Telecurso - Eletricidade E Automação

Telecurso - Eletricidade E Automação

(Parte 2 de 2)

Ø convertida em outra forma de energia, a fim de gerar alguma coisa œtil à sociedade.

A quantidade de energia que um sistema elØtrico Ø capaz de fornecer depende da tensªo e da corrente do sistema elØtrico. Mais precisamente, chamamos de potŒncia elØtrica, cujo símbolo Ø a letra P, a capacidade de fornecimento de energia num certo intervalo de tempo.

A unidade de medida da potŒncia elØtricapotŒncia elØtricapotŒncia elØtricapotŒncia elØtricapotŒncia elØtrica Ø o watt, em homenagem ao inventor de motores, o escocŒs James Watt (1736-1819).

Problemas energØticos atuais

Atualmente, o desenvolvimento de qualquer naçªo estÆ associado à produçªo de energia elØtrica. As naçıes andam preocupadas com o elevado consumo de energia elØtrica. A construçªo de usinas hidrelØtricas, principal fonte de energia elØtrica em diversos países, como o Brasil, requer altos investimentos. As obras de uma usina, alØm de caras, produzem alteraçıes irreversíveis no meio ambiente, tais como mudança no curso de rios, inundaçªo de florestas, mudanças climÆticas e desapropriaçıes. Por isso, economizar energia Ø um dever de todo cidadªo. E nós podemos fazer isso em casa e na fÆbrica.

Em casa, ligando apenas o necessÆrio, nas horas certas. Ligar apenas e somente o necessÆrio Ø um hÆbito que podemos levar para o trabalho.

Nas fÆbricas, os tØcnicos jÆ se preocupam em especificar mÆquinas que sejam mais eficientes, isto Ø, que executem mais trabalho com menor consumo de energia.

símbolo da resistência elétrica

Potência elétrica: capacidade de fornecimento de energia elétrica num intervalo de tempo. Para o sistema que recebe a energia elétrica e a converte em outra forma de energia, a potência elétrica representa a capacidade de absorção e conversão de energia num dado intervalo de tempo.

AULATeste sua aprendizagem. Faça os exercícios e confira suas respostas com as do gabarito.

Marque com X a resposta correta.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Eletricidade Ø uma manifestaçªo de uma forma de energia associada ao movimento ordenado dos: a)a)a)a)a) ( ) planetas; b)b)b)b)b) ( ) elØtrons; c)c)c)c)c) ( ) prótons; d)d)d)d)d) ( ) nœcleos atômicos.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

O pólo negativo de uma fonte de tensªo elØtrica Ø assim chamado porque, comparado ao seu pólo positivo, ele possui: a)a)a)a)a) ( ) menos elØtrons; b)b)b)b)b)()a mesma quantidade de elØtrons; c)c)c)c)c) ( ) mais elØtrons; d)d)d)d)d) ( ) mais corrente.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3

Em um circuito elØtrico, a corrente Ø contínua quando os elØtrons movimentam-se sempre: a)a)a)a)a)()no mesmo sentido; b)b)b)b)b)()mudando de sentido; c)c)c)c)c)()da direita para a esquerda; d)d)d)d)d)()em estrutura cristalina.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Associe a primeira coluna à segunda coluna:

Exercícios

a)a)a)a)a) Tensªo elØtrica b)b)b)b)b) Corrente elØtrica c)c)c)c)c)ResistŒncia elØtrica d)d)d)d)d) PotŒncia elØtrica

(Parte 2 de 2)

Comentários