Biologia 1 - apostila ceesvo

Biologia 1 - apostila ceesvo

(Parte 5 de 9)

São unicelulares e estão entre os menores seres vivos conhecidos. Podem viver isoladas ou em colônias.

Provavelmente são os organismos mais abundantes do planeta sendo encontrados em praticamente todos os ambientes. Quanto à nutrição, podem ser autótrofas – produzem seu alimento através da fotossíntese ou heterotróficas – ingerem alimentos. (observe quadro abaixo)

após a sua morte

As bactérias podem ser úteis ao homem quando são utilizadas na agricultura, na indústria (na produção de queijos e vinhos) e indústria farmacêutica. São também muito importantes ao meio ambiente na decomposição da matéria orgânica, pois decompõem os restos de animais e plantas

Condições de vida de uma bactéria: • água líquida

• temperatura adequada

• alimento

Algumas outras bactérias causam diversas doenças em plantas, em animais e até no homem, são as bactéria patogênicas.

As cianobactérias

Também conhecidas como algas azuis ou cianofíceas. Vivem isoladas ou em colônias. Apresentam clorofila, são organismos autótrofos e realizam a fotossíntese. São as

As heterotróficas podem ser: - saprófitas - se alimentam da matéria orgânica em decomposição;

- parasitas - se alojam em algum ser vivo, prejudicando-o;

- simbióticas - vivem às custas de outro ser vivo sem prejudicá-lo.

Procarióticas (pro = primeiro, primitivo; cario = núcleo) grandes produtoras de oxigênio e são capazes de fixar o nitrogênio do ar para construir as suas proteínas.

Observe com atenção os tipos de bactérias na imagem. Vamos produzir iogurte?

Reino Protista O reino Protista é formado por organismos eucariontes (apresentam núcleo individualizado). Os protistas compreendem os protozoários e as algas unicelulares.

OS Protozoários

Suas características são: eucariontes; (células que possuem membrana que envolve o núcleo); podem viver isolados ou formar colônias; podem ser parasitas ou ter vida livre; são heterótrofos; auxiliam as bactérias e fungos na decomposição da matéria orgânica.

Podem ser classificados em vários tipos, de acordo com a forma com que se locomovem as organelas locomotoras:

Osbacilos acidolácteos são bactérias que provocam a coagulação do leite, permitindo a

Bactérias e iogurtes produção de iogurte. Veja uma receita: Ingredientes: um litro de leite; um copo de iogurte natural (sem polpa de frutas nem corantes). Material necessário: uma colher de pau; quatro a seis copos de vidro; guardanapos de papel.

Como fazer:

• Ferva o leite e deixe-o esfriar até 38 °C. • Acrescente meio copo de iogurte natural e misture-o bastante usando a colher de pau.

• Coloque a mistura nos copos de vidro.

• Enrole bastante papel em cada copo e guarde-os num armário. • Depois de 24 horas coloque os copos na geladeira. Está pronto o seu iogurte.

ameba Plasmódio

Dinoflagelado

Os dinoflagelados são os responsáveis pela produção de energia na cadeia oceânica. Tem uma estrutura semelhante a um chicote chamada flagelo, que atua como órgão de locomoção e apresentam características tanto de vegetais como de animais. Os dinoflagelados podem se reproduzir de forma rápida, gerando grandes populações de forma imediata; certas espécies, mediante este tipo de crescimento, formam as marés vermelhas tóxicas que matam os peixes e contaminam os mariscos.

dinoflagelado

Algas Protistas

São todas unicelulares e eucariontes. Autótrofas, com intensa atividade fotossintetizante, são responsáveis pela maior parte do oxigênio colocado diariamente na atmosfera.

Conheça algumas doenças causadas por protozoários:

Sarcodina - locomovem-se através de pseudópodes. Exemplo: as amebas. Flagellata - locomovem-se através de flagelos. Exemplo: Trypanosoma cruzi Ciliata - locomovem-se através de cílios. Exemplo: Paramecium. Sporozoa - não apresentam estruturas locomotoras: Exemplo: Plasmodium.

Disenteria amebiana

Entamoeba histolytica

Diarréias com sangue

I ngestão de alimentos ou água contaminada

Tratamento da água e higiene com os alimentos

Doença de

Chagas

Typanosoma cruzi

Insuficiência cardíaca

Picadas de barbeiros Eliminação do barbeiro

Giardíase Giardia lamblia

Diarréias acompanhadas de dores abdominais

Ingestão de alimentos ou água contaminada

Tratamento da água e higiene com os alimentos

Malária Plasmodium vivax

Febres e mal estares cíclicos

Picada do mosquito prego

Eliminação do mosquito

Tricomonía -se

(Parte 5 de 9)

Comentários