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Fundamentos da Metodologia Cientifica - Apostilas - Relações Públicas Parte1, Notas de estudo de Políticas Públicas

Apostilas de Política de Relações Públicas sobre o Estudo dos Fundamentos da Metodologia Cientifica, conhecimento, mito.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 10/04/2013

Tucano15
Tucano15 🇧🇷

4.6

(104)

195 documentos

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Baixe Fundamentos da Metodologia Cientifica - Apostilas - Relações Públicas Parte1 e outras Notas de estudo em PDF para Políticas Públicas, somente na Docsity! FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA O QUE É CIÊNCIA? • Um dos grandes problemas dos acadêmicos é o de diferenciar ciência de outras formas de conhecimento, em especial o senso comum. • Mas afinal, o que é isso tudo? • Em primeiro lugar, precisamos conceituar o que é conhecimento... MITO • Mito é uma das primeiras formas de conhecer o mundo que surgiu. • Tem por objetivo acomodar os seres humanos em um mundo que não conseguem controlar. • Na Antigüidade tentava explicar a totalidade do mundo (como surgiu a vida, de onde viemos, para onde vamos...), hoje divide espaço com outras formas de conhecimento, principalmente o conhecimento racional da ciência. MITO • A característica principal que define o mito como tal é seu caráter dogmático. Ele não precisa ser provado, não pode ser contestado e para crer-se nele basta acreditar ou não. • Por isso toda religião é um tipo de mito, pois lida com questões que não podem ser comprovadas. • Ele se refere, portanto, a coisas que de fato as pessoas acreditam. Saci-Pererê ou lobisomem, por exemplo, não são mitos pois as pessoas não acreditam em sua existência. Sendo assim, eles pertencem ao campo do folclore. SENSO COMUM • É o nosso conhecimento cotidiano, simples e sem grandes reflexões. • Geralmente reproduz preconceitos e idéias sobre as quais não nos preocupamos em refletir. • Um dos grandes desafios para nós é desenvolver o bom-senso, ou seja, mesmo sem sermos cientistas ou filósofos, entender o mundo criticamente e refletir sobre os nossos valores. • O bom-senso é um desafio porque nos acomodamos ao senso comum, pois ele nos trás segurança e temos dificuldades de mudar. FILOSOFIA • Se diferencia das demais ciências por transitar pelas diferentes formas de conhecimento buscando uma reflexão que não se fragmente. • “Complica” todas as demais formas de conhecimento, pois se dedica a refletir sobre elas. • Se dedica principalmente ao estudo da ciência e ao questionamento dos métodos científicos. DIFERENÇAS ENTRE CIÊNCIA E SENSO COMUM • Muitas vezes as pessoas confundem conhecimentos obtidos por meio do senso comum com o científico. • Por que isso acontece? • Por observarmos o mundo que nos cerca, geralmente, cremos que nossas impressões são as corretas. • Chegamos até mesmo a pensar que são inquestionáveis. DIFERENÇAS ENTRE SENSO COMUM E CIÊNCIA • O conhecimento imediato, que obtemos por meio da simples observação ou fazendo “testes” em casa pertence ao campo do senso comum. • Isso ocorre muito com as donas de casa que aprendem a cozinhar observando outras pessoas e testando as suas receitas. • Por meio dessas ações, desenvolvem um saber prático sobre as coisas. DIFERENTES CIÊNCIAS • Assim como temos diferentes formas de conhecimento também possuímos diferentes tipos de ciências. • Possuímos as Ciências Humanas, as quais trabalham mais com idéias e questões teóricas. Dispensam o trabalho em laboratório. • As Ciências Sociais Aplicadas, cujo conhecimento muitas vezes se aplica diretamente no mundo empresarial. • Outro ramo é composto pelas Ciências Experimentais, com as quais a área tecnológica dialoga mais. • O que as diferencia, portanto, é o MÉTODO DE PESQUISA que utilizam, ou seja, quais materiais e quais procedimentos utilizam em sua busca por resultados. ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA EXPERIMENTAL • A pesquisa científica nas áreas que utilizam o método experimental envolve as seguintes etapas: • Observação • Hipótese • Experiência • Generalização OBSERVAÇÃO E HIPÓTESE • O cientista observa determinado aspecto da realidade e a partir disso formula uma hipótese. • Correto? • ERRADO • A observação e a formulação de hipóteses ocorrem de maneira unificada e acompanham todo o processo científico. • Entretanto, ninguém faz uma bateria de experimentações em laboratório sem ter um objetivo e sem saber minimamente o que está fazendo. • Por isso no início dos trabalhos de pesquisa você possui apenas a observação e a hipótese. • Não existem explicações precisas sobre como surge a idéia de se pesquisar algo.
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