Qualidade

  • Três Regras Básicas para Sobreviver e Prosperar (Tom Peters):

    • Responder rapidamente às mudanças;
    • Criação de novos mercados;
    • Melhorar continuamente a qualidade dos produtos/serviços.

Qualidade

  • Tipos de Mudanças que estão ocorrendo ou ocorreram no Brasil (cenário atual):

    • Abertura do Mercado Nacional a Competição Internacional;
    • Implantação do Código de Defesa do Consumidor;
    • Maiores exigências no que se refere a segurança e saúde do trabalhador e proteção ao meio ambiente.

Qualidade

  • Para ser bem sucedida, uma empresa deve oferecer produtos ou serviços que:

    • Correspondam a uma necessidade, utilização ou aplicação bem definida;
    • Satisfaçam as expectativas dos consumidores;
    • Atendam as normas e especificações aplicáveis;
    • Atendam a requisitos regulamentares da sociedade;
    • Estejam disponíveis a preços competitivos;
    • Sejam providos a um custo que proporcione lucro.

Qualidade

  • Terminologia

    • Organização: Companhia, Corporação, Firma, Empresa ou Associação, Pública ou Privada, que tenha sua(s) própria(s) função(ões) e administração
    • Fornecedor: Organização que fornece produto ou serviço a um cliente
    • Cliente: O recebedor de um produto ou serviço
    • Qualidade: A totalidade das características que um produto ou serviço deve ter para satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas do cliente.

Qualidade

  • Terminologia

    • 5. Política da Qualidade: É o conjunto de intenções e diretrizes globais de uma organização relativas a qualidade, conforme formalmente expressas pela alta gerência.
    • 6. Gestão da Qualidade: É a parte da função gerencial global que determina e implementa a política da qualidade.
    • 7. Sistema da Qualidade: É o conjunto composto de uma estrutura organizacional, atividades e responsabilidades, procedimentos, processos e recursos para implementação da gestão da qualidade.

Qualidade

  • Princípios da Gestão pela Qualidade Total

    • Persiga novas maneiras de pensar/agir;
    • Conheça seus clientes;
    • Identifique as expectativas de seus clientes;
    • Concentre esforços na prevenção e não na correção;
    • Reduza as perdas crônicas;
    • Busque a melhoria contínua (kaizen);
    • Estabeleça uma metodologia para o processo de melhoria contínua;
    • Reduza a variabilidade;
    • Use uma abordagem balanceada no processo e pessoal;
    • Aplique em todas as funções e níveis.

Qualidade

Qualidade

Qualidade

Qualidade

  • Objetivos Organizacionais ao Desenvolver e Implementar um Sistema de Qualidade:

    • Atingir e manter a Qualidade de seu produto ou serviço, de maneira a atender, continuamente, as necessidades explícitas ou implícitas do cliente;
    • Prover confiança a sua própria administração, de que a qualidade pretendida está sendo atingida e mantida;
    • Prover confiança a seus compradores de que a qualidade contratualmente acordada está sendo atingida e mantida
      • Isto envolve a demonstração explícita dos requisitos acordados

FATORES CHAVE DE UM SISTEMA DA QUALIDADE

Qualidade

  • Responsabilidade Gerencial

    • Política da Qualidade;
    • Objetivos da Qualidade;
    • Responsabilidade e Autoridade para Qualidade;
      • Representante Responsável
    • Revisão Gerencial;
      • Pode ser feita pela própria gerencia ou por profissional independente
      • Os resultados deverão ser documentados
      • É a base de um programa para melhoria da qualidade.

Qualidade

  • Recursos Humanos e Materiais

    • Geral: A gerência deverá planejar para prover recursos suficientes e apropriados a implementação do sistema da qualidade para atingir os objetivos da qualidade
    • Pessoal
    • É o mais importante recurso da organização
      • Motivação
      • Treinamento e Desenvolvimento
      • Comunicação
    • 2. Recursos Materiais
      • Instalações
      • Equipamentos
      • Instrumentos
      • Insumos

Qualidade

  • Estrutura do Sistema da Qualidade

    • Geral: A organização deve desenvolver, estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema da qualidade por meio do qual possam ser cumpridas as políticas e os objetivos estabelecidos para a qualidade
    • Estrutura Organizacional
    • Recursos Humanos e materiais
    • Procedimentos Operacionais
    • Documentação e Relatórios da Qualidade
    • Auditorias Internas da Qualidade
    • O sistema deve enfatizar ações preventivas sem sacrificar a habilidade para corrigir falhas.

Qualidade

  • Elemento Operacionais do Sistema da Qualidade

    • Marketing
    • Especificação do Projeto
    • Compras
      • Qualificação de fornecedores
    • Produção
    • Controle da Produção
    • Inspeção
    • Controle dos Equipamento de Medição e Ensaios
    • Não-conformidade
    • Ação corretiva
    • Funções de Manuseio e Pós-produção
    • Documentação e Registros da Qualidade
    • Pessoal
    • Segurança e Responsabilidade Civil
    • Uso de Métodos Estatísticos

Qualidade

  • Tipo de Documentos e Relatórios da Qualidade

    • Manual de Garantia da Qualidade
    • Procedimentos de Execução
    • Procedimentos de Inspeção
    • Plano de Aferição e Calibração de Aparelhos de Medição e Testes
    • Plano de Inspeção
    • Relatório de Registros de Resultados
    • Relatório de Não-Conformidade
    • Relatório de Auditoria

Qualidade

  • Resultados Decorrentes da Implantação de um Sistema da Qualidade

    • Manutenção e ampliação das oportunidades de mercado – expansão dos negócios
    • Aumento da produtividade com redução de custos
    • Credibilidade de manutenção dos padrões de qualidade perante seus compradores

Qualidade

  • Plano Proposto para Implantação de um Sistema da Qualidade

  • ETAPAS

    • Mobilização para Implantação
      • 1.1 Gerência da Qualidade
      • 1.2 Conscientização e Treinamento
      • 1.3 Implantação Gradual – Área Piloto
    • Levantamento de Problemas e propostas de soluções
    • Elaboração e implantação dos procedimentos operacionais
    • Elaboração e uso de documentos e relatórios da qualidade
    • Estabelecer programa de auditoria

Qualidade

  • Requisitos avaliados pela Petrobrás para fabricantes Nível 3

    • Organização
    • Manual da Qualidade
    • Conscientização, Treinamento e Qualificação de Pessoal
    • Controle de Compras e Sub-fornecedores
    • Identificação e Rastreabilidade de Materiais
    • Manuseio, preservação, armazenamento, embalagem e expedição de materiais
    • Controle de Processos
    • Inspeção
    • Aparelhos e Instrumentos de Medição e Testes
    • Tratamento de Não-Conformidades
    • Controle de Documentos
    • Assistência Técnica
    • Análise de Contratos

Qualidade

  • Conclusão

    • Um efetivo sistema de gestão da qualidade deve ser implantado para atender as necessidades e expectativas do cliente e, ao mesmo tempo, servir para proteger os interesses da empresa.

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