marketing éécriar um criar um valor maior para o Cliente do que o valor maior para o Cliente do que o oferecido pelos concorrentes.oferecido pelos concorrentes.

caractercaracteríística, funstica, funçção ou utilidade ão ou utilidade de um produto/servide um produto/serviçço o desenvolvidas para, superar a desenvolvidas para, superar a satisfasatisfaçção de necessidades e ão de necessidades e desejos dos Clientes.desejos dos Clientes.

foco claro sobre os desejos dos foco claro sobre os desejos dos

Clientes e a oferta competitiva para Clientes e a oferta competitiva para mobilizar os esformobilizar os esforçços necessos necessáários a fim rios a fim de manter essa vantagem.de manter essa vantagem.

“Marketing émais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços. Éum compromisso coma busca da melhoria na qualidade de vida das pessoas”

“Marketing émais do que uma forma de sentir o mercado e adaptar produtos ou serviços.

Éum compromisso comcoma busca da melhoria na qualidade de

vida das pessoas”

a) marketing e vendasa) marketing e vendas

marketing diretocomunicação direta
tele marketingtele atendimento
marketing digitalcomunicação digital
marketing políticocomunicação política

b) marketing e comunicaçãob) marketing e comunicação c) designações imprópriasc) designações impróprias

mktde guerra, mktpessoal, endomarketing, mkt de relacionamento, mktpromocional, mktviral etc.

a) marketing reversoa) marketing reverso gestão estratégica visando o mercado fornecedor.

“Sóvende bem, quem compra bem.” b) demarketingb) demarketing gestão estratégica que visa compatibilizar as relações entre os potenciais, as necessidades e expectativas da empresa e seus Clientes em situações especiais.

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