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A Percepção Espacial e o Ensino de Desenho Técnico - Apostilas - Design, Notas de estudo de Design

Apostilas de Design sobre o estudo dos problemas relacionados ao ensino de desenho técnico, em função da dificuldade da percepção visual, agravada pela falta de estímulo ao longo da formação do ensino Básico e Médio.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 27/03/2013

Cunha10
Cunha10 🇧🇷

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Baixe A Percepção Espacial e o Ensino de Desenho Técnico - Apostilas - Design e outras Notas de estudo em PDF para Design, somente na Docsity! A PERCEPÇÃO ESPACIAL E O ENSINO DE DESENHO TÉCNICO Gilson Jandir de Souza Engenheiro Mecânico Professor do Centro Federal de Educação Tecnológico de Santa Catarina Gilson@sj.cefetsc.edu.br RESUMO O presente artigo trata de problemas relacionados ao ensino de desenho técnico, em função da dificuldade da percepção visual, agravada pela falta de estímulo ao longo da formação do ensino Básico e Médio. PALAVRAS – CHAVES Percepção; Visão Espacial; Desenho Técnico. 1. INTRODUÇÃO Dos cinco sentidos, a visão é de longe o mais ativo. Setenta por cento de nossa percepção do mundo se dá pelos olhos. A Percepção Espacial é a habilidade de lidar com formas, tamanho, distância, volume e movimento e, a partir desse conhecimento poder entendê-las, antecipando situações que venham ao encontro de nossas necessidades. A percepção espacial envolve sensibilidade para as cores, linhas, formas, espaços e as relações que existem entre esses elementos. Ela está relacionada com a capacidade de visualizar um objeto e criar imagens mentais. Para os profissionais da área técnica a percepção espacial é, portanto uma das habilidades mais importantes, pois, no dia a dia o técnico necessita raciocinar espacialmente durante as atividades de projetos, montagens, construção de protótipos de máquinas ou instalações. Infelizmente o ensino de desenho (Geométrico e Projetivo) já não recebe a ênfase que recebia até 1970. De lá para cá, aos poucos foi sendo retirada à disciplina de desenho técnico do Ensino Fundamental e Médio. Notamos que sua ausência prejudicou sensivelmente o desenvolvimento da inteligência espacial de nossos alunos. 2. DESENVOLVIMENTO O desenho é a linguagem gráfica mais antiga, através da qual a inteligência espacial se manifesta. O desenvolvimento dela ocorre ao longo de vários anos desde o nascimento, ao rolar no berço, até a adolescência, com o uso dos sistemas sensoriais do ser humano. Atribuída ao hemisfério direito do cérebro, principalmente a parte posterior, o processamento espacial (visão espacial) é a habilidade fundamental para a elaboração de desenho técnico. O desenvolvimento da percepção tridimensional se dá com a vivência do espaço através da captação de estímulos, como brilho, sombra, cor, frio ou quente, tipo de contato etc. Esses estímulos vão para o cérebro que os interpreta elaborando conceitos de forma, proporção, posição e orientação. Toda nova informação que chega ao cérebro é interpretada, classificada, comparada e armazenada à luz dos conceitos tridimensionais já formulados. Assim, todo esse processamento leva à formulação de novos conceitos ou ao refinamento dos já existentes, o que nos faz seres únicos. O que percebemos pode não ser a realidade, como por exemplo, na figura 1, abaixo, conhecida como o triângulo impossível. Figura 1: Triângulo impossível
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