Apostila de Suspensão e direção

Apostila de Suspensão e direção

(Parte 7 de 8)

--RigidezRigidezdo do esteresterçç am ento am ento nana rolagem rolagem

--RigidezRigidezdo do esteresterçç am ento am ento com a com a forforççaalateral lateral

--RigidezRigidezdo torque autodo torque auto- - alinhamento alinhamento

-- RigidezRigidez dada transferênciatransferência de de cargacarga lateral lateral

--RigidezRigidezdo do sist em a sistemade de dire dire çção ão

Suspensão

Suspensãoe e DireDireçção ão

Carlos R. Carlos R.

Aula 1 Aula 1

VelocidadeVelocidade CrCrííticatica -- CaracterCaracter íística stica

SUBSOBRE
SUBSOBRE NEUTRO

Suspensão

Suspensãoe e DireDireçção ão

Carlos R. Carlos R.

Aula 1 Aula 1

GanhoGanhode de velocidadevelocidadede de guinada guinada

Suspensão

Suspensãoe e DireDireçção ão

Carlos R. Carlos R.

Aula 1 Aula 1

DinâmicaDinâmica Vertical Vertical

--Melhoria do conforto dos passageiros. Melhoria do conforto dos passageiros.

--Aumentar a seguranAumentar a segurançça na operaa na operaçção proporcionando ão proporcionando melhor condimelhor condiçção de aderência no contato pneu ão de aderência no contato pneu ––via. via.

••A dinâmica vertical pode ser dividida em 3 partes A dinâmica vertical pode ser dividida em 3 partes principais: principais:

1 1 --Modelagem e caracterizaModelagem e caracterizaçção das fontes de excitaão das fontes de excitaçção. ão.

2 2 ––Respostas do veRespostas do veíículo culo ààs excitas excitaçções. ões.

3 3 ––Previsão da resposta dos passageiros Previsão da resposta dos passageiros ààs vibras vibraçções. ões.

Suspensão

Suspensãoe e DireDireçção ão

Carlos R. Carlos R.

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DinâmicaDinâmica Vertical Vertical

FonteFonte de de ExcitaExcita ççãoão RespostaResposta dinâmicadinâmica do do veve íículo culo

PercepPercepççãoãodo do movimento movimento

VibraVibra çções ões

Suspensão

Suspensãoe e DireDireçção ão

Carlos R. Carlos R.

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ModeloModelo––Chassis + Chassis + Suspensão Suspensão

-- SãoSão utilizadosutilizados diferentesdiferentes modelos modelos dependendodependendodo do tipotipode de estudoestudoquequese se deseja deseja efetuarefetuar . .

CONFORTOCONFORTO –– MinimizarMinimizar as as aceleraacelera ççõesões e e deslocamentosdeslocamentos verticaisverticais dada massamassa suspensa suspensa do do veveíículo culo[ sprugmass ].

SEGURANSEGURAN ÇA –– MinimizarMinimizar a a variavaria ççãoão dada forfor çça a normal normal nosnospneus pneus [unsprung masses].

Suspensão

Suspensãoe e DireDireçção ão

Carlos R. Carlos R.

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ModeloModelo¼¼do do veveíículo culo

--Ms Ms ––MassaMassaSuspensa Suspensa

-- MuMu –– MassaMassa ñ Suspensa Suspensa

--Ks Ks ––RigidezRigidezdadaMola Mola

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