Hp 12

Hp 12

(Parte 7 de 11)

Para calcular a data e dia que é um certo número de dias depois ou antes de uma data fornecida:

1. Digite a data fornecida e aperte \. 2. Digite o número de dias. 3. Se a outra data estiver no passado, aperte Þ. 4. Aperte gD.

A resposta calculada pela função D é exibida em um formato especial. Os números do mês, dia e ano (ou dia, mês e ano) são separados por separadores de dígitos, e o dígito ao lado direito da resposta no mostrador indica o dia da semana: 1 para a segunda-feira a 7 para o domingo.*

* O dia da semana indicado pela função D pode ser diferente daquele registrado em textos históricos quando o calendário juliano estava em uso. O calendário juliano era o padrão na Inglaterra e em suas colônias até 14 de setembro de 1752, quando foi adotado o calendário gregoriano. Outros países adotaram o calendário gregoriano em momentos diferentes.

Seção 2: Funções de percentagem e calendário 31

File name: hp 12c_user's guide_Portuguese_HDPMBF12P47 Page: 31 of 218 Printed Date: 2005/7/29 Dimension: 14.8 cm x 21 cm

Exemplo: Se você comprasse uma opção para um terreno em 14 de maio de 2004, válida por 120 dias, qual seria a data de vencimento? Suponha que o formato dia-mês-ano seja usado.

Teclas Mostrador gÔ 7,04 Configura o formato para dia-mês-ano. (O mostrador exibido supõe que a data do último exemplo ainda está presente). A data inteira não é exibida agora porque o formato do mostrador é configurado para mostrar somente duas casas decimais, como descrito na Seção 5.)

14,052004\ 14,05 Registra a data, separando-a do número de dias a ser entrado.

120gD 1,09,2004 6 A data de vencimento é 1 de setembro de 2004, uma Sábado.

Quando D é executada como uma instrução em um programa em execução, a calculadora pára por aproximadamente 1 segundo para mostrar o resultado, continuando em seguida a execução do programa.

Número de dias entre datas

Para calcular o número de dias entre duas datas: 1. Digite a data mais antiga e aperte \. 2. Digite a data mais recente e aperte gÒ.

A resposta exibida no mostrador é o número exato de dias entre as duas datas, incluindo 29 de fevereiro, se houver. Adicionalmente, a hp 12c também calcula o número de dias entre as duas datas com base no ano comercial (mês de 30 dias). Essa resposta é retida na memória da calculadora; para mostrá-la, aperte ~. Apertando-se ~ a resposta original será novamente exibida no mostrador.

Exemplo: Os cálculos de juros compostos podem ser feitos utilizando-se o número exato de dias ou o número de dias com base no ano comercial. Qual seria o número de dias, contados das duas maneiras, a ser utilizado para calcular os juros simples acumulados de 3 de junho de 2004 a 14 de outubro de 2005? Suponha que o formato mês-dia-ano seja usado.

Teclas Mostrador gÕ 1,09 Configura o formato para mês-dia-ano.

(O mostrador exibido supõe que a data do último exemplo ainda esteja presente.)

32 Seção 2: Funções de percentagem e calendário

File name: hp 12c_user's guide_Portuguese_HDPMBF12P47 Page: 32 of 218 Printed Date: 2005/7/29 Dimension: 14.8 cm x 21 cm

Teclas Mostrador

6,032004\ 6,03 Registra a data mais antiga, separando-a da mais recente.

10,14205gÒ 498,0 Registra a data mais recente. O mostrador exibe o número exato de dias.

~ 491,0 Número de dias baseado no ano comercial.

File name: hp 12c_user's guide_Portuguese_HDPMBF12P47 Page: 3 of 218 Printed Date: 2005/7/29 Dimension: 14.8 cm x 21 cm

Seção 3

Funções financeiras básicas

Os registros financeiros

Além dos registros de armazenamento de dados mencionados na página 23, a hp 12c tem cinco registros especiais para cálculos financeiros. Esses registros são denominados n, i, PV, PMT, e FV. As primeiras cinco teclas na primeira linha da calculadora são usadas para armazenar um número mostrado no registro correspondente, para calcular o valor financeiro correspondente e armazenar o resultado no registro correspondente, ou para exibir o número armazenado no registro correspondente.*

Armazenamento de números nos registros financeiros

Para armazenar um número em um registro financeiro, digite o número e aperte a tecla correspondente (n, ¼, $, P ou M).

Exibição dos números nos registros financeiros

Para exibir um número armazenado em um registro financeiro, aperte : seguida pela tecla correspondente.†

* Qual operação é executada quando se aperta uma dessas teclas depende da última operação: Se um número acabou de ser armazenado em um registro financeiro (com a utilização de n, ¼, $, P, M, A, ou C), apertando-se uma dessas cinco teclas o valor correspondente é calculado e armazenado no registro correspondente; caso contrário, apertando-se uma dessas cinco teclas o número no mostrador é simplesmente armazenado no registro correspondente.

† É bom apertar a tecla correspondente duas vezes depois de :, pois muitas vezes você desejará calcular um valor financeiro logo depois de exibir um outro valor financeiro. Como indicado na nota de rodapé anterior, se você quiser exibir FV e depois calcular PV por exemplo, deve apertar :M$. Se você não apertar M a segunda vez, apertando $ a calculadora armazenará FV no registro PV em vez de calcular PV, e para calcular PV será necessário apertar $ novamente.

34 Seção 3: Funções financeiras básicas

File name: hp 12c_user's guide_Portuguese_HDPMBF12P47 Page: 34 of 218 Printed Date: 2005/7/29 Dimension: 14.8 cm x 21 cm

Zerando os registros financeiros

Toda função financeira utiliza os números armazenados em alguns dos registros financeiros. Antes de começar um novo cálculo financeiro, é bom apertar fCLEARG para zerar todos os registros financeiros. Porém, freqüentemente você pode querer repetir um cálculo depois de modificar o número em somente um dos registros financeiros. Para fazê-lo, não aperte fCLEARG; em vez disso, simplesmente armazene o novo número no registro. Os números nos outros registros financeiros permanecerão inalterados.

Os registros financeiros também são zerados ao apertar fCLEARH e quando a Memória Contínua é reinicializada (como descrito na página 74).

Cálculo de juros simples

A hp 12c automaticamente calcula juros simples ordinários (utilizando o ano comercial) e exatos (utilizando um ano de 365 dias), simultaneamente. É possível exibir qualquer um dos dois, conforme descrito abaixo. Além do mais, com os juros acumulados no mostrador, você pode calcular o valor total (principal mais juros acumulados) apertando +.

1. Digite ou calcule o número de dias e aperte n. 2. Digite a taxa de juros anual e aperte ¼.

3. Digite o valor do principal e aperte Þ$.* 4. Aperte fÏ para calcular e exibir os juros ordinários acumulados. 5. Se você quiser exibir os juros exatos acumulados, aperte d~.

6. Aperte + para calcular o total do principal mais os juros acumulados exibidos no mostrador.

As quantidades n, i e PV podem ser informadas em qualquer ordem.

Exemplo 1: Seu amigo precisa de um empréstimo para começar mais uma empresa e pediu R$450 emprestados por 60 dias. Você empresta o dinheiro a juros simples ordinários de 7%. Qual é o valor dos juros acumulados que ele lhe deverá após 60 dias e qual será o valor total devido?

Teclas Mostrador

60n 60,0 Registra o número de dias. 7¼ 7,0 Armazena a taxa de juros anual.

* Apertando-se a tecla $ o valor do principal é registrado no registro PV, que então conterá o valor presente do valor sobre o qual os juros acumularão. A tecla Þ é pressionada primeiro para trocar o sinal do principal antes de armazená-lo no registro PV. Isso é necessário devido à convenção para sinais de fluxos de caixa, que se aplica principalmente a cálculos de juros compostos.

Seção 3: Funções financeiras básicas 35

(Parte 7 de 11)

Comentários