Caderno 66 - Manual de elaboração de Trabalho Cientifico

Caderno 66 - Manual de elaboração de Trabalho Cientifico

(Parte 1 de 7)

Joel Carlos Zukowski Jr. Jucylene Maria de C. S. Borba Dias

Edição atualizada

Setor de Processamento Técnico da Biblioteca Martin Luther – CEULP/ULBRA -Palmas

Z39m Zukowski Jr., Joel Carlos.

Manual Para Apresentação de Trabalhos

Acadêmicos e Relatórios Técnicos / Joel Carlos Zukowski Junior; Jucylene Maria de Castro Santos Borba Dias. – Palmas-To: Ceulp, 2005 81p.: Il 1.Referências Bibliográficas, 2. Normalização De

Documentos, 3.Citações Bibliográficas, 4. Trabalhos Monografias De Conclusão De Curso I. Dias, Jucylene M. C. S. B.

CDU 001.8

citações, dos parágrafos, incisos e do número de página15
Figura 3 – Exemplo de figura18
Figura 4 – Esquema de um trabalho acadêmico50
Figura 5 – Modelo de folha de rosto52

Figura 1 – Modelo de capa de monografia, indicando as margens e a posição de cada parte.13 Figura 2- Esquema da folha do texto, indicando margens, posição do título do capítulo, das Figura 6 – Modelo de folha de aprovação...............................................................................5

Tabela 1- Exemplo de tabelas18
Tabela 2 – Abreviatura dos meses em português, espanhol e inglês nas referências47
Tabela 3 – Exemplo de cronograma de um projeto de pesquisa75
Tabela 4 – Exemplo de orçamento de projeto de pesquisa75

LISTA DE TABELAS Tabela 5 – Atividades a serem desenvolvidas pelo bolsista....................................................76

1 INTRODUÇÃO9
2 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS1
2.1 Capa1
2.2 Numeração e quantidade de páginas12
2.3 Lom bada14
2.4 Formato da página, espacejamento e fontes14
2.5 Pesos e medidas14
2.6 Texto16
2.6.1 Parágrafos16
2.6.2 Equações16
2.6.3 Ilustrações17
2.6.4 Títulos e subtítulos18
2.7 Citações19
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS21
3.1 Citações21

SUMÁRIO 3 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES, NOTAS DE RODAPÉ E 3.1.1 Citação direta.................................................................................................. 21

3.1.3 Citação de citação28
3.2 Notas de rodapé28
3.3 Referências bibliográficas31
3.3.1 Fontes de informação31
3.3.2 Apresentação32
3.4 Tipos de referências32
3.4.1 Monografia no todo3
3.4.2 Parte de monografia35
3.4.3 Publicação periódica35
3.4.4 Documentos disponíveis exclusivamente em meios eletrônicos37
3.4.5 Evento como um todo38
3.4.6 Trabalhos apresentados em eventos38
3.4.7 CD-ROM contendo dados ou documentos tipo “multimídia”40
3.4.8 Obras jurídicas40
3.4.9 Patentes42
3.4.10 Documentos artísticos e cartográficos42
3.4.1 Referência de obras de um mesmo autor45
3.4.12 Editora46
3.4.13 Data46
3.4.14 Descrição física e Paginação47
4 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS49
4.1 Monografias de pós-graduação, TCC e trabalhos de disciplinas49
4.1.1 Contra capa ou folha de rosto50

3.1.2 Citação indireta............................................................................................... 25 4.1.2 Ficha catalográfica.......................................................................................... 52

4.1.4 Errata53
4.1.5 Dedicatória, agradecimentos e epígrafe56
4.1.6 Páginas textuais62
4.1.7 Páginas pós-textuais65
4.2 Relatórios científicos do programa PROICT67
4.2.1 Relatório parcial67
4.2.2 Relatório final70
4.3 Normas para elaboração de projetos de pesquisa para o PROICT71
4.3.1 Capa71
4.3.2 Projeto de pesquisa72
4.4 Listas de exercícios, resumos, resenhas e outros7
5 CONSI DERAÇÕES FINAIS79

4.1.3 Páginas pré-textuais........................................................................................ 53 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................................81

1 INTRODUÇÃO

Este manual tem como objetivo orientar os estudantes de pós-graduação e graduação na confecção de suas monografias de fim de curso (Trabalhos de conclusão de curso - TCC, trabalhos graduação interdisciplinar – TGI, Trabalhos de conclusão de curso de aperfeiçoamento e outros), relatórios técnicos, relatórios científicos e trabalhos de disciplinas. Para facilitar a redação e formatação destes trabalhos definiram-se padrões para cada tipo.

Os trabalhos de fim de curso têm como objetivos: dar ao estudante a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso em um trabalho acadêmico prático ou teórico; mostrar sua habilidade em pesquisar e levantar um referencial teórico; propor de forma clara e objetiva a metodologia de trabalho; executar esta metodologia, apresentar e discutir os resultados e tirar conclusões coerentes, mostrando a aplicabilidade destes resultados. Os relatórios técnicos, parciais e finais do Programa de Iniciação Científica e

Tecnológica – PROICT, têm como finalidade ajudar o jovem pesquisador a apresentar de forma coerente os resultados obtidos no seu trabalho de pesquisa. Outros trabalhos e relatórios de disciplinas devem, também, seguir estas normas.

Para que esses trabalhos possam ser apresentados, uma série de passos deve ser seguida, desde a formatação do texto em si até a apresentação de citações, etc. Este Manual apresenta as formas de fazer cada tipo de trabalho, bem como alguns exemplos de citações e demais componentes de um texto científico.

2 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS TRABALHOS

Este capítulo orienta a apresentação dos trabalhos acadêmicos do CEULP/ULBRA de acordo com a NBR 14724 (2002).

2.1 Capa

Quando se tratar de monografia de fim de curso, seja de graduação ou pós-graduação, a capa deve ser do tipo cartão. A cor de fundo deve ser o “bordô ULBRA” (C=0, M=100 Y=0 K=40)1 e, conter os seguintes dados:

- Nome da instituição representado pelo logotipo do CEULP/ULBRA, conforme modelo colocado nestas normas, centrado, a 1,5 cm da borda superior da capa, tomando todo espaço entre as margens; - Nome do autor ou autores grafado a 3 cm (três centímetros) abaixo do logotipo.

- Título do trabalho e sub título, se houver, destacado, centrado, no meio da página e com letra maiúscula, de preferência em duas linhas, ao centro da página;

- Número de volume. Se houver mais de um deve constar em capa o número do respectivo volume; - Local (cidade) da instituição onde se deve apresentar o trabalho;

- Data (ano), centrada e a 2 cm (dois centímetros) da borda inferior da página, na linha imediatamente inferior ao local.

Os relatórios parciais e finais do PROICT, bem como trabalhos de disciplinas, devem ser encadernados com espiral e capa transparente.

O texto da capa deve ser em fonte arial, negritado, tamanho 14. A figura 1 mostra um exemplo de capa.

2.2 Numeração e quantidade de páginas

A numeração das páginas textuais coloca-se a 2 cm da borda superior e a 2 cm da borda direita, alinhada à direita (Figura 2).

As páginas pré-textuais não são enumeradas, mas contadas a partir da folha de rosto. As páginas textuais são enumeradas com números arábicos. A numeração é contínua, somando-se os números de página das páginas pré-textuais.

Os trabalhos terão um mínimo de 30 folhas, incluindo figuras, tabelas, bem como: agradecimentos, apêndices, bibliografia, etc.

Rodapés e cabeçalhos podem ser incluídos conforme desejo dos autores, desde que necessários.

Codificação de cores usadas pelas gráficas

13 Figura 1 – Modelo de capa de monografia, indicando as margens e a posição de cada parte.

14 2.3 Lombada

Elemento opcional. Deve contar nele o nome do autor, impresso longitudinalmente de cima para baixo, possibilitando a leitura direta quando a obra estiver na horizontal, o título da mesma forma que o autor e elemento numérico indicando volume, por exemplo, v. 1.

2.4 Formato da página, espacejamento e fontes

Todos os trabalhos deverão ser impressos em espaço duplo. As monografias são apresentadas em uma única coluna. Para uma boa reprodução, recomenda-se a utilização de tinta preta e letra Times New Roman tamanho 12. Use somente um lado de cada folha. O tamanho do papel deve ser A4. As margens: esquerda e superior são de 3 cm, direita e inferior de 2 cm. Cada seção inicia a 5 cm da margem superior. A cor do papel deve ser branca (Figura 2). As alíneas e incisos serão grafados a 1,25cm da margem do texto. Citações diretas em parágrafos separadas serão grafados a 4cm da margem esquerda.

2.5 Pesos e medidas

Recomenda-se o uso do Sistema Internacional de Pesos e Medidas (SI). Se outro sistema de medidas for usado, deve ser incluído o SI entre parênteses. Sempre que o SI não contemplar a área em estudo, deve-se adotar o sistema corrente da área.

Figura 2- Esquema da folha do texto, indicando margens, posição do título do capítulo, das citações, dos parágrafos, incisos e do número de página.

16 2.6 Texto

A finalidade destas normas é padronizar a apresentação do texto nos trabalhos acadêmicos do CEULP/ULBRA. Para tanto, o texto deve ser formatado como segue.

2.6.1 Parágrafos

Os parágrafos devem apresentar a primeira linha com recuo de 1,25cm da margem esquerda. As demais deverão ser alinhadas à esquerda. Os parágrafos deverão ser justificados. Não deve ser deixado espaço entre parágrafos. Para manter a margem inferior, recomenda-se não fazer controle de linhas viúvas/órfãs.

2.6.2 Equações

As equações devem aparecer destacadas no texto para facilitar a leitura. Quando destacadas do parágrafo são centralizadas em relação às margens do texto. Se uma equação não couber em uma única linha, deve continuar na próxima, desde que seja na mesma página. Nestes casos, devem ser interrompidas antes de sinais de igualdade ou depois de sinais de soma, subtração, multiplicação e divisão. A numeração das equações é feita consecutivamente, da Equação (1) até o fim do trabalho. O número da equação é escrito entre parênteses, e colocado rente à margem direita. Equações com mais de uma linha devem ser numeradas na última linha, entre parênteses e rente à margem direita. Os números das equações serão citados no texto.

TQ−×−×−=ψ(1)

Deixa-se uma linha em branco acima e abaixo de cada equação. As equações são editadas em editores gráficos e inseridas no trabalho como uma figura.

2.6.3 Ilustrações

(Parte 1 de 7)

Comentários