Slides Aula de PHD2218 2008

Slides Aula de PHD2218 2008

Planeta terra:

  • Planeta terra:

    • Fornece os elementos necessários para a sobrevivência dos seres humanos.
  • Seres humanos:

    • Aspiração por uma melhor qualidade de vida;
    • Exploram os recursos naturais e lançam os seus resíduos para o meio ambiente.
  • Interação do Homem com o Meio Ambiente:

    • Poluição.

Recursos naturais limitados;

  • Recursos naturais limitados;

  • Capacidade limitada para assimilar os resíduos lançados pelas atividades humanas;

  • Limitação para a sustentabilidade dos atuais padrões de consumo e produção.

Aumento da população mundial:

  • Aumento da população mundial:

    • 1950  2,52 bilhões de pessoas
    • 2003  6,33 bilhões de pessoas
    • Projeção para 2050  8,92 bilhões de pessoas
    • Brasil (2003)  176,871 milhões de pessoas
  • Distribuição da População no Brasil:

    • Urbana  81,25 %
    • Rural  18,75 %

Com o crescimento da população ocorre uma maior demanda por recursos naturais;

  • Com o crescimento da população ocorre uma maior demanda por recursos naturais;

  • Os recursos naturais podem ser classificados em:

    • Renováveis  São repostos por processos naturais ou induzidos, após a sua utilização;
    • Não Renováveis  Estão limitados à quantidade existente no Planeta, não podem ser repostos.

Qualquer alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, que cause ou possa causar danos ou prejuízos aos seres humanos e ao próprio meio ambiente.

  • Qualquer alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas do meio ambiente, que cause ou possa causar danos ou prejuízos aos seres humanos e ao próprio meio ambiente.

  • A transformação dos recursos naturais e a utilização dos produtos obtidos geram problemas de poluição.

Poluentes  subprodutos das atividades humanas, que causam impacto negativo.

  • Poluentes  subprodutos das atividades humanas, que causam impacto negativo.

  • Fontes de Poluição:

    • Pontual (Local)  São facilmente identificadas e o perfil de lançamento de poluentes segue um determinado padrão, também são conhecidas como fontes estacionárias.
    • Difusa (Dispersa)  São de difícil identificação e o perfil de lançamento dos poluentes não segue nenhum padrão.

A poluição também pode ser classificada quanto aos seus efeitos:

  • A poluição também pode ser classificada quanto aos seus efeitos:

    • Efeitos locais ou regionais  Os efeitos da poluição se manifestam nas proximidades das fontes de poluição (áreas com grande densidade populacional ou atividade industrial);
    • Efeitos globais  Os efeitos da poluição afetam áreas muito mais extensas, extrapolando os limites territoriais de um país, podendo afetar todo o planeta.

Os processos de poluição podem ser explicados pelas leis da física.

  • Os processos de poluição podem ser explicados pelas leis da física.

  • Para que os fenômenos possam ocorrer há necessidade de matéria e energia.

  • Como princípio fundamental tem-se que, em qualquer sistema, matéria e energia são conservadas.

Lei de conservação da massa

  • Lei de conservação da massa

    • A matéria não pode ser criada ou destruída, apenas transformada;
    • Não se pode criar matéria do nada e nem aniquilá-la;
    • Em função da matéria não poder ser aniquilada e nenhum processo ser 100% eficiente, ocorre a geração de resíduos;
    • A capacidade de geração de resíduos e maior que a capacidade de reciclagem pelos processos naturais.

Da mesma forma que a massa, a energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada;

  • Da mesma forma que a massa, a energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada;

  • De modo geral todas as formas de energia podem ser enquadradas em:

    • Energia cinética  de movimento;
    • Energia potencial  armazenada na matéria em função da posição.
  • A principal fonte de energia para os seres vivos é o sol.

Os processos de conversão de energia ocorrem de uma fonte mais nobre para uma menos nobre;

  • Os processos de conversão de energia ocorrem de uma fonte mais nobre para uma menos nobre;

  • Quanto mais trabalho pode ser realizado, mais nobre é a fonte de energia;

  • Como conseqüência desta lei, a forma residual de energia pode ser considerado o calor disperso no meio ambiente.

  • Para que um sistema possa permanecer ordenado, é necessário um fornecimento contínuo de energia.

Busca incessante por uma melhor qualidade de vida;

  • Busca incessante por uma melhor qualidade de vida;

  • Modelo de desenvolvimento desvinculado das questões ambientais;

  • Recursos naturais inesgotáveis;

  • Limitação dos processos naturais para a assimilação dos impactos resultantes.

Enfoque linear dos seres humanos.

  • Enfoque linear dos seres humanos.

Processos Naturais

  • Processos Naturais

Aproximar o modelo de desenvolvimento linear dos seres humanos a um sistema cíclico;

  • Aproximar o modelo de desenvolvimento linear dos seres humanos a um sistema cíclico;

  • Necessidade de conhecimento das interações entre desenvolvimento tecnológico e meio ambiente;

  • Contemplar nas atividades humanas as questões ambientais;

Prevenção da Poluição

  • Prevenção da Poluição

    • Atividades que visam eliminar ou reduzir a geração de poluentes.
  • Produção mais Limpa

    • Desenvolvimento de métodos de produção baseados no conceito de prevenção da poluição.
  • Desenvolvimento Sustentável

    • Satisfazer as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atenderem as suas necessidades.

Integrar às suas atividades os novos conceitos de desenvolvimento;

  • Integrar às suas atividades os novos conceitos de desenvolvimento;

  • Avaliar os processos de forma integrada;

  • Multidisciplinaridade e trabalho em equipe.

Conhecer as relações existentes entre as atividades humanas e o meio ambiente;

  • Conhecer as relações existentes entre as atividades humanas e o meio ambiente;

  • Aprender com as lições do passado;

  • Ser capaz de promover mudanças.

E o Futuro?

  • E o Futuro?

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