Segurança na soldagem

Segurança na soldagem

(Parte 3 de 4)

Os arcos elétricos de soldagem ou corte emitem raios ultravioletas e infravermelhos. Exposições de longaduraçãopodemprovocarqueimadurasgravesedolorosasdapeleedanospermanentesnavista.

apeçaasersoldada,conectarocaboobratãopertoquantopossíveldajunta.

9REGRAS DE SEGURANÇA

Quando se solda, corta ou goiva, quando se remove a escória de um cordão de solda ou quando se esmerilha alguma peça partículas metálicas, respingos e fagulhas podem atingir os olhos sob ângulos quaisquer de incidência. Nos processos semi-automáticos ou automáticos, pontas de arame podem ferir gravemente. Usar os óculosdesegurançainclusiveporbaixodamáscaradesoldaroudequalquerprotetorfacial.

A irradiação de um arco elétrico tem grande alcance e partículas metálicaserespingospodemvoarsobredistânciasrelativamentegrandes.

Usar óculos de segurança com protetores laterais.

Qualquer pessoa dentro de uma área de soldagem ou corte, ou num raio de 20 m, deve estaradequadamenteprotegida.

2.3.2) Regras para proteção da pele

Não deixar nenhuma área de pele descoberta. Usar roupa protetora resistente ao calor: gorro, jaqueta, avental, luvas e perneiras.

Usarcalçadodecanolongoeestreito. Usar calças sem bainha. Bainhas podem reter fagulhas e respingos. Sempre usar roupa, inclusive de proteção, limpa. Manterosbolsos,mangasecolarinhosabotoados.

Devido à emissão de raios ultravioletas e infravermelhos, arcos elétricos queimam a pele da mesma maneira que o sol, porem muito mais rapidamente e com maior intensidade. Os operadores, e em particular aqueles sensíveis à exposição ao sol podem sofrer queimaduras na pele após breve exposiçãoaumarcoelétrico.Osrespingosdesoldaeasfagulhassãooutrasfontesdequeimaduras.

Seguir as recomendações abaixo para garantir uma proteção segura contra a irradiação de um arco elétricoeosrespingos.

Não arregaçar as mangas da camisa ou do avental.

Roupa de algodão ou similares constitui uma proteção inadequada, pois além de ser inflamável, ela pode sedeterioraremfunçãodaexposiçãoàsradiaçõesdosarcoselétricos.

Nãousarsapatosbaixosefolgadosnosquaisrespingos efagulhaspodempenetrar.

As pernas das calças devemdescerporcimadasbotasoudossapatosparaevitaraentradaderespingos.

Manchas de óleo ou graxa ou sujeira em excessopodeminflamar-sedevidoaocalordoarco.

Fagulhaserespingospodempenetrarpor tais aberturas e queimar pelos e/ou pele. Os bolsos não devem conter objetos ou produtos combustíveistaiscomofósforosouisqueiros.

TABELA 2.3.1

Goivagem a arco Plasmacorte

Soldagem a plasma

Soldagem com eletrodo revestido

Soldagem MIG/MAG Soldagem TIG

Processo até 500 A de 500 até 1.0 A até 300 A de 300 até 400 A de 400 até 800 A até 100 A de 100 até 400 A de 400 até 800 A até 160 A (até 4 m) de 160 até 250 A (de 4 a 6 m) de 250 A até 550 A (acima de 6 m) de 60 até 160 A de 160 A até 250 A de 250 A até 500 A até 50 A de 50 até 150 A de 150 até 500 A

Corrente Opacidade

Filtros recomendados (adaptado da norma de segurança ANSI Z49.1)

10REGRAS DE SEGURANÇA

Sempre instalar e operar uma máquina de soldar ou cortar de acordo com as orientações contidas no Manual de Instruções.

Operar os equipamentos estritamente dentro das características anunciadas pelo fabricante.

Nunca usar uma máquina de soldar ou cortar com parte do seu gabinete removida ou mesmo aberta.

Além da proteção ao pessoal de operação e manutenção, o aterramentoconstituiumaproteçãofundamentaldosequipamentos.

Nuncasobrecarregá-los.

Além de tal situação ser potencialmente perigosa para o soldador ou operador, a faltaderefrigeraçãopoderesultaremdanosacomponentesinternos.

3) Regras de segurança relativas aos equipamentos olocar uma etiqueta de aviso na chave geral para evitarqueelavenhaaserusada.

Sempre instalar e operar um equipamento de soldar ou cortar de acordo com a orientação do seu Manual de Instruções. Alem da proteção ao pessoal de operação e manutenção, o aterramento constitui uma proteçãofundamentaldosequipamentos.

. Esta chave deve ter fusíveis ou disjuntor de capacidade adequada e poder ser trancada.Instalarumpluguenaextremidadedocabodeentradadamáquina.Sefornecessáriofazer manutenção da máquina no local de trabalho, c

Sempre ligar uma máquina de soldar ou cortar à sua linha de alimentação através de uma chave de parede

Todas as regras acima aplicam-se integralmente às manutenções preventiva e corretiva dos equipamentos.

2.3.3) Regras para a proteção da audição

Manutenções ou reparações somente devem ser feitas por elementos habilitados devidamente protegidos e isolados do ponto de vista elétrico;somente usar ferramentas isoladas, específicas para eletricidade. Proceder à reparação de máquinas elétricas em local apropriadoedevidamenteisolado.

Usar protetores de ouvido. Certas operações de soldagem, corte ou goivagem produzem ruídos de intensidade elevada e, eventualmente, longa duração. Protetores de ouvido adequados, alémdeprotegeremcontraestesruídosexcessivos,impedemquerespingosefagulhasentremnos ouvidos.

11REGRAS DE SEGURANÇA

O pronto socorro consiste em um tratamento provisório aplicado em caso de acidente ou doença.Um socorro imediato (dentro de quatro minutos) e adequado pode ser a diferença entre uma recuperação completa, uma invalidez permanente ou a morte.

Inalação de gases

Olhos afetados

Irritação da pele

Queimaduras Choques elétricos

Trabalhadores com sintomas de exposição a fumos e gases devem ser levados para uma área não contaminada e inalar ar fresco ou oxigênio.Caso a vítima esteja inconsciente, quem prestar socorro deve eliminar os gases venenosos ou asfixiantes da área ou usar equipamento apropriado de respiração antes de adentrá-la. Remover a vítima para uma área não contaminada e chamar um médico. Administrar oxigênio por meio de uma máscara se a vítima estiver respirando. Caso contrário, praticar a reanimação cardiopulmonar,depreferência comadministração simultânea deoxigênio.Conservaravítimaaquecida e imobilizada.

Caso a vítima use lentes de contato, removê-las. Irrigar os olhos com grande quantidade de água por 15 min. Ocasionalmente, levantar as pálpebras para assegurar uma irrigação completa. Aplicar um curativo protetorseco.Chamarummédico.Requererassistênciamédicapararemoverciscosoupoeira. Em caso de ferimento por irradiação de arco elétrico, aplicar repetidamente compressas frias (de preferência geladas) durante5a1 0 min. Aplicar um curativo protetor seco. Chamar um médico. Não esfregarosolhos.Nãousargotasoucolíriosalvosereceitadosporummédico.

Para os casos de contato da pele com produtos irritantes, molhar as regiões afetadas com grandes quantidades de água e depois, lavar com água e sabão. Retirar a roupa contaminada. Se as mucosas estiverem irritadas, molhar com água. Lavar cortes e arranhões com água e sabão neutro. Aplicar um curativosecoeesterilizado.

(Parte 3 de 4)

Comentários