manual logomarcas

manual logomarcas

(Parte 1 de 5)

APLICAÇÃOEMFUNDOAZUL100% APLICAÇÃOEMFUNDOMONOCROMÁTICO100% APLICAÇÃOEMESCALADETOMDOFUNDOAZUL APLICAÇÃOEMESCALADETOMDOFUNDO MONOCROMÁTICO APLICAÇÃOEMFUNDOSDECORESINDEPENDENTESDA PADRONIZAÇÃO VISUAL APLICAÇÃO EM FUNDOS DE CORES CLARAS E INDEPENDENTES DA VISUAL

A P Visual de uma empresa ou de um órgão público resulta-se da aplicabilidade direcionada dos seus elementos institucionais, que são logotipo, slogan, símbolo, cor, tipografia e etc. Estes se reproduzem nas mais diversas veiculações do cotidiano, através de peças publicitárias (folderes, outdoor, faixas, placas,letreiros),comotambémemuniformeseoutros.

O objetivo da P Visual é auxiliar a formação da imagem institucional da Prefeitura Municipal de Macaé, facilitandoafixaçãodamarcacomotambémacomunicaçãocom o público em geral. Esta imagem será veiculada respeitando a parte operacional e econômica, mas sempre dentro das normas estabelecidasnesteManualde P Visual.

Este Manual apresenta, documenta e sistematiza todas as ocorrências institucionais da P Visual da Prefeitura, permitindo que as secretarias ou empresas parceiras possam usar de acordo com as normas descritas neste Manual. Não será permitida qualquer alteração conceitual ou formal, feita isoladamente, pois isto pode comprometer o nível de qualidade final,alémdecontrariaroquejáfoiestabelecidopelaPrefeitura.

Vale ressaltar que é de responsabilidade de cada secretaria a fiscalização e orientação da aplicabilidade dos critérios da p visual contida neste Manual, que deve ser rigorosamenteseguida.

Para informações adicionais neste Manual, consulte a Secretaria deComunicaçãoSocialdaPrefeitura.

adronização adronização adronização adronização adronização

ELEMENTOS CONSTITUINTES - 2

Os elementos que constituem a marca do Governo da Prefeitura de Macaé - Gestão 2005/2008 - são: símbolo, logotipo, slogan, tipografia,coreassinatura.

Osímboloécompostoporumdesenhoestilizado, representando a arquitetura do prédio da Prefeitura Municipal. O símbolo apresenta um desenho simples e moderno, com traços retos, simbolizando a firmeza na continuação do caminho certo e as colunasparalelas,aigualdadeentretodososcidadãosdeMacaé.

O elemento em curva, sobreposto às colunas, representa a ousadiadamodernidade.

Osímbolonãoseconstituicomoelementoautônomo,nãosendo permitidaasuaaplicaçãodesvinculadadologotipo.

A tipografia empregada proporciona leveza, legibilidade e personalidade, mantendo o equilíbrio e a dinâmica que a marca dogovernoexige.

Ologotiponãoseconstituicomoelementoautônomo,nãosendo permitidaasuaaplicaçãodesvinculadadosímbolo.

É a frase que sintetiza a missão do Governo Municipal e define a sualinhadeação.Asuatipografiaobedeceaopadrãodefinidono item2.4.1-FontePrincipal-obrigatoriamenteemcaixaalta.

Osloganconstitui-secomoelementoautônomo,sendopermitida asuaaplicaçãodesvinculadadamarca.

A família tipográfica que constitui a padronização visual da marca daPrefeituraéaEras.Suaaplicaçãotemcomoobjetivomanterum padrão na comunicação visual da Prefeitura em quaisquer peças publicitárias,depropagandaedesinalização,excetoemmateriais de caráter formal, documentos internos e normatizados pela Lei Orgânica do Município de Macaé ou pela ABNT - Associação BrasileiradeNormasTécnicas.

A utilização da tipografia está dividida em dois grupos: fonte principalefontessecundárias.

TIPOGRAFIA - 2.4 ERAS DEMI ITC

ERAS Bd BT

ERAS Bold ITC ERAS Light ITC ERAS Medium ITC

ERAS Ultra ITC

Fonte principal Fontes secundários

ELEMENTOS CONSTITUINTES - 2

É a fonte aplicada na constituição do logotipo da Prefeitura (item 2.2) e do slogan (item 2.3). Sua aplicação é obrigatória para estes casos.

São fontes da família tipográfica não aplicadas na constituição do logotipo da Prefeitura (item 2.2) e no slogan (item 2.3). Sua aplicação deverá ocorrer na criação e composição de quaisquer peças publicitárias, de propaganda e de sinalização, mantendo o padrão visualdaPrefeitura.

Na constituição do logotipo, o nome do município é composto pela fonte ERAS Demi ITC com manipulação de sua forma, com o objetivo de suavizar seu contorno, lembrando as ondas do mar ilustradasnabandeiradeMacaé.

A cor institucional da Prefeitura de Macaé é o azul médio, obedecendoascoresdabandeira, nasseguintesescalas:

As assinaturas veiculam a Visual da Prefeitura de Macaé, sua proporção, posicionamento e aplicação deverão obedecer os critérios do sistema de assinaturas institucionais (capítulo3).

ASSINATURAS INSTITUCIONAIS - 3

Com o objetivo de fixar a marca da Prefeitura de Macaé e de atenderatodasasnecessidadesdeaplicação, eda p visual, foi estabelecido o sistema de assinaturas institucionais, formado por dois grupos distintos: assinatura da Prefeitura eassinaturaorganizacional.

funçõesdeuso adronização

Esta versão das assinaturas será utilizada nos casos em que a instituiçãoresponsávelpelamensagemveiculadasejaaPrefeitura MunicipaldeMacaé.

ASSINATURAS DA PREFEITURA - 3.1

Estas aplicações slogan estiver vinculado na marca e sua disposição obedecerá a duas versões, dependendo doespaçodisponívelparaasuaaplicação.

ocorrerão quando o ASSINATURA PADRÃO - 3.1.2

ASSINATURA BÁSICA - 3.1.1

Estas aplicações ocorrerão quando o slogan estiver desvinculado da marca e sua disposição obedecerá a duas versões, Assinatura Básica Vertical e Assinatura Básica Horizontal, dependendo do espaçodisponívelparaasuaaplicação.

Assinatura Básica Vertical

Assinatura Padrão Vertical Assinatura Básica Horizontal

Assinatura Padrão Horizontal

Estas aplicações slogan estiver vinculado na marca e houver a necessidade de veiculação do endereço eletrônico junto ao logotipo. Sua disposição obedecerá a duas versões,dependendodoespaçodisponívelparaasuaaplicação.

ocorrerão quando o

ASSINATURA COMPLETA - 3.1.3 Assinatura Completa Vertical

AssinaturaCompletaHorizontal

ASSINATURAS INSTITUCIONAIS - 3

Adistânciaentreainscriçãodoendereçoeletrônicoeamarcaserá igualaalturadotextodoslogan.

ESPAÇAMENTOENTREMARCAEENDEREÇOELETRÔNICO 3.1.3.1

ASSINATURAS INSTITUCIONAIS - 3

Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia

(Parte 1 de 5)

Comentários