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Logistica - Transporte, Notas de estudo de Logística

Apostila de Direitop Constitucional - Damasio

Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 15/08/2008

edilma-rodrigues-da-silva-11
edilma-rodrigues-da-silva-11 🇧🇷

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Baixe Logistica - Transporte e outras Notas de estudo em PDF para Logística, somente na Docsity! 1 G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Logística 10 – Transportes José Miguel de Magalhães G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Índice • Selecção do modo de transporte • Selecção de veículos • Gestão de frota • Gestão e composição de uma frota de veículos 2 G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção do modo de transporte • Factores operacionais • Factores externos – Infra-estruturas – Sistemas de comunicação – Licenças de exploração – Leis, impostos e taxas alfandegárias – Quotas de importação – Cultura e clima • Características do cliente – Nível de serviço – Limitações nos locais de entrega – Tamanho típico das encomendas e das entregas – Localização geográfica do cliente – Importância do cliente G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção do modo de transporte • Factores operacionais • Características do produto – Relação volume / peso – Relação valor / peso – Fragilidade – Deterioração / prazo de validade • Características da empresa – Política de serviço a clientes – Localização dos produtos – Localização geográfica dos pontos de abastecimento – Localização dos armazéns – Posse dos sistemas de transporte – Sistemas de entrega existentes – Situação financeira 5 G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção do modo de transporte • Marítimo – GRANDE CAPACIDADE – GRANDE VERSATILIDADE – COMPETITIVO PARA PRODUTOS DE BAIXO CUSTO POR TONELADA – TRANSPORTE LENTO – LIMITADO A ZONAS COM ORLA MARÍTIMA OU RIOS NAVEGÁVEIS – NECESSIDADE, MUITAS VEZES, DE TERMINAIS INTERMÉDIOS ANTES E DEPOIS DO TRANSPORTE MARÍTIMO G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção do modo de transporte • Aéreo – TRANSPORTE RÁPIDO – BOA FIABILIDADE – FREQUÊNCIA ENTRE AS PRINCIPAIS CIDADES – BOM PARA PRODUTOS DE ELEVADO VALOR A LONGAS DISTÂNCIAS – BOM PARA SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA – NECESSIDADE, A MAIOR PARTE DAS VEZES, DE TERMINAIS INTERMÉDIOS ANTES E DEPOIS DO TRANSPORTE AÉREO – ELEVADO CUSTO PARA A MAIORIA DOS PRODUTOS – MAIS LENTO QUE O RODOVIÁRIO A PEQUENAS DISTÂNCIAS – POUCA CAPACIDADE 6 G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção do modo de transporte • Pipeline / conduta – FUNCIONA PONTO A PONTO PARA LÍQUIDOS OU GASES – TRANSPORTE RÁPIDO – BAIXA MÃO-DE-OBRA – BAIXA MANUTENÇÃO – LONGA VIDA ÚTIL – INVESTIMENTO ELEVADO – NÃO ADAPTÁVEL A VÁRIOS TIPOS DE PRODUTOS – ELEVADA RIGIDEZ G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção do modo de transporte • Factores de decisão – Routing – Distância – Tipo de carga – Quantidade – Tamanho de carga unitário – Valor dos produtos – Prioridade – Frequência de entregas – Tempos de entrega e sua variação 7 G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção do modo de transporte • Importância relativa dos vários meios de transporte 4,3%0,1%Aéreo 17,1%47,6%Marítimo 77,3%50,7%Rodoviário 1,3%1,6%Ferroviário Em valorEm pesoMeio de transporte G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção do modo de transporte • Operação própria – DECRÉSCIMO DE CUSTOS, CASO A EMPRESA TENHA COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DO TRANSPORTE – MAIOR RESPONSABILIZAÇÃO SOBRE O PIPELINE E CONSEQUENTE ACRÉSCIMO DE PODER SOBRE ELE – FORTALECIMENTO DA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE À EMPRESA, POR ESTA SER UM ENTIDADE ÚNICA E NÃO UM SUBCONJUNTO DE OPERADORES – CONTACTOS MAIS FREQUENTES, POSSIBILITANDO MAIS AS ESTRATÉGIAS COMUNS – POSSIBILIDADE DE POTENCIAÇÃO DE ECONOMIAS DE ESCALA, ATRAVÉS DE UM MAIOR NÚMERO DE ACTIVIDADE NA EMPRESA • Operação subcontratada – MAIOR FLEXIBILIDADE ÀS MUDANÇAS RÁPIDAS DA LOGÍSTICA – POSSIBILIDADE DE PARTILHA DE RISCOS COM O SUBCONTRATADO – APROVEITAMENTO DE ECONOMIAS DE ESCALA DOS VÁRIOS SISTEMAS DO SUBCONTRATADO, COM VISTA À REDUÇÃO DE CUSTOS UNITÁRIOS – DIMINUIÇÃO DA COMPLEXIDADE NA ADAPTAÇÃO A SAZONALIDADES – FACILITAÇÃO DE EXPANSÃO A NOVOS MERCADOS – DIMINUIÇÃO DA COMPLEXIDADE NA GESTÃO DE ENTREGAS E PROGRAMAÇÃO DE ROTAS – APROVEITAMENTO DE ESPECIALISTAS EXTERNOS EM LOGÍSTICA – POSSIBILIDADE DE MELHORIA DE NÍVEIS DE SERVIÇO – POSSÍVEL REDUÇÃO DE CONFLITOS ENTRE FORNECEDORES E CLIENTES 10 G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção de veículos • Características do produto – Peso – Volume – Densidade (sólido, líquido ou gasoso) – Embalagem – Unidade de carga – Possibilidade de empilhamento – Deterioração – Necessidade de protecção (atmosférica, roubos, contaminação,...) – Compatibilidade com outras cargas G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção de veículos • Aspectos económicos • Preço e formas de aquisição – Cash, ALD, prestações, leasing, etc • Custos fixos (€/dia, €/mês) – Amortizações – Licenças – Seguros – Salários condutores – Estrutura (gestão de sobressalentes, administrativos,...) 11 G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Selecção de veículos • Aspectos económicos • Custos Variáveis (€/km) – Combustível – Manutenção • Custos totais devem ser expressos em € por – Distância (km) – Peso (Ton) – Unidade (caixa, palete,...) – Distância e Peso (Ton x km) – Entrega – Jornada / rota G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Tamanho e composição da frota • Dados de procura – Quantidade pedida por dia ou por semana ou por mês por local de entrega – Quando tal não for possível definir por área geográfica (ex. Código postal, freguesia, concelho,...) • Restrições impostas pelos clientes – Limitações no tamanho das entregas – Disponibilidade de equipamento de carga e descarga – Horários para cargas e descargas – Restrições de acesso • Outros dados – Velocidades – Tempos de carga e descarga – Horário de trabalho – Capacidade dos veículos 12 G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Tamanho e composição da frota • Outras restrições – Distância máxima ou mínima percorrida – Número de horas de condução – Número máximo de entregas por dia – Rotas multiplas por veículo – Rotas de vários dias • Objectivo – Determinar o número e capacidade dos veículos de forma a minimizar os custos totais de transporte – O tamanho da frota está entre X e Y em que X é o número de veículos necessários se resolvermos o problema de optimização em ordem ao número de veículos e Y é o número de veículos se resolvermos o problema em ordem à distância percorrida G C GGrupo de Controlo e Gestão2005 José Miguel de Magalhães DEM-FCTUC Tamanho e composição da frota • Exemplo • Capacidade de cada veículo: 100 5050Armazém 3595255 2090604 1010303 805102 9010751 Coord YCoord XProcuraCliente
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