Dicionário termos eng eletrica

Dicionário termos eng eletrica

(Parte 1 de 16)

Dicionário de Energia Elétrica Inglês Português

Apresentação Geral

O presente Dicionário de Energia Elétrica representa a continuidade do empenho da Duke Energy Brasil no objetivo de fornecer informações úteis e atualizadas ao mercado.

Inicialmente publicado como glossário, anexo na edição do Guia do Cliente Livre do ano de 2001, o conteúdo foi revisto e ampliado, e traz, adicionalmente, uma seleção de termos essenciais de energia e mercado, extraídos do Glossário de Energia da Duke Energy Corp., produzido com foco específico no setor de energia norte-americano, porém contendo termos de aplicação geral e de significativo interesse. Os termos mais característicos do ambiente norteamericano estão identificados com a abreviatura (EUA).

Esta nova edição é bilingüe, português - inglês, e inovadora na forma de apresentação dos termos definidos. Cada termo é sempre apresentado nos dois idiomas, seguindo-se sua descrição, em português ou inglês, conforme a divisão correspondente do volume. Tal recurso possibilita identificação imediata da tradução ou versão dos termos, evitando dificuldades de localização, pois em grande número de termos a tradução ou versão não segue uma forma literal.

A Mercado (At the Market)

Na negociação futura, a colocação de um pedido imediatamente com o melhor preço disponível no pregão de negócios.

Acompanhamento da Carga (Load Following )

Capacidade de um sistema elétrico ou usina de acompanhar as mudanças instantâneas na demanda de seus consumidores.(EUA)

Acordo de Capacidade Adquirida (Acquired Capacity Agreement)

Com liberação de capacidade, um acordo entre um gasoduto e um transportador comprador que estabelece os termos e condições para o transportador comprador usar direitos de capacidade firme de um transportador fornecedor.(EUA)

Acordo de Compensação (Netting Agreement )

Uma provisão em um contrato de “swap” que permite a compensação de pagamentos e recebimentos de liquidação em todos contratos entre as mesmas duas contrapartes. Embora não estabelecida totalmente, esta provisão se destina a limitar o risco de inadimplência de uma contraparte.(EUA)

Acordo de Taxa Futura (Forward Rate Agreement (FRA))

Uma transação na qual duas contrapartes concordam com um único intercâmbio de fluxos de caixa baseado respectivamente em uma taxa fixa e em uma flutuante. Um Acordo de Taxa Futura pode ser visto como um “swap” de taxa de juro de um dia.(EUA)

Acordo do Mercado (Market Agreement)

Contrato multilateral de adesão homologado pela Resolução ANEEL nº 18, de 28 de janeiro de 1999.

Acordo Possibilitador (Enabling Agreement )

Um acordo que dá os termos gerais e condições para a compra, venda ou intercâmbio de eletricidade, mas não fornece detalhes contratuais específicos nem obriga qualquer das partes a executá-lo.(EUA)

Adequação (Adequacy )

Capacidade bruta do sistema de energia elétrica em suprir, a qualquer tempo, a demanda elétrica agregada e os requisitos energéticos dos consumidores.

Agente Comprador da Quota-Parte de Itaipu (Itaipu’s Share Purchase Agent)

Concessionária de distribuição de energia elétrica, adquirente da quota-parte da potência da Usina Itaipu Binacional, conforme o disposto na Lei nº 5.899 de 5 de julho de 1973, ou a respectiva sucessora.

Agente de Comercialização (Trade Agent)

Agente titular de autorização, concessão ou permissão, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de compra e venda de energia elétrica no MAE, visando o atendimento ao consumidor final.

Agente de Exportação (Export Agent)

Agente titular de autorização, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de exportação e compra e venda de energia elétrica no MAE.

Agente de Geração (Generation Agent)

Agente titular de concessão, permissão ou autorização, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de geração, e compra e venda de energia elétrica no MAE.

Agente de Importação (Import Agent)

Agente titular de autorização, outorgada pelo Poder Concedente, para fins de importação, compra e venda de energia elétrica no MAE.

Agente do Mercado (Market Agents)

Pessoa física ou jurídica, ou empresas reunidas em consórcio, que atue na geração, comercialização, importação ou exportação de energia elétrica, bem com os consumidores livres, conforme disposto na Lei nº 9.074, de 7 de julho de 1995, que participam no MAE.

Agregador (Aggregator )

Uma companhia que consolida em um grupo um certo número de usuários individuais e/ou fornecimentos (EUA)

Água Crítica (Critical Water)

Uma seqüência de vazões com as quais o sistema hidrelétrico regional poderia produzir uma quantidade de energia igual àquela que teria sido produzida durante o Período Crítico, considerando os equipamentos e as restrições de geração atuais. (EUA)

Ajuste no Fator de Potência (Power Factor Adjustment )

Um cálculo ou taxa nas contas de consumidores industriais ou comerciais que reflete um ajuste na cobrança da demanda baseado no efetivo fator de potência medido no consumidor. Se o fator de potência ficar dentro de uma faixa especificada, não há nenhum ajuste. (EUA)

Alocação de Custo (Cost Allocation)

Um procedimento no qual os custos comuns ou conjuntos são divididos entre consumidores ou classes de consumidores. (EUA)

Alta Tensão (High Voltage)

Toda tensão maior ou igual à 69.0 Volts (69kV). Geralmente, estas tensões são utilizadas para o transporte de energia elétrica do centro gerador para o centro consumidor.

Ampère – A (Ampère (Amp))

A unidade de medida da corrente elétrica produzida por um circuito de 1 volt através de uma resistência de 1 ohm. A medida da velocidade do fluxo de elétrons através de um dado ponto em um condutor elétrico, tal como uma linha de transmissão.

Leitura Automática de Medidor.

Ano Hidrológico (Hydrologic Year)

Período de um ano (doze meses) do histórico de vazões.

Ano Seco (Dry Year)

Ano baseado em critérios estatísticos, em que o curso de água tem afluências inferiores à média.

(Parte 1 de 16)

Comentários