Proteus Manual Português

Proteus Manual Português

(Parte 3 de 9)

Com o comando de colocação de ilhas (PADS) coloque duas ilhas quadradas de 2.00 mm

à uma distância de 5mm cada, como estamos usando a grade (GRID) F3 que é 1mm cada ponto na tela está a uma distância de 1mm um do outro , devemos colocar as ilhas a cinco pontos uma da outra de centro a centro.Uma vez colocada as ilhas como mostra acima ,Vamos desenhar o silk (máscara de componentes) ,escolha na barra de ferramentas a Ferramenta de GRAPHICS MODE (modo gráfico)

linha

Graphic mode geométricos

Em seguida, escolha linha na barra de ferramenta escolha o gride 0.5mm que está armazenado na tecla F2 para desenhar com mais precisão o desenhe do silk (máscara de Componentes) como abaixo.

Ilhas do componente

Ilhas com o silk do componente

Vamos agora colocar o desenho na biblioteca, trace um quadrado selecionador com o Lado direito do mouse escolha, EDIT PACKAGE. No campo NEW PACKAGE NAME digite RESP 5 mm (resistor em pé 5 mm) e clique OK. A partir deste momento o componente estará à disposição da biblioteca.

COLOCANDO TEXTO

Podemos colocar texto em nosso layout, para isso basta ativar a ferramenta GRAPHICS MODO.

texto

Graphics mode

Em seguida ativa o texto. E clicar com o mouse em qualquer ponto da placa que queremos colocar o texto. O quadro abaixo aparecerá.

MARCANDO LIGAÇÕES

Na barra de ferramentas existe uma ferramenta própria para marcar as ligações mostradas no desenho abaixo.

Ferramenta para marcar

Ligações

Basta clicar essa ferramenta com o lado esquerdo do mouse para cada ponto a ser ligado. Usando essas instruções marque todas as ligações do desenho placa abaixo,

Você notará que para fazer as marcações será bem rápido

Usando estas instruções marque todas as ligações do desenho da placa acima

Depois de marcadas as ligações vamos rotear automaticamente a placa.

ESCOLHENDO A LARGURA DA TRILHA E O NÚMERO DE FACES A SEREM ROTEADAS.

Vamos escolher uma largura de trilha de 0.40 mm e vamos forçar o programa a rotear tudo numa única face.

Normalmente os roteadores fazem trilhas verticais e horizontais. Podemos colocar as trilhas horizontais em uma camada (face) e as trilhas verticais em outra. Como vamos rotear em uma só face, vamos programar as estratégias (strategies) para rotear tanto trilhas verticais quando trilhas horizontais na camada superior (top copper), portanto no campo vert selecione com o mouse TOP COPPER.

Para acessar EDIT strategies, clicando no menu Edit e em seguida em Set strategies.

ESCOLHENDO A LARGURA DA TRILHA

Queremos uma largura de trilha (trace style) de 0.40 mm No campo trace sytle escolha0. 40 mm abaixo temos o quadro EDIT STRATEGIES.

Em seguida escolha com o mouse o meu TOOLS (ferramentas) AUTO ROUTER (auto roteador) O quadro auto router aparecerá no campo grid 25, e sua placa será roteada. Siga

a seleção conforme o modelo ao lado.Antes de prosseguir estude as modificações em trilhas com muita atenção apresentadas mais abaixo, pois tais modificações poderão ser necessárias.

SALVANDO SEU TRABALHO

A atual cópia que você possui do seu FOTOLITE é chamada de NC, isto é Não Comercial, por isso que você tem acesso a todo potencial do programa a baixo custo.

Seu FOTOLITE NC Não tem limites, isto quer dizer que você pode ter qualquer número de pinos que o seu Programa funcionará bem, mas temos uma Restrição na Versão NC ele só poderá salvar sua placa, na fase de ligação, o que não é nenhum inconveniente uma vez que o roteamento se dá em segundos.

Mas se você quiser sua verão sem esta restrição entre contato com a TECNO TRACE e obtenha um registro especial da versão plena por US$ 45,00

SALVANDO SEU TRABALHO

Salvando seu trabalho, ative no menu FILE(arquivo)/SAVE , o quadro de salvamento aparecerá e você poderá escolher um nome para salvar seu trabalho.

SALVANDO SEU TRABALHO COMO

As vezes temos que ter variantes de um projeto para fabricação, por exemplo um projeto com vários tipos de reles , pois a cada época temos mais ou menos facilidades em obter certos modelos de reles .Neste caso podemos modificar nosso projeto usando outro relê e salvar o projeto com outro nome , podemos ter tantas variantes do projeto quantas necessárias .

Basta escolher o menu FILE /SAVE AS (salvar como e dar outro nome para o projeto que teremos uma cópia do projeto modificado e o original ficará intacto).

Preenchimento de áreas livres

A vantagem de se preencher as áreas livres, do ponto de vista estético, é que a placa.

Ganha mais solidez, do ponto de vista prático, economizamos tinta de impressora ao imprimimos em negativo e economizamos percloreto de ferro ao corroer a placa final, e velocidade na corrosão, mas o mais importante é o ponto de vista eletrônico.

Clique na ferramenta de preenchimento, em seguida, leve o mouse para a área que queremos preencher, aperte o lado esquerdo do mouse e segure, à medida que deslizamos.

O mouse ele formará um quadrado de preenchimento e ao liberarmos o mouse este quadrado se preencherá

Placa preenchida

Placa sem preencher

IMPRIMINDO

O seu FOTOLITE apesar de ser uma versão n.c pode imprimir todas as artes para execução de uma montagem e fabricação industrial isto é.
Impressão do layout impressão da máscara de componente Impressão da máscara de solda para soldagem em cadinho, ou fluxo de solda.

IMPRESSÃO DO LAY OUT.

Escolha MENU/PRINT no campo MODE escolha ARTWORK e ative o TOP COPPER ,face superior ou BOTTOM COPPER(face inferior)

Cada camada deve ser acionada de uma só vez, com exceção ao campo Board que pode estar acionado, o tempo todo, pôr se tratar do contorno da placa.

IMPRESSÃO DA MÁSCARA DE SOLDA

No campo MODE dos quadros de impressão, selecione SOLDER RESIST (máscara de solda), e as camadas TOP RESIST OU BOTTOM RESIST (FACE INFERIOR OU SUPERIOR).

Cada camada deve ser acionada de uma só vez, com exceção ao campo board que pode. Estar acionado, o tempo todo, por se tratar do contorno da placa.

TRILHAS - MUDANDO LARGURA DE TRILHAS

Podemos a qualquer ponto de nosso roteamento mudar a largura de uma trilha.

Colocação de trilhas selecione a trilha.

MUDANDO UMA TRILHA OU SEGMENTO DE TRILHA

(Parte 3 de 9)

Comentários