(Parte 1 de 2)

Exploração e Produção Pipeline

Offshore

Onshore

Petroleo Cru

Gás Liquefeito de Petróleo

Óleo & Gás

Pump Division

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:30 PM Page 1

Fornecedor de Bombas para o Mundo

A Flowserve é a força que impulsiona o mercado global de bombas industriais. Nenhum outro fabricante de bombas no mundo possui tamanha profundidade e amplitude de conhecimento e experiência na aplicação de bombas e sistemas de bombeamento.

Maior fornecedor mundial para a Indústria de Petróleo & Gás

Por mais de um século e meio, a Flowserve foi a pioneira em praticamente todos os significativos avanços relacionados com a tecnologia de bombeamento. A capacidade em entender as necessidades finais da indústria e de antecipar as suas expectativas fazem da Flowserve o fornecedor ideal para aplicações de bombeamento para produção, pipeline e gás liquefeito de petróleo (GLP).

Marcas de destaque ACEC™ Centrifugal Pumps Aldrich® Pumps Byron Jackson®Pumps Cameron® Pumps Durco® Pumps Flowserve® Pumps IDP® Pumps Jeumont-Schneider™ Pumps Pacific® Pumps Pleuger® Pumps Scienco® Pumps Sier-Bath® Rotary Pumps United® Centrifugal Pumps

Western Land Roller® Irrigation Pumps

Wilson-Snyder® Pumps Worthington® Pumps

Worthington Simpson® Pumps

2 (FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:30 PM Page 2

Suporte ao Cliente por Segmento de Mercado Especialistas industriais e em produtos desenvolvem as propostas e soluções mais eficazes e adequadas às necessidades do cliente e do mercado. Prestam consultoria e assistência técnica durante todo o ciclo de vida do produto. Uma parceria com a Flowserve inclui os seguintes benefícios: •Soluções tecnológicas avançadas - Produtos sob encomenda (engenheirados)

- Excelência em engenharia hidráulica •Confiabilidade dos produtos

•Rede de serviços em todo o mundo

• Inovação tecnológica

Modelos de Bomba A Flowserve oferece uma ampla linha de bombas para todas as aplicações, fabricadas segundo normas internacionais e conforme requisitos das especificações dos clientes, incluindo: •Bombas de simples estágio para processo

•Bombas de simples estágio, entre mancais

•Bombas de multiestágios, entre mancais

•Bombas verticais

•Bombas rotativas

• Bombas alternativas

•Bombas para usinas nucleares

•Bombas especiais

Configurações Opcionais •Com e sem vedação

•Bipartida radial ou axial

•Acoplamento com ou sem espaçador

•Carcaça simples ou dupla

Capacidade Tecnológica Nenhuma outra companhia de bombas pode oferecer a capacidade tecnológica e experiência da Flowserve em hidráulica, projeto mecânico ou em materiais, com destaque para: •Dinâmica de fluidos computacional

•Visualização de fluxo

•Estudos de cavitação

•Otimização da eficiência

•Análise de elementos finitos

•Fundições de ligas especiais

•Processamento e fabricação de não metálicos

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:30 PM Page 3

A produção offshore apresenta uma série de desafios únicos no seu gênero, visto que a descoberta de petróleo e de gás se faz muitas vezes em águas profundas e violentas. Isto torna a produção muito mais difícil e arriscada. A Flowserve oferece amplos produtos e serviços para satisfazer as necessidades de bombeamento e as exigências específicas das plataformas offshore e FPSO’s, incluindo: •Bombas totalmente de acordo com a última edição da API 610 e especificações do cliente

•Bombas engenheiradas, robustas e confiáveis, aptas ao serviço offshore e às suas condições operacionais e ambientais, com restrições de peso e dimensionais

•Maior MTBF, e pronto serviço de assistência técnica sempre que requerido

Offshore (FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:31 PM Page 4

Respondendo a novos desafios Os novos processos de exploração e extração exigem soluções criativas de bombeamento. A Flowserve é líder na tecnologia subaquática com a aplicação de bombeamento multifásico integrado e sistemas de processamento em águas profundas. A Flowserve é o único fabricante que oferece bombas multifásicas com as vantagens de segurança e confiabilidade de uma câmara de selagem conforme à API 682.

Nestes novos desafios a extraordinária experiência e capacidade da Flowserve em projetos hidráulicos, tecnologia de motores submersíveis e ciência dos materiais, resulta em bombas que estão aptas tanto a serviços subaquáticos bem como em aplicações subterrâneas.

Produção e Pipeline A Flowserve produz uma linha completa de bombas de desempenho comprovado para todos os serviços offshore, incluindo: bombas submersíveis para água do mar, bombas de lastro de água; bombas de processamento de petróleo, gás e água; bombas de alta pressão para injeção de água do mar; bombas de alta pressão e alta vazão para transporte de petróleo cru; bombas de utilidades e para serviços de segurança.

Os pipelines offshore transportam cada vez mais petróleo e gás em todo o mundo. As bombas para estes serviços devem ser robustas e de absoluta confiabilidade. A Flowserve oferece bombas para todas as aplicações de pipeline imagináveis bem como para armazenamento e transferência, incluindo bombas especiais para carregamento e descarregamento de barcos e superpetroleiros.

A Flowserve é sinônimo de bombeamento de petróleo e gás. Isto se reflete no papel contínuo que a Flowserve tem desempenhado no Comitê de Normas da API, bem como nas parcerias com as maiores companhias energéticas do mundo.

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:31 PM Page 5

Onshore 6 A perfuração de poços de petróleo e de gás estão em alto nível de atividade em todo o mundo, mas em condições de localização, terreno e profundidade cada vez mais difíceis. É este o tipo de desafio que torna a Flowserve líder no desenvolvimento e aplicação de avançadas tecnologias de bombeamento para aplicações a petróleo e gás.

A Flowserve realizou contribuições significativas para estes avanços tecnológicos projetando as primeiras bombas centrífugas para campos petrolíferos e para estações automáticas de pipeline, principais e auxiliares. A Flowserve foi pioneira na recuperação secundária no serviço de injeção de água à alta pressão e a primeira a aplicar bombas de motor submersível em cavernas de armazenamento de petróleo cru e de GLP.

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:31 PM Page 6

Produção e Pipeline A Flowserve fornece uma ampla gama de bombas de desempenho comprovado inteiramente de acordo com a API 610, projetadas para serviços de produção em campos petrolíferos, incluindo: bombas para transportar, manusear e separar óleo, gás e água, trazidos à superfície; bombas verticais e horizontais de alta vazão, requeridas para operações de injeção de água à alta pressão; equipamentos para instalações de separação gás-petróleo; bombas de purificação de dessulfuração; e praticamente todas as aplicações auxiliares associadas à produção.

A Flowserve é líder na fabricação de bombas de pipeline de petróleo. A confiabilidade das suas bombas de simples estágio ou multiestágios, faz com que sejam a primeira opção em produtos para a operação automática em alguns dos ambientes mais hostis do mundo. Bombas de baixo NPSH, tanto em configurações horizontais como verticais, são oferecidas para serviço de estações booster. Nenhum outro fabricante oferece a mesma variedade de bombas para transporte, transferência, armazenamento e esgotamento de carga.

7 A Flowserve assumiu uma posição proeminente no bombeamento de petróleo cru e em produtos de pipeline. A sua competência em design, soluções de engenharia, redimensionamento de equipamento e serviços é inigualável.

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:31 PM Page 7

Com novas tecnologias e técnicas de processamento, a obtenção de cru sintético das grandes reservas arenosas de alcatrão é atualmente economicamente viável. Para realizar isto, os produtores de energia precisam de flexibilidade e confiabilidade de bombeamento tanto na extração de betume de mina, bem como nos serviços mais tradicionais de produção de petróleo e pipeline. Está claro que estas bombas devem operar frequentemente em ambientes hostis e distantes.

Estes processos exigem bombas inteiramente de acordo com a API 610 bem como bombas industriais robustas e confiáveis da Flowserve.

Aplicações Gerais • Mineração – Bombas de metal duro para slurry e transporte

• Extração – Bombas multiestágios bipartidas axiais para drenagem; bombas de metal duro para espuma; bombas de processo de estágio simples; bombas de metal duro para resíduos industriais • Pipeline – Bombas de processo API-610 para pipelines

8 Cru Sintético

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:31 PM Page 8

Converter o gás natural que sai pelo poço em gás liquefeito de petróleo (GLP) é não apenas uma boa política ambiental mas também um excelente negócio. Independentemente do processo utilizado para recuperar o GLP – absorção, refrigeração direta ou expansão do líquido criogênico – a Flowserve tem os turbo-expansores de líquido criogênico, bombas de carga e processamento, bombas de utilidades e de serviços gerais e bombas especiais para realizar estas tarefas.

Aplicações Gerais • Carga e processamento – Bombas de processamento de petróleo; bombas horizontais apoiadas entre mancais, multiestágios ou de simples estágio, tipo barril ou bipartidas axiais; bombas horizontais de simples estágio; bombas verticais de processo tipo Can

• Serviços criogênicos – Bombas criogênicas verticais e horizontais e turbo-expansores de líquidos criogênicos

• Dessulfuração – Bombas de simples estágio e multiestágios

• Pipeline e transporte – Bombas horizontais apoiadas entre mancais, multiestágios ou de simples estágio; bombas horizontais tipo barril; bombas verticais de processo tipo Can

• Segurança e operação – Bombas horizontais apoiadas entre mancais de simples estágio, bipartidas axiais; bombas circulação e verticais tipo turbina

Gás Liqueifeito de Petróleo

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:31 PM Page 9

ProduçãoAplicações

As bombas Flowserve para petróleo e gás são perfeitamente de acordo com o padrões da atual edição API 610.

• Captação de água do mar – Bombas submersíveis, bombas verticais in line ou bombas verticais tipo turbina de poço profundo

• Injeção de água – Bombas horizontais multiestágios de carcaça simples ou tipo barril; bombas verticais de processo tipo Can

• FPSO – Bombas propulsoras especiais; bombas verticais de processo tipo Can • Tratamento de água – Bombas submersíveis

• Utilidades – Bombas horizontais bipartidas axiais de dupla sucção e de simples estágio; bombas verticais de processo in-line

• Segurança e combate a incêndio (pacote aprovado

UL) – Bombas horizontais bipartidas axiais de dupla sucção e de simples estágio; bombas vertricais tipo turbina

• Separação – Bombas de processo multifásicas de simples estágio; bombas multiestágios de alta pressão; bombas verticais de processo tipo Can; circuladores verticais; bombas verticais tipo turbina

• Dessulfuração – Bombas multiestágios horizontais apoiada entre mancais; bombas multiestágios, alta pressão; bombas processo de simples estágio; bombas slurry de metal duro ou emborrachadas

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:32 PM Page 10

Bombas Submersíveis de Poço Profundo

Projetadas para atender as exigências de booster de alta pressão em poço profundo, abaixo da superfície. Motores submersíveis projetados para suportar uma submergência de até 1830 m (6000 pés)

Parâmetros de Operação • Vazões de até 68 0 m/h (300 0 gpm)

• AMT’s de até 670 m (20 pés)

• Velocidades de 2000 a 3600 rpm

• Motores de até 6000 kW (8000 hp)

Bombas de Simples Estágio, com Rotor Entre Mancais (API-BB1)

Bomba centrífuga bipartida axial de dupla sucção e de simples estágio. As configurações das bombas incluem uma opção de montagem vertical e de sucção tipo bottom. Estão disponíveis os designs API e não API.

Parâmetros de Operação • Vazões de até 41 0 m/h (180 0 gpm)

• AMT’s de até 150 m (500 pés)

• Pressões de até 17 bar (250 psi)

• Temperaturas de até 120°C (250°F)

• Velocidades de até 7500 rpm

Produção Aplicações

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:32 PM Page 1

ProduçãoAplicações

Bombas Verticais Tipo Turbina

(API-VS1, API-VS6)

Bombas multiestágios com descarga acima ou abaixo do solo, rotores fechados ou semi-abertos, colunas abertas ou fechadas, e carcaças de voluta simples ou dupla

Parâmetros de Operação • Vazões de até 5680 m/h (25 0 gpm)

• AMT’s de até 700 m (2300 pés)

• Tamanhos 150 m (6 pol) a 1200 m (48 pol) • Montagem até 365 m (1200 pés)

Multiestágio, Tipo Barril, com Carcaças tipo Voluta e Difusor (API-BB5)

Bombas de primeiro estágio de sucção simples ou dupla para serviços de alta pressão incluindo injeção de água. Inteiramente de acordo com a última edição de API 610

Parâmetros de Operação • Vazões de até 40 m/h (18 0 gpm)

• AMT’s de até 4300 m (14 0 pés)

• Pressões de até 400 bar (6000 psi)

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:32 PM Page 12

Multiestágio, Bombas Bipartidas Axiais (API-BB3)

Entre mancais, bipartida axial, de voluta dupla, sucção e descarga laterais, design multiestágio. Para pipeline, injeção e descarte de água e injeção de CO2líquido

Parâmetros de Operação • Vazões de até 2950 m/h (13 0 gpm)

• AMT’s de até 2130 m (7000 pés)

• Pressões de até 275 bar (4000 psi)

• Temperaturas de até 205°C (400°F)

Horizontal, Overhung Process Pumps

(API-OH2) End suction-top discharge, overhung, centerline mounted configuration. API 682 seal chamber; fully compliant with current edition of API 610 standards

Operating Parameters •Flows to 2000 m/h (9000 gpm)

•Heads to 350 m (10 ft)

•Temperatures from -160˚C (-250˚F) to 450˚C (850˚F) •Pressures to 80 bar (1160 psi)

Bombas Verticais de Processo In-line (API-OH3, API-OH4, API-OH5)

Projetadas visando arranjo simplificado de tubulações e economia de espaço com sucção e descarga em linha. Câmara de selagem de acordo com a API 682, e inteiramente de acordo com a atual edição da API 610

Parâmetros de Operação • Vazões de até 6800 m/h (28 0 gpm)

• AMT’s de até 460 m (10 ft)

• Pressões de até 100 bar (1160 psi)

• Temperaturas de até 425°C (850°F)

Produção Aplicações

(FPD-3a [P]) Oil & Gas 5/13/04 4:3 PM Page 13

Serviços PipelineAs bombas Flowserve para pipeline são inteiramente de acordo com a atual edição da API 610.

• Pipeline e transporte (em série ou em paralelo) –

Principais: bombas horizontais de processo multiestágios e de simples estágio, apoiada entre mancais; Booster: bombas verticais de processo tipo Can

• Armazenamento e transferência – Bombas horizontais de processo, de simples estágio, apoiada entre mancais; bombas verticais de processo tipo Can; bombas submersíveis; bombas verticais de processo in-line • Terminais – Bombas verticais de processo in-line

• On e offloading – Bombas de especiais de esgotamento de carga

Bombas de Estágio Simples, Bipartidas Axiais (API-BB1)

Bombas bipartidas axiais, de voluta dupla e dupla sucção para serviços em pipeline e heavy-duty

Parâmetros de Operação • Vazões de até 41 0 m/h (180 0 gpm)

• AMT’s de até 150 m (500 pés)

• Pressões de até 17 bar (250 psi)

• Temperaturas de até 120°C (250°F)

Multiestágio, Bombas Bipartidas Axiais (API-BB3)

Entre mancais, bipartidas axiais, voluta dupla, sucção lateral, descarga lateral, design multiestágio. Para aplicações de pipeline alta pressão, heavy-duty

Parâmetros de Operação • Vazões de até 2950 m/h (13 0 gpm)

• AMT’s de até 2130 m (7000 pés)

• Pressões de até 275 bar (4000 psi)

(Parte 1 de 2)

Comentários