guia 4

guia 4

(Parte 1 de 5)

Introdução3
Conceitos Básicos5
Impressão e PDF1
Fontes13
Imagens17
Cores19
Fechando Arquivos23
Gerando um PDF a partir de um arquivo PostScript31
Dicas41
Considerações Finais43

Índice Página 3

PDF (Portable Document Format)

O PDF pode ser considerado o formato padrão de documentos digitais em empresas e aplicações de todo o mundo, devido, principalmente à sua compatibilidade com os diversos sistemas operacionais do mercado. Por se tratar de formato leve e seguro, o PDF elimina problemas como arquivos ocupando enormes espaços no HD; necessidade de softwares e sistemas proprietários para abertura; demoras para abrir uma ou duas páginas e ajustes constantes em arquivos destinados a impressão.

Hoje em dia o formato PDF deixou de ser uma promessa ou tendência, passando a ser quase uma obrigatoriedade para aqueles que pretendem trabalhar com impressão digital com agilidade e confiabilidade.

Este manual visa não só ensiná-lo a passar seus trabalhos para o formato

PDF, como também indicar alguns macetes e dicas sobre incompatibilidade, fontes, imagens, formatos, drivers e outros elementos, para que seus trabalhos obtenham os resultados desejados.

Página 5

Conceito “WYSWYG” (What You See is What You Get), ou seja, “o que você vê é o que você tem”:

O formato PDF exibe na tela do seu computador as páginas do seu documento, com uma grande aproximação do que você verá impresso, em todos os aspectos, como cor (esta dependerá da calibração existente em seu monitor), formato, fonte, imagem etc. O formato PDF representa exatamente o conceito WYSWYG.

Compatibilidade:

Um arquivo no formato PDF é totalmente multiplataforma (Mac, PC, Unix, Linux) podendo ser gerado por qualquer aplicativo com capacidade de impressão, criando um único arquivo compactado com fontes, vetores e imagens. Atualmente, o PDF é base de todas as tecnologias utilizadas na pré-impressão de documentos e processos.

Internet:

Uma das características mais importantes do PDF é o fato de ser um arquivo relativamente pequeno e ao mesmo tempo compatível com a inclusão de hyperlinks, ou seja, através de um clique no documento você pode abrir uma página na Web .

Softwares: Acrobat Reader (últ. versão 5.0), permite apenas visualização e impressão de documentos e você pode obtê-lo gratuitamente através do site w.adobe.com.br.

Acrobat Distiller (últ. versão 5.0), gera arquivos PDF através da linguagem PostScript.

Adobe Acrobat é o pacote fabricado pela Adobe que vem com os 2 softwares acima. Para gerar arquivos PDF é necessário que você adquira este pacote.

Página 7 CONCEITOS

Visualizar, navegar e imprimir Preencher formulários PDF Converter qualquer arquivo de qualquer aplicação Criar formulários PDF interativos Preencher e salvar formulários PDF Adicionar links e bookmarks Utilizar ferramentas de marcação (notas eletrônicas, marca-texto etc) Realizar pequenos retoques de texto Implementar senhas de proteção Implementar assinaturas digitais Converter páginas Web/Sites para PDF

Características:

O Adobe Acrobat não é um editor de texto. Ele converte arquivos criados em qualquer aplicativo possibilitando o seguinte: º torna o arquivo multiplataforma. º cria recursos de segurança, que permitem criação de uma senha para abertura do arquivo, assim como, barrar impressão, seleção de conteúdos e alterações. º integra-se perfeitamente ao HTML proporcionando uma navegação rápida. º permite visualização rápida e ocupa pouco espaço, devido a sua compactação, sendo utilizado em redes corporativas. º permite manipular os arquivos criados e inserir comandos como vídeo, hyperlink e opção de busca por palavra chave.

Benefícios: º os arquivos PDF são menores que seus aplicativos de origem e fazem o download de uma página por vez, aumentando a velocidade de visualização na Web. º possibilita uma grande economia de tempo e dinheiro, pois ocupa menos espaço em disco, reduz tempo de processamento e impressão, proporciona economia de papel e insumos de impressão na medida que reduz o retrabalho por erro de configuração.

Como o PDF pode facilitar seu relacionamento de impressões com a InPrima:

O PDF elimina definitivamente problemas de configuração, retrabalho, troca de fontes e demora na execução do seu serviço em copiadoras ou bureau de impressão.

ReaderDistiller Adobe Acrobat

Página 8

Diferenças entre o Reader (gratuito), Distiller e o Adobe Acrobat:

Página 9

PDF e Internet

Como já citado, o PDF trabalha em harmonia com o HTML, podendo ser consultado através de um browser, contando ainda, com todos os recursos de visualização do Acrobat Reader ®, tais como zoom, movimentação, impressão etc...

Um arquivo PDF pode ser disponibilizado On-line em qualquer site e pode ser acessado de qualquer browser, a qualquer momento, sem grandes dificuldades e sem a necessidade de fazer download de arquivos enormes.

Diferenças entre HTML e PDF

Características HTML PDF

Padronização e DesenvolvimentoConsórcios públicos (muitas variantes)Padrão único Adobe Funções de HipertextoExcelenteExcelente Mecanismo de procuraExcelenteExcelente Criação de novos documentosEditores HTMLSeu software favorito Conversão de documentosTrabalhosa e demoradaSimples e rápida Qualidade de impressãoDeficienteAlta (PostScript) Possibilidades de zoom na telaNãoSim

Quem determina a aparência do documento? Usuário Autor

Vantagens

A utilização de documentos em formato PDF possibilita uma grande economia de tempo e dinheiro, principalmente se levarmos em consideração o volume de papel economizado, o tempo de procura das informações, o tempo de processamento, a impressão e o espaço em HD’s.

Atualmente, o PDF é base de todas as tecnologias utilizadas na pré-impressão de documentos e processos.

Página 10

Armazenamento Eletrônico

Problemas que geralmente ocorriam com aplicativos de documentação eletrônica, hoje estão superados com o formato PDF.

Problemas ComunsSoluções PDF

•Os destinatários não podem abrir arquivos•Qualquer pessoa em qualquer lugar pode porque não têm os aplicativos usados para criarabrir um arquivo PDF. Tudo que você precisa os documentosé o Acrobat Reader gratuito.

•A formatação, fontes e elementos gráficos foram•Os arquivos PDF são sempre exibidos perdidos devido a incompatibilidade deexatamente como são criados (desde que plataforma, software e versão.gerados da maneira correta), não importanto as fontes, o software e os sistemas operacionais.

•Os documentos não são impressos de forma•Os arquivos PDF são sempre impressos correta devido a limitações do software ou dacorretamente em qualquer dispositivo de impresora. impressão.

O PDF também oferece os seguintes benefícios:

•Os arquivos PDF podem ser publicados e distribuídos em qualquer lugar: impressos, anexados em um correio eletrônico, servidores de corporações, sites da web ou em um CD-Rom

•É muito fácil fazer o download do Acrobat Reader ® gratuito a partir do site da Web e ele pode ser distribuído livremente por qualquer pessoa. Mais de 40 milhões de pessoas já possuem o Acrobat Reader ®.

•Com o Software Adobe Acrobat ®, indicadores, documentos de referência cruzada, links da Web, formulários dinâmicos, opções de segurança, som e vídeos podem ser adicionados a arquivos PDF para uma visulaização on-line aprimorada.

Se você depende de documentação eletrônica, impressão digital, rápido acesso, confiabilidade e compartilhamento de documento, o melhor é usar o formato PDF em seus trabalhos.

Impressão e PDF

Como já vimos, o formato PDF encontra-se totalmente difundido no mundo, principalmente na Internet. Uma de suas principais aplicações, entretanto, é na área de pré-impressão e impressão digital. Ele facilita o processo, desde a estruturação do arquivo até a finalização do trabalho, resultando em maior qualidade e menor tempo de espera do cliente.

(Parte 1 de 5)

Comentários