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A comunicação social e o reflexo da Sociedade - Apostilas - Jornalismo, Notas de estudo de Jornalismo

Apostilas de Geografia sobre o estudo da comunicação social e o reflexo da Sociedade.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 02/04/2013

Fatima26
Fatima26 🇧🇷

4.6

(134)

428 documentos

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Baixe A comunicação social e o reflexo da Sociedade - Apostilas - Jornalismo e outras Notas de estudo em PDF para Jornalismo, somente na Docsity! A comunicação social e o reflexo da Sociedade Todo e qualquer ato que já tenha existido na história da humanidade podemos definir como um ato de comunicação. Desde os primeiros surgimentos na terra, desde o brilho do sol, das estrelas, do ar, são evidencias que levam ao entendimento de que as ações produzidas por estes fenômenos naturais se convergem a um efeito e causa que provam a existência e a mensagem por estes transmitida, dando uma margem e uma condição para o entendimento e a difusão conceitual da comunicação. A comunicação ocorre em uma contextualização a que seus meios convencionais se adéquam de acordo a realidade de cada comunicador, que a expõem para uma compreensão mais ampla e segmentada. Sendo a comunicação um meio para criar, informar e impor seus conceitos para assim preencher o vazio, e as aspirações da sociedade, desde quando essa se tornou auto - suficiente e capaz de agir com racionalidade e pensar para sobreviver. Quando o homem descobriu o fogo certamente já o teria se comunicado o bastante para depois expressar sua criatividade sobre as rochas por meio de pinturas ágrafas, mas com sentido premeditado, já o esboço do que seria a arte, a percepção pela informação, criando assim uma comunicação em que o mundo e suas gerações a moldam instantaneamente. Mas é de uma extrema necessidade que avaliemos o impacto da comunicação social não como uma doutrina como muitos o acham, e sim entendermos os benefícios que a mesma traz para a vida cotidiana desde o visual aos nutrientes que a mesma propõe na sociedade. A veracidade de uma informação é tão importante quanto às marcas impostas pela mídia e seu mercado capitalista em constante difusão. É a comunicação a serviço da publicidade que é a maquina que ergue o mercado e santifica as logomarcas espalhadas por um mundo de estratégias. Mas o propósito deste texto é questionar as relações entre comunicação de massa e sua imposição na sociedade, uma vez que não existem opiniões tão formadas que não possam ser alteradas diante das criações bombásticas e fantásticas de um mundo cada vez mais competidor. É muito caro para a sociedade se a mesma não acompanha os eventos e promoções que as grandes massas informativas lançam no mercado, desde os objetos de consumo necessário quanto aos supérfluos. Dentre as jogadas da comunicação a mais assertiva é a que propõe um modelo em que usa um objeto de desejo ou uma figura que inspira certeza, beleza ou aventura. É o uso do modismo para criar valor, a aparição de uma figura humana que ensaia e incorpora o conhecimento sobre um produto, ali a fama é quem fará a cabeça do público alvo. Por outro lado vem os grandes investimentos em cadeias gigantescas de produtos associados a um meio de comunicação, estes arrebatam e garantem um público fiel, se souberem equilibrar garantias e exclusividades. A comunicação social pode ser claramente entendida como um estudo das interações entre os sujeitos em sociedade, e por afeição da atualidade a um fator chamado marca é que questiono o entender, para assim descrever uma condição que seja democrática a todo ato que a comunicação envolve. Sem a comunicação não existe entendimento, sem seus meios não há informação, e sem seus atributos não há vantagem lucrativa, e sem lucrar a sociedade não viveria. As mudanças nas diferentes classes sociais ocorrem todos os dias e, no entanto, comunicar é criar laços fortes e capazes de atender as necessidades em qualquer ponto do mundo. Não existe fronteira para a comunicação social, é possível que haja censuras que a impedem de uma difusão maior, mas é impossível barrar as informações. Mesmo em países em que a manifestação da imprensa em um simples ato de informar é punida, há saídas para a divulgação, mesmo que seus autores sejam mártir. É a comunicação a serviço de uma massa que cresce e exige cada vez mais uma expressividade, algo que liberte do comum e instaure o novo seja a que preço, a maioria pode pagar. O entendimento da comunicação só é possível se houver um profundo acompanhamento com o uso dos meios para a revelação dos objetivos que a mesma tem de seguir. O que certamente teremos de aceitar é que a sociedade vive uma fase típica da adolescência, tem de descobrir sua identidade, seu nicho, para aceitar ou discordar de tanta coisa criada em tão pouco tempo. É a busca pelas grandes empresas da comunicação onde a imaginação tem de ser batizada como serviço, e a empresa de tem de construir sonhos para sobreviver. Como falamos de comunicação podemos citar algumas criações do mercado das relações sociais que são ferramentas para a modernidade, tais como: Google, vimeo, Wikipédia, Orkut, WolframAlpha,YuBliss, Android, Apple, skype, meebo, fring, flickr, Yahoo, Sonico, Firefox, bing, hi5, twitter, cuil, etc. São esquisitices da era moderna em que a massa tem de aceitar, ou se perderá no tempo. A humanidade passa por um dilúvio de informação: notícias, reportagens, análises, críticas e toda espécie de conteúdo estão cada vez mais acessíveis, nas mais diversas plataformas. E torna dificultante o fato de a informação ser repassada por um meio de comunicação às vezes não confiável, ou a sociedade receber um turbilhão de informação e não ter tempo para organizá-la e tornar útil.
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