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Manual de Estrutura de Trabalho Acadêmico para Alunos de ADS do CEFET/SP – São Carlos, Manuais, Projetos, Pesquisas de Direito

Este manual fornece orientações para a elaboração de trabalhos acadêmicos no curso de análise e desenvolvimento de sistemas do centro federal de educação tecnológica de são paulo (cefet/sp) em são carlos. O manual segue padrões de normalização e pesquisa aceitos no meio acadêmico e apresenta diretrizes para a padronização, uso da língua portuguesa, pesquisa bibliográfica, estrutura básica do trabalho acadêmico, elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, citação de referências e uso de fontes confiáveis.

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2010

Compartilhado em 27/06/2010

roldan-alencar-5
roldan-alencar-5 🇧🇷

4.5

(4)

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Baixe Manual de Estrutura de Trabalho Acadêmico para Alunos de ADS do CEFET/SP – São Carlos e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Direito, somente na Docsity! CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO UNIDADE DE ENSINO DE SÃO CARLOS ESTRUTURA DE TRABALHO ACADÊMICO MANUAL PARA O ALUNO São Carlos 2009 2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO PAULO UNIDADE DE ENSINO DE SÃO CARLOS DOCUMENTO: ESTRUTURA DE TRABALHO ACADÊMICO: MANUAL PARA O ALUNO DIRETOR GERAL DO CEFET/SP: Garabed Kenchian DIRETOR DA UNIDADE SÃO CARLOS: Carlos Roberto Matias GERENTE DE APOIO AO ENSINO: Eulália Nazaré Cardoso Machado ELABORAÇÃO: Gerência de Apoio ao Ensino 5 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO Podemos dizer que o conhecimento produzido no meio acadêmico pode ser construído por meio de estudos, elaboração de resumos, dissertações, relatórios, projetos de pesquisa, etc. Em geral, a elaboração de um trabalho acadêmico exige a realização de uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa bibliográfica compreende a leitura, interpretação e análise de textos, livros, gráficos e demais materiais produzidos a respeito do assunto que se quer pesquisar. A leitura na pesquisa bibliográfica deve ser atenta e sistemática, acompanhada de anotações e fichamentos que servirão para a construção da fundamentação teórica do estudo. A diversidade dos materiais analisados proporciona ao aluno o conhecimento de diferentes pontos de vista, possibilitando o confronto dos dados e a construção de suas conclusões. Para uma pesquisa ser bem elaborada, deve-se iniciar por um bom levantamento bibliográfico e pela consulta à diversas fontes existentes (livros, revistas, dicionários, enciclopédias, CD-ROM, sites, base de dados). Essas fontes podem ser consultadas em bibliotecas, ou até mesmo em casa. Pesquisas feitas através da Internet devem ser bem delimitadas, para que não ocorra desperdício de tempo e uma quantidade incalculável de registros recuperados, o que torna difícil a seleção de material relevante. Existem estratégias para se realizar buscas por meio da Internet, são elas: ÿ E: quando é preciso encontrar várias palavras juntas. Exemplo: cachorro E gato; ÿ OU: quando preciso encontrar uma das palavras digitadas. Exemplo: cama OU beliche OU berço ÿ Frase exata: quando é preciso encontrar termos mais específicos, utilizam-se aspas. Exemplo: “hidrelétrica de Itaipu”. Para a realização dos diferentes trabalhos, serão necessárias pesquisas em várias fontes. A Internet possui vários sites para pesquisa nos 6 quais você poderá obter informações sobre o tema que está estudando. Entre eles, destacam-se: Sistema Integrado de Bibliotecas da USP www.usp.br/sibi Banco de Dados Bibliográficos da Universidade de São Paulo (USP) http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/PO R/USP/USP/USP Portal dos Sistemas de Bibliotecas das Universidades Estaduais Paulistas http://bibliotecas- cruesp.usp.br/bibliotecas/CRUESP.ht m Biblioteca Comunitária Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) www.bco.ufscar.br Portal de Serviços e Conteúdo Digital das Universidades Estaduais Paulistas http://bibliotecas- cruesp.usp.br/unibibliweb/ Banco Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) http://bdtd.ibict.br/ Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) http://www.ibict.br/ Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro www.bibivirt.futuro.usp.br Prossiga – Bibliotecas Virtuais Temáticas http://www.prossiga.br/bvtematicas/ Portal Periódicos CAPES http://www.periodicos.capes.gov.br/por tugues/index.jsp Biblioteca do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará http://www.etfce.br/Ensino/Alunos/bibli oteca/biblioteca1.htm Ministério da Ciência e da Tecnologia www.mct.gov.br Ministério da Educação www.mec.gov.br Bibliotecas Virtuais Brasileiras http://www.cg.org.br/gt/gtbv/alfabetica. htm Bibliotecas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) http://biblioteca.sc.senai.br/biblioteca/p hp/opcoes.php Você poderá pedir informações na Biblioteca sobre o acesso aos sites de pesquisa. É interessante pesquisar sites confiáveis, como por exemplo: de instituições governamentais, universidades, institutos de pesquisa e sites especializados, pois a credibilidade e a confiabilidade são maiores. 7 NORMAS PARA DIGITAÇÃO Os trabalhos a serem produzidos nas disciplinas e oferecidas no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo CEFET/SP – Unidade São Carlos deverão atender as seguintes normas para digitação: ¸ O texto deve ser digitado e impresso em tinta preta e somente de um lado da folha; ¸ A especificação do papel recomendada é A4; ¸ Recomenda-se utilizar as fontes Times New Roman tamanho 12 ou Arial tamanho 10; ¸ Os parágrafos devem ter recuo esquerdo de 2,5; devem ser justificados e com espaçamento entre linhas de 1,5; ¸ A configuração recomendada para as margens da página são: ¸ Esquerda: 3 cm / Direita: 2 cm / Superior: 3 cm / Inferior: 2 cm; ¸ Devem ser enumeradas com numerais arábicos. (1,2,3 ...), colocados à direita na margem superior do papel; ¸ A numeração das páginas deverá aparecer somente a partir do elemento textual, embora a contagem se inicie a partir da folha de rosto. ESTRUTURA BÁSICA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO ACADÊMICO A estrutura de um trabalho acadêmico compreende: Elementos Pré-Textuais, Elementos Textuais e Elementos Pós-Textuais. Os trabalhos a serem produzidos nas disciplinas oferecidas no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo CEFET/SP – Unidade São Carlos deverão atender estes elementos, conforme apresentaremos a seguir: 10 Referências Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, de forma a permitir sua identificação individual, indicar todos os trabalhos citados no texto, inclusive os eletrônicos. Uma referência bibliográfica deve conter autor, título, edição, local da publicação, editora e data, nesta ordem apresentada: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. A pontuação apresentada na formulação da referência é padronizada. Dessa forma, temos: após o sobrenome do autor a vírgula, sendo o nome completo do autor separado do título por ponto final; o título é separado dos dados seguintes por ponto final; a cidade é separada da editora por dois pontos; após a editora, segue-se vírgula para o ano da publicação e o término com ponto final. As referências são alinhadas somente à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Apêndice(s) O apêndice é um documento autônomo elaborado pelo próprio autor para completar sua argumentação, sem prejuízo da unidade do trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos. Quando esgotadas as 23 letras do alfabeto elas serão dobradas. Anexo(s) O anexo é um documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração. São identificados através de letras maiúsculas consecutivas e respectivos títulos. 11 Citações bibliográficas (conforme NBR 10520) Citação direta: transcrição do texto da maneira que consta no original consultado. As citações diretas com menos de 3 (três) linhas devem ser inseridas no próprio texto, entre aspas duplas, citações com mais de 3 (três) linhas devem apresentar recuo de 4 cm da margem esquerda e com fonte menor. Exemplo: A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão [...]. (NICHOLIS, 1993, p.181). A citação de referências utilizadas diretamente (transcrição literal) ou indireta (redação livre) devem vir sempre acompanhada da referência bibliográfica. Exemplos: “Para acompanhar o desenvolvimento do seu curso, o aluno deve preparar e rever aulas.” (SEVERINO, 2002. p.32). Severino (2002) afirma que: “Para acompanhar o desenvolvimento do seu curso, o aluno deve preparar e rever aulas” (p.32). Obter um rendimento satisfatório deve ser o objetivo de todo estudante, segundo Severino (2002), “para acompanhar o desenvolvimento do seu curso, o aluno deve preparar e rever aulas”. (p.32) Citação indireta: quando o texto escrito é baseado na idéia do autor consultado. Exemplo: ...é importante valorizar a produção intelectual de cada indivíduo, a regra é geral, leu, gostou, usou, citou, afirma Blattmann (2003, p.63). Uma referência bibliográfica deve conter autor, título, edição, local da publicação, editora e data, nesta ordem apresentada. A pontuação apresentada na formulação da referência é padronizada. Dessa forma, temos: após o sobrenome do autor a vírgula, sendo o nome completo do autor separado do título por ponto final; o título é separado dos dados 12 seguintes por ponto final; a cidade é separada da editora por dois pontos; após a editora, segue-se vírgula para o ano da publicação e o término com ponto final. Exemplo: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002. As referências são alinhadas somente à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. É bom lembrar que este material foi elaborado para ajudá-lo. Porém, se você ficou com dúvidas, procure ajuda junto aos professores e a GAE (Gerência de Apoio ao Ensino). A chave para a construção do seu conhecimento é sua! Referências Bibliográficas ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002: 24 p. ______. NBR 6027: informação e documentação – sumário – apresentação. Rio de Janeiro, 1989. 2 p. ______. NBR 6028: informação e documentação – resumo – apresentação. Rio de Janeiro 1990. 3 p. ______. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação Rio de Janeiro, 2002. 7 p.
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