(Parte 4 de 11)

4.27 - Fix ()

Este comando é utilizado para fixar pontos e curves em uma posição determinada no sistema de coordenadas do Sketch. Se o usuário movimentar ou rotacionar o eixo de coordenadas do Sketch, os pontos ou curvas fixos serão movimentados também.

4.28 - Symmetric ()

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 17

Este comando faz com que arcos e linhas se tornem alinhados simetricamente em relação a uma linha selecionada. Restrições de simetria são adicionadas a geometria selecionada.

4.29 - Show Constraints ()

Utilize este comando para que visualizar as restrições aplicadas a linhas e arcos selecionados. Utilizando o comando também se pode remover alguma restrição desnecessária clicando com o botão direito do mouse sobre a restrição apresentada e em seguida clicando na opção Delete.

Utilize o comando Extend para estende curvas quando for necessário fechar uma geometria aberta ou para utilizar a extensão da linha como referência.

4.31 - Trim ()

Utilize este comando para apagar linhas desnecessárias e também para limpar sobras de linhas que podem ter sido geradas durante a criação da geometria.

4.32 - Move ()

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 18

Utilize este comando para movimentar ou fazer cópias de geometrias. A movimentação ou cópia é feita de um ponto da geometria até um ponto especifico na tela.

Select – Selecione a geometria que será movimentada ou copiada. From Point – Selecione um ponto na geometria, este ponto será o ponto de movimentação do objeto. To Point – Selecione o ponto para qual a geometria será movimentada. Copy – Quando esta opção é habilitada faz com que ao invés de apenas movimentar a geometria, o software faça uma cópia da mesma mantendo a geometria original no mesmo lugar e movimentando uma cópia até o ponto indicado pelo To Point. Apply – Aplica a movimentação ou cópia especificada e automaticamente habilita o botão Select para que possa ser feita uma nova movimentação.

4.3 - Rotate ()

Utilize este comando para rotacionar geometrias em relação a um ponto ou então para gerar e rotacionar uma cópia da geometria selecionada.

Select – Selecione as geometrias que serão rotacionadas. Center Point – Determine um ponto de rotação para geometria. Angle – Digite um valor para rotação da geometria. Copy – Habilite esta opção para que seja feita uma cópia da geometria e em seguida a rotação desta cópia.

4.34 - Project Geometry ()

Utilize este comando para criar uma geometria de referência projetando a geometria do modelo (arestas e vértices), estes são projetados no Sketch ativo. A geometria de referência pode ser usada para restringir outra geometria do Sketch ou usadas diretamente com um perfil ou caminho.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 19

Utilize este comando para criar uma geometria de referência projetando a geometria (Adaptada à forma do Modelo), utilize como ferramenta um work plane. A geometria de referência pode ser usada para restringir outra geometria do Sketch ou usadas diretamente como um perfil ou caminho.

4.36 - Parameters ()

Quando o usuário adiciona uma dimensão ou uma medida ao modelo, o valor dessas operações é estabelecido como parâmetros para o modelo. O usuário pode usar os parâmetros em equações para gerar novos parâmetros ou definir nomes para estes parâmetros e utilizá-los pelo nome.

Mostra os nomes e valores dos parâmetros automaticamente criados durante o processo de modelamento. Quando é inserida uma dimensão ou uma Feature ao modelo, os parâmetros são nomeados.

Parameter Name – É o campo que mostra o nome do parâmetro. Para alterar o nome padrão de um parâmetro para um nome descritivo do mesmo, clique sobre este e digite o novo nome. Quando o usuário atualiza o modelo, todos os parâmetros dependentes são atualizados em relação ao novo nome.

Units – É o campo que mostra a unidade de medida que foi utilizada para criação do parâmetro.

Equation – É o campo que mostra a equação que gera o valor do parâmetro. Se o parâmetro é um valor normal, o valor é mostrado, arredondado para a precisão definida nas opções do modelo. Para alterar a equação, clique sobre a equação existente e entre com a nova equação.

Nominal Value – É o campo que mostra o valor real da equação. Tolerance - É o campo que controla a tolerância aplicada ao parâmetro. Selecione Upper, Nominal e Lower. Model Value – É o campo que mostra o tamanho atual calculado do parâmetro.

Export Parameters Check Box – Adiciona os parâmetros nas propriedades customizadas do modelo. As propriedades customizadas podem ser adicionadas às Parts Lists e nas relações de materiais. Habilite a opção para adicionar o parâmetro.

Comment – É o campo onde pode ser inserido um comentário sobre o parâmetro. Para adicionar um comentário clique no campo e em seguida digite o comentário.

É o campo aonde são criados os parametros pelo usuário. Para adicionar um parametro o usuário deve clicar no botão Add e adicionar a nova linha, e então preencher os valores para o novo parâmetro.

Parameter Name – É o campo onde é mostrado o nome do parâmetro. Clique no campo e digite o nome.

Autodesk Inventor Descrição de Comandos

w.mapdata.com.br 20

Units – É o campo onde é mostrada a medida utilizada para o parâmetro. Para determinar a unidade, clique sobre o campo e selecione o tipo de unidade.

Equation – É o campo onde é gerado o valor do parâmetro. Clique no campo e entre com o valor da equação para o parâmetro.

Value – É o campo onde é mostrado o valor real da equação.

Export Parameters Check Box – Adiciona o parâmetro nas propriedades customizadas para o modelo. As propriedades customizadas podem ser adicionadas nas Parts List e nas relações de materiais. Habilite a opção para adicionar o parâmetro para as propriedades customizadas.

Comment – É o campo onde pode ser inserido um comentário sobre o parâmetro. Para adicionar um comentário, clique sobre o campo e entre com o comentário.

Quando a opção é habilitada faz com que sejam mostrados apenas parâmetros definidos por equações ou usados em equações definidas.

Adiciona uma nova linha no campo do User Parameters onde o usuário cria um novo parâmetro. LINK

O usuário consegue criar um link entre uma planilha e a definição de parâmetros. Quando o usuário faz o link de uma planilha, uma tabela mostra os parâmetros. O usuário não consegue alterar esta tabela através do comando Parameters, o usuário só consegue alterar a planilha utilizando o software Microsoft Excel.

Quando essa opção é utilizada o usuário faz com que sejam padronizadas as tolerâncias para todos os parâmetros. O usuário deve selecionar uma das opções entre: Nominal, Upper e Lower.

4.37 - AutoCAD Insert File ()

Utilize este comando para inserir desenhos(.dwg) na área de criação da Sketch, podendo em seguida dimensionar e alterar o mesmo.

Procedimento para inserção de .DWG

Clique sobre o comando Insert AutoCAD File, em seguida será aberta a tela do Open. Selecione um .dwg e então clique no botão abrir. Na tela que será aberta determine os objetos a serem inseridos ou então mantenha a opção All habilitada. Com a opção All habilitada automaticamente o software carregará todo o .dwg. O usuário define também quais Layers deseja inserir no Sketch. O usuário pode determinar também o tipo de unidade que o desenho (.dwg) será inserido Ao término destas definições o usuário deve clicar em Concluir.

(Parte 4 de 11)

Comentários