(Parte 2 de 2)

Zmot

Zmov

Observe que as fraçıes tiveram seus numeradores e denominadores multiplicados por um mesmo nœmero e, como resultado, vocŒ obteve Z1 = 32, Z2 = 56, Z3 = 72, Z4 = 24, que sªo nœmeros de dentes das engrenagens existentes no jogo da fresadora.

coroa eixo árvore eixo do discodivisor rosca sem-fim disco manivela

Z1 Z2 coroa eixo árvore eixo do discodivisor rosca sem-fim disco manivela

Z4 Z3 Z2

AULA14

Para que vocŒ nªo se perca no meio de tantas informaçıes, vamos dar uma paradinha para alguns exercícios.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Calcule o nœmero de voltas da manivela e as engrenagens para fresar uma engrenagem com 51 dentes em um divisor com coroa de 40 dentes. Soluçªo: Dados disponíveis:N = 51 C = 40 N’ = arbitrÆrio (vamos escolher 50)

Fórmula para o cÆlculo do nœmero de voltas da manivela: Vm= C

Fórmula para o cÆlculo das engrenagens: Zmot

Zmov

N' Zmot

Zmov

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Calcule o nœmero de voltas da manivela e as engrenagens auxiliares para fresar uma engrenagem com 131 dentes em um divisor com coroa de 40 dentes. Faça o cÆlculo para 4 engrenagens. Soluçªo: Dados:

N = 131 N’ = 128 (arbitrÆrio) C = 40

Zmot

Zmov

Tente vocŒ tambØm

AULA14Determinaçªo das engrenagens intermediÆrias VocŒ pensa que jÆ estÆ tudo pronto? Nªo estÆ, nªo! VocŒ deve selembrar que no começo da liçªo, calculamos o valor de duas engrenagens e obtivemos

Z1= 96 e Z2= 80. Como essas duas novas engrenagens que foram montadas estªo distantes uma da outra, Ø preciso colocar uma ou duas engrenagens intermediÆrias, que serªo responsÆveis pela transmissªo do movimento.

O que vocŒ precisa notar, entretanto, Ø que quando uma ou duas engrenagens intermediÆrias sªo montadas no aparelho divisor, isso pode alterar o sentido de giro do disco.

Assim, se o disco girar no mesmo sentido da manivela, serÆ maior cada divisªo do material com o qual se fresarÆ a engrenagem .

Isso significa que vocŒ terÆ menos dentes que o nœmero arbitrÆrio (N’) escolhido para o cÆlculo. No nosso exemplo, N’ = 100.

Essa reduçªo corresponde justamente ao valor DN = 3. Entªo, teremos, na verdade, 100 - 3 = 97 que Ø o valor desejado para a soluçªo do problema.

Neste caso, Ø preciso usar apenas uma engrenagem intermediÆria. Mas vocŒ deve estar se perguntando: “E se eu colocasse duas engrenagens intermediÆrias? O que aconteceria?”.

A colocaçªo de duas engrenagens intermediÆrias resultaria em um sentido de giro do disco contrÆrio ao sentido da manivela.

AULA 14

Tente vocŒ tambØm

Com isso, cada divisªo no material a ser fresado seria menor e, por causa disso, vocŒ teria mais dentes do que o nœmero arbitrÆrio (N’ = 100).

O acrØscimo seria DN = 3, ou seja, N = 100 + 3. Nesse caso, a engrenagem ficaria com 103 dentes, o que estaria errado.

Isso mostra como Ø importante a colocaçªo das engrenagens intermediÆ- rias. Elas determinam o sentido de giro do disco divisor.

O sentido de giro do disco, por sua vez, determina se a correçªo serÆ para menos ou para mais.

As possibilidades de combinaçıes entre engrenagens e nœmeros arbitrÆrios e as respectivas quantidades de engrenagens intermediÆrias podem ser resumidas no quadro a seguir.

Agora queremos que vocŒ treine esse cÆlculo que acabamos de ensinar.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Determine a quantidade de engrenagens intermediÆrias, sabendo que o cÆlculo foi feito para duas engrenagens e que N’ Ø 120 e N Ø 123.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4

Quantas engrenagens intermediÆrias serªo necessÆrias para transmitir movimento para o disco do divisor, sabendo que o cÆlculo foi feito para 4 engrenagens e que N’ Ø igual a 130 e que N Ø igual a 127.

Só depois faça os exercícios a seguir. Massem olhar, viu?

Vamos agora testar o quanto vocŒ realmente se esforçou para aprender este cÆlculo. Leia novamente a liçªo. Se precisar, refaça os exercícios. Gaste quanto tempo for necessÆrio para aprender tudo com segurança.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5

Calcule o nœmero de voltas na manivela e as engrenagens auxiliares e intermediÆrias necessÆrias para fresar uma engrenagem com 71 dentes em um divisor com coroa de 40 dentes.

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6

Quantas voltas na manivela serÆ necessÆrio dar e quais serªo as engrenagens auxiliares e intermediÆrias necessÆrias para fresar uma engrenagem com 137 dentes, sabendo que vocŒ terÆ de usar um divisor com coroa de 40 dentes?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7

Para fresar uma engrenagem com 93 dentes, quantas voltas de manivela serªo necessÆrias e quais serªo as engrenagens auxiliares e intermediÆrias, sabendo que o divisor tem uma coroa com 60 dentes?

Teste o que vocΠaprendeu

(Parte 2 de 2)

Comentários