Manual Fechamento de Arquivos para Jornais

Manual Fechamento de Arquivos para Jornais

(Parte 1 de 2)

Introdução Este guia descreve os padrões, formatos e procedimen- tos a serem adotados na preparação e fechamento de arquivos para a impressão de jornais pela Tribuna de Petrópolis, através do sistema Computer-to-Plate (CTP), o mais moderno sistema de pré-impressão existente no mercado.

Formatos de arquivos Para a geração das chapas de impressão, são utilizados arquivos “fechados” em formato PDF, obtidos através dos programas de editoração e ilustração. O fechamento de arquivos é a “impressão” de um documento para dentro de um arquivo digital.

Com a utilização de arquivos fechados, elimina-se a necessidade de envio de vários arquivos (fontes, imagens, etc.) para a impressão comercial, podendo ser utilizado somente um ou poucos arquivos com toda a informação necessária. Arquivos enviados fechados não são passíveis de modificação.

Com a implementação do CTP na Tribuna de Petrópolis, o procedimento para fechamento de arquivos para jornal se tornou melhor, pois agora o cliente Tribuna envia seus arquivos em PDF, sem separação de cores, o que permite uma melhor conferência prévia do resultado do arquivo que será enviado para a impressão.

Programas utilizados: • CorelDraw, FreeHand, Illustrator - Editores de ima- gens vetoriais, utilizados para a criação de ilustrações.

• Photoshop, Photopaint, etc. - Ferramentas para edição e tratamento de imagens digitalizadas.

• PageMaker, QuarkXPress, Indesign - Programas de editoração de páginas e fechamento de publicações.

• Acrobat Distiller - Programa para conversão de arquivos PostScript para PDF.

Os programas específicos de editoração são recomendados para a edição de jornais, pois além de permitirem um fluxo de trabalho mais rápido, apresentam menos problemas nos arquivos gerados para impressão. O CorelDraw, embora seja um programa de ilustração, apresenta alguns recursos de editoração, sendo por isso também muito utilizado. O problema de se trabalhar com o CorelDraw é que publicações com muitas páginas costumam ser difíceis de se trabalhar, pois o arquivo costuma ficar muito “pesado”. Se utilizar o CorelDraw para fechamento de publicação em PDF, deve-se redobrar a atenção ao conferir o arquivo antes de mandar, pois alguns efeitos como lentes, power clips, transparências, etc., podem apresentar problemas e não ser impressos corretamente.

Arquivos abertos Entende-se por arquivos abertos aqueles que não estão ainda em formato final para a impressão, ou seja, que ainda estão em formato nativo do programa utilizado para criá-lo, e que são ainda modificáveis. A Tribuna de Petrópolis aceita para posterior fechamento os seguintes tipos de arquivos abertos:

• .CDR - Gerados pelo CorelDraw, até a versão 1. Os textos devem ser convertidos em curvas, e no caso de textos muito longos, as fontes devem ser enviadas junto com o documento.

• .PM5/.PM6/.P65 - Gerados pelo PageMaker com eles devem ser enviadas todas as fontes e imagens do documento.

Os arquivos abertos enviados para fechamento já devem estar prontos. Nenhuma pendência de diagramação será feita pela Tribuna, somente o fechamento de arquivo para impressão.

Procedimentos para a criação de documentos

1) Preparação do documento:

Estão disponíveis os modelos de página para jornal na página da Tribuna na internet, em PageMaker e CorelDraw, podendo ser criados pelo cliente modelos para outros programas.

Tamanho Standard: 297x540 m. O documento tem o tamanho exato da área de impressão (mancha), podendo ser usado até o limite da página, isto é, sem margens. Não é possível utilizar sangramento.

Tamanho Tablóide: 270x297 m. Também se utiliza da mesma especificação do tamanho standard, convencionada uma margem de, no mínimo, 10 m, do lado esquerdo nas páginas ímpares e do lado direito nas páginas pares, área onde será feita a dobra, tendo, portanto, uma área utilizável de 260x297 m.

2) Imagens:

As imagens utilizadas devem ser tratadas e salvas no modo de cores CMYK, quando imagens coloridas, e em tons de cinza (ou grayscale), quando imagens em preto-e-branco. As páginas PB devem ter, obrigatoriamente, todas as imagens em tons de cinza. As imagens, para jornal, devem ter no mínimo 200 dpi de resolução. É recomendado o uso de imagens com 300 dpi, garantindo uma melhor definição.

3) Fontes:

As tecnologias de fontes mais utilizadas são a TrueType, da Microsoft/Apple (também conhecida como Type 42) e a Type 1 (Adobe). A segunda é mais confiável, pois a tecnologia utilizada é nativa da linguagem PostScript. As TrueType normalmente são convertidas automaticamente para TrueType antes da impressão, o que pode causar determinados erros.

Caso sejam enviados arquivos abertos, solicitamos que sejam enviadas as fontes juntamente com o documento, ou que as mesmas sejam convertidas em curvas sempre que possível, no caso de arquivos criados com o CorelDraw. Devem ser utilizadas, sempre que possível, fontes Type 1.

4) Outras recomendações:

• Para inserir uma imagem, nunca utilize os comandos

Copiar/Colar entre outros programas, pois as imagens não serão impressas corretamente. Insira-as sempre através do comando Importar ou similar no programa utilizado para a criação do documento;

• Se estiver sendo preparado um documento em PageMaker a ser enviado “aberto” para a Tribuna, as imagens vinculadas deverão estar na mesma pasta do arquivo principal;

• Ao terminar a edição da publicação no PageMaker, verifique os vínculos do documento através do comando

“Arquivo > Gerenciador de Vínculos”, se todas as imagens inseridas estão vinculadas corretamente e nos padrões GrayScale ou CMYK.

• Ao utilizar efeitos muito complexos no CorelDraw, converta a ilustração em bitmap. Certos efeitos podem apresentar problemas no fechamento e não ser impressos corretamente;

• Todas as cores utilizadas no PageMaker devem estar no padrão CMYK de Escala. Cuidado com textos importados do Word, pois muitas vezes vêm para o PageMaker com a cor “Auto”, em RGB.

5) Outras observações

Os arquivos fora das especificações dos itens 1, 2 e 3 acima podem não ser colocados em produção.

Procedimentos para fechamento de arquivos

CorelDraw

Versão 10 ou superior

O CorelDraw tem suporte nativo à publicação em PDF para impressão.

Clique em Arquivo > Publicar em PDF.

Selecione “PDF/X-1” (Corel 10) ou “PDF/X-1a” (Corel 1 ou superior) em Estilo de PDF.

Clique em Configurações. Clique na aba Objetos.

As configurações devem estar como no quadro ao lado.

Clique em Pré-impressão.

As configurações devem estar como no quadro a seguir.

Clique na aba Avançadas.

Desmarque a opção “Preservar cores exatas”. As configurações devem ficar como no quadro a seguir.

Clique OK.

Escolha a pasta e digite o nome com o qual será salvo o arquivo. Em seguida, clique Salvar.

Adobe PageMaker

Para o fechamento de arquivos em PageMaker, é necessário ter instalado o Acrobat Distiller. Deve ser usada a impressora “Acrobat Distiller”, com PPD de mesmo nome, que é adicionada ao sistema na instalação. A Tribuna dá suporte à versão 6 do Distiller. Versões anteriores à versão 4 do Acrobat Distiller não são recomendadas.

Vá em “Arquivo > Imprimir”

(Parte 1 de 2)

Comentários