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Arqui_3D R14

1. PAVIMENTOS

O desenho da edificação em 3D é organizado por pavimentos. Para cada pavimento existe:

· Um prefixo de 2 caracteres. Pode ser letra de A a Z e número de 0 a 9. É obrigatório ter 2 caracteres.

· Uma cota de altura do pavimento em relação a um zero comum a todos os pavimentos, ou seja, uma coordenada Z em relação ao UCS World. A cota estabelece o nível zero do pavimento, os objetos pertencentes ao pavimento desenhados abaixo dele terão cota Z negativo os acima terão cota Z positiva.

· Um conjunto de layers para os objetos pertencentes ao pavimento, cada layer do conjunto possui o prefixo do pavimento.

Nesta unidade serão estudados os seguintes itens :

Acionar o Comando

Escolher o Pavimento Ativo

Modificar o Estado dos Layers

Configurar os Pavimentos

Para Criar ou Modificar os Grupos de Layers

Para Copiar, Mover ou Trocar de Pavimento

Para Copiar o Pavimento Tipo

1.1 Acionar o Comando

O comado de controle de pavimentos pode ser acionado de vários modos.

Para Acionar o Comando Que Gerencia os Pavimentos:

· Aponte ARQUI > Pavimentos ou digite P e Enter

O comando também pode ser acionado durante o uso de diversos comandos do Arqui_3D, através do botão existente nas caixas de diálogo:

Ou acionando a opção Pavtos durante a seleção de objetos. Após acionar o comando surge o seguinte quadro:

1.2 Escolher o Pavimento Ativo

Para desenhar em um determinado pavimento, este deverá estar ativo. Isto é feito da seguinte maneira:

Para Escolher o Pavimento Ativo

1 Aponte um pavimento na lista Pavimento e Cota.

2 Senão aponte o botão Ativo.

3 Você pode realizar outras operações que desejar ou apontar OK para fechar a caixa de diálogo.

O pavimento ativo é informado na linha de status do AutoCAD.

Quando você acionar algum comando que utiliza o pavimento ativo, ele mostra a seguinte mensagem:

Pavimento: P1 Cota do piso: 10

Ou nas caixas de diálogo:

É recomendado conferir o pavimento ativo antes de iniciar o desenho de um objeto.

1.3 Modificar o Estado dos Layers

Você pode modificar facilmente o estado dos layers relacionados aos pavimentos. Para escolher um conjunto de layer selecione os grupos. Cada grupo contém um ou mais layers e podem ser configuráveis.

Para Modificar o Estado dos Layers

1 Aponte um ou mais pavimentos na lista Pavimento e Cota. São os pavimentos cujos layers você quer modificar.

2 Aponte um ou mais grupos na lista Grupo. São os grupos de layers a modificar nos pavimentos selecionados.

3 Aponte qualquer um dos botões Ligar, Desligar, Congelar, Descongelar, e Cores. O Arqui_3D verifica se é necessário regenerar o desenho e marca automaticamente o item Regen All.

4 O Arqui_3D grava a operação efetuada e você pode repetir a operação para outros pavimentos e grupos de layers.

  1. No final aponte OK para o Arqui_3D efetuar todas as modificações no layers dos pavimentos.

1.4 Configurar os Pavimentos

Na configuração dos pavimentos você define os pavimentos do projeto. Um pavimento no Arqui_3D pode ser qualquer parte do projeto, mesmo que seja no mesmo nível de outra parte.

Por exemplo, o térreo de uma residência é um pavimento, uma garagem externa ou uma guarita em outra parte do terreno pode ser considerado outro pavimento.

Quando existem desníveis no pavimento, você deve decidir qual nível será considerado o zero do pavimento. A coordenada Z deste nível em relação ao UCS World será a cota de altura do pavimento.

O pavimento "tipo" em edifícios, deve ser considerado um pavimento único, que será sobreposto posteriormente com o botão Copiar Pavimento Tipo. Não deve ser criado vários pavimentos para todas ocorrências do pavimento tipo.

A configuração de pavimentos ocorre em três situações:

· Na configuração inicial do arquivo, se escolhido o modo de projeto em 3D.

· Quando é selecionado o modo de projeto em 3D, pela primeira vez em um arquivo que está configurado no modo 2D.

· Quando é acionado o comando de controle de pavimentos e apontado o botão Configurar Pavimentos.

Para Configurar os Pavimentos :

· Após acionar o botão Configurar Pavimentos surge um quadro com os prefixos e cotas Z da base de cada pavimento.

· Criar todos os layers agora: Marcando este item, todos os layers dos pavimentos serão criados agora.

· Criar quando necessitar: Marcando este item, todos os layers dos pavimentos serão criados conforme necessitar. O Arqui_3D cria-os automaticamente e conforme os padrões estabelecidos no conjunto de layers.

a. Para adicionar um pavimento

1 Informe o prefixo ao lado de Pav. Deve Ter 2 caracteres alfanuméricos (somente letra ou número).

2 Tecle Enter ou aponte o campo Cota e informe a altura que está o piso do pavimento em relação a uma cota zero comum a todos os pavimentos.

  1. Tecle Enter novamente ou aponte Novo.

b. Para modificar um Pavimento

1 Aponte o pavimento a modificar na lista de pavimentos. Não pode ser o pavimento ativo!

2 Modifique o prefixo e a cota nos seus respectivos campos.

3 Aponte Modifica para atualizar as informações.

c. Para apagar um pavimento

1 Aponte o pavimento a modificar na lista de pavimentos. Não pode ser o pavimento ativo!

2 Aponte Apaga para remover o pavimento da lista.

Nota Informe as cotas na unidade que foi configurada o arquivo.

1.5 Para Criar ou Modificar os Grupos de Layers

Os Grupos de Layers são nomes que identificam um conjunto de layers existentes em todos os pavimentos, para uso no comando de pavimentos. Por exemplo: o grupo PAREDE identifica os layers de sufixo PAREDE e MURO dos pavimentos. Portanto modificando o estado (ON, OFF, Freeze ou Thaw) do grupo PAREDE do pavimento P1, o Arqui_3D modificará os layers P1-PAREDE e P1-MURO.

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