Minicurso desistematização daassistência deenfermagem

Minicurso desistematização daassistência deenfermagem

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•A enfermagem é uma profissão secular. Ao longo de sua história, passou por diversas fases, contudo, aqueles que exerciam a profissão estavam sempre buscando melhores condições de trabalho, bem como sua melhoria da qualidade de assistência;

•Durante muito tempo na maioria das instituições de saúde, ou não havia ou não era utilizado um método para sistematizar a assistência de enfermagem;

•O Processo de Enfermagem (PE) foi criado e considerado uma conquista da classe, sendo um método de organizar e sistematizar os cuidados prestados, uma determinação legalizada;

•O PE ou Sistematização da Assistência de

Enfermagem (SAE) é um método para organização e prestação de assistência de enfermagem.

•É uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem, já que técnicos e auxiliares desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro.

•Foi desenvolvida como método específico para aplicação da abordagem científica ou da solução de problemas da prática de enfermagem;

•Resolver e Tratar os problemas dos pacientes de maneira INDIVIDUALIZADA E HOLÍSTICA.

•A SAE organiza o trabalho de enfermagem através da operacionalização de todas as fases da metodologia de planejamento;

•A negligencia da SAE é uma das principais razões da desorganização e falta de confiança das atividades de enfermagem;

Este minicurso tem como objetivo principal esclarecer aos acadêmicos de Enfermagem e

Enfermeiros a importância da SAE, detalhando suas etapas e seu desenvolvimento e auxiliando-os a traçar estratégias para que sua implantação possa ser realizada com facilidade.

1-Reavaliar a Organização do Serviço de Enfermagem;

Regimento, Organograma, Normas,

Rotinas, Protocolos, Procedimentos,

Portarias, Relatórios Gerenciais, Livro de

Ocorrências da Unidade, Censo, Cadastro

(Funcionários –Materiais -Equipamentos), Escala de Atribuições...

2-Conscientização da Instituição, dos Enfermeiros, Outros Profissionais;

3-Profissionais comprometidos com a melhora da Assistência ;

4-Serviço de Educação Continuada na Unidade de Saúde;

5-Sistema de Informação Atualizado.

LEGALIZAÇÃO •Resolução COFEN 272/02: dispõe sobre a SAE

Art. 1º: Incube privativamente ao enfermeiro a implantação, planejamento, execução e avaliação da SAE;

Art. 2º: A implementação deve ocorrer em toda instituição de saúde pública e privada;

Art. 3º: A SAE deve ser registrada formalmente em prontuário do cliente, devendo constar histórico de enfermagem, prescrição de enfermagem e evolução de enfermagem;

1-Investigação (Histórico e Exame Físico)

2-Diagnóstico de Enfermagem

3- Planejamento

4- Implementação 5- Avaliação

Investigação Diagnóstico

Processo PlanejamentoAvaliação

Implementação

InvestigaçãoReunir, verificar e comunicar os dados

Obtenção da História + Exame Físico

Diagnóstico de Enfermagem

Identificar as NHB Afetadas

Formular D E

Interpretação dos Dados Formulação de D E

Planejamento

Determinar as prioridades assistenciais

Projetar as Estratégias

Determinar critérios de resultados

Identificar objetivos

Seleção e delegação de ações de enfermagem

Consulta Escrever Plano Assistencial

Implementação

Complementar as ações para execução do plano Reavaliação do Paciente

Revisão e Modificação do Plano Execução das Ações

Avaliação

Determinar a extensão do alcance dos objetivos da assistência

Comparação de respostas

Análise dos resultados e conclusões

Modificação do Plano

•Teorias: Conjunto de conceitos inter-relacionados que proporcionam visão sistemática de um fenômeno que é por sua natureza, explicativo e profético;

•Teorias de Enfermagem: Forma de relacionar conceitos, através do uso de definições que sejam úteis ao desenvolvimento de inter-relações significativas para a descrição ou definição da prática;

•As Teorias de Enfermagem não são meros conteúdos teóricos, traduzem em seus conceitos e modelos o infinito do trabalho profissional da Enfermagem;

•As Teorias nos indicam, sugerem, apontam uma direção de como ver fatos e eventos para, assim, direcionar o planejamento e determinação das intervenções de Enfermagem;

•As Teorias de Enfermagem são orientadas para a tese das necessidades e problemas.

TEORIA AMBIENTAL Florence Nightingale

•Associa o estado de saúde do cliente aos fatores ambientais, percebidos por meio da observação e coleta de dados.

•Trabalha-se com enfoque em caracteres ambientais gerais como: iluminação, ruído, ventilação, higiene ambiental e pessoal, água pura, ambiente externo, utensílios do paciente e aspecto nutricional.

TEORIA DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS Faye Abdellah

•Enfatiza a atenção nos cuidados de

Enfermagem para satisfazer as necessidades físicas, psíquicas, sociais e espirituais do indivíduo e família, com competências referentes às relações interpessoais, de psicologia, crescimento e desenvolvimento, comunicação e sociologia;

•Além de conhecimentos das ciências básicas e competências específicas da Enfermagem.

PRÁTICAS DE ENFERMAGEM Virgínia Henderson

•Define a Enfermagem como auxílio ao indivíduo, doente ou sadio, na realização de atividades que contribuam para a saúde, recuperação ou morte pacífica e traquila;

•O indivíduo realizaria sem auxílio se tivesse força, vontade ou conhecimento necessário, realizando de forma que ele alcance, adquira a independência tão rapidamente quanto possível

TEORIA DO AUTO-CUIDADO Dorothea Orem

•Consiste basicamente na idéia de que os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de sí mesmo,quando existe incapacidade, entra o trabalho do enfermeiro no processo do cuidar;

•Uma das características que compõe a Teoria do Auto-Cuidado é a Teoria do Déficit, composta por 3 teorias inter-relacionadas:

Déficit do Auto-Cuidado, Cuidado e Sistemas de Enfermagem.

TEORIA DAS N. H. B. Wanda de Aguiar Horta

•Nesta teoria, a enfermagem tem como propósito assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas e, para isso, busca sempre acumular conhecimentos e técnicas empíricas, relacionadas entre sí, que procuram explicar os fatos à luz do universo natural.

• Necessidades Psicossociais/Psicobiológicas/Psicoespirituais

INTERPERSSOAL Hildegard Peplau

•Focaliza o indivíduo, o enfermeiro e o processo interativo entre ambos;

•O enfermeiro espera desenvolver uma relação enfermeiro-cliente em que ele seja uma pessoa de recurso, conselheiro e defensor;

•Teoria orientada para Interação.

TEORIA DOS SISTEMAS Betty Neuman

•Tem enfoque holístico do indivíduo, fisiológico, sociocultural, de desenvolvimento, psico- espiritual, ajustando-se e sendo ajustado pelo ambiente, visto como um estressor;

•Assistir o indivíduo, família e comunidade na obtenção e manutenção de nível máximo de bem- estar total através de intervenções propositais, com ações situadas nos níveis primários, secundário e terciário de prevenção

TEORIA DA OBTENÇÃO DE METAS Imogene King

•A estrutura conceitual preconizada por King inclui meta, estrutura, função, recursos e tomada de decisão como elementos essenciais para o trabalho do enfermeiro;

•Nesse processo, o enfermeiro interage com cliente por meio de percepção, comunicação, transação, o ser, o papel de cada um, o estresse envolvido, o crescimento e desenvolvimento, o tempo e o espaço, estabelecendo-se metas a serem obtidas.

O holismo -conservação da integridadeMyra E. Levine1967

Pessoas e ambiente são campos de energia que evoluem Martha Rogers1970

Necessidades humanas básicasWanda de A. Horta1970

O autocuidado mantém a integridadeDorothea E. Orem1971

Alcance dos objetivosImogene M. King1971

Estímulos rompem um sistema adaptativoIrmã Callista Roy1974

Cuidado transculturalMadeleine M. Leininger1978 Cuidado essencial -ajuda mútuaP. Benner & J. Wrubel1989

Os problemas do paciente determinam o cuidado Faye Abdellah1960

O processo interpessoal -maturaçãopara

a personalidade Hildegard E. Peplau1952

Ênfase PrincipalTeoristaAno

• A coleta de dados é a primeira fase do processo de enfermagem;

• Momento de interação entre profissionais e clientes;

• Interação entre os Instrumentos Básicos da Enfermagem;

• Melhora na qualidade da assistência;

• Favorece o desenvolvimento dos papéis científicos da Enfermagem e demonstra a complexidade do cuidado;

• Composta por ENTREVISTA e EXAME FÍSICO;

• É um processo organizado e sistemático de coleta de dados utilizado para avaliar as necessidades específicas e as condições de saúde do paciente;

• Coleta de dados é subsídio para o Diagnóstico de

Enfermagem e as Intervenções, afim de minimizar ou satisfazer as necessidades do cliente;

• Atentar para as formas de comunicação: Verbal e Não Verbal;

• Objetivos: informações referentes ao paciente colhidas por meio da observação e mensuração;

Ex: métodos propedêuticos, exames, sv...

• Subjetivos: informações obtidas no momento da entrevista,onde o paciente expressa a percepção que ele tem de sí mesmo;

Ex: HDA, Queixas, História Pregressa

• Primário: Informações dadas pelo próprio paciente;

• Secundário: Informações dadas por familiares, membros da equipe de saúde, exames, prontuário do paciente;

• Identificação; •Queixa Principal;

•História da Doença Atual;

•Antecedentes Móbidos Pessoais;

•Antecedentes Mórbidos Familiares;

•Hábitos de Vida e Hábitos Sociais;

•SV e Ectoscopia (Estado Geral);

•Percepções do Entrevistador.

•Nome (Iniciais + leito/enfermaria) • Idade

•Estado civil

•Profissão / Ocupação

•Procedência (Residência / Outros)

•Naturalidade e Nacionalidade

• Sempre entre aspas e com as palavras usadas pelo paciente;

• Se possível colocar a sua duração;

EX: “Vim operar da barriga!” “Tô com dor nos quartos!”

• Descrever em ordem cronológica e de importância;

• Fazer a semiologia dos sintomas;

• Inquirir sobre os sintomas associados e correlatos;

• Não induzir respostas;

• Apurar evolução, exames e tto. realizados;

• A história deverá ter: Início, meio e fim.

• História Patológica Pregressa:

DIC’s, Alergias, Infecções/Infestações, Doenças de Base,

Cirurgias (tipo, período, anestesias,complicações e resultados) e Traumatismos (tipo, período, complicações e seqüelas).

• História Fisiológica:

Condições da Gestação,Nascimento (eutócico/distócico), Quadro

Vacinal, Crescimento e Desenvolvimento Psicomotor, Puberdade (menarca,telarca, pubarca), História Sexual ( ciclo menstrual, libido, coitarca, gestações, abortos, promiscuidade e opção) e Climatério (sintomas, período)

• Ancestrais: estado de saúde, “causas mortis”, idade;

• Doenças Familiares: CA, HAS, DM, AVC,

Cardiopatias, Nefropatias, Ortopatias, Psicopatias;

• Nutrição: (quantidades, tipos, preferências) • Hidratação: (quantidades, tipos, preferências)

• Atividade/ Oculpação

• Atividade Física e Lazer: (esportes e hobbies)

• Sono e Repouso: (insônia)

• Habitação: (tipo de casa, saneamento, instalações sanitárias, água potável, criação de animais)

• Hábitos: (tabaco, álcool, drogas ilícitas, medicamentos...)

•SV: PA, Pulso/FC, FR, TºC e Dor; •Estado Geral: EGB, EGR e EGG;

•Coloração e Hidratação da pele;

•Nível de Consciência e Orientação;

• Estado Nutricional;

•Fácies típica e atípica;

•Fala e linguagem;

•Postura e posição no leito;

• Lesões dermatológicas.

• Avaliação da entrevista; • Veracidade dos fatos;

• Gestos e mímicas produzidas pelo paciente durante a entrevista;

• Momentos de fuga, após determinadas perguntas;

• Timbre de voz e estado emocional.

• Linguagem padronizada;

•Importante para realização de uma intervenção de enfermagem correta, sistematizada;

•Permite maior confiabilidade autonomia;

•Oferece a base para intervenções de

Enfermagem para que sejam alcançados os resultados pelos quais o enfermeiro é responsabilizado.

Julgamento clínico das respostas do indivíduo,da família ou da comunidadeaos processos vitais ou aos problemas de saúde reais ou potenciais, os quais fornecem a base para a seleção das intervenções de enfermagem, para atingir resultados, pelos quais o enfermeiro é responsável.

• 1859 (Enfermagem Moderna) com Florence de Nightingale, quando afirmou que “a enfermagem desconhecia os seus elementos específicos, ou seja, seus elementos ou fenômenos.”

tentativa de classificar os fenômenos de interesse da enfermagem, identificou 5 áreas de necessidades do cliente:

1- Necessidade de tratamento e medicação;

2- Necessidade de higiene pessoal;

3- Necessidade ambiental;

4- Necessidade de ensino e orientação; 5- Necessidade humana e pessoal.

•1960 (EUA), Faye Abdellah desenvolveu a primeira classificação de relevância para a prática da enfermagem, com 21 problemas de enfermagem (21 problemas de

Abdellah), descrevendo os objetivos terapêuticos da enfermagem, seu desenvolvimento, focalizando as principais necessidades do cliente e os problemas de enfermagem, de acordo com os modelos da época (dec. 50).

• 1961 (BRA), Horta com seu modelo de processo de enfermagem determinou que as necessidades são universais, porém a forma de manifestação varia de pessoa para pessoa, devido a idade, sexo, escolaridade, cultura, fatores sócio-econômicos, ciclo de saúde-enfermidade e enfermidade;

• 1964 (BRA), Mohana classificou as necessidades em psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais;

• Horta então introduziu em cada nível proposto por

Mohana, subgupos de necessidades de forma a ajustar seu modelo para a prática assistencial de enfermagem e formulou a sua Teoria;

• 1966, Henderson identificou e listou 14

NHB, que compreende as funções da enfermagem, que tinham como objetivo descrever os cuidados necessários ao ser humano para conservar ou recuperar sua saúde, independente de cuidados médicos.

NHB: respiração, alimentação, eliminação,

movimento, sono e repouso, vestimentas,

temperatura corporal, higiene, controle do

ambiente, comunicação, prática religiosa, realização, atividade de lazer e aprendizagem

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