Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Lubrificação industrial - Aula 46, Notas de aula de Engenharia Mecânica

- - - - - - -

Tipologia: Notas de aula

Antes de 2010

Compartilhado em 16/09/2008

guilherme-marino-12
guilherme-marino-12 🇧🇷

6 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Lubrificação industrial - Aula 46 e outras Notas de aula em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! 46 A U L A 46 A U L Introdução O supervisor de uma área da indústria cons- tatou que algumas máquinas apresentavam ruídos e superaquecimento. O mecânico de manutenção desmontou as máquinas e constatou que, devido ao entupimento dos bicos das engraxadeiras, a graxa não penetrava nos mancais e, por isso, não os lubrificava. Trocaram as engraxadeiras e o problema foi sanado. Veja como os dispositivos usados para lubrificação são importantes. Nas duas próximas aulas, você vai conhecer os sistemas de lubrificação com perda total do lubrificante, juntamente com os dispositivos usados nesse sistema. Conceito de sistema de perda total Nesse sistema, o lubrificante não pode ser utilizado novamente. Por isso, usa-se a expressão perda total, ao contrário do que ocorre no sistema selado, em que o lubrificante pode ser reaproveitado várias vezes. No sistema de perda total são empregados os seguintes dispositivos: almotolia, copo graxeiro, pistola graxeira, pistola de óleo, pincel, espátula, copo conta-gotas, copo com vareta, copo com mecha (tipo sifão), copo com mecha (tipo tampão), lubrificador mecânico. Vamos estudar cada um desses dispositivos. Almotolia Pode ser do tipo comum ou do tipo bomba. Ambas devem ser mantidas limpas e com os bicos desobstruídos. Na lubrificação por almotolia, é importante que os pontos de lubrificação sejam mantidos limpos e protegidos sempre que possível. Lubrificação II 46 A U L A Copo graxeiro O copo graxeiro pode ser manual ou automático. O copo manual faz a graxa chegar ao ponto de aplicação por meio do rosqueamento da tampa ou do êmbolo. O copo automático usa a pressão de uma mola para a aplicação, evitando a atenção freqüente do operador. Além do reenchimento e da limpeza, pouca atenção é requerida por esses copos. Porém, podem ocorrer problemas por falta de lubrificação, se o mancal aquecer a ponto de provocar o escorrimento livre da graxa. Dessa maneira, ela vaza pelas extremidades do mancal e o copo se esvazia rapidamente. almotolia comum almotolia tipo bomba ^ ^ 46 A U L A O inconveniente principal do copo conta-gotas é o fato de ele exigir regulagem após o aquecimento da máquina. Isso porque, com o calor, a visco- sidade do lubrificante diminui e faz aumentar o seu fornecimento. Copo com vareta É automático do início ao fim do fornecimento de óleo. Esse dispositivo é aplicado em mancais com cargas leves. O copo com vareta é um reservatório que possui uma haste em seu interior. Sua extremidade toca no eixo. Com o movimento do eixo, ocorre a vibração da haste que permite a passagem do óleo através de uma folga. Essa folga localiza- se entre a haste e a luva da extremidade do reservatório. O funcionamento é automá- tico e o fornecimento do óleo é mais contínuo do que no conta- gotas. Esse dispositivo requer veri- ficação de tempo em tempo, a fim de se certificar de que a haste está se movimentando livremente. copo conta-gotas copo com vareta 46 A U L ACopo com mecha tipo sifão Esse tipo de dispositivo é constituído de um tanque metáli- co ao qual é ligado um tubo. O tanque fica cheio de óleo, até um nível ligeiramente inferior ao do tubo. Nesse tubo é introduzido um estopim que fica imerso no tanque. O estopim envia o óleo sob a forma de gotas que caem do tubo no eixo em movimento. Para regular a queda de lubrificante pode-se colocar um registro no oleador. Também pode-se com- primir, mais ou menos, o estopim com um parafuso. O objetivo é evitar o consumo de lubrificante com a máquina parada. O copo com mecha tipo sifão é usado em locomotivas, motores estacionários, mancais e máquinas de tamanho médio. Copo com mecha tipo tampão Nesse dispositivo, a mecha é fei- ta com fios de lã ou arame fino, e se ajusta no tubo de descarga. O tubo e a mecha não estão liga- dos ao reservatório de óleo. Em servi- ço, devido aos movimentos bruscos do mancal, o óleo é arremessado para cima e alimenta o tubo. Esse dispositivo é usado em par- tes de máquinas com movimentos bruscos, como bielas de grandes bom- bas e de prensas. 46 A U L A Lubrificador mecânico Esse dispositivo consiste em um reservatório de óleo e vários elementos individuais de bombeamento. Os elementos fornecem o óleo em pequenas quantidades, sob pressão, para tubos que o conduzem ao ponto de aplicação. O funcionamento do lubrificador mecânico se dá do seguinte modo: · No uso de admissão do êmbolo, o óleo é aspirado através de válvulas de sucção, tipo esfera, para a câmara de bombeamento. · A pressão criada fecha automaticamente as válvulas de sucção e força o óleo da câmara de bombeamento para as válvulas de descarga. · O óleo deixa o bocal de descarga, em forma de gotas, e se desloca para cima, através da água contida no visor. Esse deslocamento decorre da diferença de densidade entre os dois líquidos. O funcionamento do lubrificador mecânico é automático e, como é acionado pela própria máquina, a quantidade de fluido é diretamente proporcional à velocidade. Existem lubrificadores mecânicos que dispensam água e arame no visor. Nesse caso, a partir do visor, o óleo é distribuído por gravidade. Os lubrificantes mecânicos têm largo emprego em compressores alterna- tivos, motores de combustão interna, cilindros de máquinas a vapor e mancais em geral. Teste sua aprendizagem. Faça os exercícios a seguir. Depois, confira suas respostas com as apresentadas no gabarito. Marque com um X a resposta correta. lubrificador mecânico ^
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved