Elastina e queratina

Elastina e queratina

As fibras elásticas são formadas por uma proteína chamada elastina. Elas costumam ocorrer em lugares como o pavilhão auditivo, o conduto auditivo externo, a trompa de Eustáquio, a epiglote, a cartilagem cuneiforme da laringe e nas artérias elásticas. Normalmente, têm uma coloração amarelada. A elastina se caracteriza por formar fibras mais finas que aquelas formadas pelo colágeno. Essas fibras cedem bastante à tração, mas retornam à forma original quando é cessada a força. Essa propriedade é responsável pela manutenção da pressão sangüínea nos períodos de diástole do ventrículo esquerdo, ou seja, quando o sangue não está saindo do coração. A Elastina confere a estas fibras elasticidade e resistência.

É uma proteína hidrofóbica que se agrega a filamentos e lâminas por ligações cruzadas, sendo o principal componente das fibras elásticas. A elastina possui uma estrutura enovelada no estado relaxado que pode ser estirada, mas que retorna ao estado enovelado quando ocorre o relaxamento.

é a principal responsável pela adesão da epiderme à derme, assim como pela resistência e elasticidade da pele. Cabe a ela fazer com que esta retorne à sua posição inicial após ter sido distendida e impedir a formação das rugas, a flacidez, a deformação da silhueta do corpo etc. As únicas diferenças estruturais entre a elastina e o colágeno são as duas proteínas fixas a cada uma de suas extremidades, que é o que lhe confere a elasticidade.

Substância albuminóide, abundante nas fibras elásticas dos músculos;

QUERATINA: são proteínas fibrosas que fornecem proteção à sua camada externa de pele, pêlos e unhas. Tem na sua composição várias unidades de cisteína.

Fórmula molecular:(HSCH2CH(NH2)COOH)

Estrutura

É uma proteína secundária, forma tridimensional de α-hélice (α-queratina) ou de folhas-β-pregueadas (β-queratina), constituídas de cerca de 15 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína. Essas estruturas ocorrem porque os aminoácidos da queratina interagem entre si através de pontes de hidrogênio e ligações covalentes bissulfito (-S-S-) denominadas ligações cisteídicas.

A queratina é uma proteína fibrosa porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água.

Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células que estão logo abaixo. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.

[editar] Sintese

A queratina é sintetizada em células diferenciadas - queratinócitos - do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme ( como os cabelos e unhas ) de animais terrestres. Nas aves, que apresentam origem evolucionária diferente, as células das penas sintetizam filamentos de queratina de estruturas moleculares diferentes denominadas β-queratina.Ela é bidimensional de a-helice a-queratinaou de folhas -b-pregueadas(b-queratina)constituida de cerca de 15 aminoácidos principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína.

[editar] Ocorrência

O objetivo das células queratinizadas é impermeabilizar e proteger o organismo das agressões do meio ambiente, como atrito, sol, chuvas e ventos. Por isso, são encontrados na epiderme e anexos de diversos animais terrestres e aquáticos:

* Mamíferos: pele, pêlos (cabelo), unhas, garras, cascos e cornos (chifres).

* Porco-espinho: espinhos

* Baleias: "barbas de baleia" (tiras flexíveis na boca que servem como aparelho filtrador)

* Aves: penas e bicos

* Répteis: escamas

* Peixes: lepidotríquias (os raios e espinhos das barbatanas)

Muitos produtos cosméticos como cremes, xampus e condicionadores possuem queratina na sua composição química.

[editar] Referências

* World Book Encyclopedia (1998)

* Alibardi, L. (2003) Adaptation to the land: The skin of reptiles in comparison to that of amphibians and endotherm amniotes. J. Exp. Zool. Part. B. Mol. Dev. Evol. 298, 12- 41

'''Queratina''' é 1 proteína reação de síntese|sintetizada por muitos animais para formar diversas estruturas do corpo.

Estrutura

É 1 proteína|proteína secundária , forma tridimensional de α-hélice (α-queratina) ou de folhas-β-pregueadas (β-queratina), constituídas de cerca de 15 aminoácido s, principalmente de 1 aminoácido sulfurado denominado cisteína . Essas estruturas ocorrem porque os aminoácidos da queratina interagem entre si através de ponte de hidrogênio|pontes de hidrogênio e de igual maneira ligação covalente|ligações covalentes bissulfito (-S-S-) denominadas ligações cisteídicas.

A queratina é 1 proteína|proteína fibrosa porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e de igual maneira impermeabilidade à água.

Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e de igual maneira impedem a desidratação das células que, claro estão logo abaixo. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que, claro o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.

Sintese

A queratina é sintetizada tambem em célula s diferenciação|diferenciadas - ''' queratinócito s''' - do tecido (histologia)|tecido epitélio|epitelial (pele) e de igual maneira invaginação|invaginações da córtex (zoologia)|epiderme para a derme ( como os cabelos e de igual maneira unhas ) de animais terrestres. igualmente nas aves, que, claro apresentam origem evolução|evolucionária diferente, as células das penas sintetizam filamentos de queratina de estruturas moleculares diferentes denominadas β-queratina.

Ocorrência

O objetivo das célula s queratinizadas é impermeabilizar e de igual maneira proteger o organismo das agressões do meio ambiente, como atrito, sol, chuvas e de igual maneira ventos. Por isso, são encontrados na córtex (zoologia)|epiderme e de igual maneira anexos de diversos animais terrestres e de igual maneira aquático s:

*''' Mamíferos :''' pele, pêlo (animal)|pêlo s (cabelo), unhas, garras, Casco (navio)|cascos e de igual maneira cornos (chifres).

*''' Porco-espinho :''' espinho (biologia)|espinho s

*'''Baleias:''' "barbas de baleia" (tiras flexíveis na boca que, claro servem como aparelho filtrador)

*'''aves:''' penas e de igual maneira bicos

*''' réptil|Répteis :''' escama (zoologia)|escama s

*'''Peixes:''' lepidotríquia s (os raios e de igual maneira espinhos das barbatanas)

Muitos produtos cosmético s como cremes, xampus e de igual maneira condicionadores possuem queratina na sua composição química.

Categoria:Proteínas

bg:Кератин

da:Keratin

de:Keratin

en:Keratin

eo:Keratino

es:Queratina

fi:Keratiini

fr:Kératine

gl:Queratina

he:קרטין

hr:Keratin

it:Cheratina

ja:ケラ�?ン

lt:Keratinas

nl:Keratine

no:Keratin

pl:Keratyna

su:Keratin

sv:Keratin

Comentários