Estagio supervisionado I

Estagio supervisionado I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

CAMPUS JATOBÁ

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

JATAÍ – GO

JUNHO 2010

UESSILEY RIBEIRO BARBOSA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Licenciatura em Física como

Parte da exigência da disciplina

Estágio Supervisionado I.

JATAÍ – GO

JUNHO 2010

INTRODUÇÃO

A primeira etapa do Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde aplicou-se grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agora trabalhando em sala de aula, neste momento, aliou-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na formação acadêmica e profissional do futuro docente. O Estágio Supervisionado I foi realizado em turmas de 1ª, 2°e 3ª ano do ensino médio do turno matutino e noturno do Colégio Estadual Nestório Ribeiro com sede na Rua Jose Gêda, 56, Jataí, Estado de Goiás. Esta etapa, com carga horária de 25 horas. Teve início no dia 11 de março e terminou no dia 30 de Junho de 2010, com carga horária distribuídas da seguinte forma: segundas-feiras, 4 aulas sendo nos 1º, 2º, 3° e 4° horários no período noturno; e nas quintas-feiras, do 1°ao 6°horários no período matutino. O Estágio Supervisionado I teve o objetivo de observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa. Este relatório é composto da descrição das observações e das experiências vivenciadas no período de observação em sala de aula.

A Observação constitui a primeira fase do Estágio Supervisionado I. Foi realizada nas turmas de 1ª, 2°e 3ª ano do ensino médio dos turnos matutino e noturno do Colégio Estadual Nestório Ribeiro com sede na Rua Jose Gêda, 56, Jataí, Estado de Goiás, teve início no dia 11 de março e terminou no dia 30 de Junho de 2010, sob a regência do professor Marcio Nascimento Gomes.

Em minha primeira visita na escola fui recebido pelo coordenador de turno, no caso noturno onde me apresentou a diretora, onde, autorizou que pudesse ali fazer o estagio.

A observação foi importantíssima, principalmente porque, através do roteiro, que produzi em sala de aula com orientação do professor, foi possível chegar ao local de observação com um olhar direcionado a cada um dos estudantes.

Ao freqüentar as aulas de física, pude perceber características comuns em turnos distintos em que os alunos em relação à disciplina de física têm atitudes e comportamento semelhantes, pois eles não têm interesse na aula, conversas paralelas a todo instante, não levam o livro didático, fazem atividade de outras matérias e utilizam o celular no meio da aula (chamadas, mensagem e musica).

No turno matutino os alunos além das características citadas acima ainda têm aqueles que se interessam pela matéria, fazendo as atividades propostas pelo professor, participando ativamente das aulas com perguntas e curiosidades, porem os alunos do 1° ano ainda não foi e não estão preparados para o ensino médio onde exige um comprometimento com os estudos e maior ainda com a disciplina de física, sendo uma disciplina nova em sua grade curricular.

Já os alunos do 3° ano parecem não ter noção de estarem próximo de ingressarem a uma universidade, pois no período de observação na sala, observa-se que eles não têm a menor preocupação em aprender o conteúdo, muito menos interessado no que estava sendo passando no quadro ou no que o professor estava explicando.

Não posso deixar de falar da matéria de astronomia, onde e opcional para os alunos, pois o colégio implantou na sua nova grade curricular para os alunos que gostem da disciplina de física, onde percebi que e interessante, trazendo conhecimento e gerando curiosidades aos alunos participantes. É uma turma pequena de aproximadamente 15 alunos dividida entre 1°, 2° e 3° ano no período matutino.

Porém no turno noturno o desinteresse e muito maior em relação à disciplina de física, pois os alunos que ali estavam demonstrava que era apenas de concluir o ensino médio ou de falar de estuda, para um melhor entendimento do que estou falando, onde irei citar algumas atividades realizadas no período de observação no mesmo: venda de roupas íntimas, aluna com criança de colo no fundo da sala, aluno dormindo, conversas paralelas de assuntos diversos, lanche em sala de aula e outros e isso tudo acontecia em momentos em que o professor regente estava passando conteúdos.

Apesar dos fatos relacionados acima, o professor regente tem um bom relacionamento com os alunos, no que observei sua aula e de método tradicional, mas de uma maneira de explicação bem trabalhada, relacionando exemplos do nosso cotidiano com a disciplina, questionando ou deixando perguntas aos alunos.

O professor tem comprometimento com os alunos porem na mede esforços para sanar as duvidas de uma maneira individual na carteira do aluno.

No período em que estive em sala fazendo as minhas anotações, foram apresentados os respectivos conteúdos; Leis de Newton, Calorimetria, Corrente Elétrica, Resistores e um filme na matéria opcional “Harmonia dos Mundos”.

CONCLUSÃO

Pode se concluir que grande parte dos alunos afirma não gostar da disciplina, por ser relacionada a cálculos e por não conseguirem interpretarem o que se pedem, outros simplesmente rotulam como difícil memorizar as fórmulas, pois já que os estudantes apresentavam níveis diferentes de aprendizagem e certa incapacidade de concentração.

Comentários