(Parte 1 de 5)

!Natureza da Luz

A luz é uma radiação ondulatória, de natureza eletromagnética, assim como as ondas do rádio, da televisão, telefone celular, as microondas, ou o calor radiante, diferindo destes apenas pelas características geométricas de suas ondas, (comprimento e freqüência).

Iluminação Iluminação Iluminação

Espectro das ondas eletromagnéticas

Espec tro Eletromagné tico

Iluminação Iluminação Iluminação

Acuidade Visual e Sensibilidade ao Contraste

A capacidade de reconhecer pequenos detalhes é designada por acuidade visual. Esta acuidade visual depende das condições físicas dos olhos do indivíduo e da "inteligência" do cérebro em interpretar a imagem, e, portanto, varia entre os indivíduos.

A acuidade visual depende também do brilho físico do objeto analisado, de modo que qualquer indivíduo obtém melhor acuidade visual sobre condições favoráveis de iluminação.

Outra capacidade inerente ao sistema visual do indivíduo é a capacidade dos olhos distinguirem diferenças de brilho, ou seja, de distinguir contrastes.

Iluminação Iluminação Iluminação

Um brilho excessivamente intenso pode diminuir os padrões. Este efeito do brilho excessivamente intenso é denominado ofuscamento.

Chamamos de ofuscamento toda situação desfavorável para uma boa visão de um objeto, por exemplo: sabemos que a melhor situação de visão de um objeto é quando o mesmo tem o maior nível de brilho de todo o campo visual, mas quando ocorre o inverso, ou seja, o objeto é menos brilhante que seus vizinhos, a vista fica como que inibida.

Ofuscamento -Incapacidade e Desconforto

Conforto Visual -Iluminâncias

Bancos (geral)500 lux
Cerv ejaria200 lux
Corredores e Escadas100 lux
Escritórios de Engenharia -Desenho1000 lux
Salas de Aula300 lux

Segundo a NBR-5413

Iluminação Iluminação Iluminação

Sensibilidade da vista humana

A retina humana tem um máximo de sensibilidade para a faixa de 0,58 µm (verde-amarelado), em níveis de intensidade luminosa elevados, ou seja, para o dia. É a chamadavisão fotópica.

Em contrapartida, para níveis de intensidade luminosa mais baixos, a maior sensibilidade cai sobre a faixa correspondente aos azuis. É a chamada visão escotópica, ou visão noturna.

Sensibilidade visual x comprimento de onda

Iluminação Iluminação Iluminação

Fo tometr ia

Como toda manifestação física, a luz está sujeita a medições e avaliações, e para tanto, se faz necessária a definição de algumas grandezas e relações.

Grandezas e Relações

As principais grandezas e relações físicas referentes à fotometria dizem respeito à intensidade luminosa e a sua distribuição. As grandezas e relações fundamentais são:

Iluminação Iluminação Iluminação

Fluxo Energético

É a potência transportada por todas as formas de radiação presentes no feixe energético, incluindo a luz visível entre outras como o calor ou o ultravioleta. É denotada pela letra [P] e avaliada em Watts [W]. Corresponde praticamente à potência de "combustível" absorvida pela fonte luminosa.

Fluxo Luminoso

Denotado pela letra [Φ] e medido em lúmen [Lm], é a potência irradiada por uma fonte luminosa em todas as direções. O lúmen é definido como o fluxo luminoso emitido nointerior de um ângulo sólido de um esferorradianopor uma fonte puntiforme de intensidade invariável igual a uma candela, de mesmo valor em todas as direções.

Inte nsidade Luminosa

Denotada pela letra [I] e medida em candela [cd], é a intensidade de irradiação medida numa determinada direção. É o fluxo luminoso por unidade de ângulo sólido, em torno de uma dada direção [candela].

Dessa forma, o fluxo luminoso total gerado por uma candela é igual à superfície externa de uma esfera de raio unitário, ou seja, 12,57 Lm.

Iluminação Iluminação Iluminação w = ângulo sólido* w

* Ângulo subentendido no centro de uma esfera por uma área na sua superfície, numericamente igual ao quadrado do raio [Sr]

Iluminamento ou Iluminância

Denotado pelas letra [E], e medido em lúmen por metro quadrado [Lm/m 2 ], ou lux. O Iluminamento é a grandeza mais importante em todos os cálculos de iluminação e refere-se à intensidade luminosa uniforme por m 2 , ou seja, é a densidade de fluxo luminoso recebido por uma superfície. [Lux =

Iluminação Iluminação Iluminação corpo E sólidoâng I

.sup

Fonte luminosa pun tifor me

1 esfero-radiano 1m

Relação entre φ φφ φ, I e E:

Eficácia Luminosa

É a relação entre o fluxo luminoso [Φ] de uma fonte e seu fluxo energético [P], denotado pela letra [ε], e expresso em lúmen por Watt [Lm/W].

Por exemplo:

Lâmpada incandescente15 -20 Lm/W Lâmpada fluorescente40 - 60 Lm/W

Iluminação Iluminação Iluminação

Lum inân cia

A luminância, denotada pela letra [L] e medida em [cd/m 2 ], é a relação entre a intensidade luminosa de uma superfície e sua área aparente.

(Parte 1 de 5)

Comentários