Biologia 1 - apostila ceesvo

Biologia 1 - apostila ceesvo

(Parte 6 de 9)

Trichomonas vaginalis

Corrimentos e infecções vaginais

Uso de objetos contaminados e relações sexuais com pessoas transmissoras

Uso de preservativos nas relações sexuais

Reino Fungi Os fungos são organismos eucariontes, aclorofilados (portanto não são plantas) e heterótrofos. Podem ser unicelulares ou pluricelulares. Dependendo de sua nutrição podem ser:

• autótrofos - produzem seus alimentos ( fotossíntese )

• heterótrofos – ingerem alimentos

Alguns fungos são nocivos às plantas e animais, causando doenças, outros são úteis, sendo usados na produção do álcool e até de medicamentos ( antibióticos ), como o Penicilium de onde se extrai a penicilina. Há também as espécies comestíveis ( champignons ) e os orelhas de pau.

Existem os fungos chamados imperfeitos ( Deuteromicetos ). A este grupo pertence a causadora da micose no homem , a Candida albicans.

Os liquens são associações entre algas unicelulares e fungos. Trata-se de uma associação de espécies diferentes, em que ambos se beneficiam. Nos liquens, as algas realizam a fotossíntese, produzindo alimentos para o fungos, este protege as algas, retendo a água e sais minerais para ambos.

Uma das funções dos fungos é a participação na cadeia alimentar, servindo de alimentos para a espécie humana.

O cogumelo é um exemplo de fungo.

Os liquens - observe as imagens abaixo: Os liquens (lembram pequenas plantas) têm várias cores e formas e crescem nos mais diversos ambientes. Crescem em rochas, troncos de arvores, em regiões quentes ou geladas. Os liquens não são plantas, e sim associações entre fungos e algas verdes (clorofíceas) ou entre fungos e cianobactérias. Fotografado por Marcelo Alves Moraes

Alguns cogumelos são comestíveis, porém alguns são extremamente tóxicos.

Reino Plantae, observe as partes que formam uma planta. Vamos estudar algumas partes?

2 Reino Plantae - Classificação ou taxonomia dos vegetais, observe.

Reino vegetal As Plantas

Plantas Criptógamas

Algas: são plantas aquáticas, formadas por talos.

Briófitas: são terrestres de pequeno porte, sem vasos condutores. Ex. musgo.

Pteridófitas: apresentam vasos condutores de seiva. Ex. as samambaias.

Plantas fanerógamas

Angiospermas: são plantas que possuem frutos com sementes. Ex. laranjeira.

Gimnospermas: plantas com sementes, mas sem frutos. Ex. pinheiros.

Abaixo, você pode identificar a classificação dos vegetais.

Saiba mais sobre as plantas:

Abrange todos os organismos autótrofos, pluricelulares e eucariontes. Esse reino também é conhecido como o reino das plantas. A espécie humana é muito dependente das plantas, pois, ela fornece: alimento, matériaprima para a produção de madeira, papel, tecidos, rolhas para garrafas de vinhos, muitos medicamentos e principalmente pela produção de oxigênio. Incluem-se também, neste reino, certas algas.

Os componentes deste reino, juntamente com as cianofíceas e as algas protistas , são os grandes produtores de alimento e oxigênio do planeta . Cada órgão é formado por um conjunto de tecidos que desempenham uma ou mais funções. Os órgãos estudados aqui serão: a raiz, o caule as folhas as flores, os frutos e as sementes.

Caule

O caule é o órgão vegetal encarregado da condução da seiva e sustentação das folhas, flores e frutos. Na maioria das plantas é aéreo, porém podem ser subterrâneos ou aquáticos, confira o quadro:

Os tipos de caules: Os tipos de caules:

Outros tipos de caules que existem:

Observe os caules subterrâneos e as adaptações do caule é muito interessante.

Folha A folha é um órgão vegetal especialmente adaptado para a transpiração e fotossíntese. Possuem outras adaptações que permitem que elas desempenhem outras funções além das citadas. A fixação de muitos caules de trepadeiras, espinhos são folhas que reduziram a sua superfície como proteção contra a transpiração excessiva e que constitui uma defesa contra os animais e as folhas carnívoras são adaptações para capturar insetos.

Flor Somente as plantas mais evoluídas (gimnospermas e angiospermas) têm flores. As flores são os aparelhos de reprodução destas plantas. Isso porque é nas flores que ficam os órgãos sexuais masculinos e femininos das plantas. Existem plantas que têm flores masculinas e flores femininas em um mesmo pé; também plantas que têm flores masculinas e flores femininas em pés diferentes e por fim flores hermafroditas são aquelas que têm órgãos sexuais masculinos e femininos ao mesmo tempo.

Uma flor completa é constituída das seguintes partes:

Pedúnculo – eixo de sustentação da flor. Receptáculo – dilatação cujas peças florais estão inseridas. Cálice – folhas modificadas, geralmente verdes, denominadas sépalas. Corola – folhas modificadas, geralmente coloridas, denominadas pétalas. Androceu – sistema masculino de reprodução, constituído por um conjunto de estames. O estame o estame é dividido em: antera, filete e conectivo. Gineceu – sistema feminino de reprodução apresenta: ovário, estilete e estigma.

Fruto, observe as parte que formam um fruto e os tipos de frutos

Algumas plantas que possuem flores (as angiospermas) podem também produzir frutos (frutas). Fruto é ovário fecundado e desenvolvido: a abóbora, o chuchu, a berinjela, o pepino, o tomate, o pimentão e o quiabo, por exemplo, são frutos. O caju é um pseudofruto, cujo fruto verdadeiro é a castanha. Na maçã o fruto é a parte central, que envolve a semente. No morango, os frutos são os pequenos pontos espalhados pela superfície vermelha.

Reino Animália – Os animais São os organismos pluricelulares, eucariontes e heterótrofos por ingestão. Esse reino abrange todos os animais. O reino Animal é formado por uma grande variedade de espécies desde organismos simples até os mais complexos.

Marcelo A. Moraes

Vamos conhecer primeiramente os animais mais simples, que não possuem coluna vertebral, os chamados invertebrados.

Poríferos São os animais pluricelulares mais simples que existem. Vivem em ambientes aquáticos e não apresentam nenhum órgão ou sistema. A respiração, excreção e circulação são realizadas por difusão (as substâncias atravessam os espaços entre as células). As esponjas são os representantes deste grupo.

Cnidários (celenterados)

Esses animais apresentam tecidos, mas sem a formação de órgãos muito complexos. São aquáticos e apresentam células que liberam um líquido urticante que tem a função de defesa e captura de alimento. A respiração e a excreção são realizadas por difusão. São representantes desse grupo as medusas.

Nematelmintes São os vermes de corpo cilíndrico e alongado. Apresentam sistema digestivo completo com boca e ânus, sua respiração é cutânea e ocorre por difusão. Como exemplo podemos citar alguns parasitas do homem: lombriga e os vermes que causam o amarelão.

Platelmintes

Apresentam o corpo achatado. Podem ser terrestre ou aquáticos. Possuem sistema digestivo incompleto e a respiração se dá por difusão. Alguns são de vida livre e outros são parasitas. São representantes deste grupo o verme causador da esquistossomose e a tênia.

Moluscos São animais de corpo mole, com ou sem concha. Possuem vida livre, são terrestres ou aquáticos. O sistema digestivo é completo e a respiração pode ser cutânea. Como exemplos deste grupo podemos citar os lulas, a lesma (figura ) e o polvo.

Anelídeos

(Parte 6 de 9)

Comentários