Proteus Manual Português

Proteus Manual Português

(Parte 2 de 9)

Você já pode notar que a nossa placa ocupa a tela toda e que ela está cheia de pontos eqüidistantes, esses pontos se chamam Grid visual, eles nos facilitam o traçado e o alinhamento do nosso desenho. Escolha a tecla F3 para uma grade de 1 em 1 mm. Os valores das grades estão armazenados nas teclas F1, F2, F3 e F4 e podem ser alterados pelo comando SYSTEM SET UP GRID.

O FOTOLITE tem uma camada especial chamada BOARD EDGE, nesta camada o programa registra as dimensões da placa para orientar o roteador.

COLOCANDO COMPONENTES

Antes de começar a colocar os componentes, devemos mudar o layer de trabalho para TOP COPPER.

Clique no selecionador de camadas no canto inferior esquerdo e escolha TOP COPPER.

Novamente o quadro de mudança de layer de trabalho está na tela, usando as setas selecione TOP COPPER, e Tecle ENTER.

O Fotolite tem vários componentes arquivados em Bibliotecas (LIBRARIES), com o comando para colocar componentes acessaremos tais componentes e os colocaremos na placa.

COLOCAÇÃO DE COMPONENTES

Colocação de componentes

Clique no ícone PLACEMENT E ROUTING MODE (o segundo ícone da primeira fileira) Em seguida, clique em EDITING PACKAGE PLACEMENT (colocação, invólucro e edição) como mostra o desenho acima.

Clique sobre o botão da letra P (Placement) colocação

Botão da letra P

Aparecerá uma relação de componentes, escolha DIL8 e clique duas vezes, pois vamos colocar um circuito integrado e 8 pinos, cujo código dentro da lista de componentes é DIL8.

Usando o comando de colocação de componente escolha Dip8, cap20, cap40, led, res40, olhe o desenho da placa e coloque os seguintes componentes como se encontram na placa no desenho abaixo.

Componentes

Colocados com suas respectivas ligações

GIRANDO COMPONENTES

Antes de prosseguir à marcar as ligações, vamos exercitar alguns comandos importantes.

Ao escolher um componente para colocação você poderá observá-lo na janela panorâmica de Inspeção no canto superior direito da tela.

Colocação de componentes

Girar componentes componentes componentes

Note: que a cada clique com o mouse na ferramenta de girar componente teremos um giro de noventa graus no componente antes de colocá-lo na placa.

GIRANDO UM COMPONENTE JÁ COLOCADO.

Podemos a qualquer momento girar qualquer componente, basta selecioná-lo com o lado.

Direito do mouse, notaremos que uma vez selecionado o componente torna-se em

Destaque, em seguida, clica quantas vezes forem necessárias na ferramenta de girar.

Componentes. Note que o ícone de colocação de componentes tem que estar ativado, pois estamos manipulando estritamente componentes.

MOVER COMPONENTES

Ative o ícone de colocação de componentes, selecione o componente com o lado direito do mouse, em seguida, aperte o lado esquerdo do mouse e segure, arraste o componente para o ponto desejado. Exercite bem esse comando.

APAGANDO UM COMPONENTE

Ative o ícone colocação de componentes. Selecione o componente com o lado direito do mouse, clique novamente com lado direito do mouse (total de dois cliques no lado direito) e o componente desaparecerá.

FAZENDO A ANOTAÇÃO

Para anotar num componente sua referência e seu valor, fazemos uma anotação, por exemplo, R1, R2, C2, U1, Etc.. Para anotar usamos a ferramenta abaixo:

Ferramenta de anotação

Clique na ferramenta de anotação, e o quadro abaixo aparecerá:

Identificação do componente

valor

Envólucro

Face, Camada.

No campo parte Id coloque a referência, por exemplo, CI1, R1, etc., coloque o valor no campo valor.

Clique OK.

Podemos dizer ao programa o que queremos que seja, mostrados na máscara de componentes, valores e referência, somente valores ou somente referência, podemos.

Também escolher a altura e a largura das letras da anotação.

Para tal clique no menu SYSTEM/SET TEMPLATE e ative os elementos que você deseja

Estude o quadro abaixo.

MOVENDO UMA ANOTAÇÃO

Podemos mover uma anotação para qualquer ponto do display, para tal basta selecionar a Anotação com o lado direito do mouse o move-la clicando com o lado esquerdo do mouse mantendo-o apertado, arrastando-o (clicar e segura-lo apertado) até o ponto desejado, para completar liberamos o botão esquerdo do mouse.

CRIAÇÃO DE COMPONENTES

A criação de componentes no fotolite é incrivelmente simples.

Vamos criar um resistor para ser colocado em pé na placa, com a distância de um terminal a outro de 5 mm, os terminais serão quadrados e medirão 2 mm cada lado, seria algo como abaixo:

Ilhas do Componente

Ilhas Com Silk do Componente

Primeiro vamos limpar a tela. Escolhemos o sistema métrico de grade para medirmos a distância das ilhas. Escolha o menu Display a opção metric. E depois escolhemos a grade de 1 mm que está armazenada em F3 aproxime com o zoom máximo, tecla F5.

(Parte 2 de 9)

Comentários