(Parte 1 de 2)

AULA 1

Para que uma ferramenta corte um material, Ø necessÆrio que um se movimente em relaçªo ao outro a uma velocidade adequada.

Na indœstria mecânica, as fresadoras, os tornos, as furadeiras, as retificadoras e as plainas sªo mÆquinas operatrizes que produzem peças por meio de corte do metal. Esse processo se chama usinagem.

Para que a usinagem seja realizada com mÆquina de movimento circular, Ø necessÆrio calcular a rpm da peça ou da ferramenta que estÆ realizando o trabalho.

Quando se trata de plainas, o movimento Ø linear alternado e Ø necessÆrio calcular o gpmgpmgpmgpmgpm (golpes por minuto).

O problema do operador, neste caso, Ø justamente realizar esses cÆlculos. Vamos supor que vocŒ seja um torneiro e precise tornear com uma ferramenta de aço rÆpido um tarugo de aço 1020 com diâmetro de 80 m. Qual serÆ a rpm do torno para que vocŒ possa fazer esse trabalho adequadamente?

Velocidade de corte

Para calcular a rpm, seja da peça no torno, seja da fresa ou da broca, usamos um dado chamado velocidade de cortevelocidade de cortevelocidade de cortevelocidade de cortevelocidade de corte.

Velocidade de corte Ø o espaço que a ferramenta percorre, cortando um material, dentro de um determinado tempo. A velocidade de corte depende de uma sØrie de fatores, como:

ltipo de material da ferramenta; ltipo do material a ser usado; ltipo de operaçªo a ser realizada; lcondiçıes da refrigeraçªo; lcondiçıes da mÆquina etc.

Embora exista uma fórmula que expressa a velocidade de corte, ela Ø fornecida por tabelas que compatibilizam o tipo de operaçªo com o tipo de material da ferramenta e o tipo de material a ser usinado. Essas tabelas estªo a sua disposiçªo no final deste livro.

1 A U L A

O problema

Calculando a rpm e o gpm a partir da velocidade de corte

Nossa aula

AULA11

Dica tecnológicaDica tecnológicaDica tecnológicaDica tecnológicaDica tecnológica

As ferramentas de corte sªo classificadas em grupos. Para encontrar a velocidade de corte adequada para determinado material com o qual a ferramenta Ø fabricada, existe um coeficiente para cada tipo de ferramenta. As ferramentas de aço rÆpido tŒm o coeficiente 1. Os valores da tabela sªo para esse coeficiente. Se a ferramenta for de metal duro, o valor da tabela deve ser multiplicado pelo coeficiente 3.

CÆlculo de rpm em funçªo da velocidade de corte

Para o cÆlculo da rpm em funçªo da velocidade de corte, vocŒ tambØm usa uma fórmula:

material e pØ 3,14 (constante).

Em que n Ø o nœmero de rpm; vcvcvcvcvc Ø a velocidade do corte; d Ø o diâmetro do

DicaDicaDicaDicaDica

Como o diâmetro das peças Ø dado em milímetros e a velocidade de corte Ø dada em metros por minuto, Ø necessÆrio transformar a unidade de

Voltemos ao problema inicial: vocŒ precisa tornear um tarugo de aço 1020 com diâmetro de 80 m. Lembre-se de que a ferramenta Ø de aço rÆpido.

Os dados que vocŒ tem sªo:

vc = 25m/min (dado encontrado na tabela) d = 80 m n = ?

Substituindo os valores na fórmula:

A rpm ideal para esse trabalho seria 9,5. Como as velocidades das mÆquinas estªo estipuladas em faixas determinadas, vocŒ pode usar um valor mais próximo, como 100 rpm.

Dica tecnológicaDica tecnológicaDica tecnológicaDica tecnológicaDica tecnológica

Para realizar as operaçıes de fresagem ou furaçªo, a fórmula para o cÆlculo da rpm Ø a mesma, devendo-se considerar o diâmetro da fresa ou da broca, dependendo da operaçªo a ser executada.

AULA11

Como vocŒ viu, esse cÆlculo Ø simples. Estude-o mais uma vez e faça os exercícios que preparamos para vocŒ treinar.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Quantas rotaçıes por minuto (rpm) deve-se empregar para desbastar no torno um tarugo de aço 1060 de 100 m de diâmetro, usando uma ferramenta de aço rÆpido? a)a)a)a)a) dados disponíveis ferramenta: de aço rÆpido material: aço 1060 vc = 15m/mim (dado de tabela, de acordo com as indicaçıes acima) d = 100 b)b)b)b)b)valor a determinar n = ? c)c)c)c)c) Soluçªo:

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Qual Ø a rpm adequada para furar uma peça de aço 1045 com uma broca de aço rÆpido de 14 m de diâmetro, se a velocidade indicada na tabela Ø de 18 m/min? a)a)a)a)a) dados disponíveis ferramenta: de aço rÆpido material: aço 1045 vc = 18 m/min d = 14 m n = ?

CÆlculo de rpm para retificaçªo

Quando Ø necessÆrio retificar uma peça cilíndrica, o que se deve determinar

Ø nªo só a rpm da peça, mas tambØm a do rebolo. Para calcular a rpm da peça, jÆ vimos que Ø preciso usar a fórmula

Para calcular a rpm do rebolo, a fórmula muda um pouco. Como a velocidade de corte do rebolo Ø dada em metros por segundo (m/seg), multiplica-se a fórmula original por 60. Isso Ø feito para transformar a velocidade de metros por segundo (m/seg) para metros por minuto (m/min).

A fórmula fica assim:

Tente vocŒ tambØm d· p

AULA11

Vamos supor, entªo, que vocŒ precise retificar um eixo de aço de 50 m de diâmetro com um rebolo de 300 m de diâmetro. Seu problema Ø encontrar a rpm do rebolo, sabendo que a velocidade de corte indicada Ø de 25 m/seg.

Os dados que vocŒ tem sªo: vc = 25 m/seg (tabela) d = 300 m (diâmetro do rebolo) n = ?

DicaDicaDicaDicaDica A rpm do material a ser retificado Ø calculada pela fórmula

que jÆ foi estudada: Portanto, a medida do diâmetro da peça a ser retificada nªo interessa para o cÆlculo da rpm do rebolo.

Leia mais uma vez o que ensinamos sobre cÆlculo de rpm para retificaçªo e faça o exercício a seguir.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Calcule a rpm do rebolo de 250 m de diâmetro para retificar um eixo de aço de 60 m de diâmetro, sabendo que a velocidade de corte Ø de 30 m/seg. Soluçªo:vc = 30 m/seg (tabela) d = 250 m n = ? CÆlculo:n =

(Parte 1 de 2)

Comentários