(Parte 1 de 3)

1 SAP2000 TUTORIAL

Tutorial do SAP2000 Educational

Por Rakesh K. Goel

Department of Civil and Environmental Engineering

California Polytechnic State University San Luis Obispo, CA 93407

Traduzido por Tereza Denyse P. de Araújo

Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil

Universidade Federal do Ceará Fortaleza - Ceará

©2001 por Rakesh K. Goel Todos os direitos reservados

2 SAP2000 TUTORIAL

Modelo Geométrico O programa começa com a seguinte tela.

No canto direito inferior, selecione as unidades a serem usadas na análise. Clique em File Clique em New Model from Template para acessar a tela seguinte.

Escolha um modelo que se ajusta a sua necessidade. Por exemplo, para gerar um pórtico bidimensional, clique no segundo ícone na primeira fila. A janela seguinte se abre.

3 SAP2000 TUTORIAL

Especifique o número de pavimentos (Number of Stories), número de vãos (Number of Bays), altura do pavimento (Story Height), e largura do vão (Bay Width). As unidades deverão ser consistentes com aquelas selecionadas no primeiro passo.

Clique no OK e um esboço básico do modelo aparecerá na tela. Este modelo tem as coordenadas corretas de todos os nós.

Para mudar as condições de contorno, selecione os nós e então clique no ícone de restrição de nó (pequeno triângulo na barra de ícones superior) para acessar a tela seguinte.

4 SAP2000 TUTORIAL Clique no ícone Fast Restraints apropriado e clique OK.

5 SAP2000 TUTORIAL

Propriedades dos Materiais

Se mais de um material for usado, repita o processo para cada material novo. Clique em Define Clique em Material para acessar a seguinte tela.

O programa tem as propriedades do concreto e do aço. Se você quiser, você pode adicionar um novo material clicando em Add New Material e seguindo as direções.

Para conferir ou modificar as propriedades de aço ou concreto, clique em Modify/Show Material. A seguinte tela aparece. Confira para ver se estas propriedades materiais são aceitáveis. Se não, você pode modificá-las indo para a caixa apropriada e entrando novo valor.

ATENÇÃO: Se você especificar um valor de peso por unidade de volume (Weight per unit Volume) diferente de zero, o programa, automaticamente, calculará o peso dos elementos estruturais e os usará na análise. Se você especificar um valor de carga (Dead Load) que contenha o peso próprio dos elementos estruturais, especifique zero para o peso (ou torne-a uma variável sem efeito). Semelhantemente, se suas massas nodais contiverem massa devido a peso

6 SAP2000 TUTORIAL próprio, especifique zero no campo da massa por unidade de volume (Mass per unit Volume).

7 SAP2000 TUTORIAL

Dados dos Elementos

Defina as opções de exibição de elemento. Clique em View e então em Set Elements … para acessar a seguinte tela.

Confira todas as caixas apropriadas debaixo das seções Joints (nós) e Frames (reticulados ou barras).

Também é útil conferir as opções Shrink Elements e Show Extrusions. A última opção é útil na checagem visual da orientação correta de vigas e colunas.

Clique OK.

Para definir as propriedades das seções dos elementos de barra, repita o seguinte processo tantas vezes quantas diferentes seções serão usadas em sua análise.

Clique em Define e então em Frame Sections para acessar a tela seguinte.

Há uma seção retangular FSEC1 padrão. Você pode modificar esta seção, ou você pode importar (Import/Wide Flange) ou adicionar nova seção (Add/Wide Flange).

Para modificar a seção existente, selecione FSEC1 e então clique em Modify/Show Section para a tela seguinte aparecer.

8 SAP2000 TUTORIAL

Especifique um nome para sua seção na caixa Section Name.

Selecione o material apropriado (Material). As propriedades do material foram definidas anteriormente.

Modifique a profundidade (Depth) e a largura (Width). Veja as propriedades calculadas da seção clicando no ícone Section Properties.

Se você quiser modificar as propriedades, você pode fazê-lo apenas clicando em Modification Factor e especificando os multiplicadores apropriados. As propriedades mostradas estão baseadas na seção total. Para o concreto armado, é habitual considerar momento de inércia como uma fração da inércia total. Aquela fração poderia ser entrada como Property Factor na tela Modification Factor.

9 SAP2000 TUTORIAL

Você também pode importar um das seções predefinidas, como a seção padrão AISC. Para este propósito, vá para a caixa de importar e clique em um tipo de seção. Por exemplo, clique em Import/Wide Flange que dá a tela seguinte

Escolha a seção apropriada, e clique OK. Se você estiver fazendo isto pela primeira vez, o programa lhe pedirá que escolha de arquivos de dados padrões. Por exemplo, propriedades das seções AISC estão no arquivo aisc.pro.

Você pode ver a seção da opção Modify/Show caixa do Define Frame Section.

Para assinalar propriedades de seção a cada elemento de barra, selecione todos os elementos para os quais você quer nomear a mesma seção.

Clique em Assign, então em Frame Section aparece a tela seguinte.

10 SAP2000 TUTORIAL

Escolha a seção que você quer nomear aos elementos selecionados e então clique OK.

O processo completo lhe mostra, por exemplo, o seguinte modelo estrutural. Note que o SAP, por default, localiza os elementos de barra para o eixo de flexão mais forte.

O eixo pode ser mudado pelo seguinte processo, que é descrito mudando o eixo local para uma das colunas.

(Parte 1 de 3)

Comentários