22.Eixos e correntes

22.Eixos e correntes

2 AULA

Uma mÆquina em processo de manutençªo preventiva apresentava vÆrios eixos e algumas correntes, alØm de mancais que necessitavam de reparos. Entre os eixos, um cônico e um roscado exibiam desgastes excessivos. Entre as correntes, uma de roletes e outra de elos livres estavam chicoteando.

Como o mecânico de manutençªo deverÆ proceder para reparar os defeitos citados acima?

O tema desta aula trata de eixos e correntes; suas funçıes características; danos típicos e como fazer a manutençªo desses elementos de mÆquinas.

Eixos

Eixos sªo elementos mecânicos utilizados para articular um ou mais elementos de mÆquinas. Quando móveis, os eixos transmitem potŒncia por meio do movimento de rotaçªo.

Constituiçªo dos eixos

A maioria dos eixos sªo construídos em aço com baixo e mØdio teores de carbono. Os eixos com mØdio teor de carbono exigem um tratamento tØrmico superficial, pois estarªo em contato permanente com buchas, rolamentos e materiais de vedaçªo.

Existem eixos fabricados com aços-liga, altamente resistentes.

Classificaçªo dos eixos

Quanto à seçªo transversal, os eixos sªo circulares e podem ser maciços, vazados, cônicos, roscados, ranhurados ou flexíveis.

Eixos e correntes 2

AULAEixos maciçosEixos maciçosEixos maciçosEixos maciçosEixos maciços Apresentam a seçªo transversal circular e maciça, com degraus ou apoios

para ajuste das peças montadas sobre eles. Suas extremidades sªo chanfradas para evitar o rebarbamento e suas arestas internas sªo arredondadas para evitar a concentraçªo de esforços localizados.

Eixos vazadosEixos vazadosEixos vazadosEixos vazadosEixos vazados Sªo mais resistentes aos esforços de torçªo e flexªo que os maciços. Empregam-se esses eixos quando hÆ necessidade de sistemas mais leves e resistentes, como os motores de aviıes.

Eixos cônicosEixos cônicosEixos cônicosEixos cônicosEixos cônicos Devem ser ajustados num componente que possua furo de encaixe cônico.

A parte ajustÆvel tem formato cônico e Ø firmemente fixada por meio de uma porca. Uma chaveta Ø utilizada para evitar a rotaçªo relativa.

Eixos roscadosEixos roscadosEixos roscadosEixos roscadosEixos roscados Possuem algumas partes roscadas que podem receber porcas capazes de prenderem outros componentes ao conjunto.

AULAEixos ranhuradosEixos ranhuradosEixos ranhuradosEixos ranhuradosEixos ranhurados Apresentam uma sØrie de ranhuras longitudinais em torno de sua circunfe-

rŒncia. As ranhuras engrenam-se com os sulcos correspondentes das peças a serem montadas neles. Os eixos ranhurados sªo utilizados quando Ø necessÆrio transmitir grandes esforços.

Eixos flexíveisEixos flexíveisEixos flexíveisEixos flexíveisEixos flexíveis Consistem em uma sØrie de camadas de arame de aço enrolado alternadamente em sentidos opostos e apertado fortemente. O conjunto Ø protegido por meio de um tubo flexível, e a uniªo com o motor Ø feita com uma braçadeira especial munida de rosca. Os eixos flexíveis sªo empregados para transmitir movimento a ferramentas portÆteis que operam com grandes velocidades e com esforços nªo muito intensos.

Desmontagem de eixos

A desmontagem de eixos Ø aparentemente simples e fÆcil, porØm exige os seguintes cuidados: •Verificar a existŒncia de elementos de fixaçªo (anØis elÆsticos, parafusos, pinos cônicos, pinos de posicionamento e chavetas) e retirÆ-los antes de sacar o eixo.

•Verificar se existe, na face do eixo, um furo com rosca. O furo Ø construído para facilitar a desmontagem do eixo por meio de um dispositivo para sacÆ-lo.

•Nunca bater com martelo na face do eixo. As pancadas provocam encabeçamento, nªo deixando que o eixo passe pelo mancal, alØm de produzir danos no furo de centro. Danos no furo de centro impedem posteriores usinagens, onde seria fixado à mÆquina (torno, retificadora cilíndrica e fresadora) entrepontas.

2 AULA

•Se realmente for necessÆrio bater no eixo para sacÆ-lo, recomenda-se usar um material protetor e macio como o cobre para receber as pancadas, cuidando para nªo bater nas bordas do eixo.

•Após a desmontagem, o eixo deverÆ ser guardado em local seguro para nªo sofrer empenamentos ou outros danos, especialmente se o eixo for muito comprido.

Montagem de eixos

A montagem de eixos exige atençªo, organizaçªo e limpeza rigorosa.

AlØm desses fatores, os seguintes cuidados deverªo ser observados: •Efetuar limpeza absoluta do conjunto e do eixo para diminuir o desgaste por abrasªo.

•Nªo permitir a presença de nenhum arranhªo no eixo para nªo comprometer seu funcionamento e nªo provocar danos no mancal.

•Colocar os retentores cuidadosamente para nªo provocar desgastes no eixo e vazamentos de lubrificante. •Nªo permitir a presença de nenhuma rebarba no eixo.

•Verificar se as tolerâncias das medidas do eixo estªo corretas usando paquímetro ou micrômetro.

•PrØ-lubrificar todas as peças para que elas nªo sofram desgastes atØ o instante da chegada do lubrificante quando a mÆquina for posta para funcionar.

Danos típicos sofridos pelos eixosDanos típicos sofridos pelos eixosDanos típicos sofridos pelos eixosDanos típicos sofridos pelos eixosDanos típicos sofridos pelos eixos Os eixos sofrem dois tipos de danos: quebra quebra quebra quebra quebra e desgaste desgaste desgaste desgaste desgaste.

A quebra Ø causada por sobrecarga ou fadiga. A sobrecarga Ø o resultado de um trabalho realizado alØm da capacidade de resistŒncia do eixo. A fadiga Ø a perda de resistŒncia sofrida pelo material do eixo, devido às solicitaçıes no decorrer do tempo.

O desgaste de um eixo Ø causado pelos seguintes fatores: •engripamento do rolamento;

•óleo lubrificante contaminado;

•excesso de tensªo na correia, no caso de eixos-Ærvore acionados por correias;

•perda de dureza por superaquecimento;

•falta de lubrificante.

Correntes

Correntes sªo elementos de mÆquinas destinadas a transmitir movimentos e potŒncia onde as engrenagens e correias nªo podem ser utilizadas.

AULATipos de corrente Os tipos de corrente mais utilizados sªo: corrente de roletes, corrente de elos livres, corrente comum ou cadeia de elos.

Corrente de roletesCorrente de roletesCorrente de roletesCorrente de roletesCorrente de roletes A corrente de roletes Ø semelhante à corrente de bicicleta. Ela pode possuir roletes eqüidistantes e roletes gŒmeos, e Ø aplicada em transmissıes quando nªo sªo necessÆrias rotaçıes muito elevadas.

Corrente de dentesCorrente de dentesCorrente de dentesCorrente de dentesCorrente de dentes A corrente de dentes Ø usada para transmissıes de altas rotaçıes, superiores às permitidas nas correntes de rolete.

Corrente de elos livresCorrente de elos livresCorrente de elos livresCorrente de elos livresCorrente de elos livres A corrente de elos livres Ø uma corrente especial, usada em esteiras transportadoras. Só pode ser empregada quando os esforços forem pequenos.

Corrente comum ou cadeia de elosCorrente comum ou cadeia de elosCorrente comum ou cadeia de elosCorrente comum ou cadeia de elosCorrente comum ou cadeia de elos A corrente comum ou cadeia de elos possui elos formados de vergalhıes redondos soldados. Esse tipo de corrente Ø usado para a suspensªo de cargas pesadas.

AULADanos típicos das correntes

Os erros de especificaçªo, instalaçªo ou manutençªo podem fazer com que as correntes apresentem vÆrios defeitos. O quadro a seguir mostra os principais defeitos apresentados pelas correntes e suas causas.

Manutençªo das correntes

Para a perfeita manutençªo das correntes, os seguintes cuidados deverªo ser tomados: •lubrificar as correntes com óleo, por meio de gotas, banho ou jato;

•inverter a corrente, de vez em quando, para prolongar sua vida œtil;

•nunca colocar um elo novo no meio dos gastos;

•nªo usar corrente nova em rodas dentadas velhas;

•para efetuar a limpeza da corrente, lavÆ-la com querosene;

•enxugar a corrente e mergulhÆ-la em óleo, deixando escorrer o excesso;

•armazenar a corrente coberta com uma camada de graxa e embrulhada em papel; •medir ocasionalmente o aumento do passo causado pelo desgaste de pinos e buchas. •medir o desgaste das rodas dentadas;

•verificar periodicamente o alinhamento.

desalinhamento; folga excessiva; falta de folga; lubrificaçªo inadequada; mancais soltos; desgaste excessivo da corrente ou das rodas dentadas; passo grande demais.

rodas fora de medida; desgaste; abraço insuficiente; folga excessiva; depósito de materiais entre os dentes da roda.

folga excessiva; carga pulsante; articulaçıes endurecidas; desgaste desigual.

lubrificaçªo deficiente; corrosªo; sobrecarga; depósito de materiais nas articulaçıes; recalcamento das quinas dos elos; desalinhamento.

choques violentos; velocidade excessiva; depósito de materiais nas rodas; lubrificaçªo deficiente; corrosªo; assentamento errado da corrente sobre as rodas.

excesso de velocidade; lubrificaçªo inadequada; atrito contra obstruçıes e paredes.

vibraçıes; pinos mal instalados.

choques violentos; aplicaçªo instantânea de carga; velocidade excessiva; depósito de material nas rodas; lubrificaçªo deficiente; corrosªo; assentamento errado da corrente nas rodas; material da roda inadequado para a corrente e o serviço.

Excesso de ruído

Mau assentamento entre a corrente e as rodas dentadas

Chicoteamento ou vibraçªo da corrente

Endurecimento (engripamento da corrente)

Quebra de pinos, buchas ou roletes

Superaquecimento

Queda dos pinos

Quebra dos dentes das rodas

AULAAssinale com X a alternativa correta.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Em montagens com rolamentos ou materiais de vedaçªo, a superfície do eixo deverÆ, necessariamente: a)a)a)a)a)()apresentar canal de lubrificaçªo; b)b)b)b)b)()ter sofrido um tratamento tØrmico adequado; c)c)c)c)c)()apresentar ranhuras em toda a extensªo; d)d)d)d)d)()ter uma camada superficial de metal nªo-ferroso; e)e)e)e)e)()ser constituída de aço-liga.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2 A finalidade do furo com rosca na face de um eixo Ø:

a)a)a)a)a)()aliviar o seu peso; b)b)b)b)b)()permitir a fixaçªo de componentes; c)c)c)c)c)()facilitar sua desmontagem; d)d)d)d)d)()facilitar a fixaçªo da mÆquina; e)e)e)e)e)()diminuir a presença das forças de atrito.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 O uso de correntes Ø indicado quando nªo Ø possível usar:

a)a)a)a)a)()óleo como lubrificante; b)b)b)b)b)()engrenagens e correias; c)c)c)c)c)()querosene para a limpeza; d)d)d)d)d)()piso de concreto para o assentamento da mÆquina; e)e)e)e)e)()paquímetros e micrômetros para o nivelamento.

Exercícios

AULAExercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

a)a)a)a)a)()Os eixos vazados sªo pouco resistentes aos esforços de torçªo.

b)b)b)b)b)()Os eixos ranhurados apresentam uma sØrie de ranhuras transversais.

c)c)c)c)c)()Eixos flexíveis sªo utilizados, por exemplo, em ferramentas portÆ- teis.

d)d)d)d)d)()Marteladas na face de um eixo facilitam sua entrada em mancais. e)e)e)e)e)()Os eixos devem estar isentos de rebarbas na hora da montagem.

f)f)f)f)f)()Trena e metro articulado sªo instrumentos de medida utilizados para verificar a tolerância dimensional de eixos.

g)g)g)g)g)()O desgaste de um eixo pode ser causado por falta de lubrificaçªo. h)h)h)h)h)()A corrente comum possui elos formados de vergalhıes soldados. i)i)i)i)i)()A corrente de dentes Ø utilizada em esteiras transportadoras. j)j)j)j)j)()Sobrecarga pode ser uma das causas do endurecimento de correntes.

l)l)l)l)l)()A quebra de pinos, buchas ou roletes de correntes podem sercausadas por velocidade excessiva.

Exercícios

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