ATUADORES E VÁLVULAS

ATUADORES

  • Esses mecanismos são denominados atuadores, pois sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho.

  • Os atuadores que utilizam fluido sob pressão podem ser classificados segundo dois critérios diferentes:

  • · Quanto ao tipo de fluido empregado, podem ser:

  • - pneumáticos: quando utilizam ar comprimido;

  • - hidráulicos: quando utilizam óleo sob pressão.

  • · Quanto ao movimento que realizam, podem ser:

  • - lineares: quando o movimento realizado é linear (ou de translação);

  • - rotativos: quando o movimento realizado é giratório (ou de rotação).

SISTEMA PNEUMÁTICO E HIDRÁULICO

  • Podemos usar fluidos (líquidos e gases) sob pressão para produzir energia mecânica. Em outras palavras, podemos transformar a energia de pressão dos fluidos em energia mecânica.

UTILIZAÇÃO

  • Na indústria, para pressurizar o ar ou o óleo, são necessárias outras máquinas: compressores, no caso de ar, e bombas hidráulicas, para o óleo

HIDRÁULICO

  • O ramo da tecnologia dedicado ao estudo das máquinas que utilizam óleo sob pressão passou a chamar-se Hidráulica

PNEUMÁTICO

  • Quando o fluido utilizado é ar sob pressão ou ar comprimido, como é mais comumente chamado, estamos no campo da Pneumática.

ATUADORES LINEARES

  • Os atuadores lineares são conhecidos como cilindros ou pistões.

  • Realizam operações repetitivas, deslocando-se ora num sentido ora em outro, devem ser projetados e construídos de forma cuidadosa, para minimizar o desgaste de componentes e evitar vazamento de fluidos, aumentando, assim, sua vida útil.

  • Os cilindros pneumáticos e hidráulicos encontram grande campo de aplicação em máquinas industriais, automáticas ou não, e outros tipos de equipamentos, como os utilizados em construção civil e transportes (guindastes, escavadeiras, caminhões basculantes).

CONSTRUÇÃO

  • Os cilindros compõem-se normalmente de um tubo cuja superfície interna é polida, um pistão (ou êmbolo) fixado a uma haste e duas tampas montadas nas extremidades do tubo. Em cada uma das tampas há um orifício por onde o fluido sob pressão entra no cilindro e faz com que o pistão seja empurrado para um lado ou para outro dentro do tubo. Existem vedações de borracha ou outro material sintético para evitar vazamentos de fluido e entrada de impurezas e sujeira no cilindro.

ATUADORES ROTATIVOS

  • Os atuadores rotativos, conforme classificação anterior, podem ser angulares ou contínuos.

ROTATIVOS ANGULARES

  • são mais conhecidos como cilindros rotativos. Nos atuadores lineares, como você viu, o movimento do pistão é de translação. Muitas vezes, no entanto, o movimento a ser feito pela máquina acionada requer do atuador um movimento de rotação.

ROTATIVOS CONTÍNUOS

  • são mais conhecidos como motores pneumáticos ou hidráulicos, conforme o fluido que os acione seja ar comprimido ou óleo.

VÁLVULAS

  • As válvulas são mecanismos que permitem controlar a direção do fluxo de fluido, sua pressão e vazão. Para cada uma destas funções existe um tipo específico de válvula. As válvulas permitem controlar o atuador a ser acionado e o momento do acionamento.

  • As válvulas hidráulicas e pneumáticas podem ser acionadas manualmente, eletricamente ou por meio do próprio fluido sob pressão.

ACIONAMENTO MANUAL

  • Na máquina acima cada um dos pistões está associada uma válvula, acionada manualmente por meio de alavancas. O operador, ao acionar uma determinada alavanca, determina não apenas o pistão que será acionado mas também o sentido de seu movimento (extensão ou retração).

ACIONAMENTO ELÉTRICO

  • Utilizando-se válvulas acionadas eletricamente, os circuitos hidráulicos e pneumáticos tendem a ficar mais simples.

  • As válvulas acionadas eletricamente são normalmente chamadas solenóides, ou seja, um fio elétrico enrolado num carretel. É uma bobina.

ACIONAMENTO ELÉTRICO

  • Além do acionamento eletromagnético, utilizado nas válvulas solenóides, os acionamentos que comandam os movimentos do carretel podem ser:

  • · manual: por meio de botões, alavancas ou pedais;

  • · mecânico: por meio de batentes, roletes e molas;

  • · pneumático ou hidráulico: por meio do próprio fluido.

ESQUEMA

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