47.Lubrificação III

47.Lubrificação III

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IntroduçªoApós a visita de um vendedor de lubrificante ao setor de manutençªo de uma indœstria, o pessoal da empresa constatou que ainda nªo conhecia todos os dispositivos de lubrificaçªo relacionados ao sistema de lubrificaçªo com perda total.

Por esse motivo, sentiu-se a necessidade de completar o estudo desses dispositivos. Esse Ø o objetivo desta aula. Vamos acompanhÆ-la?

Outros dispositivos de lubrificaçªo

A lubrificaçªo pelo sistema de perda total dispıe de grande quantidade de dispositivos. JÆ vimos muitos deles: almotolia, pincel, copos graxeiros, pistola de óleo, lubrificador mecânico etc.

Nesta aula, vamos estudar outros dispositivos de lubrificaçªo: lubrificador por nØvoa, lubrificador hidrostÆtico e mancais de cavidade. AlØm disso, vamos ver os trŒs tipos de lubrificaçªo centralizada.

Lubrificador por nØvoaLubrificador por nØvoaLubrificador por nØvoaLubrificador por nØvoaLubrificador por nØvoa

Esse lubrificador pulveriza o óleo em uma fina camada, distribuída atravØs de uma tubulaçªo.

Esse sistema foi desenvolvido, principalmente, para lubrificaçªo de mancais de rolamentos que giram em altíssimas velocidades. Esses mancais necessitam de óleo em quantidade cuidadosamente controlada. Se houver excesso de óleo, ocorrerÆ aumento anormal da temperatura. Por outro lado, se houver falta de óleo, haverÆ rÆpido desgaste dos mancais.

O mecanismo funciona com um pulverizador (venturi) que produz a nØvoa.

Lubrificaçªo I

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Quando a nØvoa chega ao ponto de aplicaçªo, com o auxílio de conexıes adequadas, o lubrificante pode ser expelido nas seguintes formas:

•nØvoanØvoanØvoanØvoanØvoa - usada em mancais de rolamento;

•atomizaçªo atomizaçªo atomizaçªo atomizaçªo atomizaçªo (esguichos) - usada em correntes e engrenagens;

•condensaçªo condensaçªo condensaçªo condensaçªo condensaçªo (gotas) - usada em mancais de deslizamento e barramentos.

Esse lubrificador pode ser ligado a linhas de ar comprimido. Seu consumo Ø de 300 a 600 litros de ar por hora e de 0,25 a 1cm‡ de óleo por hora.

conexões para lubrificação por névoa

O lubrificador por nØvoa Ø muito eficiente, pois a nØvoa, sendo semelhante a um gÆs, atinge todas as superfícies. TambØm Ø econômico; mas, por outro lado, poluente. Isso se deve à parcela de nØvoa que escapa do lubrificador e atinge o ambiente à sua volta.

AULA Lubrificador hidrostÆticoLubrificador hidrostÆticoLubrificador hidrostÆticoLubrificador hidrostÆticoLubrificador hidrostÆtico

É usado para a lubrificaçªo dos cilindros e órgªos de distribuiçªo das mÆquinas a vapor.

O lubrificador hidrostÆtico introduz o óleo na canalizaçªo de abastecimento do vapor, a pouca distância da mÆquina. O vapor, ao passar pela canalizaçªo, espalha ou pulveriza o óleo sobre as superfícies do cilindro.

AlØm de lubrificar, esse dispositivo serve de elemento de vedaçªo, juntamente com os anØis de segmento e a gaxeta da haste do Œmbolo.

O reservatório de óleo do lubrificador fica tambØm ligado ao encanamento do vapor. Dessa maneira, sªo utilizadas a pressªo e a condensaçªo desse vapor para introduzir o óleo no sistema.

lubrificador hidrostático

AULAMancais com cavidadeMancais com cavidadeMancais com cavidadeMancais com cavidadeMancais com cavidade

Esses mancais, geralmente, trabalham em altas temperaturas, como os mancais de secadores de papel. Possuem cavidades nas quais sªo aplicadas graxas em bloco com conformaçªo adequada.

A graxa de bloco deve ficar livre na cavidade. Para isso, corta-se o bloco de graxa em tamanho ligeiramente menor que a cavidade. Por açªo do próprio peso, a graxa exerce pressªo sobre o eixo. O calor do atrito das superfícies em contato (graxa e eixo) amolece a graxa e lubrifica o mancal.

AULA Lubrificaçªo centralizada

É um sistema de lubrificaçªo para graxa ou óleo, com a finalidade de lubrificar um elevado nœmero de pontos, a partir de um distribuidor central.

Esse sistema permite racionalizar o consumo de lubrificante, economizar mªo-de-obra e lubrificar a mÆquina em movimento. Os principais componentes do sistema centralizado sªo:

•reservatório de lubrificante

•vÆlvula direcional

•rede de distribuiçªo

• dosadores

• manômetros

•sinalizadores de defeito

O acionamento do sistema centralizado pode ser manual (pequenos circuitos) ou automatizado. Nesse œltimo caso, o comando Ø feito pela própria mÆquina em que se usa o sistema.

O sistema centralizado divide-se em trŒs tipos:

•linha simples •linha dupla

• progressivo

Linha simplesLinha simplesLinha simplesLinha simplesLinha simples

Esse sistema Ø usado em mÆquina de pequeno e mØdio porte. Dispıe de bombas manuais, pneumÆticas ou elØtricas.

Quando a bomba atua, desloca lubrificante e pressuriza a linha de alimentaçªo. Isso faz com que os dosadores, acionados pelo próprio lubrificante, injetem óleo nos pontos de lubrificaçªo.

Terminada a pressurizaçªo, a linha principal Ø aliviada. Assim, os pistıes dos dosadores retornam à posiçªo original. O retorno Ø feito por mola e permite a recarga para o próximo ciclo. A ligaçªo entre os dosadores e a linha principal Ø do tipo paralelo, isto Ø, os dosadores encontram-se fora da linha principal.

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Linha duplaLinha duplaLinha duplaLinha duplaLinha dupla

Esse sistema dispıe de duas linhas principais: uma para acionamento e outra para retorno dos dosadores. Assim, a vÆlvula direcional ora pressuriza uma linha, ora pressuriza a outra.

O sistema centralizado por linha dupla nªo tem molas, gaxetas ou outras peças facilmente desgastÆveis. Por isso, opera por muitos anos, sem problemas de manutençªo.

O sistema pode ser operado manual ou automaticamente. Nos sistemas automÆticos, controladores elØtricos e eletrônicos programam a freqüŒncia dos períodos de lubrificaçªo e monitoram o funcionamento.

As bombas usadas no sistema de linha dupla podem ser elØtricas, pneumÆ- ticas ou manuais. A ligaçªo entre os dosadores e a linha principal Ø do tipo paralelo.

dosador de lubrificante, em dois momentos s

AULASistema progressivoSistema progressivoSistema progressivoSistema progressivoSistema progressivo

Consiste em uma bomba unida a um nœmero variÆvel de dosadores interligados.

Os dosadores sªo modulares, formados por seçıes superpostas.

Cada dosador contØm um pistªo, orifícios e canais para o fluxo interno do lubrificante.

Embora fisicamente idŒnticas, as seçıes possuem pistıes com diâmetros variÆveis, de acordo com a necessidade de cada ponto.

No sistema progressivo, os pistıes encontram-se sempre na linha principal. Cada pistªo deve atuar antes que o fluxo da bomba acione o próximo pistªo, ou seja, a ligaçªo Ø feita em sØrie.

Na próxima aula veremos a lubrificaçªo com sistema selado, na qual o lubrificante Ø reaproveitado, diferindo, portanto, da lubrificaçªo com perda total.

Teste sua aprendizagem. Faça os exercícios a seguir. Depois, confira suas respostas com as apresentadas no gabarito.

dosadores de lubrificante do tipo progressivo

AULAMarque com um X a resposta correta.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

O lubrificador que pulveriza óleo atravØs de uma tubulaçªo Ø denominado lubrificador por: a)a)a)a)a) ( ) gÆs; b)b)b)b)b) ( ) Ægua; c)c)c)c)c) ( ) óleo; d)d)d)d)d) ( ) nØvoa.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Na lubrificaçªo por nØvoa, o lubrificante pode ser usado nas seguintes formas: a)a)a)a)a) ( ) nØvoa, atomizaçªo, condensaçªo; b)b)b)b)b) ( ) atomizaçªo, esguichamento, compressªo; c)c)c)c)c) ( ) nØvoa, pressurizaçªo, condensaçªo; d)d)d)d)d) ( ) condensaçªo, atomizaçªo, pressªo.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Na lubrificaçªo de cilindros e de órgªos de distribuiçªo das mÆquinas a vapor, recomenda-se o seguinte lubrificador: a)a)a)a)a) ( ) hidrÆulico; b)b)b)b)b) ( ) hidrostÆtico; c)c)c)c)c)()copo com vareta; d)d)d)d)d) ( ) almotolia.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Os mancais de secadores de papel sªo lubrificados com:

a)a)a)a)a) ( ) óleo orgânico; b)b)b)b)b)()graxas em bloco; c)c)c)c)c) ( ) óleo vegetal; d)d)d)d)d) ( ) resina sintØtica.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 A lubrificaçªo centralizada pode ser de trŒs tipos:

a)a)a)a)a)()linha mista, simples e contínuo; b)b)b)b)b)()linha modulada, contínua e ciclíca; c)c)c)c)c)()linhas simples, dupla e progressivo; d)d)d)d)d)()linha dupla, tripla e graduado.

Exercícios

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