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Mapeamento de processos; MASP métod de análise e soluções de problemas, Notas de estudo de Engenharia de Produção

Mapeamento de processos; MASP método de análise e soluções de problemas

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 07/07/2010

odair-do-amaral-lima-1
odair-do-amaral-lima-1 🇧🇷

4.9

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Baixe Mapeamento de processos; MASP métod de análise e soluções de problemas e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia de Produção, somente na Docsity! Mapeamento de Processos Definição: Segundo o Modelo de Excelência em Gestão da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, Processos é definido por “um conjunto de atividades pré estabelecidas que, executadas numa seqüência determinada, vão conduzir a um resultado esperado que assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas”. A “Gestão por Processos” é um dos assuntos relacionados a Gestão Organizacional que está evidência após inclusão como um dos fundamentos da ISO 9001: 2000. O assunto espalhou-se, ganhou notoriedade e foi muito discutido pelas organizações. Os auditores passaram a realizar auditorias “por processo”. Organizações passaram a mapear suas atividades, a nomear seus processos, a identificar as tão famosas “entradas”, “saídas”, “recursos”, etc. OBJETIVOS DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS - Atribuir responsabilidades; - Identificar atividades fragmentadas por diversos departamentos ou áreas, as quais devem ser reagrupadas; - Determinar atividades repetitivas sem valor agregado ou que não possuem cliente,as quais devem ser eliminadas; - Identificar desperdícios, gargalos, burocracia, perdas de tempo, duplicações e repetições, a fim de eliminá-los; - Identificar tarefas que, mesmo acrescendo valor, podem ser simplificadas; - Descobrir atividades auxiliares que não fazem parte da missão da empresa e que podem ser terceirizadas com vantagens operacionais de qualidade e custo. CONCEITO DE MAPEAMENTO DE PROCESSOS O conceito implica em três aspectos: 1 - O que será transformado: ENTRADA (inputs); 2 - A transformação em si: PROCESSO; 3 - O resultado da transformação: SAÍDA (outputs). Os processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos. Todas as empresas geram desvios que dificultam a obtenção de melhor qualidade e produtividade em seus produtos e serviços. Os problemas geram perdas e afetam a sobrevivência da empresa. Não existem culpados para os problemas da empresa, e sim causas. A maior parte dos problemas é gerada pelo próprio sistema. Sintomas da existência de problemas - Baixa produtividade - Baixa qualidade dos produtos e serviços - Menor posição competitiva no mercado - Número elevado de acidentes - Desperdícios em geral - Número elevado de horas de máquina parada - Pessoal desmotivado - Alto índice de absenteísmo - Etc. Quando o problema é detectado, há uma necessidade da aplicação de uma ferramenta de qualidade que auxilie na sua solução: MASP METODOLOGIA DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (8 PASSOS) 1º) IDENTIFICAR O PROBLEMA; 2º) REMEDIAR, SE POSSÍVEL OU NECESSÁRIO (AÇÃO DE CONTENÇÃO) 3º) ELEGER UM GRUPO DE ESTUDO MULTIFUNCIONAL 4º) IDENTIFICAR A CAUSA RAIZ DO PROBLEMA 5º) DETERMINAR A AÇÃO CORRETIVA E IMPLEMENTAR A AÇÃO PLANEJADA 6º) VERIFICAR SE A AÇÃO FOI IMPLEMENTADA; 7º) PADRONIZAR; 8º) VERIFICAR SE A AÇÃO FOI EFETIVA E CONCLUIR. 1º) IDENTIFICAR O PROBLEMA - Há mesmo um problema ? - Havendo o problema, qual a sua relevância ? O que está se perdendo, o que está se deixando de ganhar ? - Traduzir o problema da linguagem do cliente para a linguagem do grupo (ex.: cliente relata ruído, grupo descreve vibração). Descrever de forma concisa, mas clara. - Não se agrupar vários problemas desconexos para uma única análise. - OBS.: se não houver uma identificação clara do problema, o grupo não poderá atuar. 2º) REMEDIAÇÃO (AÇÃO DE CONTENÇÃO OU DISPOSIÇÃO) - Se possível ou necessário, tomar ações sobre os efeitos para diminuir o impacto sobre o cliente, ganhando tempo para a implementação de ações sobre as causas do problema. Exemplos: - Inspeção ou Seleção 100%; - Retrabalhos ou Reparos; - Interrupção ou Parada de produção; - Segregação de Áreas / Produtos, etc 3º) ELEIÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDOS MULTIFUNCIONAL - Pessoas afetadas pelo problema; - Conhecedoras do processo; - Que detenham os meios para corrigir o processo; - Treinadas na metodologia MASP. - Eleger um líder para os estudos. - O líder deve cuidar da objetividade e pontualidade da(s) reunião(ões). 4º) IDENTIFICAÇÃO DA(S) CAUSA(S) 4.1 Coletar dados conforme planejamento, observar os aspectos do problema; 4.2 Analisar os dados (sob os vários pontos de vista); 4.3 Determinar as causas principais, conforme sua contribuição para o problema. Ferramentas da Qualidade Aplicáveis: Ishikawa / Brainstorming, Histograma, Diagrama de Pareto, Fluxograma, 5 Whys (5 Por quê?) • Obs 1.: Análises mal planejadas e mal realizadas levam a resultados falsos ou não conclusivos e prejudicam o resultado do trabalho. • Obs 2.: Os dados podem ser fotos, números, peças, gráficos etc.
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