Trabalho final

Trabalho final

(Parte 1 de 3)

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL

FERNANDO PRESTES

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Anderson Aparecido de Lima, nº 04

Elisângela de Freitas, nº 10

Jonathan Augusto de Almeida Silva, nº 21

Leonardo Cardoso da Silva, nº 26

Jaiara de Brito Melo, nº 42

ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DOO MARKETING QUE ABORDA A EMPRESA MCDONALDvimento da rede McDonal3535353535353535353535353535353535353535353535353535353535353535353535353535353535353535353535353535353535353535 MARKETING PELA

EMPRESA MCDONALD`S

Docente: Cláudio

Sorocaba/SP

2007

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................................03

  1. HISTÓRIA................................................................................................................05

  1. MARKETING...........................................................................................................10

  1. UTILIZAÇÃO DO MARKETING PELA REDE MCDONALD`S.........................14

4.1- Valores Indispensáveis para Manter o Desenvolvimento e Sucesso do seu Sistema (McDonald´s)................................................................................................... 14

4.2- Segmentação no mercado............................................................................. 15

4.3- Produtos e estrutura física da empresa...........................................................16

4.4- Atendimento ao consumidor..........................................................................18

4.5- Preço...............................................................................................................19

4.6- Ponto de venda...............................................................................................19

4.7- Publicidade e propaganda..............................................................................20

5. CURIOSIDADES..........................................................................................................26

5.1- McDonald´s no Brasil................................................................................... 26

5.2- Quando o Assunto é Padrão de Qualidade, o Mcdonald’s é Muito Fresco. E Põe Fresco Nisso...................................................................................................................27

6. CONCLUSÃO................................................................................................................30

7. ANEXO ..........................................................................................................................31

7.1- Entrevista com a Gerente do McDonald´s (Franquia Afonso Vergueiro).....31

8. REFERÊNCIAS BIBILIOGRÁFICAS..........................................................................34 BIBILIOGR.......................................................................................28........

.........3535353535

  1. INTRODUÇÃO

O varejo vem apresentando, nas últimas décadas, um papel cada vez mais importante no cenário econômico brasileiro e mundial, e um número crescente de empresas varejistas aparecem na relação das maiores empresas do Brasil.

Este trabalho refere-se à franquia de restaurantes da rede McDonald´s. A escolha da empresa se deve a inúmeros fatores como o padrão QSL&V (qualidade, serviço, limpeza e valor), que é “símbolo universal de performance no ramo de fast-food” (Borges et. al., apud Love, 1996), a padronização que atinge todos os processos, desde a utilização da matéria-prima até o produto final, além das normas a serem seguidas no atendimento ao cliente, e principalmente, o valor da marca que a empresa adquiriu ao longo dos anos.

McDonald`s é uma empresa responsável por uma rede internacional de restaurantes, cuja atividade é conhecida como fast food. A expressão também se refere à marca desta empresa, a qual a transcende e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea. A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos da América. Juntamente com marcas como Coca Cola o McDonald's é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional. Seu produto mais famoso é o lanche conhecido como Big Mac.

A marca McDonald's existe em 119 países no mundo. 31.129 lojas servem quase 50 milhões de compradores todo dia (dados de 2005). Mais de 70% dos restaurantes McDonald's são propriedades de empresários locais e são operados pelos mesmos.Além disso, a empresa opera fora do Brasil outras marcas de restaurantes como a Aroma Café, Boston Market, Chipotle Mexican Grill, e tem uma pequena parte na Pret a Manger. Até Dezembro de 2003 também era dona do Donatos Pizza.

O modelo de negócio da McDonald's Corporation é um pouco diferente da maioria das outras cadeias de fast-food. Além das taxas normais de franquia, recursos, e porcentagem das vendas, McDonald's também recebe aluguel, parcialmente ligado às vendas. Como uma condição do acordo de franquia, a corporação é dona da propriedade nas quais a maioria das franquias se instalam. No entanto, no Reino Unido o modelo não é de tanto concorrência como o modelo global, e menos de 30% dos restaurantes são da franquia e a maioria é de propriedade da companhia.

De acordo Borges et. Al. ao citar o livro Fast Food Nation de Eric Schlosser (2001), quase um em cada oito trabalhadores nos Estados Unidos foi, em algum momento empregado pelo McDonald's. O livro também afirma que o McDonald's é o maior operador privado de playgrounds nos Estados Unidos, assim como o maior comprador de carne de boi, carne de porco, batatas e maçãs.

Restaurantes temáticos também existem, como os restaurantes "Rock-and-Roll McDonald's" 1950. Além disso, certas cidades tem grandes playgrounds fechados ou ao ar livre, chamados "McDonald's PlayPlace" ou "Playland". Estes foram criados principalmente na década de 70 e 80 nos Estados Unidos e mais tarde, internacionalmente.

A maior parte dos restaurantes McDonald's oferecem tanto os serviços de balcão e drive-through, com mesas em espaço coberto e algumas vezes ao ar livre. O Drive-Thru, Auto-Mac, ou McDrive como é conhecido em alguns países, freqüentemente tem espaços separados para parar, pagar e pegar os produtos, mas os dois últimos estão freqüentemente juntos. Em alguns países os "McDrive" perto de auto-estradas não oferecem serviço de balcão ou mesas. Contrariamente, lugares com alta densidade populacional freqüentemente não tem o serviço de drive-through. Também há alguns restaurantes, localizados a maioria em regiões comerciais que oferecem o serviço de Walk-Thru no lugar do Drive-Thru.

  1. HISTÓRIA

Descreveremos a seguir, o surgimento e o desenvolvimento da rede McDonald`s.

  • 1937: Os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada de Airdome em Arcadia, Califórnia.

  • 1940: Os irmãos mudam a barraca Airdome para San Bernardino também na Califórnia, onde eles abrem um restaurante McDonald´s na Rota 66, em 15 de Maio. O cardápio se baseava em 25 itens, a maioria deles churrasco. O primeiro hamburguer Mc Donald´s custou US$0,15. E como era comum na época, contrataram 20 carhops, garçons que em cima de patins, entregavam o pedido do cliente no carro. Isso se tornou popular e muito lucrativo.

  • 1948: Depois de notar que a maioria do dinheiro que eles ganhavam vinham dos hamburgers, os irmãos fecharam o restaurante por diversos meses para criar e implantar um inovador Sistema de Serviço Rápido, uma espécie de montagem em série para os hamburgers. Então os carhops perderam seus empregos. Quando o restaurante é re-aberto ele passa a vender somente hamburgers, milkshakes, e batatas fritas, se tornando um extremo sucesso, cuja fama é espalhada de boca a boca.

  • 1953: Os irmãos McDonald começaram a criar franquias de seus restaurantes, com Neil Fox abrindo a primeira franchise do restaurante. O segundo restaurante foi aberto em Phoenix, Arizona. Foi o primeiro a usar o estilo baseado nos Arcos de Ouro; no mesmo ano o restaurante original foi reconstruído baseado nesse estilo. Ainda em 1953 o quarto restaurante foi aberto em Downey na Califórnia, na esquina com a Lakewood e Florence Avenue, onde hoje é o mais velho restaurante em funcionamento.

  • 1954: O empreendedor e vendedor de máquinas de agitar milkshake Ray Kroc fica fascinado com o restaurante McDonald's durante uma visita e descobre sua extraordinária capacidade e popularidade. (Outros que visitaram o restaurante e acabaram se inspirando na idéia do restaurante foram James McLamore, fundador da marca rival Burger King, e Glen Bell, fundador do restaurante Taco Bell.) Depois de ver o restaurante em operação, Kroc propõe aos irmãos McDonald, que já vendiam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (Califórnia e Arizona), sendo dele própria a primeira franquia. Kroc trabalha muito para vender a marca McDonald's. Ele tentou até mesmo se impor em sua amizade dos tempos de guerra com Walt Disney na esperança falha de abrir um Mc Donald's na Disneylândia, que estava prestes a ser inaugurada.

  • 1955: Ray Kroc contrata Harry J. Sonneborn como Gerente de Finanças para o McDonald's. Harry Sonneborn iria se tornar uma influência importante na corporação até que se demitiu em 1967.

  • 1955: Ray Kroc funda o "McDonald's Systems, Inc."no dia 2 de Março, uma estrutura legalizada para suas planejadas franquias. E ainda abre, em 15 de Abril, no subúrbio de Chicago, em Des Plaines, Illinois, o nono restaurante da marca. Somente no primeiro dia o total de vendas é de $366.12. A literatura da companhia costuma se referir a essa data como o "início" da empresa, que já tinha quinze anos, tirando os irmãos McDonalds da história dando maior valor ao "fundador" Kroc. A empresa ainda chama a este restaurante de McDonalds "número 1".

  • Começo da década de 60: Uma das idéias de marketing de Kroc é sua decisão de vender hambúrgueres do McDonald's para famílias e crianças. Uma franquia em Washington, D.C. patrocina um show infantil chamado Bozo's Circus (Circo do Bozo). Bozo era um personagem franquiado, interpretado (em Los Angeles) por Willard Scott. Depois que o show foi cancelado, Goldstein contrata Scott para interpretar o novo mascote do McDonald's, "Ronald McDonald", nos três primeiros comerciais de televisão em que o personagem era destacado. O personagem acaba se espalhando para o resto do país por meio de uma campanha de marketing, mas mais tarde decide-se que Scott e sua versão original da fantasia não são adequadas para o papel. Um elenco completo de personagens da "McDonaldland" (McDonaldlândia) é desenvolvido.

  • 1960: Kroc muda o nome de sua empresa para McDonald's Corporation.

  • 1961: Os irmãos McDonald concordam em vender a Kroc os direitos de negócio da sua companhia por US$ 2,7 milhões, uma soma que Kroc conseguiu sob empréstimo de vários investidores (incluindo a Universidade de Princeton); Kroc acha a soma extremamente alta, e corta relações com os irmãos McDonald. O acordo permite aos irmãos manter seu restaurante original, mas, por um descuido, eles não retêm o direito de continuar uma franquia do McDonald's. Foi renomeado como "The Big M" ("O Grande M"), mas Kroc levou-o à falência, construindo um McDonald's a apenas uma quadra ao norte. Se os irmãos mantivessem o acordo original, que os dava direito a 0.5% da receita bruta anual da cadeia, eles e seus herdeiros estariam ganhando mais de US$ 100 milhões hoje em dia.

  • 1963: O Filé de peixe é introduzido na cidade de Cincinnati, Ohio, num restaurante localizado numa vizinhança dominada por católicos, que não comiam carne nas sextas-feiras. Foi a primeira adição ao menu original, e é levada a nível nacional no ano seguinte, com o peixe sendo provido por Gorton's of Gloucester.

  • 1967: É aberto o primeiro restaurante da marca fora dos Estados Unidos, em Richmond, British Columbia, no Canadá.

  • 1967: O design atual dos restaurantes da cadeia, com mansardas e mesas do lado de dentro do resturante, é introduzido.

  • 1968: O Big Mac, similar ao hamburger Big Boy, do restaurante de mesmo nome, e a Torta de Maça quente são introduzidos no cardápio.

  • 1970: Tendo mudado de mãos em 1968, o restaurante "Big M" original fecha. Foi demolido dois anos mais tarde, sendo que apenas uma parte do letreiro ficou de pé; essa parte, desde então, tem sido restaurada.

  • 1971: É aberto em Julho no distrito de Ginza em Tóquio no Japão, o primeiro Mc Donald´s da Ásia.

  • 1971: Em 21 de Agosto, é aberto o primeiro restaurante europeu da marca, em Zaandam, próximo Amsterdã, nos Países Baixos.

  • 1971: Em Dezembro, é aberto o primeiro restaurante na Alemanha em Munique. Foi o primeiro McDonald's a vender álcool, vendendo cerveja. Os outros países europeus logo seguiram no começo da década de 1970.

  • 1971: É aberto no subúrbio de Yagoona em Sydney, na Austrália, o primeiro restaurante australiano em Dezembro.

  • 1973: O Quarteirão com queijo é introduzido no cardápio.

  • 1974: Em 12 de Outubro, é aberto o primeiro McDonald's do Reino Unido em Woolwich, a sudeste de Londres. Foi o 3000º restaurante da empresa.

  • 1975: O sistema Drive-Thru é implantado em Janeiro em Sierra Vista, Arizona. Que mais tarde ficou conhecido por "McDrive" em alguns países.

  • 1976: É aberto, em Porirua, o primeiro restaurante em Nova Zelândia.

  • 1979: É inaugurado o primeiro restaurante no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

  • 1979: O McLanche Feliz, ou, "Happy-Meal" entra no cardápio nos Estados Unidos.

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